Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

11 casos incríveis de savants


Agill
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Gente que desenvolve incríveis habilidades após algum acidente ou uma desordem neurológica. Parece coisa de HQ? Que nada: eles existem na vida real, são chamados de savants e fascinam a ciência. Por um lado, possuem dons muito acima da média em áreas como matemática ou música. Por outro, têm dificuldades incapacitantes em atividades simples, como se relacionar com outras pessoas.

 

O primeiro cientista a diagnosticar o savantismo foi J. Langdon Down, cujo sobrenome batizou a síndrome de Down. Ele chamava os portadores de "idiot savant" ("idiota prodígio", em francês), mas a expressão se tornou politicamente incorreta.

 

e2e31bc98c544f798f6088da3ea43d7f.png

 

1) O HOMEM-BIBLIOTECA

 

Savant Kim Peek (1951-2009)

 

País EUA

 

Nasceu com deficiência mental e seus testes de QI sempre foram abaixo da média. Ações simples, como abotoar uma camiseta, eram praticamente impossíveis para ele. Por outro lado, Peek leu mais de 12 mil livros - e conseguia se lembrar de cada palavra em todos eles.Peek inspirou o filme Rain Man (1988), que deu o Oscar de melhor ator a Dustin Hoffman.

 

 

 

2) MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

 

Savant Stephen Wiltshire (1974-)

 

País Inglaterra

 

Nascido com autismo, esse inglês é capaz de desenhar, de memória, paisagens complexas que viu uma única vez. Ele foi condecorado como Membro da Ordem do Império Inglês por seu trabalho e conseguiu uma exposição permanente na Royal Opera Arcade, em Londres.

e veja Stephen usar seu dom para desenhar Tóquio

 

 

 

3) JUKEBOX MAN

 

Savant Leslie Lemke (1952-)

 

País EUA

 

Deficiências de nascença fizeram com que médicos tivessem de remover os olhos de Lemke, e por isso ele foi abandonado pela mãe. Adotado por uma enfermeira, demonstrou aos 16 anos que era capaz de tocar com perfeição qualquer música após ouvi-la uma única vez.

 

 

 

4) A MULHER-MORCEGO

 

Savant Ellen Boudreaux (1957-)

 

País EUA

 

Cega e autista, Ellen tem a mesma capacidade musical de Leslie Lemke. Ela também consegue dizer com precisão que horas são, sem checar o relógio. E é capaz de se mover sem bater em objetos, usando um barulho que faz com a boca, como a ecolocalização dos morcegos.

 

438ba293f06449dbbf30b7a10c32ec8a.png

5) A ZOOGÊNIA

 

Savant Temple Grandin (1947-)

 

País EUA

 

Essa autista superou as barreiras de seu transtorno e conseguiu um bacharelado em psicologia, um mestrado em zoologia e um Ph.D na mesma área. Suas inovações melhoraram o tratamento de animais em fazendas e abatedouros.Quando jovem, Temple criou uma máquina de abraço que a acalmava em situações mais estressantes.

 

 

 

6) A SUPERARTISTA

 

Savant Henriett Seth F. (1980-)

 

País Hungria

 

Autista, Henriett possui habilidades excepcionais em literatura, pintura e música. Embora tenha ganhado diversos prêmios por suas obras, nenhuma dessas áreas a prendeu por muito tempo: ela desistiu da música aos 13 anos, da escrita criativa aos 25 e da pintura aos 27.

 

 

 

7) SENHOR 3D

 

Savant Alonzo Clemons (data de nascimento não revelada)

 

País EUA

 

Quando tinha 2 anos, Clemons caiu de cabeça no chão e sofreu danos cerebrais. O acidente mudou sua vida: ele não consegue realizar atividades mecânicas simples, mas tornou-se capaz de esculpir com perfeição qualquer objeto ou animal após vê-lo uma única vez. Confira o em ação em bit.ly/Senhor3D

 

 

 

8) CAPITÃO PI

 

Savant Daniel Tammet (1979-)

 

País EUA

 

Você conhece o número pi apenas como 3,14. Mas esse autista consegue recitar mais de 22 mil algarismos após essa vírgula! Ele sofre de sinestesia, condição que o faz "sentir" cada número até 10.000 com forma, textura e cores únicas. E ainda é poliglota: aprendeu islandês em uma semana e fala outros dez idiomas.

 

 

 

9) CALCULADORA HUMANA

 

Savant Jedediah Buxton (1707-1772)

 

País Inglaterra

 

Foi um dos primeiros e mais conhecidos casos de savantismo. Conseguia fazer cálculos com números de até 39 dígitos e mediu com precisão a extensão da vila em que vivia apenas andando por ela. Ficou tão famoso que recebeu o apelido de "Calculadora Humana".

 

 

 

10) O REI DA MATEMÁTICA

 

Savant John Nash (1928-2015)

 

País EUA

 

Sofre de esquizofrenia, mas a doença não o impediu de ter uma carreira excepcional. Estudou teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, trabalha para a Universidade de Princeton e inspirou o filme Uma Mente Brilhante, de 2001.

 

 

 

11) NUMBER VISION

 

Savant Jason Padgett (1972- )

 

País EUA

 

Durante um assalto, Jason recebeu vários chutes na cabeça. Não só sobreviveu como adquiriu a habilidade de enxergar matemática em tudo. "Cada curva, árvore ou espiral é parte de uma equação", diz. Veja-o criar fractais e diagramas complexos

Fontes:

http://mundoestranho.abril.com.br/

Livros Divine Fury: A History of Genius, de Darrin M. McMahon, e Old Masters and Young Geniuses: The Two Life Cycles of Artistic Creativity, de Galenson, e sites Telegraph,Mental Floss, Cérebro Mente, Focus: Science and Technology, How Stuff Works,Neatorama, Philosophical Transactions of The Royal Society, Enciclopedia Britannica,Wisconsin Medical Society, Alonzo Clemons, Popular Science, Academy of Achivement eBrain Pickings

c2ahfMg.png

Membro - Bronze - Silver - [E]Estagiário - Game Zone - Browser Zone - banido - Gold - Saphire - [E]Estagiário - Combat Arms - Emerald - Point Blank - Elsword - Platinum - Titanium - Combat Arms - Moderador - Coordenador - Co-Administrador - Administrador

I'm the end of the food chain

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo que os savants "usam o cérebro 100%". No cérebro do ser humano existem certos filtros que restringem a absorção das informações ao nosso redor, é como se o cérebro filtrasse o que é ruim e bom para você. Por isso que para aprender, por exemplo, a desenhar você deve treinar muito, porque esse treinamento proporciona a você condicionar seu cérebro a controlar a utilização desses filtros, e isso acontece com outras coisas como matematica, jogar xadrez etc. Pois então, savants não possuem alguns desses filtros, de forma que toda a informação que eles absorvem é retida e não filtrada como em cérebros normais.

 

Acho incrível como o cérebro desse pessoal funciona rs

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Bom demais, acho que o mais interessante é o da garota cega, como pode isso? dafuq... Famosa mãe diná..

 

Quando eu era criança, quebrei meu dedo. Hoje posso entortar meu dedo igual um doido que ele não quebra, mas é só o dedo que eu quebrei quando era criança.

 

Ah, e já tinha esquecido uma resposta de prova, sem querer bati de cabeça na parede e lembrei.. O cérebro é uma coisa muito bugada, na boa.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom demais, acho que o mais interessante é o da garota cega, como pode isso? dafuq... Famosa mãe diná..

 

Quando eu era criança, quebrei meu dedo. Hoje posso entortar meu dedo igual um doido que ele não quebra, mas é só o dedo que eu quebrei quando era criança.

 

Ah, e já tinha esquecido uma resposta de prova, sem querer bati de cabeça na parede e lembrei.. O cérebro é uma coisa muito bugada, na boa.

 

Partiu martelar a cabeça hahaha.

 

 

Já tinha visto exemplos disto no history channel em os super humanos. Só não sabia da tal pronúncia Savants.

 

Faz sentido a explicação dos filtros. O que é engraçado são os pontos negativos e positivos, uma tarefa simples ser o grande desafio quanto que para nós o mais difícil se torna fácil para essas pessoas. Incrível rsrs quem não gostaria de ter um dom assim...

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.