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Review de Rainbow Six Extraction - Como Tudo Deu Errado


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autor: Alexander Eriksen

 

O Rainbow Six Extraction já saiu e, rapaz, há muito a se dizer sobre isso. Uma coisa que não podemos dizer nesta análise é que vai ser bom, no entanto. Leia sobre todas as oportunidades perdidas e descubra se o jogo ainda vale a pena comprar.

 

PROS:

  • Cutscenes e assets polidos;
  • Tem os operadores do Rainbow Six,
  • Armas e aparelhos.


CONS:

  • Design de nível preguiçoso;
  • Missões desinteressantes;
  • Grind para maiores dificuldades/modos que não valem o esforço.

 

É difícil acreditar que já se passaram três anos, mas o tempo chegou e se foi desde o evento Outbreak de tempo limitado para o Rainbow Six: Siege. Para aqueles que perderam o evento, ele apresentou níveis no espírito do Left 4 Dead, colocando os operadores da equipe Rainbow contra uma ameaça alienígena.

 

E foi bom, uma diversão sólida com mais táticas e engenhocas do que a média de zumbis. Aparentemente, a resposta dos jogadores foi forte o suficiente para convencer a Ubisoft a lançar o jogo próprio em vez de apenas fazer uma expansão do Siege. Mas será que o resultado final vale o tempo e o dinheiro?

 

Não é de modo algum um Siege
 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #1

 

A resposta é, infelizmente, não. O que poderia ter sido uma tomada refrescante sobre o gênero zumbi - basicamente uma equipe SWAT contra os mortos-vivos - em sua maioria cai por terra. Embora tome emprestados alguns dos elementos que tornaram o Siege icônico, ele não vai longe o suficiente. O que é uma pena porque isto realmente poderia ter sido algo mais do que simples - a tragédia do Extraction é que quase tudo foi feito nas coxas.

 

Os problemas do Extraction são todos sobre a jogabilidade. O motor, os assets, a arte, as armas, os gadgets, tudo isso está lá. Diabos, você pode até entrar pelas janelas e portas de barricada (embora você literalmente nunca precisará). Você pode ver tanto de Siege aqui, mas não pode senti-lo. Nunca há a tensão de arrombar uma porta, fazer rappel por uma parede, ou sobreviver a um intenso tiroteio. Tudo isso poderia ter sido transposto, muito facilmente, mas por qualquer razão não foi.

 

Isto é um verdadeiro choque porque Outbreak foi ótimo em comparação. Seguindo a mesma estrutura do Left 4 Dead (ou Back 4 Blood), colocou os operadores em uma montanha-russa de altos e baixos, dando-lhes conjuntos de objetivos - resgatar alguém, plantar uma bomba, defender um prédio - e funcionou tão bem que você não se importa em jogar os mesmos cenários repetidamente. Aliens: Fireteam faz isto suficientemente bem com um sólido sistema de atualização e desbloqueio de armas para enfrentar maiores dificuldades.

 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #2

 

O Extraction tem upgrades, desbloqueio e progressão de personagens, mas tudo isso parece muito simples. Para começar, uma arma não é realmente melhor do que outra e qualquer SMG ou AR padrão o fará passar por qualquer nível. Você também tem acesso rápido a uma das melhores peças de equipamento no início: a Granada de Impacto. Com caixas de reabastecimento generosamente aspergidas em todos os níveis, você pode carregar umas 20 granadas e atirá-las aos inimigos a torto e a direito.

 

Você pode absolutamente espalhar os inimigos com essas granadas à medida que a explosão os envia por toda parte; acompanhar com uma rápida série de tiros de cabeça enquanto eles ficam atordoados facilita o trabalho. Há quatro modos de dificuldade no Extraction e certamente o desafio se amplia em todos os níveis, mas de uma forma muito grosseira - mais inimigos fazendo mais estragos.

 

Também não ajuda que quase nenhuma imaginação tenha entrado no projeto dos inimigos. Parece que um bando de manequins de lojas de departamento, todos usando leotardas pretas, ganharam vida e decidiram que seu maior desejo é dar um soco na sua cara.

 

Mesmo com a menor dificuldade você pode ser surpreendido por um inimigo poderoso ou por um bandido que explode. Um explodidor pode acabar com quase toda a sua saúde, então você está sujeito a algumas mortes injustas quando alguém o pega virando uma esquina. Isto o levará a uma das melhores, e piores, mecânicas do jogo.

 

Quando derrubado por um inimigo, seu operador (ao invés de você como jogador) é capturado e deve ser resgatado desse nível antes que eles possam se juntar novamente à sua lista de personagens jogáveis. E se você sofrer muitos danos em uma missão, seu operador ficará sentado por um tempo até que eles possam se recuperar de seus ferimentos. Estes dois mecanismos são uma boa maneira de fazê-lo jogar como operadores diferentes, mas o problema é que não há diferença significativa o suficiente entre os operadores, suas armas e habilidades, para fazer disto algo que valha a pena e realmente emocionante.

 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #3

 

No seu melhor, faz você pensar duas vezes em entrar na próxima área do nível com pouca saúde; sair e voltar depois é às vezes a melhor chamada para evitar ser capturado e ter que montar um resgate. Também é entediante ter que ir buscar seus operadores se vários deles tiverem sido capturados. Raramente senti que tinha perdido um operador devido a meu próprio erro. O caso usual era ou eu teria sido KO'd por um inimigo de elite que eu precisava matar para completar um objetivo, ou eu pisei em muitos inimigos que explodiam.

 

Um retrocesso


O Stealth, com o qual a franquia é sinônimo, é totalmente dispensável aqui. Você pode fazer dramatizações como um super espião sorrateiro usando apenas silenciadores e tiros cirúrgicos para avançar, mas nunca é realmente necessário. A IA inimiga, para uma raça alienígena super avançada, é tão brilhante quanto uma velha lanterna com baterias esgotadas. Você pode estar a um pé de distância, com o laser apontado para o rosto deles, e não alertá-los. Momentos como estes fazem muito para dissipar a sensação de estar em território inimigo e de ter que ficar atento.

 

 

Mais uma vez, eu poderia apontar para o evento original Outbreak, onde quanto mais barulho você fazia, mais inimigos você trazia para você. Coordenar com sua equipe para ser sorrateiro realmente importava e uma mistura de atiradores para abrir caminho e batedores pesados para lutas de bosses e ataques de horda era crucial para a composição de sua equipe.

 

As engenhocas também são mal manuseadas - apesar de fazerem tanto alarido de como o Rainbow tem que "se adaptar" para enfrentar a ameaça alienígena. A maioria dos gadgets e habilidades de operador são feitas nas coxas e parece que quase nenhum esforço foi feito para pensar como eles poderiam ter sido reinventados para melhorar a experiência do jogo.

 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #4

 

E ao contrário da estrutura da montanha-russa de outros jogos do gênero, o Extraction o despeja em seus diferentes ambientes e faz com que você complete um objetivo gerado aleatoriamente - abater um alvo, colher amostras, resgatar um cientista, etc. Isto infelizmente faz as coisas parecerem apenas mais um dia no escritório, em vez de uma missão perigosa que você tem poucas chances de sobreviver.

 

Também há pouca ou nenhuma história. Há uma cena no início da Estátua da Liberdade sendo destruída por alienígenas, alguns vlogs de operadores e... é isso. A estrutura da missão não gira em torno da história e não há uma narrativa abrangente - apenas aparece nos diferentes ambientes e complete tarefas. E é isso. Esta também teria sido uma grande oportunidade para aprender mais sobre os operadores e seus antecedentes, mas além de bios de texto, há zero desenvolvimento de personagens em sua galeria de operadores.

 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #5

 

Os próprios mapas são todos idênticos labirintos de salas - a única coisa que muda é o cenário - um bar, um cassino, a Ilha da Liberdade - sem histórias para fazê-los sentir como algo mais do que casas de tiro. O brilhantismo de Left 4 Dead foi que era necessário memorizar e estrategizar a situação do terreno - Extraction abandona a abordagem mais bem sucedida do Outbreak para que os jogadores simplesmente vagueiem por alguns ambientes sem graça, completando tarefas insignificantes.

 

O Siege leva o pensamento tridimensional sobre o espaço para jogar, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Você precisa saber onde se esconder e onde entrar, se quiser levar a melhor sobre seus oponentes. Claro, você não está jogando contra outros humanos aqui, mas teria sido suficientemente fácil adaptar o jogo para integrar estes elementos - a Ubisoft simplesmente não se incomodou.

 

Há mais dois modos para desbloquear e lamento dizer que não vale a pena se esforçar pelo privilégio. Wall-To-Wall é basicamente apenas um modo horda que joga ondas intermináveis de inimigos sobre você. O outro, Maelstrom, é apenas o jogo normal, mas com nove níveis em vez dos três habituais. Um desafio adicional, claro, mas que não vale exatamente as horas que você precisa colocar para desbloqueá-lo. Esqueci de mencionar isto antes, mas perder operadores na verdade subtrai de seu nível de experiência, inflando artificialmente o tempo que leva para subir de nível.

 

Rainbow Six Extraction Review - How It All Went Wrong - picture #6

 

Veredito


Um retrocesso em relação ao que foi uma experiência agradável com o Outbreak. Pelo menos assim, seus operadores se encaixaram nas categorias mais gerais de soldado, médico, ou heavy. Extraction é uma bagunça em comparação, com habilidades de operador, aparelhos e armas nunca se coalescendo em algo que faça algum sentido em termos de jogabilidade. A coisa toda é uma oportunidade perdida.

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