Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Antropocentrismo x Teocentrismo.


Marcelo Tau
 Compartilhar

Posts Recomendados

Não sei se você sabe as definições concretas sobre o tema, eu também não sei muito, mas se trata de um assunto entre Deus e o Homem.

 

Deus v.s Homem?

[video=youtube;vGHJwTwEuCM]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Você julga as situações dos homens como causa de Deus, vontade dele, e etc... ou você acha que a atitude do homem é uma responsabilidade sempre dele?

Quando você trabalha duro por muito anos só para conseguir comprar um carro, e no final você oferece esse mérito ao seu esforço e dedicação, ou você ignora sua luta diária e assume que Deus lhe deu o carro e pronto?

 

Antropocentrismo x Teocentrismo.

teocentrismo-antro-vc.jpg

 

O que é: Teocentrismo é deus acima do homem, a religião rege a vida humana seja no conhecimento, nas esferas íntimas, cultura..já o Antropocentrismo surgiu com o Humanismo no século XVI, em que visavam um homem mais racional, o homem como o centro do conhecimento.

Isso gerou conflitos com a igreja que governou desde os primórdios medievais a sociedade, e assim precisando de estratégias para resgatar os fiéis.

 

Eu não sabia muito sobre o assunto, e estou aprendendo agora um pouco mais sobre essas definições e vejo que tem muita relação com o humano em sociedade. Gostaria de saber de você o que você pensa e sabe sobre o assunto. Deus ou o Homem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antropocentrismo é o verdadeiro. Teocentrismo é algo que explica o pensamento do passado, mas que hoje é inexistente.

A maior prova de que o homem é o centro da sociedade e do conhecimento é o próprio antropocentrismo ter tido um impacto tão grande sobre Deus e suas doutrinas que a Igreja Católica precisou da contrarreforma e mesmo assim teve dificuldades para continuar soberana na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deus nunca impediu nada, quem sempre atrapalhou a humanidade de ir para frente foram pessoas sem visão que por uma questão de ego ferido, preferiam frear os avanços ou mudanças na humanidade em detrimento de assumirem que estavam erradas. Em outras palavras: "Deus é a razão de tudo pq foi assim que me ensinaram. Eu não estou errado e minha verdade é absoluta , não importa quais as explicações e argumentos que a derrubem".

 

O homem sempre foi o centro da sociedade, religião so foi uma ferramenta de controle. O próprio preceito da religião é ruim para sociedade, ela mesmo prega que devemos nos manter sempre iguais, repentino sempre as mesmas e carregando conosco sempre os mesmos ensinamentos. Isso pra mim é ferramenta de alienação, e quem fez isso não foi Deus, foi o homem. Então, absolutamente tudo o que fazemos é nossa culpa.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.