Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Tutorial c++ parte 1


claudinhors
 Compartilhar

Posts Recomendados

Introdução à Informática

 

Visão global

 

 

Um computador é uma máquina que recebe as instruções e produz um resultado após a realização de um trabalho adequado. Uma vez que é uma máquina, que espera boa e precisas diretivas, a fim de fazer alguma coisa.

 

O resultado final depende de vários fatores que vão desde as capacidades particulares da máquina, as instruções que recebeu, e o resultado esperado.

Como uma máquina, o computador não consegue descobrir o que você quer. O computador não pensa e, portanto, não comete erros.

 

Programação de computadores é a arte de escrever instruções (programas) que pedem ao computador para fazer algo e dar um resultado. Um computador recebe instruções de muitas formas diferentes, quatro dos quais são particularmente importantes.

 

 

As primeiras instruções são dadas pelos fabricantes de peças de hardware diferentes, tais como o microprocessador, a placa-mãe, o disquete e os drives de CD-ROM, etc. Estas peças são geralmente feitas por diferentes empresas, definição de objetivo diferentes e vários que sua parte em particular pode executar. As instruções dadas para o microprocessador, por exemplo, dizer-lhe como fazer cálculos, a que velocidade e em que circunstâncias.

 

As instruções dadas para a placa mãe vão dizer para se comportar como uma cidade onde as pessoas e os carros podem passar de uma parte da cidade para outro, indo e voltando, por motivos diversos, o que permite que a informação flua de uma parte a outra da cidade, eu quero dizer uma seção do computador para o outro.

 

Uma vez que as instruções dadas para as peças de hardware são conhecidos, os engenheiros de software usam essa informação para dar a segunda definição das instruções para o computador. Estas instruções, conhecido como um sistema operacional, normalmente, é escritos por uma única empresa.

 

Estas segundas informações dizem ao computador como coordenar os seus diferentes componentes de modo que o resultado será uma combinação de efeitos diferentes. Desta vez, o computador é instruído sobre o local onde as peças de informações que recebe são provenientes, o que fazer com eles, então para onde enviar o resultado. Desta vez, também os designers de sistema operacional impõem uma série de comportamentos para o computador como uma máquina.

 

Novamente, desta vez, algumas linguagens de computador são desenvolvidas para que os programadores possam escrever aplicações como um terceiro conjunto de instruções. É como o desenvolvimento de linguagens que as pessoas em uma cidade podem usar para falar uns com os outros.

 

Considere que a partir de agora (uma vez que o OS é desenvolvido), as pessoas tem o hábito de fazer as coisas de acordo com sua cultura particular ou gosto, falando línguas diferentes que o seu vizinho não entendo... Felizmente, o computador deve dizer que o OS, compreende todas as línguas (eu não posso garantir isso).

 

Alguns dos sistemas que operam no mercado são: Microsoft Windows 3.x, Cores Linux, IBM OS \ 2, Microsoft Windows 9X, Apple OS 10, Red. A Linux, Microsoft Windows Millennium, Bens, Caldera Linux, Microsoft Windows 2000, etc. A OS particular (por exemplo, Microsoft Windows 98) em função de um processador específico (por exemplo, Intel Pentium) é muitas vezes referida como uma plataforma. Algumas das linguagens de computador rodando em sistemas operacionais Microsoft Windows são C + +, Pascal, Base, e suas variantes.

 

O conjunto real de terceiro são dadas instruções para o computador que você, o programador, usando uma ou mais línguas que o sistema operacional que você está planejando usar o possam compreender.

Seu trabalho vai consistir em escrever aplicações. Como um programador, você escreve essas declarações dizendo que o computador, na verdade, o sistema operacional, que "Se o usuário clicar isso faça o seguinte, mas se ele clica aquilo, faça algo diferente.

 

Se o usuário clica direito, mostrar isto, se ele clica duas vezes aqui, fizer isso.” Para escrever estas instruções, chamados de programas, você primeiro aprender a "falar" um dos idiomas do sistema operacional. Então, você se torna mais criativo... Alguns dos programas de aplicação no mercado são o Microsoft Word , Microsoft Excel , MSN Messenger , etc...

 

As últimas instruções são dadas por quem usa o seu programa, ou a sua aplicação.

 

Por exemplo, se você tinha programado o Microsoft Word, você teria dito que o computador "Se um usuário clica no botão Novo na barra de ferramentas Padrão, eu quero você mostre um novo documento vazio. Mas se o usuário clicar em Arquivo -> Novo. .., eu quero que você 'chame' a caixa de diálogo Nova e proporcionar mais opções para criar um novo documento.

 

Se o mesmo usuário clica direito em qualquer botão em qualquer uma das barras de ferramentas, eu quero mostrar, a partir de um menu pop-up, todas as barras de ferramentas disponíveis para que ela possa escolher qual ela quer. Mas se ela clica no botão direito do documento principal, aqui é um outro menu que eu quero que você me mostre. "

 

 

Neste momento, você provavelmente já percebeu que os usuários de seus programas dependem de suas técnicas como um desenvolvedor para fornecer um aplicativo fácil de usar (isso é o que os recrutadores e empregadores chamam de experiência e criatividade).

 

 

Você depende da linguagem de computador que você está realmente usando (cada linguagem de computador tem seus altos e baixos). Sua linguagem de computador depende do sistema operacional que está rodando (diferentes

sistemas operacionais têm diferentes pontos fortes e fracos).

 

O sistema operacional depende do microprocessador ou a máquina que está sendo executado no (a maior diferença entre os dois microprocessadores é a velocidade em que cada informação de processos).

 

Seu interesse aqui é sobre a linguagem de computador, pois você está indo para escrever programas. Existem várias linguagens de computador, por razões diferentes, capazes de fazer coisas diferentes.

 

Felizmente, o computador consegue distinguir entre diferentes linguagens e executar em conformidade. Estas instruções são dadas por um programador que está usando compiladores, intérpretes, etc, para gravar programas. Exemplos dessas línguas são Basic, C + +, Pascal, etc

 

 

Introdução aos arquivos de cabeçalho

 

C + + é uma linguagem tão grande que ele usa vários conjuntos de instruções de diferentes partes para fazer o seu trabalho. Algumas destas instruções vêm em arquivos de computador que você simplesmente "coloca" em seu programa.

 

Estas instruções ou arquivos são também chamados de bibliotecas. Para facilitar seu trabalho, algumas dessas bibliotecas já foram escritas para você para que você possa incluí-los no seu programa, você já tem uma boa base para continuar a sua construção.

 

No entanto, algumas destas bibliotecas têm as suas limitações, o que significa que você vai expandi-las por escrito, ou incluir suas próprias bibliotecas.

 

 

Como já observado, há bibliotecas previamente escritas para você. Uma delas pede ao computador para receber golpes de teclado do usuário (quando você pressiona uma tecla) e outra pergunta a máquina (o computador executa algumas operações) para devolver um resultado.

 

As bibliotecas são arquivos que você coloca no início de seu programa como se estivesse dizendo ao computador para receber as instruções preliminares de outro programa antes de expandir a sua.

 

As bibliotecas são (também) os arquivos de cabeçalho chamado e, como arquivos de computador, eles têm a extensão ". H".

 

Um exemplo seria casa.h ou pessoa.h. Como você vê, eles poderiam ter qualquer nome, quando você começar a criar suas próprias bibliotecas, você vai dar os seus arquivos e reconhecidos nomes personalizados.

 

 

A primeira biblioteca que estaremos interessados se chama:

iostream.

 

Ele pede o computador para exibir o material em um monitor de tela.

Para ver como colocar uma biblioteca em seu programa, você colocá-lo no início do arquivo. Aqui está um exemplo:

 

iostream.h

 

Para usar uma biblioteca em seu programa, você simplesmente incluí-lo usando a palavra "include" antes do nome da biblioteca, como segue:

 

include iostream.h

 

 

Uma vez que esta é uma linguagem de computador, o computador irá seguir instruções específicas para desempenhar adequadamente, o que tornará esta língua distinta das línguas todos. C + + tem algumas palavras que trata especialmente e algumas que dependem completamente de você o programador.

 

 

Por exemplo, a palavra "include" poderia ser uma palavra especial utilizada pelo C + + ou regular que você deseja usar em seu programa. Nesta situação particular, se você quiser que o computador "saiba" que a palavra "include" significa "eu quero incluir a seguinte biblioteca", você terá que acrescentar um sinal especial para ele. O signo de libra "#" vai fazer exatamente isso. Portanto, para incluir uma biblioteca, que precedem a incluir palavra com o símbolo #.

 

 

Aqui está um exemplo:

# Include iostream.h

Normalmente existem dois tipos de bibliotecas ou arquivos que você irá utilizar em seus programas: bibliotecas que veio com C + +, e aquelas que você escrever. Para incluir sua própria biblioteca, você deve colocá-lo entre aspas, como este :

 

 

# Include "livros.h"

 

 

Quando você incluir uma biblioteca que veio com C + +, você colocá-lo entre < > como segue:

 

# Include <iostream.h>

 

 

Seguindo essa mesma técnica, você pode adicionar as bibliotecas como você vê o ajuste. Antes de adicionar um arquivo, você precisará saber o que esse arquivo é e porque você precisa dele. Isso vai depender principalmente da sua aplicação. Por exemplo, você pode incluir uma biblioteca chamada stdio como este:

# Include <iostream.h>

# Include <stdio.h>

 

 

 

Introdução ao Namespaces

 

Um namespace é uma seção de código, delimitado e se refere ao uso de um nome específico.

Um namespace é criado para separar uma parte do código com o objetivo de reduzir, senão eliminar, confusão. Isso é feito dando um nome comum para essa parte do código de modo que, ao se referir a ele, apenas as entidades que fazem parte dessa seção seria designada.

 

 

Porque C + + é tão grande, as bibliotecas são criadas em espaços de nomes diferentes, cada um com um nome específico. Para usar um namespace existente em seu programa, você deve saber seu nome. Para utilizar esse espaço, você pode digitar a expressão namespace usando, seguido do nome do namespace e um ponto-evírgula.

 

Por exemplo, para usar um namespace chamado Django, você deverá digitar:

 

using namespace django;

 

 

Um dos namespaces utilizados no C + + é chamado std. Portanto, para usá-lo, você pode digitar:

 

using namespace std;

 

 

Após digitar isso, qualquer parte do espaço se torna disponível para você. A biblioteca iostream mencionado acima é parte do namespace std.

 

Quando você o usa, você não precisa incluir a extensão do arquivo iostream ( o .h) . Por esta razão, você pode começar seu programa com:

# Include <iostream>

using namespace std;

 

C + +

 

C + + Instruções

 

 

C + + trabalha dando (separando) as instruções para o computador. Estas instruções podem ser tratados como atribuições. Neste site, tal atribuição será chamada uma função.

 

A função primária utilizada em C + + é chamado de main.(principal)

Para distinguir uma função de outros tipos de coisas que você irá utilizar em seus programas, o nome de uma função é seguido por uma abertura e um parênteses de fechamento.

 

Por exemplo, a função principal será sempre por escrito, pelo menos como main (). Quando realizamos um melhor estudo das funções, vamos aprender mais sobre as funções, os seus parênteses e outros assuntos relacionados.

 

 

Quando um programa estiver escrito e você pedir ao computador para "executar" ele, a primeira coisa a procurar é a função main (). Isto significa que cada programa em C + + deve ter a função main (). Porque a função é uma atribuição, a fim de realizar seu trabalho, uma função tem um corpo, este é o lugar onde o comportamento (atribuição) da função seria "descrita".

 

 

O corpo de uma função começa com uma abertura Chaveta "(" e termina com um colchete de fechamento curly ")". Tudo entre pertence, ou faz parte, a função. Portanto, a função main () pode ser escrita como:

main () {}

 

 

Como aprendemos que devemos (deve) incluir sempre as bibliotecas que nós precisamos, nosso programa agora incluiria main (). Sempre que criar um programa, é importante isolar a inclusão de uma biblioteca em sua própria linha. Aqui está um exemplo:

 

# Include <iostream>

using namespace std;

main () {}

 

C + + é a linguagem de computador, vamos estudar para escrever programas. C + + é uma linguagem muito universal, ela pode ser usado para escrever programas para Linux, MS Windows, Macintosh, BeOS, Unix, etc C + + é muito poderoso e pode ser usado para criar outros compiladores ou línguas, mas também pode ser usado para gravar um sistema operacional.

 

Isso significa que você pode usar C + + para criar / escrever o seu idioma próprio de computador.

 

Você também pode usar C + + para criar / gravar o seu compilador próprio, o que significa que, usando C + +, você pode criar sua própria implementação de C + +, Pascal, Basic, Perl, ou qualquer outra linguagem existente ou inexistente.

 

 

Há muitos produtos que você pode usar para criar um programa em C + +. Antes que um programa esteja disponível, é chamado de projeto, porque você está trabalhando nisso.

 

Embora no início você geralmente trabalha sozinho, a maioria dos programas envolvem um grande número de pessoas. É por isso que durante o desenvolvimento de um programa ou produto de software, ele é chamado de projeto. Cada um dos ambientes disponíveis fornecem sua própria técnica (s) de criar um programa em C + + ou trabalhando em um projeto C + +.

 

Portanto, a pessoa ou a empresa que fez o ambiente disponível para você deve dizer-lhe como usar esse ambiente (que não é de sua responsabilidade, nem o Emprego de Standard C + + para dizer-lhe como criar um programa ou como iniciar uma projeto). Vou tentar cobrir essas que eu conheço

.

Os programas estaremos criando neste site são chamados de aplicativos de console. Eles também podem ser chamados programas Bash (especialmente em Unix / Linux). A técnica que você siga para criar um projeto depende do ambiente que você está usando.

 

 

Executar um programa

 

 

Para ver o que seu programa faz, é preciso perceber que as linhas que voce digitou sao instruções em Inglês pedindo C + + para executar a função main ().

Infelizmente, o computador não compreende o que tudo isso significa (até certo ponto). O computador tem sua própria linguagem conhecida como a linguagem de máquina.

 

Então, nós precisamos traduzi-lo em uma linguagem que o computador possa entender. Um programa foi criado para o efeito e que lhe foi fornecido com C + +. Isto é o que chamamos de um compilador.

 

No passado, um programa utilizado para a criação de várias partes de todo o computador, algumas das técnicas que ainda são usados para "depurar" um programa para isolar problemas ou "bugs". Uma vez que este é um programa pequeno, vamos pedir apenas o computador para "executar" e veja o resultado. Ao longo deste site, as palavras (ou verbos) "executar" e "run" será usado indiferentemente para significar a mesma coisa.

 

A linguagem C + + não define como criar um projeto. Quando você comprar ou adquirir um compilador C + +, a documentação deve dizer-lhe como criar e executar um projeto. Nós descrevemos aqui como fazer para criar um projeto em ambientes mais familiar. Se você tem um ambiente ou compilador que não está na nossa lista, consulte a sua documentação para saber como usá-lo.

 

Para aprender C + +, você precisa de um compilador C + +, e descrevemos como criar um projeto C + + com alguns dos mais comumente utilizados compiladores e ambientes de programação. Quando isso acontece, e como você pode ter notado, as companhias diferentes (e diferentes indivíduos para que o assunto) escolher para implementar uma linguagem como entenderem.

 

Dependendo do ambiente de programação que você está usando, mesmo dependendo de como você criar o seu programa (por exemplo, KDevelop, Borland C + + Builder eo Microsoft Visual C + + todas fornecer mais do que uma maneira de criar ou iniciar um aplicativo de console), às vezes você tem um ponto de partida arquivo vazio ou um arquivo com algumas linhas.

Seja qual for o arquivo, você não precisa eliminá-lo.

 

Por exemplo, exibe uma mensagem KDevelop comentou no arquivo. Você não deve apagar o texto e isso nunca vai interferir no seu programa. Borland C + + Builder abre um arquivo com um par de "# pragma" linhas.

 

Você nunca terá qualquer razão para excluir essas linhas, mas você pode, sem nenhum risco, mas desde que não prejudiquem o seu programa, por sua vez os resíduos de excluí-los?

 

 

Dependendo do ambiente de programação que você está usando e como você cria seu programa, o primeiro arquivo pode exibir uma linha, como # include <iostream.h> ou outra linha # include.

O arquivo também pode ter uma função main () já incluída. Aqui está como vamos lidar com esse problema:

Se o arquivo mostra uma linha com # include algo, deixar como está. Não vai afetar negativamente o seu programa. Esse arquivo foi testado

 

Se o arquivo mostra uma linha com # include <iostream.h>, deixá-la assim, e continuar com as nossas outras instruções

 

Se o arquivo estiver vazio ou não incluir uma linha com # include em todas, então você siga nossas instruções e digitá-los como um dado adquirido

 

Se o arquivo já inclui a função main (), com uma linha como principal Algo int (), use a função main () para os exercícios deste livro. Salvo disposição em contrário, essa função está pronto para você e não modificar a algo que faz parte entre os parênteses.

 

De agora em diante, você às vezes será solicitado a criar um projeto. Siga as instruções do seu compilador, como vimos acima.

 

Fundamentos Código

 

 

 

Usando cout

 

 

Existem várias maneiras de dados entrar em seu programa. O primeiro meio de inserção de dados em um programa C + + é digitando-a a partir do teclado.

Outra forma seria a de instruir o programa para receber dados de outro programa, em seguida, processá-lo. Um programa também pode receber os seus dados ou parte dele a partir de outros dispositivos de hardware como um CD-ROM, um DVD-ROM, um modem, uma câmera de vídeo, etc

Para exibir o material sobre o monitor, C + + usa os operadores.

O operador usado para exibir algo na tela é chamado de:

cout (comand output) (na verdade, é um corte de classe e não um operador, mas nós não aprendemos o que é uma classe). A palavra cout é seguido pela extração operador << , então algumas regras simples para mostrar nada. Por exemplo, para mostrar uma palavra ou frase, você incluí-lo entre aspas "e".

Enquanto você está dando a essas instruções, que você digita no seu programa. Cada C + + instrução é terminada por um ponto e vírgula ";".

Já vimos que um programa é um conjunto de instruções que você dá ao computador. Estas instruções são dadas dentro de funções. Isto significa que uma instrução é parte de uma função. A única coisa que queremos mostrar no nosso programa será executado pela função main (). Em outras palavras, a instrução para mostrar algo que vai ser dada em main ().

Aqui está um exemplo:

 

#include <cstdlib>

# Include <iostream>

 

 

using namespace std;

 

int main ()

(

cout <<" programação com C + +";

 

system("PAUSE");

return 0;

}

 

 

 

 

 

 

 

A documentação mais básicas que você vai (tem que) fazer é colocar os comentários, tanto quanto possível.

Comentários ajudam você e outras pessoas que lêem o seu código para descobrir o que estava fazendo.

Os comentários não são lidos pelo compilador durante a execução de seu programa.

 

Isso significa que você escrevê-los na conversação diária. Há duas formas usuais de incluir comentários em seu programa. Para comentar o conteúdo de uma linha, você começa com barras duplas como estas

/ /

Aqui está um exemplo:

 

# Include <iostream>/ / Inclui a primeira biblioteca

#include <cstdlib> / /inclui a segunda biblioteca

 

using namespace std;

 

int main ()

(

/ / Aqui é uma frase simples

cout <<"Olá, este é o meu programa!";

 

system("PAUSE");

 

return 0;

)

/ / O fim do meu programa

Você pode incluir muitas linhas de comentários em seu programa. Para isso, comentar cada linha com as barras duplas. Uma alternativa é iniciar o início do parágrafo comentou com / * e terminam com a seção de comentários * /

Aqui está outra versão comentada do nosso programa:

 

/ / O programa frase.cpp

/ / Incluir a biblioteca ostream

 

# Include <iostream>

#include <cstdlib>

 

using namespace std;

 

int main ()

(

/ * Aqui está uma simples frase que eu quero mostrar

quando o programa for iniciado.

 

* /

 

cout <<"Olá, este é o meu programa!";

 

system("PAUSE");

 

return 0;

)

/ / O fim do meu programa

 

 

 

Continua.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente... topico interessante, uma leitura ke vc olha o texto e pensa "ixe... texto cansativo...", mas quando vc começa a ler, eh mto interessante, mesmo que vc entenda de C++, se torna algo gostoso de ler....

 

OBS: naao entendo mto de C++, foi maneira de falar, direcionado aos que sabem Y,Y

 

mas... faltando um poko de vida no topico neh ²

(( cores e tals..)) ²

 

mas mesmo assim.. otimo topico

 

flw, abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente... topico interessante, uma leitura ke vc olha o texto e pensa "ixe... texto cansativo...", mas quando vc começa a ler, eh mto interessante, mesmo que vc entenda de C++, se torna algo gostoso de ler....

 

mas... faltando um poko de vida no topico neh ²

(( cores e tals..)) ²

 

mas mesmo assim.. otimo topico

 

flw, abraçs

 

Estou providenciando mestre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.