Jump to content

Turbine o seu Perfil

Confira a atualização e participe do clube!
Clique e saiba mais

Junte-se ao Clube de Membros VIP

Tenha destaque e diversos benefícios!
Confira Aqui

Acesse nosso Discord

Conheça nossos canais interativos
Confira Aqui
Notícia
  • Adquira já o seu VIP!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Recommended Posts

Esse post é mais teorico do que prático. Gostaria de mostrar a vocês o poder da gamificação.

Vou tentar resumir bem e trazer alguns exemplos para facilitar o entendimento.

 

Oportunidade de negócio

 

O StackOverflow é uma comunidade de desenvolvedores, onde tiramos dúvidas relacionadas a código, performance, estruturas, erros gerais e específicos. Isso é bem bacana pois qualquer problema que voce tiver relacionado a programação, voce pode ir lá.

 

Dificuldades

 

O grande problema em uma comunidade é a duplicidade de informações. Muitos entram em comunidades, nao pesquisam antes e ja sai perguntando. Fora que erro de código é bem complicado, pois apesar de ser a mesma mensagem, o nome das variáveis e funções difere em cada projeto. Então um simples pode "parecer" diferente, mas é a mesma coisa, como no exemplo abaixo:

 

Empresa 1

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

 

Empresa 2

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

 

Então é necessário criar um padrão. Porém quando você fala de comunidade, sempre vai existir aqueles que querem ajudar a tornar o ambiente legal e funcional, e outros que só estão lá para tirar dúvida.

 

Outro grande problema, numa comunidade como essa, é saber qual das respostas dadas a uma pergunta é a mais correta, mais performática, e mais simples. Isso se existir uma resposta.

 

Gamificação

 

Ai que surge a gamificação! O StackOverflow gamificou a comunidade de uma forma que solucionou boa parte dos problemas. Com uma gamificação você torna o ambiente competitivo e viciante.

 

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. - edools.com

 

Seguindo o nosso exemplo, o StackOverflow criou algumas coisas para resolver seus problemas, uma delas é o UPVOTE e DOWNVOTE. Votar tanto numa PERGUNTA quanto em uma RESPOSTA. Porém, não é qualquer um que entra na plataforma e ja sai votando. Você só pode votar, ou seja, você só pode decidir se o conteúdo é bom ou ruim depois de atingir uma certa pontuação.

 

Ou seja, voce precisa ter um certo tempo de uso na comunidade, ajudando e comentando para ir liberando privilégios. Um desses privilégios é o up/down vote. Esse privilégio pontua tanto a pergunta quanto a resposta, dessa forma sempre será ordenado nas telas das perguntas a melhor resposta em primeiro lugar.

Além disso, o autor da pergunta pode escolher a resposta correta, que ficara acima de tudo também.

 

Resultado

 

Com a vontade de ter muitos pontos e o ranking de usuários, isso desperta uma competição dentro da comunidade. E essa competição vai desde selecionar a melhor resposta, quanto editar perguntas e respostas para tudo ficar mais claro, discutir quais são as melhores formas de julgar uma postagem errada/certa, tornou o StackOverflow referencia numero 1 quando o assunto é ajuda para programadores. Eles alcançaram um sucesso tão grande que a comunidade se tornou StackExchange e agora eles criam diversas comunidades diferenciadas.

 

Eles criaram uma comunidade chamada Área 51, onde as pessoas criam comunidades e essas comunidades são votadas. Se atingirem um certo numero de pessoas, certo numero de postagens e um certo numero de usuários interagindo, ela se torna uma comunidade oficial. Muito interessante!

 

 

Conclusão

 

Hoje em dia gamificação é essencial em qualquer lugar. Se você quer de alguma forma fazer o teu usuário voltar ao teu site, use gamificação. Os únicos que possuem milhões de visitas e não usam isso é a desgraça do governo, onde nós somos obrigado a entrar no site deles rs. Nesse caso a gente só encontra um Game Over mesmo.. :(

 

Até!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um pouco inteligente de mais pro meu gosto mas eu gostei de ler esse texto sobre Gamificação.

Já tinha lido sobre, bem pouco em outro lugar que não me recordo onde.

 

Ótimo texto introdutório (eu acho) e obrigado por compartilhar ;) (Y)


Algumas nascem sob estrelas de sorte; outros, sob estrelas de azar. Mas eu só posso dizer que eu farei o possível, sejam quais forem as minhas estrelas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.

×
×
  • Create New...