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'Lucifer

cabr (combat arms brasil) [Tutorial]Como se Tornar um Bom Sniper no Combat Arms

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Para jogar bem com qualquer arma, você precisa conhecê-la a fundo. Apesar de serem desenvolvidas primordialmente para combates à longa distância, podem sim ser usadas em CQC (Close Quarter Combat, ou combate em ambientes confinados). As snipers são divididas em três categorias, usando como critério o modo de disparo:

 

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Semi-automáticas: possuem boa precisão e alta cadência de disparo, porém apresentam dano reduzido (com exceção da série WA2000).

 

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Automáticas: mesmas características das semi-automáticas, apresentando apenas um diferencial: a possibilidade de se manter o gatilho pressionado e obter uma sequência de tiros (como ocorreria em um rifle de assalto por exemplo)

 

Bolt-action: traduzindo, são os rifles com ação de ferrolho. Como diz o próprio nome, ao disparar o jogador automaticamente se afasta e puxa o ferrolho da sniper para que outra bala seja carregada. São lentas em relação às automáticas e semi-automáticas, porém compensam com alto dano e precisão excelente.

Técnicas de tiro

As snipers podem ser utilizadas em quatro modalidades de tiro, dependendo da preferência do atirador e da situação.

 

Hard Scope: técnica mais comum, consiste em mirar cuidadosamente no alvo. Útil especialmente para longas distâncias, onde a precisão é ainda mais necessária para que o alvo seja atingido.

 

Drag Scope: técnica em que se atira com a mira em movimento, horizontal ou vertical. Por causa do rápido movimento executado nesta técnica, a precisão é bastante prejudicada porém não impede de acertar o alvo.

 

Quick Scope: técnica em que o atirador mira rapidamente e atira, quase que simultâneamente, obtendo precisão e velocidade. Utilizada em CQC, geralmente leva menos de 1 segundo para ser executada. Caso demore mais, dependendo da situação, não pode ser considerado quick scoping e a chance de você ser visto e morto é grande.

 

No Scope: técnica em que o atirador atira com a sniper sem mirar. É uma técnica utilizada em batalhas Sniper Only ou muitas vezes sem querer e no susto (sim, isso acontece e muito); porém, para dominá-la exige-se muito treino e costume com a sniper, pois cada uma possui precisão, spread e velocidade de recuperação diferentes.

 

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Abaixo, a apresentação e review de algumas das snipers mais poderosas do jogo. Estas são as melhores na minha opinião. Por motivos até óbvios, mostrarei apenas snipers disponíveis nos servidores brasileiros de Combat Arms.

 

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L96A1 Artic Wolf

 

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Versão modificada da L96A1 designada para missões no ártico, com resistência aprimorada ao frio. Estatisticamente, não difere da L96A1 porém você percebe claramente algumas diferenças ao compará-las em jogo. A Artic Wolf possui Supressor S1 integrado e parece apresentar precisão um pouco melhor, além de manter o alto poder de fogo e ser ligeiramente mais rápida para recarregar. É frequentemente utilizada em partidas Sniper Only por possuir um alto spread. Idêntica à L96A1 Ghillhie, diferenciando apenas na camuflagem.

 

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L96A1 Super-Magnum

 

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Mais uma versão modificada da L96A1; é uma variante mais pesada que comporta balas magnum para oferecer ainda mais poder de fogo. Visualmente, possui uma cor diferente (um pouco mais escura que o verde tradicional) e um Muzzle-Brake integrado. Tem uma cadência de tiro um pouco maior que as outras L96 e precisão melhorada, apesar de esta última não constar nos números. Sua capacidade de munição foi extendida em relação à L96A1 (5/15 contra 6/18 na Super-Magnum) e só pode ser obtida por meio de caixas MYST. É uma ótima arma para CQC por possuir boa cadência de tiro, precisão e alto spread. Possui desempenho semelhante à L96A1 Black-Magnum.

 

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L115A3

 

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A L115A3 possui características bem próximas das L96, da qual deriva. Sua principal vantagem em relação às anteriores é seu scope, com alcance mais longo e sua precisão aprimorada. Apresenta um silenciador integrado de alta qualidade, que não reduz seu alto dano. Por ser uma arma de cash, é pouco utilizada (pois quem pode comprar uma L115 com cash tem opções melhores pelo mesmo preço). Sua variante de GP, L115A2, possui desempenho semelhante mas ao invés de um silenciador, possui um Muzzle-Brakeintegrado e apresenta a cor cinza.

 

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M24A3 Woodland

 

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Sniper com precisão estatisticamente perfeita da série M24, que junta a portabilidade extra da M24 Woodland com o dano aprimorado da M24A3. Uma ótima arma para distâncias médias-longas. Possui bom poder de fogo, mas menor do que outras snipers, o que a torna mais 'tankável' do que outras snipers. Tem capacidade de munição maior que a maioria das snipers (7/21, totalizando 28 balas contra 20 da L96A1 por exemplo). Apesar de ser uma das snipers com maior portabilidade no jogo, não é recomendada para CQC devido à alta chance de seu tiro ser 'tankado' e a velocidade de saque baixa.

 

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M107CQ SE

 

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Famosa por ser a primeira sniper com scope em dois níveis, sendo este seu principal diferencial. Apresenta Muzzle-Brake integrado. Não é indicada para CQC devido à baixa portabilidade e o fato de não ser uma bolt-action, ou seja: depois de um tiro o scope não é tirado automáticamente, sendo recomendado o uso de quickswitching. É altamente recomendada em mapas como Kill Creek, pois seu scope faz com que você tenha uma boa visão do lado inimigo além de possuir pouco drop de dano mesmo com a longa distância do mapa. Funciona como uma sniper automática apenas no primeiro nível de scope, no segundo vira praticamente uma semi-automática, apesar de muitos a considerarem uma bolt-action fazendo uso de quickswitching.

 

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TPG-1 Master

 

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Considerada por muitos (e por mim também, e eu sei que ninguém pediu minha opinião) a melhor sniper do jogo. Último upgrade da família TPG, possui uma camuflagem aparentemente para operações no deserto, mas funciona bem em qualquer ambiente. Possui silenciador integrado, precisão praticamente perfeita, cadência de tiro e portabilidade razoáveis, além de grande capacidade de munição (5/25, totalizando 30 balas). Possui a mira de alta magnificação da L115A3 levemente melhorada, além de uma velocidade de saque boa. Seu único "defeito" é o alto drop de dano em distâncias longas. Pode ser ótima para CQC dependendo da habilidade do atirador, devido à precisão alta mesmo sem scope porém pouco spread. Sua variante mais baixa, a TPG-1 Pro, possui as memas características, porém capacidade de munição menor e um Muzzle-Brake ao invés de um silenciador, mas é eficiente na mesma medida.

 

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TRG-41

 

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Derivada das TPGs, a TRG-41 é estatísticamente igual à TPG-1 Pro, com quem compartilha muitas características, entre elas o scope de alta magnificação e Muzzle-Brake integrado. Porém, a TRG-41 é melhorada em algumas das falhas da TPG, possuindo drop de dano bem menor, o que a torna mais eficiente em longas distâncias, e possui cadência de tiro um pouco maior; em contrapartida, possui velocidade de recarregamento maior e sua recuperação de spread é lenta. Sua pintura verde-oliva ajuda na camuflagem com o uniforme padrão de combate.

 

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TRG-SE

 

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Variante da TRG-41, é a única sniper a possuir o scope de 2 níveis além da linha M107. Essa modificação aliada à alta precisão e dano da série TRG a transforma numa máquina de destruição. Possui boa portabilidade e cadência de tiro. É muito boa em CQC, pois possui boa precisão, boa recuperação de spread, grande capacidade de munição além do pente com 10 balas (10/20) e velocidade de recarregamento igual a da TRG-41. É considerado um item overpowered por muitos que não a possuem e sempre morrem pra ela. Pode ser, juntamente com a TPG-1 Master e a DSR-1 Tatical, considerada uma das snipers mais poderosas do jogo.

 

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DSR-1 Tactical

 

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Primeiro e único sniper rifle a apresentar dano e portabilidade perfeitos. Com seu design bullpup e Muzzle-Brake integrado, é altamente indicada para CQC por possuir precisão perfeita e rápida recuperação de spread. Estatísticamente, é a melhor sniper disponível; alta portabilidade e recuo muito baixos. O fato de possuir o Muzzle-Brake a deixa sem a opção de ser silenciada, e ela possui um som bem distinto de outras snipers, fazendo com que o atirador possa ser localizado facilmente. Ainda assim, não deixa de ter mais vantagens que desvantagens.

 

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WA2000 Classic

 

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Uma ótima arma, possui scope de alta magnificação, ótima precisão e dano máximo (exceção entre as semi-automáticas). Sua portabilidade também é alta, possui alta velocidade de saque e de recuperação de spread. Sua cadência de tiro parece baixa, mas por ser uma semi-automática você pode conseguir uma boa velocidade de tiros sem precisar tirar o scope. Boa para CQC e quickscoping, é bem rara e muito desejada, embora alguns d(e) se(u)s utilizadores reclamem de sua precisão "não tão perfeita".

 

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Como devem ter percebido, algumas palavras acima estão em itálico, pois são termos técnicos. Segue abaixo a explicação para eles:

 

Supressor: também conhecido como silenciador, é utilizado para diminuir recuo/flash do cano/barulho de tiro.

 

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Muzzle-Brake: é um compensador de recuo acoplado ao cano da arma. Funciona dispersando o gás produzido ao atirar para os lados ao invés de simplismente deixar que ele saia junto ao tiro. Não faz muita diferença em snipers bolt-action, já que ao mesmo tempo que o o recuo é recuperado é feito o processo de puxar o ferrolho da sniper. Como resultado, o atirador tem um barulho mais alto da arma ao atirar.

 

Bullpup: tipo de mecanismo de recarregamento, onde o gatilho da arma fica à frente do pente de munição.

Scope: é a mira da sua arma, pode ser classificadas em normal (TPG-1), alta magnificação (TPG-1 Pro) e 2 níveis (TRG SE), além das miras de ponto utilizadas em rifles de assalto, submetralhadoras e outros tipos de armas.

 

Quickswitching: técnica comum entre os jogadores em que você troca de arma rapidamente e volta para a arma anterior. Por exemplo, você está com sua sniper e puxa uma faca ou pistola. Você atira com a sniper e rapidamente aperta a tecla Q duas vezes, trocando de arma e voltando para a sniper. Muitas vezes compensa, dependendo da velocidade de recuperação da sua arma.

Quick Switching ou Scope

Então, aqui vão algumas dicas que posso falar, para fazer o quick scope, mas antes, vou lembrar (uma sniper de verdade não vai pra uma guerra assim, mas se tratando de Combat Arms... Então :

 

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1- Sensibilidade mais alta possivel, a maxima que você tenha o controle sobre o mouse.

 

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2- Salas only/somente sniper, exemplo: Death Room (Profissional) e Junk Flea , nunca leve mochila que leva 3 ou 4 armas, pois você perde velocidade e nao usa todas as balas... Aconselho mochilas padrões, profissionais ou veteranas, e invista o MÁXIMO em velocidade. Não use especialista, pois isso é motivo de kick no CABR.

 

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3- Não tenha medo de errar, pois é errando que se aprende. Não fique com raiva de morrer MUITO no início, pois é normal tambem... Evite usar snipers semi-automáticas... Use snipers que tenham 100 de dano. Exemplo: TPG's, L9's, L11's, DSR's, M200's, TRG's, S's(Clássica).... Todas estas que matam, ou pelo menos deveriam, matar com 1 tiro só...

 

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4- Se for todas as armas, e mesmo assim você for de sniper, sempre tenha uma boa pistola, pois isso as vezes pode te salvar. Exemplo: USP's, G23's e G18, pistolas com alta cadência de tiro. As outras pistolas são mais difíceis de se usar, por atirar mais lentamente, mas se optar, aconselho as Desert Eagle's, então vai do seu gosto...

 

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5- Se quer dica para personagens, eu aconselho: Mei + Bandana Cyclops + Oculos anti-flash. Se fôr personagem padrão, vá com ele, Colete de Reconhecimento + Bandana Cyclops + Óculos Anti-Flash ou Bandana de Elite de Aniversários. Deckland é meio 'gordo', opinião pessoal minha, mas também serve...

 

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6- Nao ligue se chorarem e pedirem pra te kikar, pois a cada kick que você leva, saiba, que é sinal que você está melhorando...

 

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7- Nunca fique de camper em apenas um local ! Só se for preciso MESMO. Conforme for melhorando, você usará uma sniper como se fosse uma AR, ou seja, usará ela em qualquer ocasião. Tanto de Perto quando de Longe.

 

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8- Isso é opcional, mas se quiser usar Extended Magazines em suas snipers, fiquem à vontade... Eu particularmente não uso, mas eles sao muito bons e te ajudam na hora de fazer uns 'combos' para não recarregar.

 

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9- Ao estar no momento de um salto, o tal do 'scope superman' , jogue a mira e atire sem medo, pois se mirar CERTO no alto, com certeza errará, entao, jogue a mira , mesmo do lado, você pegando o costume aprende a matar.

 

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10- Jogue sempre com os melhores, mesmo que você morra muito no início pense "cada vez que eu matar alguém será uma vitória", lembre-se jogando com os melhores você acaba por evoluir mais rápido visto que está sendo pressionado.

 

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11- Para reduzir o tempo de puxe do ferrolho(se tiver), mire, atire e pegue a faca ou a pistola, pegue a sniper denovo e repita o processo. Assim, você matará muito mais rápido.

 

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Eu sei que tu vai pensar no começo: QUE DROGA MANO ! Eu errei tudo quanto foi tiro ! ...

 

Acredite, eu sofri muito para fazer isso... se eu não morresse tanto tentando, meu K/D com CERTEZA seria bem maior...

 

Vejam um de exemplo:

 

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Ant-Monster's Combat Arms Sniper Montage 7! - YouTube

 

Esses dois próximos, é de x1, acredito que cansa ver o vídeo, mas olhe como se movimentar em um x1 de sniper, atirando e correndo, e não ficando em locais 'abertos' e fáceis de tomar um tiro no meio da cabeça e morrer. Vale a pena assistir se realmente estiver interessado:

 

[video=youtube;ZtKz3Y87xnQ]

[video=youtube;j6181pa3joM]

 

Mais outros:

 

[video=youtube;zR272lLvzE0]

[video=youtube;R8RI-uRU0us]

[video=youtube;ntgKYitx7ng]

 

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No Scope

Para fazer um No Scope (Sem Mira) na sniper, é muito fácil. Você somente irá acertar de perto, portanto, não tente fazer de longe (em raros casos, é possível de longe).

 

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Creditos

 

maxkiler2 = zDark

 

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STAFF 

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 MEMBRO 

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Muito bom o tutorial , bem organizado , com imagens , parabens e obrigado pela informação , merecia fixo !

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bom tutorial amigo!


Derrota após derrota até a vitória final.

 

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Gostei muito do vídeo G-36 ele mostra a movimentação ideal para um sniper!

 

Mas seu tutorial também esta impecável, explica muito na questão de quando atirar!

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Guest
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