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Aprendendo a fazer calculadora no delphi 7


ricardolg36
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Abra o Delphi e altere as seguintes propriedades no formulário:

 

BORDERS ICONS: biMaximize: false | biHelp: false

CAPTION: Calculadora Oficina da Net

HEIGHT: 350

NAME: calc_on

POSITION: poDesktopCenter

WIDTH: 250

 

 

 

Após ter alterado essas propriedades, salve o arquivo com o nome de frmcalc_on para o arquivo do formulário (.frm) e calculadora para o arquivo do projeto (.dpr).

 

Agora que você já preparou a base da sua calculadora, vamos colocar nela o visor e os botões. Para isso, insira no formulário:

 

1 Edit (para fazer o visor)

16 Buttons (para fazer os botões)

 

Altere as propriedades dos componentes de acordo com as informações abaixo:

 

EDIT

 

HEIGHT: 30

NAME: visor

TEXT: “deixe em branco”

WIDTH: 240

 

BUTTONS (para todos os componentes buttons inseridos no formulário)

 

HEIGHT: 50

NAME e CAPTION: os valores dessas propriedades dos buttons serão dados de acordo com a função de cada um deles, siga a tabela abaixo para nomear cada Button.

 

 

 

WIDTH: 50

 

Dica: quando você possui vários componentes onde eles terão valores iguais em propriedades iguais, não é necessário fazer a alteração dos valores um a um, basta você selecionar todos os componentes (no nosso caso os buttons) e fazer a alteração das propriedades; assim todos eles receberão os valores de uma só vez.

 

 

 

Chegamos ao final da primeira parte da montagem da nossa calculadora, no próximo artigo começaremos a trabalhar para a nossa calculadora fazer o primeiro cálculo.

 

Abra o arquivo criado na primeira parte do artigo para que possamos dar continuidade ao trabalho (estudo).

 

Antes de mais nada, declararemos as variáveis necessárias para armazenamento das informações para os cálculos. Veja abaixo o nome das variáveis e os seus tipos.

 

Valor: real; (armazenar os valores informados)

Operacao: Integer; (armazena o tipo de operação solicitada)

valorinteiro: integer;

 

Essas variáveis deverão ser declaradas antes de implementation, no início do código fonte da calculadora, já são variáveis globais (variáveis que podem ser usadas em qualquer parte do código).

 

Após criadas as variáveis, vamos começar a colocar os códigos nos botões da nossa calculadora.

 

Alguns botões terão praticamente o mesmo código, pra esses botões apresentarei apenas uma vez o código e indicarei as alterações a serem feitas nos demais botões.

 

Coloque o seguinte código no evento OnClick de cada um dos botões de números.

 

visor.Text:=visor.Text +'X'; (onde X é o valor do botão, indo de 0 a 9)

 

Esse código fará com que o visor (que é o componente Edit chamado visor) receba o valor do botão clicado.

 

Repita esse código pra todos os botões de números, alterando o valor de X.

 

Colocados os códigos nos botões de número, vamos agora colocar o código no botão da virgula. Esse botão é importante no caso de trabalharmos com números decimais.

 

O código é simples, basta repetir o código do botão de número e trocar o número pela vírgula (,).

 

visor.Text := visor.Text + ',';

 

Terminamos os códigos para os botões de formação dos números, agora vamos criar os códigos para os botões de cálculo (adição, subtração, divisão e multiplicação).

 

Botão de ADIÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

if (visor.Text <> '') then {aqui iremos verificar se o valor contido no visor é vazio, ou seja, sem nenhum valor}

Begin

valor:=strtofloat(visor.text); {a variável valor recebe o valor contido no visor, devidamente transformado em um valor float, através da variável strtofloat}

operacao:=1; {a variável operacao recebe 1, que é o valor para a operação de soma ser recohecida mais adiante}

visor.text:=''; {visor fica em branco}

end;

 

Botão de SUBTRAÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

if (visor.Text <> '') then {aqui iremos verificar se o valor contido no visor é vazio, ou seja, sem nenhum valor}

Begin

valor:=strtofloat(visor.text); {a variável valor recebe o valor contido no visor, devidamente transformado em um valor float, através da variável strtofloat}

operacao:=2; {a variável operacao recebe 1, que é o valor para a operação de soma ser recohecida mais adiante}

visor.text:=''; {visor fica em branco}

end;

 

Botão de DIVISÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

if (visor.Text <> '') then {aqui iremos verificar se o valor contido no visor é vazio, ou seja, sem nenhum valor}

Begin

valor:=strtofloat(visor.text); {a variável valor recebe o valor contido no visor, devidamente transformado em um valor float, através da variável strtofloat}

operacao:=3; {a variável operacao recebe 1, que é o valor para a operação de soma ser recohecida mais adiante}

visor.text:=''; {visor fica em branco}

end;

 

Botão de MULTIPLICAÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

if (visor.Text <> '') then {aqui iremos verificar se o valor contido no visor é vazio, ou seja, sem nenhum valor}

Begin

valor:=strtofloat(visor.text); {a variável valor recebe o valor contido no visor, devidamente transformado em um valor float, através da variável strtofloat}

operacao:=4; {a variável operacao recebe 1, que é o valor para a operação de soma ser recohecida mais adiante}

visor.text:=''; {visor fica em branco}

end;

 

Estamos chegando ao final, faltam apenas alguns códigos. Não desista.

 

Vamos codificar agora o botão de IGUAL, onde exibiremos na tela o resultado. O código desse botão é maior, mas não muito complicado de se entender. Vejamos:

 

Declare as seguintes variáveis dentro do evento onClick do botão de igual (=):

 

total : string;

valorreal : real;

 

Essas variáveis são de uso local, portanto devem ser declaradas dentro do evento onClick do botão.

 

Declaradas as variáveis, vamos ao código.

 

val(visor.text, valorreal,numero); {função que passa os valores para as variáveis}

case operacao of

1: valor:= valor + valorreal; {se operação for 1, então soma os valores}

2: valor:= valor - valorreal; {se operação for 2, então subtrai os valores}

3: if (valorreal = 0) then {se operação for 3, então divide os valores, mas se por acaso um dos valores for igual a zero, então o resultado será zero, caso contrário efetua a divisão}

valor :=0

else

valor:= valor / valorreal;

4: valor:= valor * valorreal; {se operação for 4, então multiplica os valores}

end;

str(valor:2:0, total);{valor:2:0 é para colocar casa decimal}

visor.text:= total;

end;

 

Pronto, o código da nossa calculadora está 99% concluído. Para terminarmos, coloque mais um botão no formulário e coloque o name dele de btnclear e o caption de Limpar. Esse botão servirá para limparmos o visor e zerarmos as variáveis, podendo começar um novo cálculo sem erros.

 

Coloque o seguinte código dentro do evento onClick do botão Limpar.

 

visor.text:=''; {limpa o visor}

valor:=0; {a variável do valor do cálculo recebe zero}

 

Pronto pessoal, está concluída a nossa calculadora. Espero que tenha sido muito útil pra vocês.

 

Se ajudei agradece ae por favor

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