Ir para conteúdo
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Devocional | 15/09/2026

Posts Recomendados

Falar a verdade em Cristo

Efésios 4.22-29

...abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo. v.25

Certo homem mentia para anular suas multas de trânsito e contava a mesma história a vários juízes no tribunal: "Terminei com minha namorada e ela pegou meu carro sem eu saber". Além disso, era repetidamente repreendido por má conduta no trabalho. Os promotores finalmente trouxeram quatro acusações de perjúrio e cinco de falsificação por mentir sob juramento e registrar falsos relatórios policiais. Para esse homem, a mentira tinha se tornado um hábito ao longo de sua vida.
Por outro lado, Paulo disse que contar a verdade é um hábito importante para os cristãos praticarem. Ele lembrou ao povo em Éfeso que eles haviam abandonado sua antiga maneira de viver ao se entregarem a Cristo (Efésios 2.1-5). Agora, precisavam viver como pessoas transformadas, incorporando ações específicas na vida deles. Uma dessas ações era cessar algo: "abandonem a mentira"; e a outra ação era algo que devia ser posto em prática: dizer "a verdade a seu próximo" (4.25). Pelo fato de isso proteger a unidade da igreja, os efésios deveriam ter sua palavras e ações voltadas "a fim de dar ânimo" aos outros (v.29).
Como crentes em Jesus, à medida que o Espírito Santo nos ajuda (vv.3-4), podemos nos empenhar pela prática da verdade em nossas palavras e ações. Assim, a Igreja será unificada, e Deus será honrado.   — Marvin Williams

O que o ajudará a dizer a verdade?
Suas palavras refletem sua nova vida em Cristo?

Querido Deus, ajuda-me a abandonar a falsidade e a me revestir da Tua verdade.

Filipenses 2.5-11

g-r-a-y-s-c-a-l-e.tumblr.com

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259880
Compartilhar em outros sites

Andar pela fé

Josué 3.7-17

Quando chegarem junto às margens do Jordão, parem exatamente ali. v.8

Certa história ensina-nos a sabedoria de confiar em Deus e "entrar no rio". Um pastor confiou em Deus e decidiu falar sobre verdades bíblicas em um sermão, apesar da nova lei de seu país. Foi condenado por crime de ódio e passou 30 dias na cadeia. Mas houve recurso, e o tribunal decidiu que ele tinha o direito de interpretar a Bíblia e incentivar outras pessoas a segui-la.
Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança também tiveram que escolher: entrar na água ou permanecer à margem. Após escapar do Egito, os israelitas vagaram pelo deserto por 40 anos.
Eles estavam às margens do rio Jordão, em perigosa alta no período de enchentes. No entanto, eles deram esse passo de fé, e Deus fez com que as águas recuassem: "Assim que os sacerdotes [...] puseram os pés na água junto às margens do rio, a correnteza [...] foi interrompida" (Josué 3.15-16).
Quando confiamos nossa vida a Deus, Ele nos concede coragem para prosseguir, seja para falar verdades bíblicas ou pisar em território desconhecido. Durante o julgamento do pastor, o tribunal ouviu o evangelho por meio do seu sermão. E lemos no livro de Josué que os israelitas atravessaram em segurança para a terra prometida e compartilharem o poder de Deus com as gerações futuras (v.17; 4.24).
Se andarmos pela fé, Deus se encarregará do restante.   — Alyson Kieda

Você enfrentou uma situação assustadora e receou dar o primeiro passo?
Como Deus o ajudou?

Querido Deus, preciso de Tua coragem.
Por favor, ajuda-me a andar pela fé.

• Curtir 1

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259893

Unidos finalmente

Salmo 87

Todas as minhas fontes são em ti. v.7 (ARA)

O cineasta Otto Preminger polemizou com seu filme Exodus em 1960. Foi um relato fictício de judeus que emigraram para a Palestina após a Segunda Guerra Mundial. O filme termina com os corpos de uma jovem europeia e judia e de um homem árabe, vítima de assassinato, enterrados na mesma cova no que em breve se tornaria a nação de Israel. Ele deixa a conclusão para nós. Seria uma metáfora do desespero, sonho enterrado para sempre? Ou símbolo de esperança, pois duas pessoas com um histórico de ódio e hostilidades uniram-se em morte e vida?
Talvez os filhos de Corá, aos quais é atribuído a autoria do Salmo 87, vissem nessa cena um símbolo da esperança. Eles previram uma paz que ainda aguardamos. Sobre Jerusalém, escreveram: "Ó cidade de Deus, que gloriosas coisas são ditas a seu respeito!" (v.3). Cantaram sobre o dia em que as nações, todas com histórico de guerras contra o povo judeu se reunirão para reconhecer o único Deus verdadeiro: Egito, Babilônia, Filístia, Tiro e Etiópia (v.4). Todos serão atraídos a Jerusalém e para Deus.
A conclusão do salmo é de comemoração. As pessoas em Jerusalém cantarão: "Todas as minhas fontes são em ti" (v.7 ARA).
Sobre quem cantam? Sobre a Água Viva, a Fonte a jorrar para a vida eterna (João 4.14). Jesus é o único que pode trazer paz e a unidade eterna.   — Tim Gustafson

Quais conflitos o angustiam?
Confiar em Deus lhe traz a Sua paz?

Pai, oro pela paz e unidade de todos os povos à medida que as nações sejam atraídas para o Teu Filho.

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259905

Realeza espiritual

João 1.9-13

Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. v.12

Quando o norte-americano Jay Speights fez um teste de DNA, ele não estava preparado para os resultados. A grande surpresa foi de que ele era um príncipe da nação de Benin, na África Ocidental! Logo embarcou em um avião e visitou o país.
Quando chegou, a família real o recepcionou e homenageou com uma festa de boas-vindas: danças, cantos, faixas e um desfile.
Jesus veio à Terra anunciar as boas-novas de Deus. Ele foi ao Seu próprio povo, a nação de Israel, para lhes dar as boas-novas e mostrar-lhes o caminho para sair das trevas. Muitos receberam a mensagem com apatia, rejeitando a "verdadeira luz" (João 1.9), recusando-se a aceitá-lo como Messias (v.11). Mas nem todos os receberam com humildade e alegria o convite de Cristo, aceitaram-no como o sacrifício final de Deus pelo pecado, e creram em Seu nome. Uma surpresa aguardava esses remanescentes fiéis. Ele lhes "deu o direito de se tornarem filhos de Deus" (v.12), por meio do novo nascimento espiritual.
Quando nos afastamos do pecado e das trevas, recebemos Jesus e cremos em Seu nome, descobrimos que somos filhos de Deus, adotados como realeza em Sua família. Que possamos desfrutar das bênçãos ao vivermos de acordo com as responsabilidades de sermos filhos do Rei.   — Marvin Williams

De que maneira o fato de ser filho de Deus o impacta? Como refletir essa responsabilidade de filho?

Pai, sou grato, pois pela morte do Teu Filho Jesus Tu me convidaste a fazer parte da Tua família.

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259923

Cores da esperança

Gênesis 9.11-17

...e eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. v.15

Em setembro de 2023, no 22° aniversário dos ataques ao World Trade Center, um impressionante arco-íris duplo enfeitou Nova Iorque, EUA. Sendo o local das Torres Gêmeas, essa cidade sofreu as maiores perdas nos ataques. Mais de 20 anos depois, o arco-íris trouxe a sensação de esperança e cura aos que estavam no local. Um videoclipe desse momento parecia capturar as cores emanando daqueles arco-íris.
Os arcos-íris nos céus trazem a certeza da fidelidade de Deus desde os dias de Noé. Seguindo o mesmo caminho do julgamento de Deus sobre o pecado, que resultou em destruição imensurável, Deus faz o arco-íris servir como um lembrete visual da aliança eterna entre Ele e "todos os seres vivos" (Gênesis 9.16). Depois de 40 dias tenebrosos de chuva e meses de inundação (7.17-24), podemos apenas imaginar como o arco-íris, esse sinal da aliança, fora bem-vindo a Noé e sua família (9.12-13). Era um lembrete da fidelidade de Deus de que "nunca mais a terra será destruída por um dilúvio" (v.11).
Quando nos deparamos com dias sombrios e perdas trágicas, sejam por desastres naturais, dores físicas, emocionais ou por doenças, olhemos para Deus em busca de esperança em meio a tudo isso. Mesmo que não vejamos Seu arco-íris nesses momentos, podemos ter certeza de que Ele é fiel às Suas promessas.   — Kirsten Holmberg

Deus lhe revelou Sua presença em tempos difíceis?
Quem precisa ouvir sua história hoje?

Deus Pai, por favor, ajuda-me a ver-te em meio às minhas dificuldades hoje.

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259938

Prática de recuperação

Êxodo 20.8-11

Lembre-se de guardar o sábado... v.8

Ao recontar uma história, você já "travou" preso a um detalhe, seja um nome ou data, do qual não conseguia se lembrar? Geralmente, atribuímos isso à idade, acreditando que a memória se desvanece com o tempo. Mas estudos recentes já não corroboram mais essa teoria. Na verdade, indicam que o problema não são nossas memórias, mas a nossa capacidade de se recuperar. Sem exercícios regulares, torna-se mais difícil acessá-las.
Uma maneira de aprimorar a capacidade de recuperação é por meio de ações ou experiências feitas regularmente para relembrar algo. Nosso Deus Criador sabia disso, e instruiu Israel a reservar um dia por semana para adoração e descanso. Além do descanso físico que advém da pausa, ganhamos uma oportunidade de treinamento mental, para lembrar que "O SENHOR fez os céus, a terra, o mar e tudo que neles há; seis dias..." (Êxodo 20.11). Isso nos ajuda a lembrar que Deus existe, e que nós não somos deuses.
Na nossa correria diária, às vezes, esquecemo-nos do que Deus já fez por nós e pelos outros. Esquecemos de quem vigia nossa vida de perto e promete Sua presença quando nos sentimos sobrecarregados e sozinhos. Uma pausa na rotina oferece a oportunidade para exercitarmos a memória, uma decisão intencional de parar e lembrar de nosso Deus e jamais esquecer "de suas bênçãos" (Salmo 103.2).   — John Blase

O que o impede de descansar?
Como o tempo de descanso o aproxima de Deus?

Amado Pai, por favor, lembra-te de mim, concede-me sabedoria para descansar e também lembrar-me de ti.

• Curtir 1

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259968

Local de trabalho é divino

Mateus 6.9-13

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. v.10

As fábricas da Inglaterra na Era Vitoriana eram sombrias. O número de mortes era to e com frequência os trabalhadores viviam na pobreza. George Cadbury questionou: "Como o trabalhador pode cultivar ideais se vive na miséria?". Decidiu construir um novo tipo de fábrica para a sua produção crescente de chocolates.
Ele construiu uma vila com mais de 300 casas, quadras esportivas, parques, escolas, e igrejas para os seus funcionários e suas famílias. Eles recebiam bons salários e assistência médica, como fruto da fé que ele professava em Cristo.
Jesus nos ensina a orar para que a vontade de Deus seja feita "assim na terra como no céu" (Mateus 6.10). A oração nos ajuda a imaginar como seria o nosso local de trabalho sob o governo de Deus, do qual recebemos o nosso pão diário e o perdão de nossas dívidas (vv.11-12). Como funcionários, isso significa trabalhar de "bom ânimo [...] para os Senhor" (Colossenses 3.23). Como empregadores, significa ser imparcial e dar aos funcionários o que é justo (4.1).
Sendo remunerados ou voluntários, isso significa cuidar do bem-estar dos que servem conosco.
Como Cadbury, imaginemos como tudo poderia ser diferente se Deus estivesse no comando de nosso bairro e trabalho. Porque quando Ele está, as pessoas frutificam.   — Sheridan Voysey

Como seria seu local de trabalho ou bairro sob o governo de Deus? Como orar e trabalhar em prol dessa visão?

Deus amoroso, ajuda-me a ver sob Tuas lentes; dá-me poder para promover mudanças onde eu puder.

• Curtir 1

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9259981

Bom mingau de arroz

2 Reis 5.1-3, 9-14

Assim, Naamã desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes, conforme a instrução do homem de Deus. v.14

O prato mais vendido de Joice era o mingau de arroz. Ela mexia o mingau com muito cuidado até obter uma consistência homogênea. Por isso, ela se assustou quando um cliente regular disse: "Seu mingau está com um gosto diferente. A textura não está tão boa".
A nova assistente tinha preparado o mingau e explicou o motivo de estar diferente: "Não mexi tanto quanto a receita pedia, pois é assim que faço em casa. Também acrescentei mais óleo de gergelim. Na minha opinião, fica melhor". Ela tinha decidido ignorar a receita e fazer do jeito dela.
É assim que, às vezes, reajo às instruções de Deus. Em vez de obedecer totalmente às Suas ordens conforme as Escrituras, eu as submeto às minhas opiniões e faço do meu jeito.
Naamã, comandante sírio, estava prestes a cometer erro semelhante. Ao receber a instrução de Deus, por meio do profeta Eliseu, para se lavar no Jordão para que sua lepra fosse curada, o orgulhoso soldado se irritou. Ele tinha suas expectativas sobre como sua necessidade deveria ser tratada, acreditando que a opinião dele era superior à ordem divina (2 Reis 5.11-12). Seus servos, porém, o convenceram a ouvir Eliseu (v.13). Como resultado, Naamã foi curado.
Quando fazemos as coisas à maneira de Deus, sentimos uma paz indescritível. Vamos obedecê-lo no cumprimento de Seus propósitos.   — Karen Huang

Suas opiniões comprometem sua obediência a Deus?
Isso impacta a obra dele em sua vida?

Querido Deus, ajuda-me a obedecer-te plenamente, pois Tua ordem ultrapassa em muito a minha opinião.

• Curtir 1

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9260014

"Não há sepultura"

1 Coríntios 15.12-22

E, se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil, e a fé que vocês têm também é inútil. v.14

Quando a lenda da música country, Johnny Cash, aproximava-se da morte, ele continuou fazendo músicas. Gravou seu álbum Não há sepultura nos últimos meses de sua vida. A música-título retrata a versão de um hino de Claude Ely, e traz a ideia de seus pensamentos finais quando o ouvimos cantar sobre sua esperança de ressurreição. Sua famosa voz profunda, embora enfraquecida pelo declínio da saúde, declara um poderoso testemunho de fé.
A esperança de Johnny Cash não estava só no fato de Jesus ter ressuscitado na manhã do domingo de Páscoa; ele cria que, um dia, seu próprio corpo físico também seria ressuscitado e que viveria novamente.
É importante reafirmar essa verdade porque, mesmo nos dias do apóstolo Paulo, as pessoas negavam a futura ressurreição do corpo. Paulo criticou fortemente o argumento deles quando escreveu: "Pois, se não existe ressurreição dos mortos, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil, e a fé que vocês têm também é inútil" (1 Coríntios 15.13-14).
Assim como a sepultura não pôde conter o corpo de Jesus, um dia todos aqueles que creem que Ele ressuscitou "receberão nova vida" (v.22). E em nossos corpos ressurretos, desfrutaremos de toda a eternidade com Ele em uma nova Terra. Isso é motivo para cantar!   — Lisa Samra

Que conforto a esperança da ressurreição física lhe traz? Como ela é uma expressão de fé?

Senhor Jesus, obrigado por me concederes a maravilhosa esperança de um futuro no Céu contigo.

Filipenses 2.5-11

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2308350-devocional-15092026/page/2/#findComment-9260038

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.