Jump to content
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.

CrowdStrike e Microsoft: entenda a interrupção cibernética que deu 'tela azul' em vários países


Acre1
 Share

Recommended Posts

Segundo especialistas, uma falha de atualização em uma ferramenta da empresa CrowdStrike, que serve para detectar possíveis invasões hackers, ocasionou o apagão global desta manhã. Um dos clientes afetados foi a dona do Windows.

 

 

Tela azul da morte — Foto: REUTERS/Bing Guan

 

 

O mundo ainda enfrenta uma interrupção cibernética global na manhã desta sexta-feira (19) causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A companhia informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software.

Especialistas suspeitam que esse erro no update foi responsável pelo apagão que ocorreu em todo o mundo (entenda mais abaixo).

Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema Windows travou, exibindo "tela azul"(como na imagem acima).

 

Isso se deu porque a Microsoft tem um software de computação em nuvem (ou "cloud", em inglês) chamado Azure, que usa a ferramenta Falcon.

☁️ Computação em nuvem é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para hospedar grandes informações, como dados de clientes, por exemplo. Além da Microsoft com a Azure, outras gigantes da tecnologia, como Google e Amazon, oferecem soluções em cloud a outras companhias.

 

A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer. O site Downdetector, que acusa interrupções em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft a partir da noite de quinta-feira (18).

 

A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer. O site Downdetector, que acusa interrupções em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft a partir da noite de quinta-feira (18).

 

Ao longo desta manhã, a Microsoft informou que os seguintes serviços afetados já voltaram a operar:

Microsoft Defender;

Microsoft Defender para Endpoint;

Microsoft Intune;

Microsoft OneNote;

OneDrive;

SharePoint Online;

Windows 365;

Viva Engage

d9mkech-2644ee3e-18d6-4bc1-8cbc-72de69b0

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.