Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

MER - MODELO ENTIDADE E RELACIONAMENTO


FrontD
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom dia, tarde, noite... vou explicar um pouco sobre modelo entidade relacionamento parte fundamental da modelagem de dados.

 

O que é Mer?

Explicando de maneira sucinta, o Mer (Modelo entidade e relacionamento) é um modelo conceitual baseado em entidades, relacionamentos e atributos, criado por Peter Chen o modelo representa de forma abstrata como será composto o banco de dados, valendo ressaltar que existem outros modelos além do Mer criado de Peter Chen porém estarei ensinando este método.

Exemplo de Mer:

intro.png

 

 

O que são Entidades?

Entidades representam um tema, tópico ou conceito de negócio, uma entidade deve ser algo de importância que precise ser representado em um banco de dados pode ter existência física ou abstrata, alguns exemplos de entidades: filmes, compras, funcionários, representamos uma entidade graficamente por meio de um retângulo com seu nome contido internamente da seguinte maneira:

os6CGh9.png

Possuímos também 3 tipos de entidades, Fraca, Forte e Associativa

Entidade Forte: São as entidades nas quais não dependem de nenhuma outra entidade ou seja são independentes.

Entidade Fraca: são as entidades que dependem de outras entidades para existir, pois individualmente elas não fazem sentido.

Entidade Associativa: surge quando há a necessidade de associar uma entidade a um relacionamento existente.

 

O que são Atributos?

Atributos são uma composição das entidades, ou melhor dizendo são características que cada entidade possui, por exemplo um carro possui cor, marca modelo, ano de fabricação e etc, no modelo entidade relacionamento também, uma entidade(Obejto) carro possui como atributo(característica) cor, marca, modelo, ano de fabricação, graficamente representados por uma elipse com sua característica escrita internamente e uma linha guiando até a entidade que possui esse atributo exemplo:

IoJHrRw.png

podemos ler este de exemplo da seguinte maneira, um funcionário possui uma frequência de presença em uma empresa, possui um cargo, e também possui um salário. existem também classificações de atributos.

Descritivos: representam característica intrínsecas de uma entidade, tais como nome ou cor.

Nominativos: além de serem também descritivos, estes têm a função de definir e identificar um objeto. Nome, código, número são exemplos de atributos nominativos.

quanto a estrutura podemos nos referênciar como

Atributos simples: um único atributo define uma característica por exemplo, nome, peso, idade.

Atributo Composto: Um atributo composto é quando temos que usar varíos atributos por exemplo endereço pode ser composto por rua, número, bairro, etc. outro exemplo e o rg, que possuimos data de expedição, uf etc.

 

O que são Relacionamentos?

Relacionamento nada mais é que uma relação entre as entidades(que irônico não?) dentro dos relacionamentos existem cardinalidades(Assunto pra outro post) normalmente relacionamentos são expressados com verbos que demonstram sua real utilidade por exemplo: Trabalha, Escreve, podemos também dizer que o relacionamento e uma conexão entre as entidades graficamente representado por um losango da seguinte maneira:

q8aBFv4.png

Lemos da seguinte maneira, uma entidade funcionário que possui seus devidos atributos Trabalha(relacionamento) na empresa que possui também seus devidos atributos.

 

Finalização

Expliquei de maneira bem direta e curta o modelo entidade relacionamento, em breve se houver tempo farei outro post explicando mais detalhadamente sobre cardinalidades e também sobre o Der.

nUMM8XR.png

[spoiler=Obeservação]nem sempre criaremos modelos para um sistema completo, pois isso poderia resultar em um modelo muito extenso e difícil de interpretar.

[spoiler=Créditos]Se quiser saber mais sobre o assunto aqui estão os recursos deste conteúdo https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332

e um curso de modelagem de dados excelente

 

 

Obrigado e desculpe qualquer erro ortográfico ou semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.