Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Companhia das Letras adquire 70% do controle da editora de mangás JBC


-Alguem
 Compartilhar

Posts Recomendados

Editora continuará sob o comando de Luzia e Marina Shoji, filhas do fundador da empresa, Masakazu Shoji. Com a fusão, o Grupo Companhia das Letras passa a publicar 20 selos editoriais

 

As fusões e aquisições de grandes editoras e livrarias são movimentos que o mercado editorial global já vem acompanhando há alguns anos. Aqui no Brasil, por exemplo, o Grupo Companhia das Letras, que tem a Penguin Random House como sócia-majoritária, adquiriu a Pequena Zahar em 2019 e Brinque-Book em 2020, garantindo um catálogo infantil de peso.
Na última sexta (18), a Companhia anunciou que adquiriu 70% do controle da JBC (Japan Brazil Communication), editora referência em mangás – os quadrinhos japoneses – no mercado editorial brasileiro.

Com a chegada da JBC, o Grupo Companhia das Letras passa a publicar 20 selos editoriais, entre adultos, juvenis e infantis.

Fundada em Tóquio, em 1992, com o objetivo de diminuir a distância cultural entre o Japão e o Brasil, a casa criada pelo imigrante japonês Masakazu Shoji começou suas atividades no Brasil três anos depois, com a supervisão de suas filhas Luzia e Marina. Após a fusão com a Companhia das Letras, as duas continuarão a dirigir a JBC comercial e editorialmente.

Segundo publicação nas redes sociais da JBC, o papel da Companhia “será dar os apoios administrativos, de recursos humanos e tecnológicos, oferecer ganhos de escala nas negociações com clientes e fornecedores, e fortalecer a divulgação, a comercialização e a distribuição das publicações da JBC”.

Na história da JBC, que começou a publicação de mangás no início dos anos 2000, há mais de 200 títulos lançados, entre eles sucessos como Card Captor Sakura, Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco, Fullmetal Alchemist, Death Note e a coleção de My Hero Academia, uma das mais populares da editora no momento e que já atingiu a marca de mais de 600 mil exemplares vendidos no mercado brasileiro, com presença constante na Lista dos Mais Vendidos do PN.

Editora JBC | LinkedIn
 

Segundo Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras, “os mangás têm uma presença cada vez mais forte na cultura contemporânea e a chegada da JBC, uma referência na categoria, aumenta a nossa diversidade literária”. No comunicado, Schwarcz reforçou ainda que “a gestão da JBC continuará com as irmãs Shoji. Primeiramente, porque a editora vai muito bem; depois, porque são elas que conhecem as aspirações dos leitores de mangá no Brasil”.

Já Marina Shoji, diretora-geral da JBC, lembrou da boa fase que o segmento vive e explicou um dos motivos para a fusão. “Estamos vivendo uma fase muito positiva no mercado brasileiro, tanto no segmento de mangás licenciados quanto no de obras nacionais, e sentimos a necessidade de procurar alternativas que nos permitissem aproveitar essa oportunidade da melhor forma, principalmente por conta dos novos desafios que vêm se apresentando como consequência da pandemia de Covid-19”. “Temos a certeza de que, com esta fusão, tudo o que construímos vai crescer ainda mais, beneficiando leitores, fãs e clientes”, acrescentou sua irmã Luzia Shoji, presidente da editora.

O fundador da JBC, Masakazu Shoji, disse que sua maior preocupação “era garantir que tanto o público quanto as editoras japonesas que confiam em nosso trabalho há mais de duas décadas continuassem a receber a mesma atenção e empenho que dedicamos até hoje. Nesse sentido ficamos muito tranquilos, pois sabemos que com a Companhia das Letras a nossa missão será preservada”.

JMxeap5.gif
:reactionface:Seria o único propósito da folha, o de cair?
junior.png.e9b49ea44b6e47c7953b3b47872dcf3uQKY9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.