Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[TUTORIAL/DELPHI] Colocando Programa Na Bandeja do Sistema ( Tray Icon)


DragonBoss
 Compartilhar

Posts Recomendados

Falaaa Galera,

Eu tava vendo em um forum um tutorial moh complicado de como deixar seu programa com a opçao de "tray icon" ou "adicionar o programa a bandeja de sistema", para quem nao sabe, essa bandeja é aquele espaço em que fica o relogio e icones de programas que tenham essa opçao ( como o msn, anti virus e tals ). Ae me lembrei que eu tinha um componente que eu usava no meu delphi 6, que era exatamente para isso, entao instalei ele no delphi 7, funcionou de boa, e entao vim trazer para voces ^^.

 

Primeiro Baixe o Componente:

 

Link >> MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service

 

Extraia-lo em uma pasta qualker (de preferencia na pasta do dephi, pra fika mais organizadinho *..*)

 

Depois vamos instala-lo ( é mais ou menos assim xD , qualker erro me avisem):

 

Abra o delphi e va na aba 'component' e em 'install component' . Após isso clique no 'Browse' de 'Unit file name' e procure o arquivo 'TrayIcon.pas' (que voce descompacto =X ) clique em 'Ok' e compile e feche a telinha, apos isso havera uma aba Chamada XDTK no seu delphi, tcharan, agora seu delphi tem componente de tray icon =D.

 

Como usar:

 

Insira o compontente no form:

Em icon, coloque o icone que aparecera do lado do relogio ( eu coloko o mesmo icone do programa =P ). O 'visible' sera o que vai fazer ele aperecer la ou nao, deixe em true (ao menos para seguir o tutorial). Agora vo explicar como criar um menu (que quando clicar com botao direito em cima dele enquanto tiver no tray icon, aparecer opçoes.)

 

Insira um PopupMenu (aba standart), clique em Items,e nos 3 pontinhos (...), ae vai aparacer a opçao para adicionar as 'linhas' do menu, apenas clique, insira uma e coloke no caption "Mostrar Programa", coloque outra linha e mude a caption para "Esconder Programa" e mais uma com o caption "Sair".

 

Teremos algo assim:

 

trayy.jpg

 

Agora, clique 2 vezes no "Mostrar Programa", insira o seguinde codigo :

 

Form1.show;

 

Depois, no "Esconder Programa", insira o seguinde codigo :

 

Form1.hide;

 

E no 'Sair', insira:

 

form1.close;

 

Após isso, va ao TrayIcon1, e nas opçoes do Object Inspector, tem a opçao PopupMenu, clike nele e no "popupMenu1", isso fará a ligaçao entre ele e o Menu.

 

OBS: vcs podem inserir Botoes que ativem ou desativem o TrayIcon ,apenas colocando:

 

TrayIcon1.visible:=true; //para ativar

 

E

 

TrayIcon1.visible:=false; //para desativar

 

OBS: Sempre que forem usar para outros programas, mude o nome do form, para que ele funcione , como sempre digo, nao copie um codigo e sim o leia e entenda-o.

 

Agora rode o programa ( F9 ) e teste.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

(é, ateh q to sendo util no Web Cheats neh ? *__* )

 

xD

 

Abraços e até mais ( qualker erro ou link quebrado me avisem ! )

Flw galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

xD

 

mto tankes dragon... me ajudo muito, eu tava precisando pra fazer um trabalho do meu curso.... vlw cara, seus tutoriais sempre me ajudam muito... continue assim cara...vc ajuda muito no forum...

 

pow caraa, vlw ae, sempre ke faço um tutorial eu espero que ajude alguem e tals....e sempre fiko feliz em saber ke to ajudando....

 

sei que nao sou grande programador, mas ajudo quanto posso no forum.... vlw pelo comentario ae...

 

flw, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.