Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Curso] Meu primeiro programa Java


opandaG
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá Galera, aqui é o panda!

Vamos para Aula de Numero 03, IMeu primeiro programa Java!

Comentem e deixe o feedback de vocês!

 

Compilando o primeiro programa

Vamos para o nosso primeiro código! O programa que imprime uma linha simples.

 

Para mostrar uma linha, podemos fazer:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Mas esse código não será aceito pelo compilador java. O Java é uma linguagem bastante burocrática, e precisa de mais do que isso para iniciar uma execução. Veremos os detalhes e os porquês durante os próximos capítulos. O mínimo que precisaríamos escrever é algo como:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Após digitar o código acima, grave-o como MeuPrograma.java em algum diretório. Para compilar, você deve pedir para que o compilador de Java da Oracle, chamado javac, gere o bytecode correspondente ao seu código Java.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Depois de compilar, o bytecode foi gerado. Quando o sistema operacional listar os arquivos contidos no diretório atual, você poderá ver que um arquivo .class foi gerado, com o mesmo nome da sua classe Java.

Executando seu primeiro programa

Os procedimentos para executar seu programa são muito simples. O javac é o compilador Java, e o java é o responsável por invocar a máquina virtual para interpretar o seu programa.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Ao executar, pode ser que a acentuação resultante saia errada devido a algumas configurações que deixamos de fazer. Sem problemas.

O que aconteceu?

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O miolo do programa é o que será executado quando chamamos a máquina virtual. Por enquanto, todas as linhas anteriores, onde há a declaração de uma classe e a de um método, não importam para nós nesse momento. Mas devemos saber que toda aplicação Java começa por um ponto de entrada, e este ponto de entrada é o método main.

 

Ainda não sabemos o que é método, mas veremos no capítulo 4. Até lá, não se preocupe com essas declarações. Sempre que um exercício for feito, o código que nos importa sempre estará nesse miolo.

 

No caso do nosso código, a linha do System.out.println faz com que o conteúdo entre aspas seja colocado na tela.

 

Para saber mais: como é o bytecode?

 

O MeuPrograma.class gerado não é legível por seres humanos (não que seja impossível). Ele está escrito no formato que a virtual machine sabe entender e que foi especificado que ela entendesse.

 

É como um assembly, escrito para esta máquina em específico. Podemos ler os mnemônicos utilizando a ferramenta javap que acompanha o JDK:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

E a saída:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

É o código acima, que a JVM sabe ler. É o "código de máquina", da máquina virtual.

 

Um bytecode pode ser revertido para o .java original (com perda de comentários e nomes de variáveis locais). Caso seu software vá virar um produto de prateleira, é fundamental usar um ofuscador no seu código, que vai embaralhar classes, métodos e um monte de outros recursos (O Panda aqui indica https://www.guardsquare.com/en/proguard).

VAMOS FAZER UM EXERCICIO!

Agora, usando um editor de texto de sua preferência (Bloco de Notas, Sublime, Notepad++, etc) crie o seu primeiro programa Java imprimindo uma mensagem diferente. Comece criando a class MeuProgramaModificado:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Lembre-se que todo o código será inserido dentro das chaves. Dentro da classe coloque o método main:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Dentro do método coloque um System.out.println("sua mensagem aqui"); para imprimir uma mensagem. Salve o arquivo como "MeuProgramaModificado.java".

 

Compile o programa com a linha de comando:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

E execute o programa usando o java:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Compartilhe aqui o código de sua classe.

um pensador...

zmnNkjR.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.