Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

tutoriais [Tutorial] Criando mapas Para The Duel


xsarahx
 Compartilhar

Posts Recomendados

BúúH D: Ahahaha *-* eu dinovu

 

 

 

Vamos criar mapas para seu gunz? ^^

 

 

Let's Rock!

 

1 - PROGRAMAS UTILIZADOS

 

GTKRadiant :

[DOWN]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
[/DOWN]

 

Plugins GTKRatiant :

[DOWN]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
[/DOWN]

 

Arquivos Basícos de configuraçao :

[DOWN]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
[/DOWN]

 

GzMAP :

[DOWN]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
[/DOWN]

 

2- INSTALAÇAO

 

♦ Instale o GTKRatiant Normalmente ,

 

♦Instale Os Pluginz Do GTKRadient No Seguinte Diretorio, C:\Arquivos De Programas\GtkRadiant1.5.0\

 

♦extraia os arquivos basicos de configuraçao em C:\gunzmap\

 

♦Extraia o GzMap em C:\Program Files\GtkRadiant1.5.0

 

♦Inicie o Porgama GTKRadiant e selecione o the duel , e defina o caminho de mecanismo para C:\gunzmap\

 

pronto, devera abrir uma nova janela, coloque o nome de seu mapa,

 

3 - CONFIGURANDO O GTKRadient

 

♦ Em interface clique em layout, coloque o mesmo que o meu, (VEJA NA IMAGEM) prefiro esse, por ser mais facil de usar ^^,

preferenceslayout.jpg

 

♦ Ainda em inteface , clique em "Editing" e marque a opçao "Clipper tool uses Caulk"

4 - CRIANDO SEU PRIMEIRO MAPA

 

Booom meninos, agora vou lhes ensinar o basico, como criar chao, piso e této, coisas bem simples ^^

 

Obs: vou passar algums comandos uteis antes di começar ^^

 

F1 - Abre o menu de ajuda

insert / Delete - Amplia / fora de uma janela

Shift&leftclick - Seleciona ou desmarca o brush / entidade que você clique em

teclas do teclado numérico - Altera o tamanho da grade

CTRL-C - Cópia da entidade selecionada / escova

ctrl-v - Colar a entidade previamente copiada / escova

T - Abre a textura do selecionador.

Ctrl-Shift-leftclick - Seleciona apenas o rosto de um pincel (um de cada vez)

Ctrl-Shift-Alt-leftclick - Seleciona / Desmarca as faces de uma escova (quantos você quiser)

d / c-Move a câmera verticalmente

 

Prooonto XD Vamos começar.

 

♦Agora para o piso. Clique e mantenha pressionado o botão do mouse na marca de -256.256 (canto superior esquerdo da janela) e arraste para baixo a 256, -256. Isso deve criar uma grande Area, conforme ilustrado na figura a seguir

floor1.jpg

Parabéns, você acabou de criar seu primeiro "BRUSH". O que é um "BRUSH": Um BRUSH é uma superfície interna Baseada nos mapas de quake3 arena. Basicamente, tudo o que nós vamos fazer aqui vai girar em torno De BRUSH ou entidades. Entraremos em entidades mais tarde, Agora que você sabe o que é um BRUSH, vamos trabalhar com ele,

 

Clique e mantenha pressionado o botão do mouse no centro do pincel, na janela inferior esquerda. Esta é uma visão lateral. Você também pode fazê-lo na janela inferior da direita, que é a frente, como nós apenas estamos indo para arrastar o BRUSH um pouco para baixo. Agora, arraste-o para que a parte superior do BRUSH é mesmo com a linha 0. A imagem seguinte ilustra o que eu quero dizer:

floor2.jpg

 

Tem que ser na marca de 0? Não. No entanto, estamos colocando-o aqui com o propósito de demonstrar o movimento de BRUSHS (muito importante), bem como tornando mais fácil a nós mesmos, mais tarde.

 

Agora vamos fazer os SpawnPoints "locais aonde vamos aparecer" , caso contrario seu mapa ira falhar,Antes de criar um spawnpoint devemos desmarcar o elemento atual (o piso) ou então o spawnpoint irá realmente substituir o piso, e não queremos que isso aconteça. A imagem abaixo vai lhe dar um exemplo de como adicionar um spawnpoint

 

step1pz7.jpg

 

De uma boaolhada no retangulo rosa, ele eh relativo ao tamanho de seu mapa,

 

Ok, obviamente, podemos ver que o nosso chão é muito pequeno, Podemos esticar um pouco, mas primeiro temos que selecionar o chão novamente. Desmarque a spawnpoint por turno,Segurando e clicando nele, depois clique no chão, deve destacar-de-rosa. Se você olhar abaixo de você deve ser capaz de ver os três painéis tridimensionais ea sua selecção deve destacar vermelha sobre eles. Para alongar um objeto na direção x clique, Y e segure o mouse no painel superior direito logo acima da caixa que está destacado em vermelho e arrastá-lo, ele deve começar a crescer.

 

step3pz7.jpg

 

Ok , agora vams por as texturas ! basta clicar em "T" no teclado para abrir o menu de texturas e selecione qualquer textura que você deseja para o seu piso,

 

step4hc2.jpg

 

Certo, é quase hora de compilar e testar o nosso mapa ^^

 

Em seguida, temos de criar uma grande caixa em torno de nossa plataforma certifique-se de que esta selecionada a parta superior, aonde ficara o "CÈU", caso contrário, o mapa terá erros. é como akeles mapas lixos do eurogunz, darkgunz, que tem cantos escuros , que se tentar ir em direçao a ele. vc caira. De qualquer forma você começa o ponto todos os níveis, deve ser cercada por uma espécie de barreira,

step8nh3.jpg

 

nao se preocupe.. essa barreira ficara invisivel ^^

 

vamos testar seu mapa?? veja na parte de cima do programa, clique em build, e compile usando NoLight

 

uma vez compilado ele ira aparecer em formato zip, extraia para C:\MRS\gunzmap.

 

Agora, para obter um céu visível, temos de fazer uma edição manual. Pegue o arquivo Town.mrs e descompacte-o para roubar algumas animações de céu.

 

Code:

 

Town_obj_sky_daylight.elu.ani

Town_obj_sky_daylight.elu

 

Em seguida, colocá-los em C:\MRS gunzmap\

 

agora abra ogunzmap.RS.XML e copie as seguintes linhas:

 

Add in <DUMMYLIST>

Code:

<DUMMY name="obj_sky_daylight">

<POSITION>55267160891140097000000000000000.00000 00 0.0000000 0.0000000</POSITION>

<DIRECTION>0.0000000 0.0000000 0.0000000</DIRECTION>

</DUMMY>

 

 

Underneath </MATERIALLIST> add

Code:

<OBJECTLIST>

<OBJECT name="Town_obj_sky_daylight.elu">

</OBJECT>

</OBJECTLIST>

 

Ok muito bem! Nós agora temos um céu, mas ... estanis com o mapa inteiro cercado com paredes gigantes! Não se preocupe, há uma pequena etiqueta que nos permite fazê-los ir embora ^^ adicione as seguintes linhas no gunzmap.RS

 

Code:

<MATERIALLIST>

<MATERIAL name="gunz_Floor013">

<DIFFUSE>1.00000000 1.00000000 1.00000000</DIFFUSE>

<AMBIENT>1.00000000 1.00000000 1.00000000</AMBIENT>

<SPECULAR>1.00000000 1.00000000 1.00000000</SPECULAR>

<DIFFUSEMAP>gunz/Floor013.tga</DIFFUSEMAP>

</MATERIAL>

<MATERIAL name="gunz_Box009">

<DIFFUSE>1.00000000 1.00000000 1.00000000</DIFFUSE>

<AMBIENT>1.00000000 1.00000000 1.00000000</AMBIENT>

<SPECULAR>1.00000000 1.00000000 1.00000000</SPECULAR>

<DIFFUSEMAP>gunz/Box009.tga</DIFFUSEMAP>

</MATERIAL>

<MATERIAL name="gunz_Sky003">

<DIFFUSE>1.00000000 1.00000000 1.00000000</DIFFUSE>

<AMBIENT>1.00000000 1.00000000 1.00000000</AMBIENT>

<SPECULAR>1.00000000 1.00000000 1.00000000</SPECULAR>

<DIFFUSEMAP>gunz/Sky003.tga</DIFFUSEMAP>

<USEOPACITY/>

</MATERIAL>

</MATERIALLIST>

 

Problema Resolvido ^^ podemos ver tudo normalmente.

 

coloque os arquivos dentro do diretorio de mapas de seu gunz, ^^

 

pronto para testar! :D

 

 

demorei qse 3h para fazer esse topico ;/ nao tive tempo para edits, caso encontrem algum erro. eh soh me avisar que logo edito ^^

 

 

Creditos : xsarahx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kara...To quase virando seu fãn '-' seus tópicos são muitos bons! Todos são um Ultilitário muito boom como esse.Sempre ajuda algum membro Da Wc, Muito obrigado por compartilhar esse belo tutorial, como sempre,Levou meu thanks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho recebido muitos links de downloads de mapas, com gente botando creditos pra min XD

 

estou muito feliz com isso...e tem muita gente ai com criatividade o.ó.

deixando muitos mapas feito por gente que faz pra servers "famosos" no chinélo XD

 

 

Kiss! :amor:

 

@allcohol

 

éssa eh a intenção... criar novos mapas para seu gunz.. nao modificar mapas de outro gunz,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
  • 1 mês depois...

lEu estou com Um Problema Meio Que GrAVE cOM O Gtk Radiant tipo assim eu abro tudo munitim é talz ponhe gunz online vai la ai na hora de fazer o map eu seleciono o quadrado vermelho para desenhar la aii nun desenha quando começei a usar o Gtkradiant Pegava Normalmente é eu cheguei a fazer 2 belos mapas mais agora esta inpossivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.