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Guia de adc (diamante v)


Doft
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O AD Carry é um dos personagens mais importantes de toda a equipe de League of Legends. Seu poder denota ofensividade, uma vez que sua labuta durante uma partida está relacionada a sua alta capacidade de farm e de conquistar kills. No entanto, tamanho poder demanda uma grande responsabilidade em se manter vivo, por ser o personagem mais frágil e o mais focado durante as team fights. São geralmente campeões que atacam à longa distância e que precisam se posicionar de forma coerente com habilidade estratégica sem afobação. Fazem parte deste grupo seleto de personagens: Vayne, Caitlyn, Miss Fortune, Ashe, Corki, Graves, Draven, Ezreal, Tristana, Kog’ maw, Sivir, Varus, Twitch dentre outros.

 

Além de se posicionar bem, creepar é de suma importância para seu crescimento durante a partida, devendo o Adc estar a frente da média de seu time; acertar o last hit nos minions proverá sua evolução na “lane”, uma vez que, arrecadar extra gold se mostra eficiente para se equipar rapidamente com itens mais caros se comparados com a média geral da equipe. O farm é importantíssimo, uma vez que a cada 20 CS (Creep Score: a quantidade de minions arrecadados até um dado momento) o jogador recebe o mesmo valor em gold que teria conquistado ao matar um campeão – em dadas situações, é preferível continuar farmando do que perder vários minions para correr atrás de uma kill que por vezes é fadada ao fracasso.

 

Outro ponto importante para um Adc é se manter atento aos creeps de seu oponente na lane, o Adc do time adversário. Procure se manter a frente ou pelo menos no mesmo nível de seu oponente. Um dos melhores momentos para punir seu adversário concorrente na lane será quando este der o last hit contra seus minions. O inimigo normalmente estará ocupado e centrado em atacar o minion que está para padecer, desta forma, ele acaba por se expor se tornando um alvo fácil sem capacidade de revidar, ainda mais se for um jogador inexperiente ou que não tenha tanta intimidade com o personagem. Além disso, é importante se manter atento ao posicionamento do seu oponente quando o last hit for seu, a fim de poder surpreender o ataque de oportunidade de seu oponente com um contra-ataque.

 

Para início de jogo, uma boa opção de compra é a Lâmina de Doran combinada com Quintessências de Roubo de Vida, o que te dará, com certeza, maior sustain em sua lane neste começo.

 

Um bom Adc deve estar ligado quanto a escolha de suas magias iniciais. Aqui vai algumas sugestões de como combiná-las de acordo com seu oponente:

 

1. Cleanse + Flash: contra inimigos com muito CC;

 

2. Barrier + Flash: contra personagens com muito “burst damage” na lane como Zed (com as novas mudanças este combo tem sido pouco utilizado);

 

3. Ignite + Flash: quando vc se garante com o personagem e quer tornar sua lane mais ofensiva.

 

4. Exhaust + Flash: Com a redução de dano de 30% pra 50% do Exhaust, é uma boa estratégia para usar quando o time inimigo possui champions como Jax, Irelia, Nocturne, Zed, já que nem Heal e nem barreira iria te ajudar a se defender contra eles. – Dica oferecida pelo jogador “rekkles”, adc da equipe Fnatic (Novo).

 

5. Heal + Flash: boa opção caso a lane up do inimigo seja bem tanker, por exemplo uma shyvana ou um renekton, porque eles buildam um item ofensivo e o resto defensivo. Com o novo heal, que dá movement speed e diminui o life regen do inimigo, kitar os tankers ficou bem facilitado. - Dica oferecida pelo jogador “rekkles”, adc da equipe Fnatic (Novo).

 

league of legends league of carries by toaster141 d5znge9 Custom League of Legends: o Adc e suas funções

 

Quanto a formação de suas runas, até recentemente, um Adc precisava basicamente da seguinte formação: Dano de Ataque quanto as Marcas e Quintessências e Armadura nos Selos. Os glifos era selecionados de acordo com o gosto de cada jogador. Uma outra variação permitia focar em Penetração de armadura e Porcentagem de Acerto Crítico, que se mostrava também como uma boa opção. No entanto, após ter sido alertado por uma fonte amiga confiável – valeu grande Marcus Teixeira – as runas sofreram alguns updates recentemente, o que muda completamente esta sua organização. Vamos a novidade anunciada por ”rekkles”, adc da equipe Fnatic:

 

“Lifesteal Quint foi nerfada, Attack Speed Quint foi buffada, Armor Seals (runa amarela) foi nerfada. Essas 3 mudanças basicamente mudaram completamente a teoria quanto as runas, com isso é NECESSÁRIO uma mudança na sua rune page. Vamos as mudanças:

 

1. Seals – Armor seals: sempre foi a melhor escolha sem alguma contestação, mas já que tomaram nerf, você irá começar a ver a seal de Health (vida) como sua nova amiga.

 

2. Scaling level seals (seals que escalam com level), como por exemplo a Health ou Armor, nunca foi uma boa escolha, basicamente elas nunca te darão uma vantagem, apenas desvantagens. Ou seja, só nos resta a já familiar Armor seal ou Health seal, e usar as duas não é uma má ideia, atualmente eu (rekkles) estou usando 4 de armor seals e 5 de health seals deixando-me com 4 de armor e 40 de hp a mais

 

3. Quints: Quint de Lifesteal foi nerfada significamente, enquanto Attack speed bufado, dito isso Attack Speed Quints deve ser a nossa escolha.

 

Pessoalmente, gosto de usar “apenas” duas Quints de Attack Speed e uma de Attack speed, ficando assim com 11 Attack damage e 9% Attack speed. Motivo disso tudo é que te dá uma animação de ataque mais rápida, sendo assim você basicamente ganhará os trades daqueles que ainda continuam usando Lifesteal.

 

4. Marks continuam sendo attack damage e Glyphs sempre será da sua preferencia, e para mim o mais confortável são as de magic resist, sendo que você poderá dividir magic resist com attack speed, tudo depende support rival.

 

Buildar um item defensivo continua sendo o terceiro, ou as vezes o segundo item a se fazer. Blood (Sedenta) continua sendo seu primeiro item, sempre.”

 

Fonte:

 

Como enfatizado anteriormente, o posicionamento de um Adc é um critério de suma importância para seu sucesso na lane. Para ser um bom AD Carry o jogador deve saber se posicionar durante a “Lane fase” e não ficar sofrendo dano a toa para não ter que voltar pra base muito cedo, tendo como consequência a perda de XP e Ouro. Um Adc que ficar muito pra trás em seu farm prejudicará o seu time principalmente no mid-game.

 

 

A zona limítrofe de um Adc – Zoning – corresponde a área onde o jogador poderá manejar seu campeão, ou seja, sua circunscrição corresponde ao alcance do auto ataque do personagem e de suas habilidades. O termo “Zonear”, por sua vez, esta relacionado ao Adc destemido que ocupa os espaços de zona do seu inimigo e se posiciona exatamente entre ele e seus minions, fazendo com que este perca farm e experiência por estar acuado. Se um inimigo levar muito dano ao se aproximar dos minions ele somente conseguirá farmar embaixo da torre e isso, com certeza, prejudicará bastante a evolução de seu personagem. Este efeito é chamado pelos gamers de “Deny” que significa negar experiência e ouro para o oponente, atrasando seu planejamento de jogo.

 

Durante a primeira fase do jogo ou “Lane fase” a função de um Adc é farmar. Claro que pelas situações de jogo, caso surja alguma possibilidade de kill para o Adc, este deverá confirmá-la, angariando para si mais gold. Um “all-in” (ir com tudo para cima do ad carry adversário) juntamente ao seu suporte deverá ser analisado a cada situação, em decorrência de um inimigo com pouco Hp, sem reserva de poção de vida ou que esteja com feitiço de defesa no cooldown. O Adc que esteja sob apoio de suportes agressivos como Leona e Taric deverão organizar situações de “free damage” – ato de causar dano ao Adc inimigo sem sofrer dano. Destarte, um bom Adc aproveitará sua habilidade de “kite” ou kitar, que está relacionada a fundamentalmente andar-atacar aproveitando sua velocidade de ataque (alguns players usam o botão “shift” para sua execução).

 

 

Jogar seguro é a melhor opção para um Adc, tentar não ficar “cego” por uma kill dará ao jogador uma sobrevida necessária e estabilidade para o grupo, pois um Ad carry morto é inútil para o time. Além disso, numa team fight, é de fundamental importância se posicionar atrás dos personagens que “startam” o combate, pois manter-se vivo é o que mais importa para um Adc. No momento de uma team fight é importante que o Adc abuse do poke - atacar de uma distancia longa e segura em pequenos intervalos buscando consumir a vida do time inimigo para concessão de vantagem na team fight iminente.

 

 

 

Espero que essas dicas ajudem os novos jogadores a entenderem um pouco mais sobre a importante função de um Adc em um time de League of Legends. Quero que entendam que estas dicas não são exaustivas mas meramente exemplificativas, e que servem como guia prático para aqueles que almejam entender um pouco mais sobre o jogo. Desta forma, a habilidade de um bom Adc deve ser mensurada na prática e o teste maior será suportar as críticas de seus companheiros que impõem a responsabilidade da vitória de acordo com o desempenho de seu Adc. Você está preparado?

Derrota após derrota até a vitória final.

 

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