Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Ética e Moral


Fenrir'
 Compartilhar

Posts Recomendados

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

 

Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

 

Oq você consideraria Ética e Moral?

Seja um gesto, uma situação etc.

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

 

O conceito "filosófico" é meio ambíguo. Você pode ser ético aqui, mas não ser ético no Iraque.

Na verdade, o conceito filosófico de nada vale para mensurar o nível de alguém realmente ético. Prefiro entender a ética e moral Cristã como o conceito real dessas palavras.

 

Só levantando uma reflexão. Se todos os países buscam o avanço (utopia), a ética e moral mudaria de acordo com o avanço. Mas em casos de países ultrapassados (como o Sudão), é justo julgar que o julgamento de pessoas cristãs (apenas por manter a fé) seja algo ético e moral?

 

Aí há aqueles que dizem que o conceito não deve se moldar. Então, é ético subjugar mulheres?

 

Viu como nasce um parâmetro muito escroto de uma afirmativa vinda da filosofia?

 

E que não se confunda, ser ético e ter moral é mais, muito mais do que ser moldado pela sociedade em que vive. É transpor os limites do pensamento raso, em benefício ao próximo. É transgredir o pensamento comum, egoísta, tendo como objetivo tornar a sociedade mais justa, digna e melhor para todos.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

 

O conceito "filosófico" é meio ambíguo. Você pode ser ético aqui, mas não ser ético no Iraque.

Na verdade, o conceito filosófico de nada vale para mensurar o nível de alguém realmente ético. Prefiro entender a ética e moral Cristã como o conceito real dessas palavras.

 

Só levantando uma reflexão. Se todos os países buscam o avanço (utopia), a ética e moral mudaria de acordo com o avanço. Mas em casos de países ultrapassados (como o Sudão), é justo julgar que o julgamento de pessoas cristãs (apenas por manter a fé) seja algo ético e moral?

 

Aí há aqueles que dizem que o conceito não deve se moldar. Então, é ético subjugar mulheres?

 

Viu como nasce um parâmetro muito escroto de uma afirmativa vinda da filosofia?

 

E que não se confunda, ser ético e ter moral é mais, muito mais do que ser moldado pela sociedade em que vive. É transpor os limites do pensamento raso, em benefício ao próximo. É transgredir o pensamento comum, egoísta, tendo como objetivo tornar a sociedade mais justa, digna e melhor para todos.

 

Entendi.

 

O conceito "filosófico" é meio ambíguo. Você pode ser ético aqui, mas não ser ético no Iraque.

 

Não estou tomando partido de nenhum lado (conceito filosófico ou cristão), porém, quando você fala "Você pode ser ético aqui, mas não ser ético no Iraque." aí você se depara com o relativismo cultural, certo?

 

Você pode ser ético aqui, mas não ser ético no Iraque.

Esse trecho pode até ser um exemplo haha.

 

Os gregos antigos tinham consciência de que cada cultura tem pontos de vistas diferentes em relação ao que é certo ou errado. Eles falavam que tinham tantas morais quanto os povos no mundo. Saber que a moral pode mudar de acordo com a cultura é importante pra gente não julgar os costumes de um povo como se fosse os nosso.

 

O antropólogo Franz Boas, que foi considerado o pai do relativismo cultural propôs que a ideia de que nenhuma cultura é melhor do que outra. Mas, quando duas culturas diferentes colidem, surgem dilemas morais ainda mais difíceis. (faz até sentido :T)

 

Vale lembrar que Não estou tomando partido de nenhum lado (relativismo cultural, filosofia, cristianismo etc), não sou nenhum filósofo ou relativista cultural. Estou apenas mostrando um outro ponto de vista e que possa nos levar a reflexão ;D

 

Tem uma matéria muito interessante que dá 5 dilemas morais, é interessante ler. -> 5 dilemas morais para ver que fazer a escolha certa nem sempre fácil (ou possível).

Você poderia me mostrar a sua visão a respeito da moral e ética cristã?

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

 

O problema do "relativismo" é que ele anula totalmente a visão de que nós humanos procuramos sempre ascender. Se somos uma sociedade em busca do avanço, não faz sentido sustentar conceitos "morais" antigos ou bem ultrapassados. Por exemplo, o fato de mulheres em alguns lugares não poderem deixar a cabeça descoberta, essa é uma prática arraigada, não necessariamente um valor moral.

 

obs: a religião não precede o moral. É ingênuo achar que uma pessoa "religiosa" é moralmente relevante.

 

E isso é uma afirmativa a esses "valores culturais" a que você se referiu. Eu acho cruel apedrejar uma mulher por ela ter sido infiel, acho um absurdo. Mas tem um cidadão lá na casa do chapéu que acha isso justo. E ele se defender dizendo que é cultura e valores morais, é mascarar a própria podridão.

 

Em outras palavras, é tentar justificar uma ação horrível com um argumento polido. Bem parecido com o que Karnal explana por aí. Inclusive, que sujeito imundo.

 

Sobre a ética e moral dos Cristãos.

Um detalhe importante, primeiro. Vamos separar os dogmas religiosos ou práticas pertencentes a igreja, do que é base para o conceito cristão.

E nem é possível eu te relatar com exatidão tudo, pois daria para escrever um livro.

 

Basicamente. Cristo revolucionou o pensamento humano. Tudo que foi passado por Cristo, ainda hoje é necessário. Inclusive em muitos países.

Vejamos, há tantos países e culturas que praticam sacrifícios de animais em cerimônias. Ainda hoje há milhares de homens matando mulheres por motivos torpes. Ainda hoje há falta de respeito com os mais velhos, com os próprios pais. Ainda hoje não sabemos partilhar o que temos. Ainda hoje a inveja é capaz de coisas absurdas. Ainda hoje há quem ache que ser rico é um problema.

 

Poderia listar muito mais. Mas a ideia é essa, a moral e ética cristã nunca mudou, por isso se mantém tão sólida e valiosa.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

 

O problema do "relativismo" é que ele anula totalmente a visão de que nós humanos procuramos sempre ascender. Se somos uma sociedade em busca do avanço, não faz sentido sustentar conceitos "morais" antigos ou bem ultrapassados. Por exemplo, o fato de mulheres em alguns lugares não poderem deixar a cabeça descoberta, essa é uma prática arraigada, não necessariamente um valor moral.

 

obs: a religião não precede o moral. É ingênuo achar que uma pessoa "religiosa" é moralmente relevante.

 

E isso é uma afirmativa a esses "valores culturais" a que você se referiu. Eu acho cruel apedrejar uma mulher por ela ter sido infiel, acho um absurdo. Mas tem um cidadão lá na casa do chapéu que acha isso justo. E ele se defender dizendo que é cultura e valores morais, é mascarar a própria podridão.

 

Em outras palavras, é tentar justificar uma ação horrível com um argumento polido. Bem parecido com o que Karnal explana por aí. Inclusive, que sujeito imundo.

 

Sobre a ética e moral dos Cristãos.

Um detalhe importante, primeiro. Vamos separar os dogmas religiosos ou práticas pertencentes a igreja, do que é base para o conceito cristão.

E nem é possível eu te relatar com exatidão tudo, pois daria para escrever um livro.

 

Basicamente. Cristo revolucionou o pensamento humano. Tudo que foi passado por Cristo, ainda hoje é necessário. Inclusive em muitos países.

Vejamos, há tantos países e culturas que praticam sacrifícios de animais em cerimônias. Ainda hoje há milhares de homens matando mulheres por motivos torpes. Ainda hoje há falta de respeito com os mais velhos, com os próprios pais. Ainda hoje não sabemos partilhar o que temos. Ainda hoje a inveja é capaz de coisas absurdas. Ainda hoje há quem ache que ser rico é um problema.

 

Poderia listar muito mais. Mas a ideia é essa, a moral e ética cristã nunca mudou, por isso se mantém tão sólida e valiosa.

 

Exatamente cara. Concordo com você.

 

E isso é uma afirmativa a esses "valores culturais" a que você se referiu. Eu acho cruel apedrejar uma mulher por ela ter sido infiel, acho um absurdo. Mas tem um cidadão lá na casa do chapéu que acha isso justo. E ele se defender dizendo que é cultura e valores morais, é mascarar a própria podridão.

 

Em outras palavras, é tentar justificar uma ação horrível com um argumento polido. Bem parecido com o que Karnal explana por aí. Inclusive, que sujeito imundo.

 

Sim exatamente. Concordo com tudo oq vc disse.

Sigo nessa linha de pensamento também. Não é certo justificar algo errado usando sua "cultura" como pretexto.

 

Legal teu ponto de vista. Na verdade oq eu fiz te respondendo foi levantar outro "tema" ou ponto de vista pra gente debater mesmo.

 

Por isso fiz questão de enaltecer

 

"Não estou tomando partido de nenhum lado (relativismo cultural, filosofia, cristianismo etc), não sou nenhum filósofo ou relativista cultural. Estou apenas mostrando um outro ponto de vista e que possa nos levar a reflexão ;D"

 

Oq eu levantei era apenas promover o debater, pois, compartilho do mesmo pensamento que você, mas achei interessante compartilhar pq da mesma forma que me levou ao questionamento e a reflexão, queria que acontecesse o mesmo cntg e com os outros membros haha.

 

Vlw por responder! Pena que outros membros não interagem tanto. Talvez por preguiça de ler e procurar se informar sobre os assuntos e levantar questões que valem a discussão (saudável é claro) ou talvez por desinteresse mesmo kkk.

 

Abraços ^^

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.