Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

| Religião | - Umbanda e Candoblé


Kairs1
 Compartilhar

Posts Recomendados

Juiz diz que umbanda e candomblé não são religiões

O Estado de S. Paulo

 

O juiz federal Eugenio Rosa de Araújo, da 17.ª Vara Federal do Rio, afirmou em uma sentença que "as manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões". Referindo-se à umbanda e ao candomblé, o magistrado afirmou que "não contêm os traços necessários de uma religião" por não terem um texto-base (como a Bíblia ou o Corão), uma estrutura hierárquica nem "um Deus a ser venerado".

 

Leia mais

 

Nessa decisão, emitida em 24 de abril, o juiz negou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que obrigasse o Google a retirar 15 vídeos ofensivos à umbanda e ao candomblé postados no site YouTube.

 

O episódio começou no início do ano, quando a Associação Nacional de Mídia Afro levou ao conhecimento do MPF, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, um conjunto de vídeos veiculados na internet por meio do site YouTube.

 

Segundo essas gravações, as religiões de origem africana estão ligadas ao "mal" e ao "demônio". Um dos vídeos afirma que "não se pode falar em bruxaria e magia negra sem falar em africano" e outro associa o uso de drogas, a prática de crimes e a existência de doenças como a aids a essas religiões.

 

Embora as opiniões sejam atribuídas a grupos evangélicos, não foi possível identificar quem publicou ou divulgou essas gravações na internet.

 

Para o Ministério Público Federal, esses vídeos disseminam o preconceito, a intolerância e a discriminação a religiões de origem africana. Por isso, o órgão enviou recomendação ao Google no Brasil para que retirasse as gravações da internet. Mas a empresa se negou a atender o pedido, afirmando que o material divulgado "nada mais é do que a manifestação da liberdade religiosa do povo brasileiro" e que os vídeos discutidos não violam as regras da empresa. Diante da postura do Google, o MPF foi à Justiça para pedir a retirada dos vídeos. Mas o juiz não atendeu o pedido. "Os vídeos contidos no Google são manifestações de livre expressão de opinião", afirmou Araújo.

 

Solidariedade: O procurador da República Jaime Mitropoulos já recorreu da decisão ao Tribunal Regional Federal da 2.ª Região. "O ordenamento jurídico brasileiro estabelece que as relações sociais devem primar pela solidariedade, liberdade de crença e de religião, pelo respeito mútuo, pela consagração da pluralidade e da diversidade. A liberdade de expressar crença religiosa ou convicção não serve de escudo para acobertar violações aos direitos humanos, atacando ou ofendendo pessoa ou grupo de pessoas", afirma o procurador.

 

"Realmente, não há uma hierarquia nem um código canônico que oriente as religiões de origem africana, mas isso não faz com que elas não sejam religiões. Além de serem religiões, o candomblé e a umbanda são filosofias de vida e manifestações culturais enraizadas no Brasil", afirmou Manoel Alves de Souza, presidente da Federação Brasileira de Umbanda.

 

Qual sua religião?

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Você acha que no Brasil, por haver grande sincretismo religioso, deveria haver mais aceitação, apesar destas diferenças?

Há em tudo isso uma questão Histórica? Cite algum exemplo histórico que represente e guerra entre religiosos ou segregação religiosa.

Você CONHECE outras religiões? Se não, por que nunca se interessou a conhecê-las?

Você acredita que esses problemas são ocasionados pela falta de conhecimento de outras culturas?

 

[Não atente a ir respondendo em tópicos, nem em responder a todos questionamentos. Deixe seu texto fluir, conforme for refletido pela notícia, pergunta e seu conhecimento de mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza qual das duas é

Mas qual delas forem são uns filho da .... kkk

Botaram uma galinha na esquina da minha casa com charuto, whisky e champanhe kkk

 

Qual sua religião?

Nenhuma

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Que ?

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Até com consciência.

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Que ?

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Sim[/b].

I6q8QEH.png?1396790657

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua religião?

Não tenho religião

 

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Sim porque eles acham que Deus é a solução pra tudo.

 

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Nossa demais,os religiosos ficam irritados e isso é bem legal.

 

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Não porque eu não tenho.

 

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Sim.

Persistir sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua religião?

Acredito em Deus e nos ensinamentos de Jesus. Sou uma pessoa que tenho fé, mas isso não quer dizer que eu tenha uma religião.

 

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Não, todos tem direito de escolha, sei que não sou melhor, mas também não sou pior que ninguém, pois tudo é questão de crença e escolha, ninguém se baseia em fatos, evidências históricas, Deus não é algo impossível, ele é apenas improvável, que são duas coisas completamente diferentes.

 

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Talvez, mas sempre que questiono algo, eu tento pleo menos estudar um pouco sobre o assunto, não faço críticas gratuitas.

 

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Não.

 

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Não que eu me lembre.

 

Você acha que no Brasil, por haver grande sincretismo religioso, deveria haver mais aceitação, apesar destas diferenças?

Estamos falando de um país onde a educação está em 7°,8° plano, logo a ignorância impera no Brasil, não só na Religião mas em vários quesitos.

 

Há em tudo isso uma questão Histórica? Cite algum exemplo histórico que represente e guerra entre religiosos ou segregação religiosa.

Creio que a religião teve papel importante no mundo como conhecemos hoje, pois tudo começou quando Constantino adotou o Cristianismo como religião oficial de Roma, a Igreja Católica começou a ganhar poder, tanto que o exército do Vaticano era o exercito mais poderoso da Idade Média, na Europa, e com as grandes navegações e grandes descobertas, América, Brasil, Etc... O Cristianismo se difundiu por todo o Ocidente, e junto com ele suas doutrinas e "leis", tanto que até hoje América/Europa são católicas. No séc 7/8, se eu não me engano, surgiu Maomé e o Islamismo, logo suas doutrinas e "leis" foram difundidas no Oriente Médio, que até hoje é a religião dominante no Oriente Médio. Nesse período ocorreram as Cruzadas, Santa Inquisição, vários conflitos religiosos.

Durante a segunda guerra, o Nazismo, partido financiado pela Igreja Católica, cujo o Papa era Alemão, perseguiu e matou milhões de judeus (coitado dos judeus, há 2000 anos são perseguidos e mortos pelos Romanos, Católicos, Islâmicos, Nazistas, etc...). Após a segunda guerra, houve a criação do Estado de Israel, onde os Judeus foram "enviados" para lá, só que só tem um problema, eles estão no Oriente Médio, onde 99% é Islâmica, religião onde o objetivo de muitos é matar infiéis (judeus), e desde dessa época até hoje existe o conflito israel x palestina. Enfim são muitos assuntos no qual não quero falar aqui, pois nao quero me alongar muito.

 

 

Você CONHECE outras religiões? Se não, por que nunca se interessou a conhecê-las?

Não é prioridade pra mim conhecer outras religiões.

 

Você acredita que esses problemas são ocasionados pela falta de conhecimento de outras culturas?

Também, mas principalmente pela falta de respeito com o próximo.

 

Não vejo a religião como a causa de todos os males. Essa causa é a própria natureza humana, que é essencialmente ruim.

tumblr_nh3x0vS7pE1s8gsn8o1_500.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua religião?

Não tenho religião, mas tenho a minha fé, sigo ensinamentos de cristo.

 

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Não, cada pessoa é uma pessoa, mas creio que eu seja melhor, que religiosos alienados, que vivem a vida no cabresto do líder religioso da sua facção de fé.

 

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Não que eu saiba, apenas critico, com argumentos sólidos.

 

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Não, por não ter.

 

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Várias, minha familia parte de pai, é toda protestante, e são bem rigorosos quanto a isso, são bem intolerantes com qualquer coisa.

 

Você acha que no Brasil, por haver grande sincretismo religioso, deveria haver mais aceitação, apesar destas diferenças?

Deveria, mas não tem.

 

Há em tudo isso uma questão Histórica? Cite algum exemplo histórico que represente e guerra entre religiosos ou segregação religiosa.

Creio que sim, mas ao mesmo tempo que não é tão por isso.

 

Você CONHECE outras religiões? Se não, por que nunca se interessou a conhecê-las?

Sim, procuro absorver um pouco de todas, cada uma tem algo bom pra falar. o negócio é só não virar um cego.

 

Você acredita que esses problemas são ocasionados pela falta de conhecimento de outras culturas?

Sim, falta de conhecimento, gera um conceito ruim e pré definido, que gera juízes como esse, que gera uma sociedade como a nossa.

uw9xeXA.gif

Ser capaz de perseguir nossos próprios sonhos é o que nos faz fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba.... kkkkkkk aqui ninguem fala a religião que vai... vai falar que todo mundo não segue uma ... aff ¬¬' isso já é uma vergonha kkkk

 

No intimo.. e na vida real , kkk quase todos vão.. mais aqui.. ninguem fala a verdade né...

rs6Ye3K.pngfMFeFz2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba.... kkkkkkk aqui ninguem fala a religião que vai... vai falar que todo mundo não segue uma ... aff ¬¬' isso já é uma vergonha kkkk

 

No intimo.. e na vida real , kkk quase todos vão.. mais aqui.. ninguem fala a verdade né...

 

Qual o problema ?

I6q8QEH.png?1396790657

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua religião?

Espirita ( É algo superficial , se for ver certinho , o espiritismo não é um religião - MAS , fica fácil de identificar )

 

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Em partes sim , porém isso não faz parte da doutrina e sim de mim . Meu orgulho me leva a isso .

 

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Sim . Com e Sem consciência .

 

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Sim

 

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Não lembro '-' .

 

Há em tudo isso uma questão Histórica? Cite algum exemplo histórico que represente e guerra entre religiosos ou segregação religiosa.

Não sei em se é em tudo , mas na maioria das vezes sim . Tem várias .. Jogo de Poder , o que foi criado antes , está hoje .

 

Você CONHECE outras religiões? Se não, por que nunca se interessou a conhecê-las?

Sim , já ouvi diferentes '' versões '' para chegar a uma conclusão . Até os 11 anos de idade eu ia na igreja católica .

 

Você acredita que esses problemas são ocasionados pela falta de conhecimento de outras culturas?

Ajuda né.

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

4. Ligue a sua televisão, uma das coisas que os jornais mais falam são sobre conflitos de civilizações.

 

1. A partir do momento que você acredita em você mesmo... E é isso que é a essência da fé, você não precisa acreditar em nada a não ser em você mesmo.

E a partir desse pensamento, você se torna diferente, não melhor, a questão nunca vai ser ser melhor que alguém, e sim diferente de muitos.

 

2. Não, procuro sempre ter certeza do que eu estou falando, procuro pesquisar toda vez que for argumentar, isso em qualquer assunto.

 

 

7. Não me interessei pois são contraditórias.

 

8. Não só por falta de conhecimento, mais pela falta de procurar saber, e basicamente, a falta de estudar e ler.

" Odiar "Adeus" sobre todas as coisas. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua religião?

Deísmo.

 

Você acredita que é melhor que outro por crer em algo que parece melhor?

Não.

 

Você já disse algo preconceituosa, mesmo que sem "consciência", sobre outras religiões?

Sim.

 

Você sofre preconceito por causa de sua religião?

Não.

 

Você já presenciou alguma situação de intolerância religiosa?

Sim.

 

Você acha que no Brasil, por haver grande sincretismo religioso, deveria haver mais aceitação, apesar destas diferenças?

Sim, desde que não interfiram...

 

Há em tudo isso uma questão Histórica? Cite algum exemplo histórico que represente e guerra entre religiosos ou segregação religiosa.

Há sim, o catolicismo é um bom exemplo do passado de guerras entre religiões.

 

Você CONHECE outras religiões? Se não, por que nunca se interessou a conhecê-las?

Acredito que conheço algumas, mas não me interessa conhecer o resto visto que já encontrei minha própria crença.

 

 

Você acredita que esses problemas são ocasionados pela falta de conhecimento de outras culturas?

 

O problema é a falta de respeito, só isso.

 

 

respondi diretamente pois não estou com saco pra criar textos sobre este assunto, basicamente é algo meio desnecessário... Não me trará retorno algum discutir sobre crenças, o que me trás retorno são fatos. Ahh sdds deles.

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O juiz revogou o que disse, embora tenha mantido sua decisão...anyway, achei que para ser juiz tinha que ser no mínimo inteligente.

O fato de ter dito tais palavras nos tempos atuais, aonde qualquer coisa que tu fala é preconceito, já demonstra uma certa falta de inteligência no ser, no mínimo um pouco de falta de noção.

Além do mais os argumentos dele para mim são inválidos, religião na minha opinião é puramente a fé, bíblia, veneração a um ou mais deuses são características de algumas religiões, não uma regra a ser seguida, e estrutura hierárquica? Sério que ele acha que isso é algo essencial na religião?

Anyway, não possuo nenhum tipo de religião e nem faço questão de ter, portanto não irei responder nenhuma pergunta, apenas que, não acho que há algum tipo de preconceito com tal religião pelas questões destacadas pelo gênio do juiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.