Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Egoísmo - Altruísmo


Victor Flecker
 Compartilhar

Posts Recomendados

Você está em um hotel com a pessoa que mais ama no mundo, fez o check-in, subiu para o quarto, deixou suas malas e saiu com a pessoa para dar um jantar. Mas o hotel está sendo assaltado, uma quadrilha havia planejado um grande golpe no hotel, estão no saguão com reféns, mas a polícia chega e começa uma troca de balas... Você e sua pessoa amada não ouviram nada, seguem tranquilamente seu plano de passeio enquanto descem de mãos dadas pelo elevador. Em uma tentativa desesperada de não ser pego, um dos bandidos corre em direção aos elevadores, e a cabine que você está é a que abre primeiro, ele entra, aponta uma arma para sua cabeça e diz: -"Vocês viram meu rosto, não posso deixar testemunhas, mas não matarei os dois, apenas um, quem será?"

 

Você se voluntariaria para morrer ou deixaria your love one(pessoa amada) morrer?

 

 

 

Se sim:

 

 

Você nada mais é que um egoísta, não conseguiria suportar o fato da pessoa que você mais ama morrerá, viver sem ela seria insuportável para você, logo, você prefere a paz da morte a uma vida sem ela.

 

 

Se não:

 

 

Você nada mais é que um egoísta, prefere que a vida dela seja tirada ao invés da sua. Morrer é assustador, e ainda não é sua hora.

 

 

 

A pergunta é, altruísmo é algo real? Você acredita em ações altruístas? Cite um exemplo REAL(de preferencia, que você possa prova-lo).

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sim e no não eu sou Egoísta? Então tá, né. Eu deixaria ela morrer pra me salvar.

Mas a pergunta não tem sentido, se ambos vimos o rosto do bandido, então por que ele não mata nós dois, oras?

 

@Edit

 

A pergunta é, altruísmo é algo real? Você acredita em ações altruístas? Cite um exemplo REAL(de preferencia, que você possa prova-lo).

 

Claro que acredito, por que não? E quando uma pessoa ajuda outra que não conhece a carregar algo, mesmo sabendo que não vai ganhar nada em troca, por que ela ajuda? Ou quando vemos uma pessoa ajudando uma velhinha a atravessar a rua, ela não vai ganhar nada em troca, então por que ela fez isso?

 

[video=youtube;qYwqQdvyp60]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

600_71261c91-2a69-4fb7-951d-6cbd8e986e86.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que acredito, por que não? E quando uma pessoa ajuda outra que não conhece a carregar algo, mesmo sabendo que não vai ganhar nada em troca, por que ela ajuda? Ou quando vemos uma pessoa ajudando uma velhinha a atravessar a rua, ela não vai ganhar nada em troca, então por que ela fez isso?

 

Senso de autossatisfação não é nada?

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que eu não faço o que faço esperando algo em troca; o senso de auto-satisfação é dispensável a partir do momento em que eu não me sinto satisfeito com o meu próprio cumprir, quando acredito que poderia ter feito mais e melhor.

 

E dane-se o seu exemplo egoísta. Essa concepção egoísta da opção 1, seria quebrado após o ocorrido, onde pessoas aliadas a segunda vítima sobrevivente, a confortariam, demonstrando o sentido real da ação da vítima morta. E sim eu daria a minha vida pela pessoa que amo.

 

A opção 2 sempre será interpretada como um egoísmo. Não tem pra onde correr.

 

E sim, não tem lógica...se ele não quer testemunhas, pra que deixar uma viva e que pode ter sede de vingança? HAEEAUAEUHHUEAHUEUHAE

 

Faltou o exemplo:

 

Eu sou um exemplo, sem querer me gabar. Um ato que prova é o que eu faço por qualquer pessoa, em especial, aquelas a quem eu mais amo. Faço algo, beleza, fiz algo por alguém que amo, até me sentiria bem, mas o problema é que pelo meu perfeccionismo, poderia ter feito mais e melhor, logo, não me sinto satisfeito, mas sei que aquela pessoa sim. É como duas forças aleatórias e opositoras, que anulam x efeito num corpo.

"Well over there there's friends of mine

What can I say? I've known 'em for a long, long time

And they might overstep the line, but I just cannot get angry in the same way.."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que eu não faço o que faço esperando algo em troca; o senso de auto-satisfação é dispensável a partir do momento em que eu não me sinto satisfeito com o meu próprio cumprir, quando acredito que poderia ter feito mais e melhor.

 

E daí? Isso é altruísta como?

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você questiona tanto, qualé seu conceito de altruísta, meu filho.

"Well over there there's friends of mine

What can I say? I've known 'em for a long, long time

And they might overstep the line, but I just cannot get angry in the same way.."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até parece que um bandido (uma quadrilha toda na real) planejaria um golpe dessa grandeza e iriam sem mascara e ainda por cima matar 1 e deixar o outro vivo.Masoq eu partiria pra cima do cara e se ele me matasse pelo menos eu não fui um bosta de deixar outra pessoa morrer ou até mesmo morrer por outra pessoa que provavelmente não exitaria em mandar o sujeito me mandar dessa para uma melhor.

War... War Never Changes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, eu não daria minha vida pela pessoa. Claro que eu não garanto isso, como viveria sem a pessoa que eu amava sabendo que poderia salva-la? Logo minha vida seria inútil.

 

O altruísmo é real, mas só que nós não o vemos muito nos dias de hoje. Pode procurar, você acha, mas as pessoas normalmente fazem para sentir-se bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, eu não daria minha vida pela pessoa. Claro que eu não garanto isso, como viveria sem a pessoa que eu amava sabendo que poderia salva-la? Logo minha vida seria inútil.

 

O altruísmo é real, mas só que nós não o vemos muito nos dias de hoje. Pode procurar, você acha, mas as pessoas normalmente fazem para sentir-se bem.

 

De um exemplo please

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que fazemos algo bom, é porque queremos receber algo em troca, mesmo que inconscientemente.

 

Tem gente que doa alguma coisa e posta no Face pra mostrar hue

 

Tem gente que doa alguma coisa mas nem por isso posta no Face ou sai dizendo pros outros. Mas, de qualquer maneira eu faço pra ficar feliz. Porque fico feliz quando faço algo bom pra alguém. Então na verdade apenas faço isso pra me sentir bem comigo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um exemplo please

 

Aqueles Médicos Sem Fronteiras. Uma ONG sem fins lucrativos francesa.

Eles levam médicos em países que passam por dificuldades.

 

Dos vários voluntários, podemos selecionar alguns altruístas ao extremo.

Isso sim é altruísmo, não é uma ação rápida, é contínua. A ONG tá lá, desde 1971, ajudando os necessitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqueles Médicos Sem Fronteiras. Uma ONG sem fins lucrativos francesa.

Eles levam médicos em países que passam por dificuldades.

 

Dos vários voluntários, podemos selecionar alguns altruístas ao extremo.

Isso sim é altruísmo, não é uma ação rápida, é contínua. A ONG tá lá, desde 1971, ajudando os necessitados.

 

 

Lógico que não cara, assumindo uma realidade absoluta que todos que estejam relacionados a ONG sejam honestos, dos administradores ao enfermeiros... Ok, eles não lucram dinheiro com a ação, mas estar lá os satisfazem psicológica e emocionalmente.

 

Vou tentar explicar melhor:

 

Vi no Fantástico semana passada(eu acho), um holandês que mora no Brasil há 5 anos, já investiu quase 100 mil reais em escolinhas de futebol para criança, que ato maravilhoso, não? Acontece que a repórter pergunta para ele porque vale a pena tirar dinheiro do próprio bolso para esse projeto, e ele responde: "Porque me faz feliz, me sinto mais feliz dando uma atividade cultural para 500 crianças do que comprando um carro para mim mesmo".

 

Manjastes?

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Lógico que não cara, assumindo uma realidade absoluta que todos que estejam relacionados a ONG sejam honestos, dos administradores ao enfermeiros... Ok, eles não lucram dinheiro com a ação, mas estar lá os satisfazem psicológica e emocionalmente.

 

Vou tentar explicar melhor:

 

Vi no Fantástico semana passada(eu acho), um holandês que mora no Brasil há 5 anos, já investiu quase 100 mil reais em escolinhas de futebol para criança, que ato maravilhoso, não? Acontece que a repórter pergunta para ele porque vale a pena tirar dinheiro do próprio bolso para esse projeto, e ele responde: "Porque me faz feliz, me sinto mais feliz dando uma atividade cultural para 500 crianças do que comprando um carro para mim mesmo".

 

Manjastes?

 

Não pode-se afirmar que todos os membros que estão envolvidos com ONGs pensam assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se afirmar que nenhum humano tem a força do Hulk? Não, mas cá entre nós, nenhum ser humano tem a força do Hulk...

 

Você realmente acha que algum médico que está lá, está lá porque não quer estar lá, e não sente a liberação de dopaminas quando ajuda um paciente?

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que, mesmo a pessoa se sentindo bem ajudando o outro, o importante é ajudar.

 

Que sejamos todos egoístas fazendo com que outros fiquem felizes.

 

 

Minha escola tem um projeto que no segundo ano o EM, os alunos tem que recolher brinquedos e dinheiro para levar até crianças em determinadas creches.

É impagável ver o sorriso no rosto de uma criança que é largada lá toda manhã e só é pega pelos pais à noite. Um carrinho pode dar uma enorme felicidade a alguém.

E eu fico feliz de poder ajudar.

Idaí, nós dois estamos felizes. Acontece que a felicidade da criança pode acabar quando voltar pra casa e ver seus pais discutindo, ou quando for apanhar. Minha felicidade seguirá pois apenas terei a lembrança do sorriso dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apertava o botão pro elevador subir e jogava a pessoa no chão, enquanto eu viraria de costas pro cara e se ele tentasse entrar no negócio teria como fazer algo...nem que fosse catar o telefone do interfone e meter na cara dele UAHUAUHAHUAUH', e se tomasse um tiro nas costas dificilmente seria fatal kk'. (Tenso que isso só daria certo se ele estivesse meio longe né...mas se ele estivesse perto eu dava uma telefonada na cara dele assim que visse a arma AUHAUHHUAHUAHUAHUA')

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.