Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Artigo Oficial] Lags e kicks


'Dardos
 Compartilhar

Posts Recomendados

O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de junho de 2010. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

 

Lags e kicks

Lag and Kicks

 

Artigo originalmente escrito por Tibia.com

Tradução por Anderslash e GrYllO

Revisão por Equipe TibiaBR

 

 

 

Muitos de vocês já devem ter passado por isso: você está em uma hunt e de repente o seu personagem não se move mais, tudo ao seu redor fica parado. Em seguida, seu personagem dá um salto e as coisas voltam ao normal – ou você é desconectado. Lags e kicks são problemas comuns na internet, e são um incômodo muito grande em todos os jogos online, não apenas no Tibia.

 

Causas do Lag

 

Estrutura da Internet

 

Há muitas causas diferentes para o lag. A mais comum delas é resultado da estrutura da internet, que é uma grande rede de cabos nos quais pacotes de dados viajam de um ponto a outro. No caminho, eles passam por muitos nós diferentes, que normalmente são os provedores de internet. O lag pode ser causado em algum lugar entre o seu computador e o serviço online que você gostaria de usar, como o Tibia. Cada cabo, nó, servidor, programa, computador e provedor de internet nesta rede desempenham um papel importante. Apenas um problema em qualquer um destes pontos pode diminuir a sua conexão – um componente de hardware quebrado ou um erro em um software, ou algo tão simples quanto um escavador que causou a quebra de um cabo. Se o seu pacote de dados não consegue chegar ao seu destino, ele pega outro caminho pela rede, e com isso leva alguns milissegundos a mais até que ele chegue ao seu destino. Este processo não vai te incomodar se você estiver usando um serviço que não depende de uma conexão rápida como, por exemplo, um site de busca ou mensageiro instantâneo. Em um jogo online, no entanto, você está arriscando a morte: se você não consegue reagir a uma ameaça instantaneamente, alguns milissegundos a mais podem ser fatais.

 

2jtqop.png

 

Largura de Banda

 

Outro motivo para que o lag aconteça é que você tem apenas uma certa largura de banda que você pode usar. Imagine a sua banda como um cabo. Todo o tráfego da sua internet tem que passar por ali. Então, se você estiver usando outros aplicativos da Internet enquanto joga Tibia, mais tráfego tem que passar por este cabo. Excesso de tráfego irá resultar em um engarrafamento, que você notará como lag. Muitas vezes você compartilha a sua largura de banda com outras pessoas. Então se enquanto você estiver jogando Tibia, o seu companheiro de quarto resolver baixar um arquivo grande da internet, este download vai diminuir o tráfego da internet para você também. Quanto mais pessoas e mais aplicativos da internet compartilham a banda, mais a conexão fica entupida.

Assim como você, a CipSoft também tem um provedor de internet e uma certa largura de banda. Assim, a conexão não pode ser entupida apenas do seu lado, mas do nosso também. Um exemplo disso poderiam ser os ataques DDoS que serão explicados mais abaixo.

 

Seu Próprio Computador

Uma outra forma de lag é causada diretamente pelo seu próprio computador. Por exemplo, quando você manda o seu computador fazer várias coisas ao mesmo tempo, o seu sistema operacional define qual solicitação precisa do maior poder de processamento. Então, se você estiver rodando outros programas enquanto joga Tibia, você pode ter lag, dependendo do programa e do poder de processamento do seu PC. O lag também pode ocorrer se o hardware do seu PC não for potente o suficiente para os seus programas, ou se os drivers não estiverem instalados corretamente.

Outros programas que podem deixar a sua conexão mais lenta são os firewalls ou programas anti-vírus que estiverem verificando o seu tráfego de internet. Já que este é o trabalho deles, você não deve desativá-los. Porém, alguns destes programas podem estar fazendo o seu trabalho muito devagar, ou usando muito poder de processamento do seu PC.

 

Lag Gráfico por parte do client

 

Existe outro tipo de lag que nossos programadores chamam de "lag gráfico client side". Ele aparece quando o client do jogo no seu PC fica sobrecarregado. Isto pode acontecer quando o client precisa carregar muitos dados gráficos do seu HD ao mesmo tempo, por exemplo, quando você muda de andar e o client tem de mostrar muitas novas criaturas e itens pela primeira vez. O client então pega os dados no seu HD, e se este processo demorar, você vai ter lag, mesmo se tudo estiver bem do lado do servidor.

 

10d9s9i.png

 

Servidor de Jogo

 

O lag também pode ser causado pelo nosso servidor de jogo, por exemplo, durante um backup. No entanto, você normalmente não percebe isso. Então, podem haver erros lógicos no servidor de jogo que podem resultar em lag. Houve um exemplo deste tipo de lag no passado, quando um jogador transportou todo o interior de sua guild hall em apenas um parcel. Toda vez que ele movia o parcel causava lag em todos os jogadores daquele mundo, já que o servidor estava ocupado lidando com o parcel e teve problemas para fazer as outras tarefas ao mesmo tempo. Nós monitoramos constantemente os nossos servidores, assim percebemos isso imediatamente, e não demorou muito para os nossos programadores encontrarem uma maneira de impedir que isso aconteça no futuro.

 

Latência

 

A palavra que é constantemente usada para descrever o lag é latência. Latência é a medida do tempo que leva entre você apertar um botão do teclado, o comando ser executado através de seu computador, os pacotes de dados resultantes serem enviados para o servidor de destino onde a ação solicitada é realizada, até que todo o processo seja concluído. A latência inclui todos os fatores mencionados acima: a velocidade de conexão, bem como todo o hardware e software envolvido no processo e a potência do seu PC. A latência sempre existe, mas se a sua latência for alta demais, você vai ter lag em um jogo online. Alguns editores de jogo usam truques para esconder os efeitos da latência dos jogadores, por exemplo, mostrando animações se alguma coisa demorar demais. Outros usam diferentes técnicas, por exemplo, não mostrando tudo para todo mundo. Isso só funciona em jogos que em que não é importante que você veja exatamente o mesmo que o seu companheiro.

 

Conclusão

 

O problema do lag é que você tem o controle apenas do seu PC, e nós só temos o controle sobre os nossos servidores. Tudo o que está neste meio não está nas suas mãos, nem nas nossas. A melhor maneira de minimizar a latência é tentar manter a distância entre seu PC e o serviço que você está tentando usar o menor possível, para que os seus pacotes de dados tenham que percorrer um caminho mais curto na internet. Por isso, pedimos aos jogadores europeus para jogar em mundos situados na Alemanha, e aos jogadores da América do Norte e do Sul para se conectarem a mundos americanos, por exemplo.

 

Causas dos Kicks

 

Kicks Esporádicos

 

Se os seus pacotes de dado não alcançam mais o server, seja por um bloqueio completo, seja por uma falha no caminho, o client do jogo no seu PC e nosso servidor vão perceber, independentemente um do outro. Ambos terminam a conexão e seu personagem é kickado do jogo. Entretanto, se o seu personagem estiver pz-locked, ele vai permanecer online por um tempo, e essa pode ser uma situação mortal.

 

Mass Kicks

 

Se há um problema próximo aos nossos servidores, um problema em nosso data center por exemplo, muitos jogadores serão afetados de uma vez só. Nosso servidor percebe e declara circunstâncias excepcionais. Isso significa que o servidor verifica todas as conexões novamente e imediatamente desconecta todos os personagens que não puderam ser alcançados dentro de alguns segundos, independente de seu pz-lock. Isso é chamado de mass kick. Esse tipo de mass kick é acionado pelo servidor como medida preventiva. Muitas mortes de personagens são prevenidas dessa maneira. Se os personagens não forem kickados, as chances de morte são bem altas.

Decidir de qual ponto os personagens serão kickados do jogo é uma tarefa que envolve monitoração de tráfego, flutuações normais, limitação das situações de abuso e uma tentativa de fazer do jeito mais justo e seguro possível para todos.

É claro que os mass kicks também acontecem quando um dos nossos servidores trava. Então todos os personagens daquele mundo são, obviamente, também desconectados.

 

Situação Especial: Ataques DDoS

 

De vez em quando você lê em nossas notícias que estamos sofrendo ataques DDoS. A sigla DDoS significa Distributed Denial of Service (Ataque Distribuído de Negação de Serviço). Isso quer dizer que alguém está tentando impedir que Tibia funcione corretamente. Esses ataques funcionam assim: muitos pacotes de dados são enviados para um dos nossos servidores de uma só vez, criando um grande congestionamento. Quando esses pacotes ficam trancados nesse congestionamento, eles não conseguem mais alcançar nossos servidores. É por isso que o jogador experimenta lag e kicks enquanto nosso servidor está sob ataque. Arruinando a sua diversão, os autores tentam nos atingir. Nem precisamos dizer que esses ataques são altamente ilegais.

 

O que a CipSoft faz para prevenir lag e kicks?

 

Monitoração, Avaliação, Cooperação, Firewalls

 

Nós monitoramos nossos servidores e verificamos nossos arquivos de log regularmente para conferir se há problemas ocorrendo. Assim, podemos intervir imediatamente para resolver.

Também investimos em bons provedores de internet, selecionando bons data centers que trabalham conosco para reduzir a latência para nossos jogadores. Nós também avaliamos novos serviços para ver o que podemos melhorar.

Além disso, nós estamos investindo em firewalls, tanto em software quanto em hardware, constantemente monitorando a situação da nossa rede. Se nós encontramos alguma coisa fora do normal, imediatamente entramos em contato com nossos provedores para iniciar as contra-medidas. Muitas das nossas contra-medidas estão funcionando muito bem. Já somos capazes de filtrar muitos ataques DDoS, por exemplo. Você nem percebe que eles estão acontecendo. Entretanto, algumas vezes os ataques atravessam as nossas defesas, fazendo com que você infelizmente perceba as consequências.

 

Sobre Avisos

 

Muitos de vocês pedem por avisos quando houver lag e kicks. Infelizmente, somos incapazes de oferecer isso na maioria das vezes. Nós não sabemos antecipadamente quando alguém vai lançar um ataque aos nossos servidores, ou se uma tempestade afetou um grande provedor de internet nos Estados Unidos, por exemplo. Nessas situações, os avisos viriam tarde demais. Infelizmente, não podemos dizer quando será seguro caçar. Não queremos criar uma falsa sensação de segurança. Nós simplesmente não sabemos quando um problema técnico que não é de nossa alçada já foi corrigido, e não temos a menor ideia de quando um atacante de nossos servidores já desistiu. O que podemos fazer nessas situações é tentar minimizar os efeitos negativos que você enfrenta ingame durante lag e kicks.

Nós só podemos avisar com antecedência se o lag ou kicks tiverem chance de acontecer durante uma manutenção planejada, por exemplo. Nesses casos, você encontra uma nota sobre a manutenção em nossa página de notícias.

 

Maneiras de Determinar o Tipo de Lag

 

Verifique a Sua Conexão

 

Quando você tem lag, a primeira coisa que você deve fazer é checar se você consegue acessar outros websites. Se levar mais tempo do que o normal, ou eles simplesmente não abrirem, pode-se assumir que o problema está perto de você.

Para descartar que o lag é causado pelo seu computador, as coisas que você poderia verificar são, por exemplo, o seu firewall, para ver se por um acaso o serviço que você está tentando acessar está bloqueado, ou você pode checar através do seu gerenciador de tarefas (para PCs com Windows) quais programas estão rodando em segundo plano e estão usando muito poder de processamento. Talvez um scanner de vírus está fazendo uma verificação e isso está deixando tudo lento? Se você está em uma rede, verifique, por exemplo, se o seu irmão não está baixando um arquivo grande, enquanto você está jogando Tibia.

Se você não consegue identificar a causa do lag do seu lado, talvez o problema esteja ligado ao seu provedor. Se você estiver usando o mesmo provedor que o seu amigo, por exemplo, pergunte se ele consegue acessar o serviço que você não está conseguindo.

 

Tracert

 

Se o problema está situado um pouco mais longe do que o seu próprio provedor de internet, não há nada que você possa fazer para se livrar disso.

Se você quiser determinar em qual ponto do caminho (entre a sua conexão e o destino) o lag está sendo causado, você pode usar o comando tracert. Com este comando você pode traçar a rota dos seus pacotes de dados em sistemas Windows (*ver nota do tradutor no rodapé). Tudo que você precisa fazer é abrir um Prompt do MS-DOS, clicando em Iniciar em seu Windows, em seguida, em Executar. Lá, digite cmd. Na janela que se abre, digite tracert [endereço IP] ou (sem os colchetes) e pressione Enter. Você vai então receber a informação sobre quais nós e provedores os seus pacotes de dados passam até chegar ao destino, e quanto tempo leva para os seus pacotes de dados passarem por cada ponto.

 

33vn474.jpg

 

Lag e kicks são realmente um grande problema nos jogos online, e nós entendemos que vocês ficam frustrados quando morrem no Tibia por causa de um problema de conexão. Infelizmente, como explicamos neste pequeno artigo, nós podemos fazer muito pouco, assim como vocês. Isso não faz o problema melhorar, mas nós esperamos que essas explicações esclareçam algumas dúvidas que vocês tenham e os ajude a entender os motivos técnicos por trás dos lags e kicks.

 

Desejamos a vocês uma boa partida sem lag!

Community Managers

 

 

*NT Esclarecendo algumas coisas: atualmente (na verdade, desde a versão XP) o Windows não tem mais um Prompt do MS-DOS, mas apenas um prompt de comando baseado em MS-DOS (já que este fora descontinuado há muito tempo).

Um segundo detalhe é explicar como se abre este prompt de comando, mesmo numa versão mais recente do Windows (o Windows 7, por exemplo, não apresenta o menu Executar por padrão). Siga os passos:

  1. Pressione WinKey (aquela tecla da “bandeirinha” do Windows) + R para abrir o Executar
  2. Digite cmd
  3. Pressione Enter

 

Créditos: TibiaBR e Tibia.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.