Ir para conteúdo
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Como criar um Tutorial Post de qualidade

Posts Recomendados

indice.jpg

Um pequeno tutorial de como criar post's / tutorial com qualidade e bem feito espero que gostem

Isso ira melhorar muito a qualidade de seus post's e tutoriais tanto para Cheat's / Ultilitários como para Tutoriais de Games e etc.. e você sera bem visto pela Staff do W.C e pelo outros membros e ganhar um post fixo assim como o meu em tutoriais de combat arms Único post da área Fixo que envolve tutorial do Game ' espero ter ajudado alguns membros e que isso ajude a melhorar a cara do W.C com post's de melhor qualidade ^.^ e explicação

tutorial3k.jpg

1. O título deve ser claro

O usuário precisa ver o título de seu artigo e pensar: “É disso que eu preciso!” Seu título não precisa dar explicações detalhadas, deixe isso para mais tarde. Apenas escreva, por exemplo, “Configurar [nome do dispositivo] no [nome do sistema operacional]“, ou então “Como fazer [tarefa a ser realizada]“. Simples e objetivo.

KelJD.jpg

- Escreva um texto introdutório

Nem sempre o título é suficiente, ou pode o ser apenas para usuários mais experimentados. De três a cinco linhas, ou mais, depende do assunto, com algumas palavrinhas explicativas a respeito, para que o usuário saiba se é disso mesmo que ele precisa. Às vezes acontece de terminar o procedimento e descobrir que não era bem aquilo, ou mesmo outros problemas surgirem por falta dessa uma informação.

KelJD.jpg

3. Divida a ação em tópicos

Por mais que um filme pareça uma coisa só, o roteiro é dividido em cenas. Assim também deve ser um tutorial. Dependendo do grau de complexidade, acrescente subtópicos, e evite colocar muitas ações no mesmo tópico. Você pode achar que vai “mastigar” demais a informação para o usuário, mas o importante é que ele entenda e realize o proposto de maneira satisfatória, e quanto mais claro, melhor. Dividir em tópicos também garante que o usuário não se perca frente àquela série de instruções que ele deve seguir.

KelJD.jpg

4. Ilustre

A maioria das pessoas não lê, e concentram seus esforços apenas em “ver as figuras”. Isso não é à toa; seres humanos são visuais, e aprendem melhor com imagens. Às vezes elas são desnecessárias, como quando se vai fazer alguma coisa pelo modo texto � mesmo assim, dê um jeito de destacar essa informação de alguma maneira. Se for um tutorial sobre criar determinado efeito do Photoshop, por exemplo, é bom usar um screenshot em cada tópico. Outra saída seria fazer uso de programas de screencast, que captam imagens da tela do computador e transformam em vídeo, geralmente pronto para ser divulgado na web. Mas use esse recurso com moderação: não é todo mundo que gosta, ou tem banda suficiente para isso. Para fazer screencasts no Windows e no Linux, há o Wink, e para Mac OS X existe o iShowU.

KelJD.jpg

5. Ajude pedindo ajuda

Quando terminar a parte do passo-a-passo, o tutorial em si, feche seu texto com pedidos para que os usuários mandem dúvidas caso hajam problemas e sugestões para futuros artigos. Assim, se houver uma nova forma de abordar o problema que você se propôs a ajudar a resolver, você pode complementar o tutorial e enriquecer a documentação existente.

Seja para arrumar alguma configuração de sistema, instalar e realizar tarefas específicas em softwares, tutoriais são uma maneira rápida de se livrar de algum problema simplesmente seguindo um passo-a-passo sem precisar, necessariamente, aprender a fazer alguma coisa. Além disso, tutoriais possuem um efeito multiplicador: por serem sempre úteis, sempre vai ter gente precisando deles, e demoram muito mais para ficarem desatualizados que um artigo comum.

KelJD.jpg

6. Use Alguns separadores de Texto

você encontra no link: Separadores de Texto

Exemplo :

jbaiXN2WrwIlvq.png

jFaajqI8duMca.png

jX6xKDj7hGDsa.png

jbeH6jgHrgX8yG.png

Sei la meio perdido

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2031609-como-criar-um-tutorial-post-de-qualidade/
Compartilhar em outros sites

belo tutorial vai ajudar muita gente

eu pessoalmente não gosto de usar separadores de testo em .JPG ou os .PNG acho eles mais bonitos e tals

gostei da formataçao do topico

ta na area errada cara

sua caixa de mensagens esta lotada cara esvazia ela e me add no skype: huqer01

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2031609-como-criar-um-tutorial-post-de-qualidade/#findComment-8224760

pow mano vlw desculpa vo esvazia tava achando estranho mesmo mais vlw ai por elogiar sempre inovando pra ajudar o W.C ^^ espero que ajude vários players e tamo ai vendo mais tutorial

Sei la meio perdido

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2031609-como-criar-um-tutorial-post-de-qualidade/#findComment-8226212

Muito bom, muito util e muito bem formatado.

Acho válido, também, acrescenter que seguir as normas do português (gramatica) também torna o tutorial mais bonito e sofisticado.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2031609-como-criar-um-tutorial-post-de-qualidade/#findComment-8226679

Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.