Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Direito


HaTaKe' ~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Este princípio do "equilíbrio do poder", uma vez formulado, tornou-se um axioma de ciência política. Fénelon, nas suas Instruções, explicou o axioma ao jovem Luís, duque da Borgonha. Frederico, o Grande, no seu Anti-Maquiavel, proclamava o princípio do "equilíbrio de poder". Em 1806, Friedrich von Gentz reafirmou-o com clareza excepcional no Fragmentos sobre o Equilíbrio do Poder. O princípio formou a base das coalizões contra Luís XIV e Napoleão e o motivo (ou desculpa) para a maioria das guerras européias ocorridas entre a Paz de Vestfália (1648) e o Congresso de Viena (1814), especialmente do ponto de vista britânico (inclusive, em parte, no que tange à Primeira Guerra Mundial).

 

Durante a maior parte do século XIX, a série de movimentos nacionais que remodelou o mapa da Europa obscureceu o equilíbrio do poder. Não obstante, este princípio fundamentou todos os esforços da diplomacia no sentido de contrarrestar ou direcionar as forças resultantes da Revolução Francesa. Após a revolução e com a restauração da tranqüilidade, o princípio reemergiu como motivo operacional de várias alianças políticas cujo objetivo ostensivo era a preservação da paz.

 

Têm como resumir e deixar bem explicado isso dai?

Abraços

 

ibilYrc6bmmW0q.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Equilíbrio de Poder" seria a "democracia" daquela época.

Maquiável acreditava que a burguesia e o reino são coisas diferentes, assim digamos, no livro O príncipe.

Luís XIV e Napoleão apoiavam Maquiável, acreditavam que eles eram o poder da nação e não precisavam da burguesia...

Acabou resultando em guerras entre a Paz de Vestfália (1648) e o Congresso de Viena (1814). Com isso a Inglaterra também tinha seu ponto de vista, levando isso à Primeira Guerra Mundial.

 

Vários acontecimentos acabaram por "remodelar" a Europa, desacreditando no "equilíbrio de poder". Com os mesmos princípios, levantou todos os reforços para a Revolução Francesa, que em seu término, restaurou a tranquilidade européia e o inicio de vários outros partidos políticos em prol da paz!

 

É mais ou menos isso que eu entendi o texto rçrç

Espero que ajude!

 

Abraços!

Ro1uiHj.pngTVboxpa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.