Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Iluminação e sombras


รнαdσω™
 Compartilhar

Posts Recomendados

CONCEITOS BÁSICO SOBRE ILUMINAÇÃO E SOBRAS!

 

Achei uns conceitos bem simples e que são de muita utilidade e vim aqui passar pra vocês. É uma explicação bem vaga, muito simples e rápida, porém com um conteúdo muito útil que podem ajudar a você ter um entendimento melhor sobre iluminação e consequentemente ajudar na blendagem de texturas, effects, fractais e etc.. Enfim, sem mais delongas vamos ao que interessa.

 

Iluminação Básica

 

Olhando a imagem abaixo percebemos de cara que a fonte de luz vem do canto superior esquerdo. O destaque é o lugar onde a luz é mais forte e as sombras surgem sobre o lado mais distante da fonte luminosa.

 

a2ExZqx.jpg

 

Talvez a parte mais importante do trabalho com iluminação é saber de onde a luz é proveniente. A fonte de luz irá determinar onde ficarão os destaques e sombras e consequentemente irá fazer com que seu trabalho fique mais bonito e em um nível mais avançado se bem aplicado o efeito.

 

 

Gradientes

 

No mundo real, poucas coisas têm um tom de cor plano (uma cor sólida), ou seja, caso queira deixar seu trabalho mais real sempre é bom aproveitar dos gradients. Luz e sombra estão em tudo. Utilizar gradientes suaves é uma ótima maneira de proporcionar profundidade e trazer vida ao seu trabalho.

 

sBADfHT.jpg

 

O segredo do uso dos gradientes é não exagerar na mudança de tons, prefira gradientes entre tons próximos, um escuro para um menos escuro, um tom claro para um menos claro, sempre da mesma cor, modificando apenas os tons.

 

 

Sombras Básicas

 

Sombras podem realmente acrescentar profundidade visual e textura quando utilizada da maneira correta. A chave é não exagerar.

 

As qualidades de uma sombra dependem da direção da luz e sua intensidade, assim como a distância entre os objetos e a superfície onde a sombra irá se espalhar. Quanto mais forte for a fonte de luz, mais escura e nítida será a sombra. Já se a luz for suave, a sombra também será.

 

il1EwwY.jpg

 

 

Sombras Avançadas

 

Você pode fazer muita coisa além da básica sombra, dando aos elementos uma terceira dimensão. Longas sombras são uma ótima maneira de alterar a relação espacial entre os objetos em seu trabalho.

 

Nos exemplos abaixo, a mesma latinha de Coca-Cola pode ter suas posição completamente alterada, dependendo da sua sombra.

 

mGA8hGG.jpg

 

Wws8Daw.jpg

 

OHI7A9o.jpg

 

Enfim são conceitos simples e pequenos de como usar esses recursos, porém pra quem se interessar, e ter criatividade, vai ver que com um pouco de esforço essas dicas vão ser muito úteis, peço desculpas por ser pouco conteúdo, porém não tem muito sobre o que falar pois as imagens dizem por si só, e não quero ficar enrolando.

O tutorial real foi feito para Web Design e eu dei uma pequena adaptada, e algumas pequenas explicações, para Design Gráfico e para ser mais útil para quem deseja utiliza-lo nas suas tags, lps e etc.

 

Créditos:

 

Bruno Avila - Cursos Online

 

Postagem completa (está completa porém voltado para Web Design, como eu disse eu apenas adaptei pequenas partes, os créditos são totais do dono do site):

 

5 Truques Simples de Luz e Sombra (Efeitos de Gradiente)

ibuTacb3grLxgH.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial, é bem importante saber distinguir e definir de onde vem luz aonde vai ser a sombra, tanto em desenhos signs ... Ficou muito bem explicado com imagens, parabéns obrigado por postar, vai ajudar muita gente ^^

"O fator humano é o elo mais fraco da segurança."

- Kevin Mitnick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.