Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Guia] Dicas Básicas Para Top Lane


squissato
 Compartilhar

Posts Recomendados

ig1Ndnw.pngkJkIiMI.png

V28LX.png

 

Top Lane

 

 

A Top lane é a casa dos Bruisers e Off Tanks de acordo com o Meta-Game atual, ganhar a top lane significa para seu time controlar toda a parte superior do mapa. Cada campeão detêm um próprio estilo de jogo que pode ser alterado e adaptado para o estilo do jogador, existem atualmente 3 estilos principais de se jogar na top lane :

 

-Agressivo

-Passivo / Farm

-Split Push

 

Agressivo:

Campeões recomendados :

Cho’Gath – Lee Sin – Darius – Garen – Akali – Olaf – Xin Zhao – Kha’Zix – Rengar

 

 

Jogar agressivo na top lane requer uma visão de mapa muito boa, ou seja você necessita de muitas wards e de cuidar sempre se o mid ficar mia, você estará quase sempre na metade da lane para frente, pressionando seu adversário com pokes e trocas de dano a seu favor , o objetivo desse estilo e fazer seu oponente farmar embaixo da própria torre, perdendo minions e gold.

 

O counter game para esse estilo é o jogo passivo, explicado logo abaixo, comprar várias wards pinks ou um oracle para quebrar as wards do solo top inimigo e assim tirar a visão dele do mapa, fazendo o ficar o tempo todo inseguro de ganks.

 

 

Passivo:

Campeões recomendados:

Cho’Gath – Irelia – Olaf – Kha’Zix – Nidalee – Rengar – Shen – Udyr – Warwick – Xin Zhao

 

 

Jogar passivamente tem como resultado colocar o seu oponente em perigo parando sua lane perto da sua torre, você pode fazer isso deixando seu inimigo puxar a lane 1 vez e assim pará-la (até o fim do jogo se você souber controlar), como resultado, seu inimigo ficará dentro da range da torre te dando condições de causar dano nele de graça e ainda dando muitas aberturas para seu jungler . Para esse estilo você precisa de um campeão com sustain na lane alto, com alguma spell / passiva que te permita recuperar vida.

Para para sua lane, primeiro deixe que os minions inimigos matem todos os seus, quando os mesmos forem entrar na range da sua tower, tank eles para que não morram e faça com que eles se acumulem ainda mais, sempre controle o numero de minions para não sobrecarregar a quantidade.

 

 

Split-Push:

Campeões Recomendados:

Shen – Nidalee – Irelia – Jayce – Volibear - Udyr

 

 

Split Push significa avançar a lane com o objetivo de quebrar as torres rápido, esse estilo visa a segunda torre da top lane, mas porque? com a segunda torre do top quebrada, você e seu time tem o controle da parte superior do mapa inteira e se bem wardada, da ao seu time uma liberdade imensa de explorar ganks no mid e no top, sem contar que é uma segurança a mais na hora de fazer o baron . Para split push ,você precisa de campeões que tenham mecanismos de escape altos e que aceitem itens de ataque speed em suas builds. Item que são ótimos em split push : Limite da Razão – Faca Statikk – Força da Trindade.

 

O Split push também requer wards bem posicionadas no top, porque claro, você sempre estará avançado e possivelmente sera gankado o tempo todo.

 

 

Conclusão:

 

Esse foi uma guia mais básico para aquele pessoal que entende pouco ou a recem está aprendendo como jogar na solo top, em breve eu irei mais profundo em vários pontos, espero que tenham gostado, caso pensem alguma coisa diferente, deixem nos comentários suas sugestões, dicas ou criticas construtivas. Nada do que eu falei aqui é verdade absoluta e sim apenas o que o meu tempo de jogo me mostrou para o meta-game atual.

 

 

Não esqueça de deixar aquele agradecer para me ajudar a continuar fazendo tópicos aqui na WC :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Tutorial bem explicado e organizado, explicou certinho sobre jogar de um modo agressivo/passivo, porém acho que o Lee Sin serve bastante pra jogar no modo Split Push, pois ele é um campeão com uma grande mobilidade e se precisarem dele na Team Fight ele já irá poder estar ajudando, mas lembrando que o Teleporte é muito importante para quem quiser focar no Split Push.

Gostei bastante de tópico, irá ajudar bastante gente.

Abraços.

F2UgKsw.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,já como é minha main lane,gostaria de comentar algumas coisas do seu tópico,primeiramente,n acho q akali,lee sin,udyr,xin zhao sejam viáveis para a top lane,claro mt dos q vc citou n são viáveis mas esses de forma alguma,e sim,vc pode ir top com o champ q vc quiser,mas...já sabe,e outra,não concordo no fato de colocar a irélia e o olaf como passivos,se um cara pegar uma irélia no outro time,vai na certa,é split push,vc se esqueceu completamente de citar alguns dos melhores solo tops,Nasus,Renekton,Vladimir,Wukong,Riven,Malphite etc,fora essas coisas ficou bem bacana,mas seguindo o meta atual,pra mim top tem q ser off ou full tank e assassino só se vc confiar MT no seu jungler,pq ele q vai ter q segurar.

Acg71oS.png

gjEu5ol.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que eu ia falar Misaya , Nasus, Renek e Malphite são heros extremamente fortes e agressivos. Quanto questão desse split eu acho que Shen e Malphite seriam os dois melhores heros para você fazer isso e também a torre da um split bom (Nasus) e se tratando de soloq um Zed iria cair bem nessa função :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,já como é minha main lane,gostaria de comentar algumas coisas do seu tópico,primeiramente,n acho q akali,lee sin,udyr,xin zhao sejam viáveis para a top lane,claro mt dos q vc citou n são viáveis mas esses de forma alguma,e sim,vc pode ir top com o champ q vc quiser,mas...já sabe,e outra,não concordo no fato de colocar a irélia e o olaf como passivos,se um cara pegar uma irélia no outro time,vai na certa,é split push,vc se esqueceu completamente de citar alguns dos melhores solo tops,Nasus,Renekton,Vladimir,Wukong,Riven,Malphite etc,fora essas coisas ficou bem bacana,mas seguindo o meta atual,pra mim top tem q ser off ou full tank e assassino só se vc confiar MT no seu jungler,pq ele q vai ter q segurar.

 

Solo TOP tranquilamente com o LEE SIN e ele é muito efetivo. Basta apenas wardar pra ter visão do mapa e saber jogar. Apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Vou dar uma visão minha. Não acho Lee sin/Garen um Top ofensivo e sim defensivo, mais depende da SkillScore de cada um e como lidão com cada personagem. Você pode pegar um campeão defensivo e ser bem ofensivo com ele.

1197247912124.gif2jcfxo6.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Um guia bem legal, eu era ADCarrier, enjoei da posição e agora to tentando jogar no Top.

Sempre gosto de ser agressivo, e dar muitos ctrl+2 na frente do inimigo e do jungler dele.

Eu sempre tento ampliar a minha champion pool, mas o Renekton é o champion que quando pego, posso dar 2 kills pro cara na lane que vou dar um jeito de virar. Claro que ele ajuda muito né, ele é muito completo no Early e no Mid game...

Só sei que perto do Jacaré e da Barata, não tem macho que não corra.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.