Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Voce acha Ed. Física uma matéria importante ?


Raoni1998
 Compartilhar

Posts Recomendados

Acho importante para os gordinhos largarem de serem sedentários, pelo menos se sentem humilhados na aula e procuram exercitar-se.

 

Na escola que estou atualmente a Educação Física tem um livro feito pelos professores sobre parte cardíaca, muscular e etc. Não temos no Ensino Médio, o que não me agrada muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Nos atuais dias de tecnologia educação física é mais importante do que nunca.

 

Acho importante para os gordinhos largarem de serem sedentários, pelo menos se sentem humilhados na aula e procuram exercitar-se.

 

Rapaz, não há razão para essa generalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não há razão para essa generalização.

 

Não só me referi aos gordinhos, como reduzi especificamente aos sedentários. Acho que reduzi ao grupo que queria me referir, ou não?

Também não quis dizer que todo sedentário é gordinho.

 

ele esqueceu de falar dos magrelas nerds sedentários também.

 

Estes não passam pelas situações que os com sobrepeso passam em uma atividade física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Não só me referi aos gordinhos, como reduzi especificamente aos sedentários. Acho que reduzi ao grupo que queria me referir, ou não?

Também não quis dizer que todo sedentário é gordinho.

 

 

 

Estes não passam pelas situações que os com sobrepeso passam em uma atividade física.

 

Ainda assim houve uma certa generalização, pois existem pessoas que sofrem de hipotireoidismo. Nesses casos o sedentarismo é um sintoma dessa doença e não é tratado com exercícios físicos, pois não faz efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda assim houve uma certa generalização, pois existem pessoas que sofrem de hipotireoidismo. Nesses casos o sedentarismo é um sintoma dessa doença e não é tratado com exercícios físicos, pois não faz efeito.

 

Não. O sintoma é o sobrepeso, atividade física pode ser feita. Engana-se se acredita que atividade física serve apenas para te deixar em forma, engana-se também quem não pratica simplesmente porque não funciona, como a minha mãe, gorda e depressiva... um dos dois o exercício iria resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria da garotada joga apenas bola na rua, então acho é preciso ter um tutor para ter uma educação esportiva. Não acho uma coisa precisamente necessária, mas ela faz deixarmos um pouco de lado o futebol e acabamos conhecendo novos esportes. E como um carinha de cima ai falou, a matéria é pouco investida no Brasil, e acaba tendo pouca visibilidade dos alunos. As meninas só querem queimado e os meninos só futebol e se não for um dos dois, ninguém participa da aula. Acaba se tornando meio que chato para o professor não poder ensinar coisas novas.

600_71261c91-2a69-4fb7-951d-6cbd8e986e86.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Não. O sintoma é o sobrepeso, atividade física pode ser feita. Engana-se se acredita que atividade física serve apenas para te deixar em forma, engana-se também quem não pratica simplesmente porque não funciona, como a minha mãe, gorda e depressiva... um dos dois o exercício iria resolver.

 

Rapaz, eu estou falando sobre hipotiroidismo. Conhece? Disfunção na glândula da tireoide que produz hormônios insuficientes para a necessidade do organismo. Desse modo, a pessoa engorda e não existe dieta e/ou exercício físico que a faça emagrecer, pelo contrário ela continua engordando. E com isso vem a fadiga, dor muscular, depressão, que leva ao sedentarismo, maiores chances de problemas cardíacos e etc. E isso só é tratado a base de remédios que restauram os níveis de hormônios [isso quando não é necessário intervenção cirúrgica], e quando tudo está ok, uma simples dieta já é capaz de fazer a pessoa retornar ao seu peso ideal. O contrário também ocorre, no hipertireoidismo, o sujeito come pra         mas não engorda, pelo contrário, emagrece. Resumindo, existem "gordinhos sedentários" por aí a fora que são assim por causa de uma doença e não por falta de exercícios físicos. Para estes, a educação física não é um meio para "largarem de serem sedentários".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu estou falando sobre hipotiroidismo. Conhece? Disfunção na glândula da tireoide que produz hormônios insuficientes para a necessidade do organismo. Desse modo, a pessoa engorda e não existe dieta e/ou exercício físico que a faça emagrecer, pelo contrário ela continua engordando. E com isso vem a fadiga, dor muscular, depressão, que leva ao sedentarismo, maiores chances de problemas cardíacos e etc. E isso só é tratado a base de remédios que restauram os níveis de hormônios [isso quando não é necessário intervenção cirúrgica], e quando tudo está ok, uma simples dieta já é capaz de fazer a pessoa retornar ao seu peso ideal. O contrário também ocorre, no hipertireoidismo, o sujeito come pra         mas não engorda, pelo contrário, emagrece. Resumindo, existem "gordinhos sedentários" por aí a fora que são assim por causa de uma doença e não por falta de exercícios físicos. Para estes, a educação física não é um meio para "largarem de serem sedentários".

 

Li tudo que você escreveu e já sabia de tudo que você escreveu. Acha que eu citei minha mãe por quê? Adivinha que problema ela tem? Isso não significa que ela não pode praticar esportes, ela pode. Menor intensidade e aos poucos vai progredindo, mesmo não emagrecendo, faz bem para o cérebro, melhora casos de depressão. Educação física é um meio para qualquer um largar de ser sedentário, se eles não aproveitam a chance porque não vão emagrecer, problema é deles, porque melhoraria o quadro (tirando a parte do peso, grande coisa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Li tudo que você escreveu e já sabia de tudo que você escreveu. Acha que eu citei minha mãe por quê? Adivinha que problema ela tem? Isso não significa que ela não pode praticar esportes, ela pode. Menor intensidade e aos poucos vai progredindo, mesmo não emagrecendo, faz bem para o cérebro, melhora casos de depressão. Educação física é um meio para qualquer um largar de ser sedentário, se eles não aproveitam a chance porque não vão emagrecer, problema é deles, porque melhoraria o quadro (tirando a parte do peso, grande coisa).

 

Minha irmã e minha mãe possuem hipotireoidismo, e nenhuma delas apresentou depressão mesmo sendo sedentárias. De qualquer forma, os exercícios físicos nesses casos possuem acompanhamento médico, junto com outros remédios. Nenhum desses casos diz respeito a matéria de educação física proposta no tópico e que você disse que era importante para "os gordinhos largarem de serem sedentários", que foi onde eu retruquei argumentando que nem todos os casos somente exercício físico é a solução do problema, ou o começo dela. E não adianta fazer exercícios físicos quando seu corpo é debilitado por outros meios. Você tem corrigir aos poucos o que te faz ficar debilitado para depois começar com exercícios físicos, isso se for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já já o Leão aparece aqui fazendo um texto.

 

Sim, eu acho importante o inventivo ao esporte desde cedo. O problema é que, como todas as outras matérias da escola, não é abordada de forma correta. Se torna algo meio facultativo, quando deveria ser obrigatório.

O pessoal acha que educação física é só dar uma bola de vôlei e uma de futebol e largar a turma no pátio do colégio, mas envolve muito mais do que isso.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Maaaaaais do que importante !!!

 

Eu era daqueles alunos que amava a Educação Física mais do que tudo, até porque eu já sabia que eu jogaria bastante futebol com meus amigos. Para mim bastava, ficava mais do que satisfeito, nunca reclamava, tirava sempre 10, não faltava e era super amigo dos professores ! Agora que entrei para a faculdade de Educação Física, levei tanto tapa na cara por achar que aquilo que eu tive eram aulas de EF... Eu estou concluindo meu segundo semestre no curso e já vi tanta coisa que mudei totalmente meus conceitos. O curso de EF abre bastante nossa mente, traz novos horizontes e soluções que a gente não enxerga facilmente, sendo que está bem na nossa frente. Além de receber também uma gama de conhecimento sobre a cultura corporal de movimento. Certa vez, meu professor de Seminário Pedagógico aplicou uma prova no qual continha apenas uma pergunta e nós deveríamos redigir uma breve redação para respondê-la. E este tópico é perfeito para que possa mostrá-la aqui ! A pergunta é a seguinte:

 

WQWTJ.png

 

"Qual a importância da Educação Física como componente curricular da Educação Básica?"

 

O tempo mostra a evolução da Educação Física que ocorreu nos últimos anos. No passado, a cultura corporal de movimento que era transmitida pelos professores de Educação Física era bastante militarizada, rígida, utilizada também como ferramenta de formação social do aluno. Focava-se muito no desenvolvimento da aptidão física dos estudantes, por isso os exercícios eram bastante "mecanizados", não trabalhavam corpo e mente separadamente.

 

Com o passar do tempo, certo conhecimento foi adquirido e a fase de transformação da Educação Física teve início. A visão e perspectiva agora era a descoberta de novos talentos nos esportes para que o país tivesse bons representantes. Após algumas discussões, pairava no ar uma possível resposta para a pergunta: "Qual é o objeto de estudo da Educação Física?". Para tal indagação, o "esporte" transcendeu como resposta. Com o crescimento dele, interesses políticos e econômicos surgiram para servir como força motriz para seu desenvolvimento, criando assim o processo de "Esportivização" da Educação Física.

 

De certa maneira, isso deu um "gás" para que houvesse uma reviravolta e novas atenções foram dadas à ela, fazendo com que um novo questionamento surgisse: "Teria a Educação Física importância e bagagem cultural suficiente para participar como componente curricular da Educação Básica nas escolas?". Sair da linha de pensamento criteriosamente rígida e pesada para uma bem mais flexível e leviana que daria ao aluno uma formação sociocultural mais apurada e interessante agradou a maioria e foi devidamente aceita.

 

Esta nova fase de adaptação da Educação Física permitiu que fosse definido seu papel na escola, que seria dar a oportunidade ao aluno de aprender sobre a cultura de movimento humano, através de uma linguagem objetiva (por oferecer meios mais claros de se compreender, além de atrativos) e lúdica. Além disso, o professor ainda pode ensinar sobre o controle do corpo e seus limites, educar através do esporte com a expansão da mente e entretenimento das práticas corporais e seus benefícios, principalmente em relação à saúde, apresentar formas de distribuição do lazer em qualquer lugar, ativar a criatividade dos alunos diante qualquer situação, entre várias outras possibilidades. Estes são os conteúdos do ensino da Educação Física!

 

Toda essa história de transformação, adaptação e progressão da Educação Física permite-nos compreender sua fundamental importância como componente curricular nas escolas. Assim como outras matérias, a EF tem seus meios e artemanhas para contribuir na formação dos alunos, na compreensão do direito do corpo e no enriquecimento da cultura, através da humanização por meio de práticas que criam a existe^ncia social. Portanto, não mais tendo o antigo caráter militar, podemos formar um novo ambiente escolar e social com a Educação Física, mesmo que atualmente ainda não atingimos sua capacidade total de contribuição.

 

WQWTJ.png

 

Muita gente resume uma aula de Educação Física boa em apenas o básico do esporte (normalmente os 4 principais: futebol, basquete, vôlei e handebol), mas não faz ideia do que é realmente possível fazer com o conhecimento existente sobre o corpo e seus movimentos. Para mim, a EF é muito mais do que importante, ela é essencial. O conceito atual dela e de suas aulas é totalmente errôneo, basicamente por causa de vários "profissionais" que apenas dão o famoso futebol para meninos e queimada para as meninas, acaba por bitolar qualquer tipo de progresso. Os verdadeiros profissionais que batalham por uma EF mais valorizada enfrentam o comodismo, os interesses públicos (políticos e econômicos) e outras tantas coisas diariamente. Afinal, é muito mais fácil vender um produto como a Coca-Cola e um sanduíche do Mc Donalds do que conquistar um corpo saudável e preparado para tantas situações.

 

Eu poderia falar bastante, mas acho que redigi demais e vai acabar ficando um pouco chato ! Obrigado a quem leu até o fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal acha que educação física é só dar uma bola de vôlei e uma de futebol e largar a turma no pátio do colégio, mas envolve muito mais do que isso.

 

mas os professores fazem praticamente apenas isso

pelo menos na minha escola o veio gaga não bate bem das ideia e da aula assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
mas os professores fazem praticamente apenas isso

pelo menos na minha escola o veio gaga não bate bem das ideia e da aula assim

 

É uma pena, meu amigo. Infelizmente é esse tipo de professor que impede tanto a evolução da grande Educação Física, a verdadeira :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É lógico que Educação Física é importante. E na verdade, é uma das aulas que jamais em hipótese nenhuma deveria ser julgada como menos importante. Sim, aqueles marmanjos pagadores de malandro falam que vão ser professores de EF, mas vai chega na aula teórica, provinha escrita;

Doenças musculares;

Tecido Muscular;

Distrofia Muscular;

etc.

Tudo zero.

 

Educação Física, pessoalmente entra no meu top 5: Matemática, Biologia, Português, Educação Física e Filosofia.

IRAT7HM.pnga2i1hRq.png

 

By your side, By your side,

I was waiting for you, I loved you.

Hey, hi, hey look, hey, hi.

Hey, hi, hey! Look at the sky!

I’m not going anywhere!

Goodbye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Apesar do meu colégio não se importar muito com isso...

 

Minha mãe disse pra mim alguma vezes, que quando ela estudava no fundamental, as aulas de educação física eram separadas das aulas normais. Tipo, dás 7h da manhã até as meio dia só E.D. Física. Só que o pessoal gostava de ir e etc... afinal, eles não tinham tanta tecnologia como hoje.

 

Pra mim seria legal voltar com isso. Porque é horrível, você depois da aula na quadra, tá toda grudenta, suada, cansada, com dor de cabeça de tanto correr, um calor desgraçado, uma sede que parece que passou dias no deserto do Saara... e ter que voltar pra sala, não dá. O ideal seria algo que fizesse o pessoal se exercitar fisicamente, descansar, e depois exercitar a mente.

 

No meu colégio, o minimo que fazem é campeonato de futebol. E só pros homens ainda. Eles não incentivam as garotas a fazer exercício nenhum... e quando tem como elas participarem, a maioria tá com jeans, sapatilha, salto, camiseta indecente... argh.

 

A maioria das escolas são assim. ;-;

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acrescentar o tópico então:

 

Educação física é uma física do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de conseguir um melhor condicionamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. A educação física trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.

 

É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas e exercícios físicos não-competitivos e desportos com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.