Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Ensino superior.


Coke~*
 Compartilhar

Posts Recomendados

2014 é meu último ano no ensino médio, e isto tem me deixado um tanto preocupado.

 

Sem mais delongas, direto ao assunto deste tópico.

 

  • Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?
  • Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?
  • Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?
  • Vale a pena investir em cursinhos?

Gostaria que quem cursa ou cursou algum curso superior respondesse.

 

Até!

nRtQ6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* Foi a época da minha vida (was the time of my life), me diverti muito com o pessoal que conheci na escola e sempre mantive uma relação amigável e saudável com a grande maioria dos funcionários, sou querido em todas as escolas que já estudei, tenho muitas histórias cômicas e inacreditáveis. Só me arrependo de ter reprovado.

* Nam faso nen1

* Não, acho que é uma evolução, um aprimoramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?

 

Relativamente tranquila, perdi contato com muita gente que eu achava legal, mantive contato com poucas pessoas, mas com o grupinho que eu fazia parti perdi a maioria do contato. Sinto até saudades, e penso em até tentar organizar um reencontro mas sei que não vai ser o mesmo.

 

Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?

 

Eu faço ciência da computação na federal, e me arrependo profundamente. É um curso bom, como eu bem esperava, e tem um mercado bom, porém o profissional não é respeitado e muitas vezes é equiparado com um técnico de informatica. Resumidamente, não quero estudar duro por 5 anos para ter que ganhar em torno de 5 mil reais. Prefiro gastar esse tempo fazendo outro curso para ganhar o dobro ou o triplo, por isso escolhi tentar o vestibular de engenharia mecânica esse ano.

 

Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?

 

Rapaz é o seguinte, depende de qual faculdade você quer. Eu vejo que as federais e estaduais são diferentes das privadas, quando você entra em um federal, é você por você, não tem mais essa do professor fazer graça e te incentivar a estudar, as pessoas tem outra cabeça, até parece que são mais sociáveis e o grau de amadurecimento é incrível, o pessoal se ajuda mais, quando marcam pra estudar é para estudar mesmo(e não bater papo) e o companheirismo é incrível, se você não gosta de festa no ensino médio, vai começar a gostar na faculdade.

Nas particulares o pessoal parece que ainda esta no ensino médio, eu tive a oportunidade de assistir uma aula em uma particular(o professor chamou por causa de uma aula que ele não deu) e constatei isso. O próprio professor em particulares da tratamento diferente, no meu caso, era uma aula de calculo e o professor dava aula mais branda na particular do que na federal e isso é péssimo, além de não fazer o aluno render o máximo faz com que ele não amadureça intelectualmente. Além desse exemplo existem outros, na católica aqui de pernambuco já teve caso de um professor reprovar metade da turma e depois a coordenação do curso passar todo mundo depois.Muitas particulares tem laboratórios péssimos, e laboratórios são importantíssimos para os cursos da área de exatas na época que o pessoal paga as cadeiras profissionais, e isso se deve porque um laboratório é caro de mais, e nenhuma faculdade quer cobrar 1500 reais a um aluno para ele fazer engenharia. Se quiser fazer engenharia ou física opte por uma federal, não queira fazer de jeito nenhum uma particular, além do que, também tem o ciência sem fronteira que manda o pessoal estudar fora de graça. Se você quiser fazer um curso bom e ser um profissional destacado, faça federal, se quiser ter um diploma só por ter, faça particular.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?

Bom estou passando por isso este ano, para mim foi bem tranquila. Eu me dedicava enquanto estudava numa escola particular, fiz o ensino médio todo numa estadual, onde fui relaxando, porém as notas sempre estiveram no 8~10.

Eu pelo menos não achei meu curso em faculdade pública, então farei em uma particular.(E eu nem estudei para vestibular, se fosse...não passaria mesmo kk').

 

Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?

Farei o curso de "Tecnologia em Jogos Digitais". Antes se chamava Designer de games, mas rolava uma confusão...e trocaram. Esse curso é básico, 5 semestres. Ele ensina como modelar, roteirizar, programar e empreender no mercado de games.

Me arrepender não arrependo, por que sou uma pessoa preguiçosa e me conheço. Eu preciso do pontapé que a faculdade dará, a vontade de aprender sozinho...e tal. Já que muita gente entra nesse mercado sem curso algum né, só aprendendo pela net...mas eu não sou assim, aprendo sozinho, mas preciso de um motivo além dos meus @.@ .

Infelizmente ainda vou começar o curso né...então não posso falar se atingi minhas expectativas.

 

Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?

Vale a pena investir em cursinhos?

 

Na faculdade o tipo de pessoa que você convivia no terceiro ano só vai estar um ano mais velha, em sua maioria.Então não vá achando que lá o mundo será outro.Você está no mundo a uns 17 anos, então deve saber como ele é já né k'.

Sobre cursinhos, você tem que olhar para si mesmo e perguntar "Vale a pena sacrificar um terço do meu dia estudando para fazer uma prova? Eu vou ter um aproveitamento parecido estudando em casa? Eu preciso mesmo de um professor fazendo musiquinha para que eu decore uma fórmula? Isso é exigido no vestibular que prestarei, ou se eu ficar meio atento as atualidades, souber como fazer um bom texto, já terei meio caminho andado??"

Essas são as dicas que meus pais me davam e estou passando para você, já que não usei -q.

Eu prestei na louca, estudei no começo do ano meia dúzia de coisas e fiquei fazendo vários simuladinhos durante o ano...mas para você ver a minha qualidade de estudo,estudava história escutando Nerdcast.

Não tinha nenhuma faculdade em mente, só o curso. Ia prestar em uma que demoraria quase 2 horas para chegar por que procurava meu curso como "Designer de games", o nome que era usado na USP antes de retirarem-no da grade e só tinha achado nela.

Só que meu pai é um anjo e acabou descobrindo que o nome do curso havia mudado, e me inscreveu pra todas faculdades que viu na frente...valeu paaaaai <3

 

 

 

Uma dica em off:

Não fique achando que se não passar vai virar mendigo, ou coisa do tipo. Comigo pelo menos, deu muito certo.

Enquanto minhas amigas se matavam no cursinho, na escola...eu trabalhava pra ter meu dindin pra poder comprar uma camisa quando quisesse, pra sair sem pedir pra mamãe ou pro papai. Estava bem seguro e relaxado, quando me sentia desconfortável sobre o vestibular, lia algo sobre e tentava dar uma estudada. E eu assim, atingi meu objetivo.

Mas isso óbvio, depende do curso que você quer. Eu não não estou no curso de games para programar. Quero trabalhar nesse ramo como artista, modelando, escrevendo...

Nunca fui de exatas, e não sei como um ser humano feliz,sorridente e amigável consegue cogitar prestar para cursos com Engenharia no nome, ou um que até hoje nunca olhei no google pra ver o que era, mas sempre dei risada ou torci o nariz quando citavam...Mecatrônica.

Resumindo, se você vai fazer um curso que fará diferença para o mundo...não escute minhas dicas não, que você vai se ferrar bonito.

 

 

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TODÐy~, não te entendi. Concordo com o que você disse sobre ciências da computação, mas porque você não foi pra engenharia elétrica? É mais relacionado à ciência da computação do que com engenharia mecânica.

 

Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?

Cara, pra mim foi uma bagunça. Meu ensino médio foi ótimo, a passagem foi uma droga. É dificil você escolher o que você quer sem ser no impulso, tentei ir na calma, pesquisar e pensar, só me deixou mais na duvida ainda. Fechei o ensino médio com 17, cheguei a passar em bastante coisa em faculdades boas, mas tava muito na duvida, pra não ficar de vagabundo por um ano decidi estudar no Poliedro e tomar mais tempo pra fazer a decisão. Agora faço engenharia elétrica.

 

Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?

Como já falei, é engenharia elétrica. Não me arrependo porque me encaixo bem com isso, por exemplo, tenho interesse por circuitos elétricos, hacks, programação e etc. Sempre via isso como um hobby mas não vejo porque não seria uma boa ideia lucrar com algo que eu goste. Ainda tem aquilo, engenharia elétrica me permite me aprofundar mais no que eu gosto, isso é ótimo, ter um verdadeiro interesse pelo seu curso te faz render muito mais. A maioria que estuda comigo está ali porque quer dinheiro, cara, por isso que a maioria dos profissionais são acomodados, eles não tem um legítmo interessa em sua área, eles não se esforçam, não tentam se aprofundar, querem dinheiro, pronto.

 

Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?

Concordo com que o TODÐy~ falou. Tem algumas particulares que são exceção, mas a maioria parou no tempo, parece que não é continuação do ensino médio e sim o ensino médio. Não em questão de matéria mas de mentalidade. Vale a pena tentar uma federal, é outro nível.

 

Vale a pena investir em cursinhos?

Depende de como você é e do cursinho. Eu fiz curso no ensino médio e acho que me ajudou muito a ir pra frente, na escola, você geralmente estuda pra passar de ano, em um curso pra vestibular, você acaba adquirindo outra mentalidade, você estuda pra passar no vestibular. Isso me ajudou muito a levar o meu estudo mais a sério, entendi que estava estudando não pra passar de ano e sim pra um propósito melhor, pra passar numa faculdade boa, pra me destacar, mas garantir um bom futuro. Depois de um tempo, quando você realmente tem uma boa noção de todas as matérias, você passa a gostar mesmo de estudar. Não estou brincando, geralmente o chato de estudar é em estudar algo que você não entende, quando você pega uma boa noção de quase tudo, fica muito mais fácil. Acho que chegar nesse ponto faz muita diferença, pro ensino médio, pro seu resultado no vestibular, pra faculdade e pro seu futuro.

 

Claro, se você entrar num curso como obrigação, você não vai progredir muito, você vai estudar pra passar no curso e não do vestibular. Além disso, tive ótimos professores, aqueles que não só te ensinam mas sabem tte inspirar e te ensinar a importância do que você ta fazendo.

 

O poliedro não sei se dar pra chamar de cursinho, mas acho que valeu muito a pena também. Foi 1 ano de um estilo de vida completamente diferente, aprendi a morar sozinho, a estudar praticamente o dia inteiro, tenho certeza que isso me tornou mais esforçado. Na engenharia elétrica que entrei depois do poliedro, eu já tinha passado até antes de ir pro poliedro, mas valeu pela experiência, no fim de tudo, curti passar por aquilo.

 

Cara, acho muito importante você se tornar esforçado e estudioso, não estudar 24/7, você tem que aproveitar um pouco a vida também, mas acho importante tornar o estudo a sua prioridade. Digo isso principalmente pelo ensino médio, você precisa ter uma base sólida pro ensino superior, maturidade, conhecimento, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TODÐy~, não te entendi. Concordo com o que você disse sobre ciências da computação, mas porque você não foi pra engenharia elétrica? É mais relacionado à ciência da computação do que com engenharia mecânica.

 

Eu me saturei de estudar tanta matemática, eu quero diversificar mais e por isso optei por engenharia mecânica. E mecânica tem um campo de graduação e atuação muito grande e eu gosto dessa ideia de ter tantas oportunidades, também pensei em engenharia mecatrônica e elétrica, mas o problema das duas são as cadeiras profissionais e básicas(calculo diferencial pesado, isso é coisa de Deus não haeueheu), é muito difícil pra mim, na ufpe uma sala de elétrica começa com 45 pessoas e acaba com 10 aeuheuehuea. O que me ajudou a escolher mecânica foi meu pai, ele é formado em mecânica e me influenciou muito e me instruiu bem sobre o curso :3

...

 

Vale a pena investir em cursinhos?

 

Sim, vale. Cara, o ambiente de uma particular e uma federal são diferentes de mais, eu falo por experiencia própria, eu vejo que o pessoal evolui mais dentro de uma federal que em uma particular, principalmente na área de exatas. Mesmo que demore 2~3 anos, faça cursinho, no final vale a pena.

 

@Off

 

Eu já estudei pelas apostilas do poliedro e do anglo, ambos os cursinhos são ótimos. Em especial eu aconselho o material do professor Geraldo Camargo de química, nossa ele tem uma linguagem bem simples(mais simples que martha reis e feltre) e resume bem o assunto, comprei um livro de volume único dele e não me arrependo. Material de primeira, caso va estudar sozinho eu aconselho conseguir essas apostilas.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?

Acabei o ensino médio esse ano, e vou ficar 6 meses de boa pensando no que eu quero.

 

Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?

Como disse, não entrarei já no ensino superior. Irei fazer um curso técnico primeiro. Creio que não me arrependerei, explicarei isto na última questão.

 

Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?

É uma mudança radical, na escola você zoa demais, acha a lição "desnecessária".

Mas cara ... ensino superior é outra coisa. Não que você não deva zuar e tals, mas bem menos ... Afinal, você está aprendendo a exercer uma função que decidiu levar para a vida toda (nem sempre).

Deve-se levar muito a sério.

 

Vale a pena investir em cursinhos?

Se você se refere a cursos técnicos ... sim, e quer saber porque? Aprendi com meu patrão e mais de 8 professores (professores "especiais" e muito intelectuais).

Quanto mais estudo, mais você tende a ganhar.

Já vi meu patrão deixar de contratar muita gente por terem ensino superior.

Sai muito caro.

É muito mais fácil ele contratar alguém com o ensino técnico e instruí-lo.

Assim ele paga menos por "mais trabalho".

Não estou dizendo que não vale a pena o ensino superior.

Digo que vale mais a pena cursos assim pra quem está iniciando a fase adulta.

Conforme for aparecendo mais degraus ... estudar cada vez mais.

 

#OFF-TÓPIC#

Esses dias me senti um verdadeiro velho.

Fiquei muito depressivo, pois percebi que aquele tempo com meus amigos nunca mais vai voltar.

Isso realmente me deixou muito pra baixo.

Pelo menos mantive contato com a maioria dos meus amigos ... só não sei por quanto tempo ...

 

Just this.

Abraço.

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como foi a sua passagem do ensino médio para o superior?

Está sendo tranquila :D

 

Qual curso você faz/fez? Se arrepende desta escolha? Ele atingiu as suas expectativas?

-----

 

Em geral, você acha que o ensino superior é uma mudança ou apenas uma continuação do ensino médio?

Mudança, acredito que seja completamente diferente do Médio :)

 

Vale a pena investir em cursinhos?

Com certeza, eu farei cursinho ano que vem para poder ingressas no curso que quero e na Universidade que quero. Um ano que você "perde", uns 15 mil "perdidos", mas também você está com a "vida ganha" e sai bem mais barato do que pagar um curso numa particular que não tem tanto nome quanto algumas públicas.

jLVPR1GOcSliY.png

Abraços, pro Leão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bart, faculdade de que você quer? Aonde? Você falou isso de 1 ano de cursinho pra passar aonde quiser, dependendo do que você quer não é bom levar tanta fé nisso não. Sai do poliedro, tive muito contato com gente top, mesmo eles não conseguem passar tranquilo em tudo. Cata medicina na Unicamp ou alguma engenharia no ITA, da trabalho pra qualquer um, a competição tem muita qualidade. Tem gente ai estudando quase 24/7 que perde 5 anos pra passar no que quer. Tem aquilo também... 1 ano de cursinho só vale a pena se você souber tirar aproveito. A maioria não sabe, isso acaba sendo só 1 ano a menos.

 

TODÐy~, pra quem não é aluno do poliedro eu não acho que o material do poliedro vale a pena. Ele falha muito na explicação, em exatas explica muito pouco, em geografia e história explicam demais. Em exatas mesmo com você lendo tudo ainda vai ter bastante exercício que você não vai conseguir fazer por falta de conteúdo, acho isso ruim. O forte do livro são os exercícios, mas ele exige que você tenha uma base boa pra se dar bem com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.