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[TUTORIAL] - Solo Queue


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Índice

  • Trolls
  • Mantendo a calma
  • Ladder Anxiety
  • Matchmaking
  • Elo Hell
  • Aproveitando as derrotas
  • Champion Select
  • Sua atitude no jogo
  • Colocando em prática...
  • Glossário
  • Fontes & Links importantes

 

Esse tópico irá abranger tudo que possa auxiliar vocês invocadores no caminho do Solo Queue, espero que com as dicas abaixo você consigam exercer os comandos corretamente. Vamos ao que interessa, o tópico abaixo é bem divertido.

 

Trolls

 

--A primeira vez que vi um troll foi no primeiro filme do Harry Potter, e confesso que fiquei com medo! Brincadeira, eu sempre soube que havia um tipo pior de troll, o troll da solo queue. Eles existem, sim! Aguardam no escuro de seus quartos por vítimas despercebidas e, quando menos se espera, eles atac-BOO! Assustei vocês? Que bom, não era minha intenção mesmo.

Por que eles trollam, em primeiro lugar? A resposta pra isso eu não sei, afinal existem tipos diferentes de pessoas e cada tipo pensa de um modo único. Provavelmente pra se divertir enchendo o saco das pessoas, ou pra se vingar de alguém que o encheu o saco durante a partida, ou simplesmente por não ter nada melhor pra fazer. Mas ninguém liga pros motivos deles, o que as pessoas querem saber é como lidar com essa inconveniência. Cada um é um, óbvio, mas o que eu faço e recomendo que todos façam é: mantenham a calma e ignorem. Isso me lembra de um tópico mais importante do que trolls, quem quer falar de trolls, afinal? Vamos lá antes que eu me esqueça.

 

 

Mantendo a calma

 

--Provavelmente a parte mais difícil da solo queue, e onde muitas pessoas infelizmente pecam. É normal ficar chateado quando se perde um jogo, principalmente quando não foi sua culpa (ou será que foi? Vamos falar disso depois), mas o que nunca se deve fazer é permitir que o estresse o domine. Por que? Porque pessoas estressadas não conseguem se focar totalmente no que está a frente delas, no hp dos minions, no minimapa, no Shaco que acabou de dar deceive do mato e OPS, te matou. Jogar com problemas na cabeça apenas faz com que você se estresse ainda mais e, em alguns casos, pode acabar descontando em pessoas próximas a você. Não deixe que uma defeat te afete, aprenda a ignorar e deixar o que passou pra trás. League of Legends é um jogo, e em um jogo, é normal perder de vez em quando.

Mas o que fazer para não deixar que uma derrota o afete? Bom, em primeiro lugar, crie pausas entre os jogos, não precisam ser pausas longas, isso sinceramente vai depender de você. Vá ler algum site legal, dê uma caminhada pela casa, enfim, seja criativo! O que eu faço? Eu me culpo, mas vamos falar desse método depois! Segundo, no momento que você parar de se divertir com o jogo, feche o client. Não se force a jogar algo que não lhe agrada apenas pra provar pra si mesmo que consegue passar de liga ou divisão. Quando você joga o jogo não só com o objetivo de ganhar, vai parar de se irritar tanto com derrotas, e vai se animar ainda mais com vitórias.

Algumas pessoas me perguntavam se eu fazia Yoga. Não, não faço, mas tem uma palestra bem interessante no TED que pode ajudar algumas pessoas. Trata-se de um tipo de meditação que achei bem interessante, não só pra jogar Ranked Games. O link para a palestra vai estar no final do tópico. Falando em tópico, o próximo tema pode ajudar bastante quando o assunto é manter a calma.

 

 

Ladder Anxiety

 

--Já se encontrou alguma vez clicando em Jogar, mas com medo de clicar no infame botão de "Encontre uma equipe para mim"? Pois é, isso tem um nome e é bem comum no Starcraft II. Chama-se Ladder Anxiety. Pode parecer bobo, ficar ansioso por causa de uma partida ranqueada? Pois é, mas é algo real, que existe, que há, que está, e que acima de tudo... Ok chega. Mas como lidar com ela? No final do tópico eu vou deixar alguns links do Teamliquid com dicas (em inglês) que podem ajudar a combater a ansiedade. As que mais me chamaram a atenção foram:

•Não fique muito tempo parado, aqueça seus dedos e os acostumem a mover-se rapidamente;

•Faça exercícios! Caminhe um pouco, por exemplo;

•Ouça músicas que lhe acalme! No meu caso, são soundtracks de Animes. Dê preferência a músicas não-vocais;

•Perder é normal. Os melhores jogadores perdem 40~45% dos seus jogos;

•Perder não significa que você é pior que os outros! Assim como ganhar não significa que você é melhor;

•Pense em ranked games apenas como um treinamento, não como um torneio que vale dinheiro;

•Tente não ficar inseguro com você mesmo, confie na sua habilidade e jogue como se estivesse tentando impressionar alguém, sem ligar para o nome de quem está na partida;

•Não se foque em coisas ruins, não se preocupe com o last hit que você acabou de perder, ou com o que acabou de acontecer na bot lane, ou com o Shaco que deu deceive do mato e OPS, te matou porque você não estava prestando atenção no seu jogo. Gaste sua energia focando em qual será seu próximo passo na partida;

•Perca o ego, se preocupe em se divertir e melhorar, não em se lamentar ou xingar seus teammates por causa de uma defeat.

Mas no final das contas, o que você precisa fazer é continuar jogando. Depois de jogar centenas de partidas, você vai parar de se preocupar com a próxima.

 

 

Matchmaking

 

--De agora em diante vamos chamá-lo de MM. O que ele faz? Como funciona? Sei lá! Vou ler na Wiki, brb.

...

--Ok, pelo que eu entendi, o sistema estima quais são as suas chances de ganhar baseando-se em quem você derrota e em quem te derrota. Com base nesses dados, o MM cria partidas em que você tem teoricamente, 50% de chance de ganhar. Isso significa também que se você for duo, o sistema vai te colocar em partidas mais difíceis, afinal, você está com um amiguinho, enquanto o outro time está sozinho.

Basicamente, o sistema reconhece o quão forte você é como jogador e tenta te colocar em partidas com jogadores do mesmo nível.

Vamos falar um pouco sobre os problemas do matchmaking no servidor brasileiro? Por que jogadores das ligas mais altas caem com jogadores das mais baixas? Sinceramente, eu não sei, mas é cada vez mais comum. De qualquer forma o propósito desse tópico não é falar sobre algo que cabe à Riot.

--O que podemos tirar de informação útil daqui é: se você for duo, esteja preparado para enfrentar oponentes mais fortes. Caso contrário, teoricamente você vai entrar em uma partida cuja chance de sair vencedor é de 50%.

 

 

Elo Hell

 

--Muita gente fala sobre Elo Hell, mas qual seria a definição desse tão falado termo? Eu tenho uma opinião não muito popular sobre Elo Hell e vou dividí-la com vocês.

--Elo Hell se trata do Elo em que um jogador, por mais que tente, não consegue sair, seja caindo ou subindo. Ele fica preso e sem perceber, ganha e perde o mesmo número de jogos. Eu chamo isso de True Elo. O domínio de variação de Elo em que um jogador tem 50% de chance de ganhar é onde ele deve ficar.

--Claro que com a mudança de Elo pra Ligas, fica difícil aplicar essa definição, afinal não tem como cair uma vez que você chega lá, porém o princípio ainda é o mesmo. Se você fica muito tempo na mesma liga, sem conseguir avançar, provavelmente essa liga é a que você realmente merece estar. Há exceções? Sim, com certeza, mas a grande maioria é assim.

--"Isso quer dizer que eu sou mesmo Silver V? :(". Talvez, mas isso não quer dizer que você não possa melhorar, mas como melhorar? Vamos ao próximo tema.

 

 

 

Aproveitando as derrotas

 

--"Aw, perdi, mas não tem problema! Foi culpa do meu time!". Nanananão. Esse tipo de atitude depois de uma defeat não é o ideal. É necessário adquirir o hábito de analisar os jogos perdidos e ver quais foram as suas falhas. Culpar o time é fácil. Admitir que foi uma falha sua e superá-la é um pouquinho mais difícil.

--Vou dar um exemplo. Seu jungler foi na sua lane e morreu. Culpa dele? Talvez. Mas será que você não tinha como evitar isso? Por que você não pingou pra ele voltar? Por que você não percebeu que ele poderia morrer e avisou pra ele? Por que você não acertou todas as skillshots? Por que você não usou o combo na hora certa? Por que você não deu follow-up como deveria? Por que você não falou que seria melhor ele ajudar as outras lanes? Isso é só um caso, existem inúmeras situações em que você pode pensar que não foi culpa sua, e talvez não tenha sido mesmo, mas você poderia ter evitado que algo ruim acontecesse se tivesse sido mais rápido ou mais inteligente.

--Reconhecer o erro é o primeiro passo para melhorar individualmente como jogador. League of Legends é um jogo fácil. Com exceção de alguns champions, não tem muito o que aprender mecanicamente. O que diferencia os jogadores é a noção de jogo de cada um, saber onde ele pode ficar e quando, por quanto tempo, esse tipo de coisa.

--Resumindo, veja onde você errou e faça desse erro, o último.

 

 

 

Champion Select

 

--Um dos momentos mais importantes da partida. Aqui você entra em contato pela primeira vez com seu time, com pessoas que você provavelmente nunca viu antes, mas vai ter que trabalhar em equipe e confiar para chegar ao resultado que ambas as partes esperam: a vitória. O maior problema aqui é: quem vai top? Quem vai mid? Quem vai jungle? Quem vai de AD? E principalmente, quem vai support? É natural que a maioria das pessoas não queiram jogar de Support, afinal, quem não prefere matar, ficar forte, e carregar o time, certo? Mas support é uma das funções mais importantes em solo queue, e eu vou explicar por quê. Na verdade, eu vou explicar o que cada role deve fazer em um jogo de solo queue para ter uma chance maior de carregar.

 

Support: é necessário entender que nem todo mundo gosta dessa função, e se você for Last Pick, talvez tenha que ir de Support, mas não tenha medo! É uma função como outra qualquer, a diferença? Ela é talvez a mais importante quando o assunto é bot lane. Um Support que sabe o que está fazendo vai levar a bot lane a maior parte do tempo, e eu não falo isso pra incentivar as pessoas a jogarem de Support, não. Eu falo por experiência própria, já tive que jogar de AD e já tive que jogar de Support várias vezes e pude concluir que um Support bom destrói bot lane em solo queue. Isso se dá pela bot lane do oponente ter uma comunicação fraca, pois não se conhecem e provavelmente não vão estar em um programa de voz. Ou seja, abusando de champions fortes early game, você cria uma vantagem que só tende a crescer na bot lane, eventualmente feedando o seu AD Carry e ganhando o jogo.

 

Bons champions pra fazer isso? Sona (max Q), Lulu (max Q ou E), Janna (max W ou E), Thresh (OP), Blitz (Mais difícil que os outros). Não tenha medo de pegar AD ou AP ou Mpen ou Armorpen nas suas runas, nem de fazer uma build mais voltada pra dano, se achar melhor. Só lembre-se que seu time vai contar com você para comprar a maior parte de wards durante o jogo, então não os deixe na mão. Visão de mapa é um mecanismo muito eficiente para snowballar um jogo.

 

Exemplos de jogadores de Support que já foram/são top 1 no NA: Spellsy e c9 LemonNation.

 

AD Carry: A função que menos influencia no começo do jogo, mas que mais importa no final. Normalmente em uma lane equilibrada, não vão haver kills bot, apenas quando o jungler resolver gankar. O que o AD Carry deve focar em fazer? Acompanhar os movimentos do Support, que é quem normalmente vai iniciar as jogadas. Farmar. Ser melhor que o outro AD Carry na hora de trocar/dar harass/defender o Support. Se a sua Sona for pra cima dar Harass, dê cobertura. Talvez o que ela tenha feito seja errado, dependendo da situação, mas se você ficar parado olhando, a chance de dar errado vai ser maior ainda!

 

Entenda que você tem a role mais importante do seu time para o late game, salvo raras exceções. Ser pego no late game vai significar perder o jogo, se o outro time souber o que está fazendo. Sua habilidade de posicionamento deve ser a melhor possível, você precisa ter muita noção de jogo para saber onde deve estar durante uma team fight. Não tenha medo de bater no tank se ele for o único target disponível para você. Não se jogue no meio da team fight para bater no outro AD Carry. Não perca last hit de bobeira.

 

Melhores AD Carries em solo queue na minha opinião: Miss Fortune, Graves, Draven, Vayne (hard), Ezreal (hard), Caitlyn (hard).

 

Jungler: Ah o bom e velho Jungler, sempre sobra a culpa pra ele, não é mesmo? Talvez as pessoas estejam tão acostumadas a verem junglers com presença em todas as lanes durante o jogo inteiro, que quando pegam um jungler que prefere ser mais passivo, acabam achando que ele é ruim. Eu joguei por pouco tempo nessa função nas minhas aventuras em solo queue, então é difícil pra mim dizer qual deve ser o seu comportamento no jogo. Enfim, vou tentar dar algumas dicas.

 

Não perca muito tempo tentando gankar uma lane. Ficar 1 minuto no mato esperando em muitos casos não vale a pena por uma kill que você nem sabe se vai pegar. Cuidado com counter-ganks, é importante saber onde o outro jungler vai estar em cada minuto do jogo, embora seja difícil adquirir essa noção. Eu prefiro junglers com habilidades de iniciação para o time, pois você vai ter a liberdade de iniciar team fights quando achar melhor, sem depender das outras pessoas do seu time.

 

Sugestões: Vi, Jarvan IV, Amumu, Hecarim, Volibear, Nocturne, Fiddlesticks (hard), Nautilus (hard), Rammus (hard). Mas não existem só esses junglers! Tem os que focam em counter-jungle, support pro time, ou early ganks, por exemplo: Alistar (hard), Elise, Kayle, Lee Sin (hard), Nunu, Shaco (hard), Zed.

 

Todos esses champions podem fazer jungle decentemente, alguns com mais dificuldade que outros, e cada um com um estilo de jogo diferente que você deve aprender com a prática. Lembre-se de timear os objetivos! 5 minutos pro Blue e pro Red, 6 minutos pro Dragon e 7 minutos pro Baron. Não gaste Smite a toa no late game! Você nunca sabe quando o outro time vai decidir fazer Baron. Não se sinta culpado por não conseguir gankar ou, caso ganke, por pegar uma kill. Procure pegar experiência e gold nas lanes quando alguém der back, mas respeitando a preferência de algumas pessoas de não pushar a lane!

 

Top: A lane do Snowball e do Splitpush. Aqui o importante é não ficar pra trás de forma alguma. Aprenda a perceber quando o jungler está vindo te gankar. Compre wards, de preferência comece o jogo com alguma. Não fique preso na sua lane pra sempre, isso só dá certo se seu time não perder mid e/ou bot. Ajude o seu time no Dragon se você sentir que é necessário. Não tenha medo de levar a torre, mas cuidado pra não ficar muito avançado caso o fizer. Seja ousado! Seja o que bate, não o que apanha. Conheça os limites do seu champion. Ser solado no top é a pior coisa que pode acontecer. Se estiver perdendo, não tenha vergonha de pedir ganks, mas não bote a culpa no seu jungler caso você morra.

 

Champions que focam em dar snowball matando/dando harass/deny: Zed, Riven, Elise, Irelia, Rumble, Kha'Zix, Akali, Garen, Wukong, Swain, Darius, Renekton.

Champions que focam em dar snowball farmando: Singed, Udyr, Olaf, Nasus, Malphite, Cho'Gath, Gangplank, Kayle, Shen.

 

Mid: A lane central. Alguns dizem que é a mais importante. Com certeza é a que mais pessoas querem na hora de entrar no jogo. Mas... O que fazer no mid? Bom, em primeiro lugar, essa lane é parecida com o top. Você não pode ser solado! Se um mid snowballar, é muito fácil para ele gankar bot ou top e acabar com o jogo. Tenha noção do que você pode e não pode fazer. CUIDADO com ganks. Compre wards sempre que voltar pra base, e tente começar com pelo menos uma. Não se desespere por ficar um pouco atrás em cs. Se o TF for gankar bot, AVISE, mas não perca tempo indo até lá dizer oi, a não ser que você consiga fazer alguma coisa ou se for para cobrir um dive. Não fique com vergonha de pedir ganks cedo se for uma lane difícil. Não culpe o seu jungler caso algo dê errado. AJUDE o seu jungler, você está na lane onde é mais rápido chegar até seu Maokai que está sendo gankado pelo Shaco e OPS... O mid dele está lá também, por que você não avisou? Por que não wardou? Este tipo de coisa não pode acontecer. Um mid laner tem que passar o máximo de informação possível pro time. Avise mia sempre. Coordene ganks com seu jungler. Ajude bot e top. Não se mate à toa por uma kill, nem sempre vale a pena. Estude cada situação. Esteja um passo a frente do seu oponente na lane. Pense nas reações dele pra cada movimento seu. Não tome harass de bobeira.

 

E agora vamos aos champions que eu julgo serem bons no mid. Alguns melhores que outros, cabe a você decidir qual é melhor em cada situação.

 

ADs: Kha'Zix, Zed, Ezreal, Caitlyn, Draven, Jayce, Lee Sin, Irelia, Graves, Nocturne, Vi, Wukong, Pantheon.

APs: Ahri, Akali, Anivia, Annie, Cassiopeia (hard), Diana, Gragas, Kayle, Fizz (hard), Karthus (hard), Kassadin, LeBlanc, Karma, Katarina, Master Yi, Lux, Zyra, Nidalee, Syndra, Ryze, Rumble, Twisted Fate (hard), Xerath, Ziggs.

 

É uma lista grande, eu sei, mas esses champions nas mãos de alguém que sabe usá-los podem fazer a diferença no jogo.

 

 

 

A sua atitude no jogo

 

--A moral do time é algo muito importante para a vitória e ter uma atitude positiva no jogo é muito importante. Quando o jogador A xinga o jogador B, os dois ficam tensos, e o resto do time percebe essa tensão, e isso prejudica todo mundo. Talvez por causa desse xingamento, o player B deixe o player A morrer em uma situação em que seria fácil ficar vivo, coisas assim. Elogios são muito bons para levantar a moral de alguém. Seu jungler gankou a sua lane e matou? Agradeça! Um simples "gj" faz milagres! Alguma vez você já ganhou um 5x4? Se sim, deve ter notado que entre vocês 4 existia um tipo de respeito e confiança mútua, enquanto no outro time, provavelmente os 5 estavam discutindo e tentando achar um culpado a cada team fight perdida.

--Resumindo: elogie boas jogadas, seja positivo caso algo dê errado, e não insulte ninguém durante a partida. Se achar necessário, coloque os bobões na ignore list durante o jogo.

 

 

 

Colocando em prática...

--

Na verdade, essa área vai ser apenas um lugar onde eu vou escrever dicas, erros comuns e coisas assim.

--Ok, chegamos até aqui. O jogo começou. A Sra. Narradora já anunciou a liberação das tropas. Você foi para a sua lane e... Não, pera, tem algo errado. Ahh sim, você esqueceu de comprar itens, que feio, em? Mas isso não importa, ainda tem tempo pra dar recall, são só 8 segundos... OH NOES, ELES INVADIRAM, E SEU JUNGLER MORREU, E DEU RAGE QUIT! AHHHHHH!

--Lógico que a situação acima foi culpa sua, afinal, você não estava defendendo a sua jungle! Mas o exemplo serve apenas para mostrar como um probleminha pode escalar e se tornar um problemão. Quando você entra em um jogo ranked, você está compromissado com 4 outros jogadores do seu time, e precisa dar o seu melhor para chegar ao resultado que todos esperam: Victory.

--Por este motivo é necessário que você não decore, mas aprenda tudo o que eu escrevi acima. Precisa estar no sangue que quando você sair da base, vai ter os itens comprados e vai em direção à sua jungle protegê-la, não ficar parado na torre olhando as flores. É necessário exercer a sua função no jogo com a maior perfeição possível! Mas ninguém é perfeito. Você vai errar. Talvez não no começo, mas no meio, ou no final. Todos erram. É natural, e sabe quem também vai errar? O seu time, e qual vai ser a sua reação? Exato, não vai xingar ninguém, não vai apontar os erros de ninguém, porque você já sabe que este tipo de coisa só piora a situação. Você vai seguir com o seu jogo, fazendo o que pode para ganhar a sua lane, independente de qual seja a mesma. E depois que você matar o seu oponente a primeira vez, você provavelmente vai voltar pra base e comprar. Não adianta nada pegar uma kill e ficar com o gold guardado. Se fizer isso, muito provavelmente o seu oponente que acabou de morrer vai voltar mais forte que você, pois ele já vai ter comprado alguma coisa.

--Por falar em comprar, itens são importantes. Eu aprendi isso à força no jogo da paiN contra Fnatic na IEM CeBIT onde minha build nos custou o jogo, mas isso não vem ao caso, apenas quis usar como outra prova de que todo mundo erra, e vai errar denovo eventualmente. Mas já que puxei esse assunto, vamos falar um pouco sobre itens. Na verdade, não sobre itens, sobre algo que você deve aprender a fazer: gastar o gold. Sabe, não tem motivo pra juntar 3k de gold antes de comprar a sua B.F.. Ao fazer este tipo de coisa, você apenas está deixando que seu oponente fique com mais liberdade, pois se você já tivesse +45 AD, com certeza estaria dando muito mais trabalho pra ele!

--Ah sim, e por falar em ficar rico e comprar itens, algo muito comum é a "síndrome de whatever". A síndrome de whatever é um fenômeno muito comum que ocorre quando alguém está muito forte comparado aos outros players do outro time. Os sintomas mais comuns são: se matar por uma kill, spammar insultos no All, se matar por outra kill, falar "aff" pro time, e perder o jogo. É necessário entender que quando você está mais forte que os outros, é SUA responsabilidade ficar vivo e usar a vantagem que você tem da melhor forma possível. O que isso quer dizer? Que você NÃO PODE MORRER por qualquer coisinha. É extremamente comum as pessoas reclamarem porque perderam um jogo em que estavam 10/1. Mas e daí que você estava 10/1? Não adianta nada ter 400 de AD se você morreu antes de fazer qualquer coisa porque queria provar que matava o Shen. Entenderam o princípio da coisa? Não jogar vantagem fora.

 

 

 

Glossário

 

Como eu uso alguns termos em inglês, achei melhor criar essa seção para evitar confusões, se alguém ver uma palavra que não entendeu me avise por favor! :)

 

Cs: Creep Score

FP: First pick. Primeiro a pickar

LP: Last pick. Último a pickar

Mia: Missing in action. Quando você não vê seu oponente na lane

MM: Matchmaking

Pickar: Escolher um champion

Snowball: Bola de neve, significa crescer muito em um curto período de tempo

 

 

Fontes & Links importantes

 

All it takes is 10 mindful minutes, TED Talk by Andy Pidducombe (em inglês) -

Matchmaking (em inglês) -

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Lidando com ansiedade (em inglês) -

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Lidando com ansiedade 2 (em inglês) -

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AMA com c9 LemonNation, support top 1 do NA (em inglês):

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Créditos

Kami

.tωเtter™

Angelina Jolie

Tom cruzes

Riot Games

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ADs: Kha'Zix, Zed, Ezreal, Caitlyn, Draven, Jayce, Lee Sin, Irelia, Graves, Nocturne, Vi, Wukong, Pantheon.

APs: Ahri, Akali, Anivia, Annie, Cassiopeia (hard), Diana, Gragas, Kayle, Fizz (hard), Karthus (hard), Kassadin, LeBlanc, Karma, Katarina, Master Yi, Lux, Zyra, Nidalee, Syndra, Ryze, Rumble, Twisted Fate (hard), Xerath, Ziggs.

Bom normalmente Ezreal mid é AP, devido a possibilidade de se ter o Blue Buff ele pode spammar suas skills e por sua vez possuem um multiplicador de AP.

 

Snowball: Bola de neve, significa crescer muito em um curto período de tempo

Snowball na minha opinião não seria isso, ele significa quando você possui uma pequena vantagem e faz com que essa vantagem se torne ainda maior, ou seja, você "snowbolou". Alguns champions que precisam de kills para no late game ficarem fortes, necessitam do snowball, ou seja, no início do jogo pegou 1 kill, com esse dinheiro extra conseguiu fazer um item melhor que o possibilitou pegar mais kills, entende? =3

 

AD Carry: A função que menos influencia no começo do jogo, mas que mais importa no final. Normalmente em uma lane equilibrada, não vão haver kills bot, apenas quando o jungler resolver gankar. O que o AD Carry deve focar em fazer? Acompanhar os movimentos do Support, que é quem normalmente vai iniciar as jogadas. Farmar. Ser melhor que o outro AD Carry na hora de trocar/dar harass/defender o Support. Se a sua Sona for pra cima dar Harass, dê cobertura. Talvez o que ela tenha feito seja errado, dependendo da situação, mas se você ficar parado olhando, a chance de dar errado vai ser maior ainda!

Acho bom citar principalmente sobre os Hyper Carries. Eles basicamente são AD carries que ficam forte mais para o late game(fim do jogo), ótimos exemplos são: kog maw, tristana, vayne.

Kog Maw: todas suas skills possuem multiplicador de AP, porém elas tem um efeito muito bom para um AD carry, umade suas skills aumenta seu range ficando muito grande, além de sua ult (caso acerte) da visão do inimigo.

Tristana: devido sua passiva com level 18 ela pega o maior range do jogo (tirando o twitch ultado).

Vayne: com sua build full ela consegue atacar e dar 3 hits muito facilmente ativando sua skill que da um dano real (que ignora armadura) a cada 3 ataques.

 

Outras considerações que eu acho bom citar:

- Respeite a ordem de picks, PORÉM sempre diga as lanes que vc joga melhor e lanes que você é um desastre, por exemplo fale que vc preferencialmente quer ir top ou ADc, caso você fique em uma lane que não saiba jogar, pergunte se alguem pode trocar com você.

- First Blood não leva jogo

- Wards levam jogo, independente de sua lane, SEMPRE COMPRE WARDS, aquele item de 75G pode salvar sua vida.

- Você tem a obrigação de dizer onde seu inimigo possívelmente está. Caso ele saia da sua lane você precisa saber para onde ele pode ir e alertar seus companheiros.

- Quando seu inimigo sair da sua lane e você souber para onde ele está indo faça um caminho com os Ping de atenção, pois assim todos vão poder ver para onde ele está indo. (pingue umas 3~4 vezes formando o caminho).

- Você está forte na lane e seus companheiros não? Puxe sua Lane e vá gankar as outras tentando deixar as kills para quem é da lane, mas caso necessário pegue elas.

- Alguem está jogando mal? Caso você saiba jogar com o campeão indique alguns itens e de dicas para ele, não o xingue, caso ele faça algo de bom elogie, pois com amoral baixa alguem precisa levantar.

- Quando seu oponente sai da lane, você tem duas opções, seguir ele para fazer uma espécie de counter gank, ou puxar sua lane para torre.

 

Bom acho que é isso =3

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