Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Dicas para um Windows Vista mais Rápido


lucianowi
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom Pessoal,to aqui pra ajuda os usuarios de Windows Vista assim como eu.

Vámos lá.

windowsvistalogonvidiat.jpg

• Relacionado •

 

 

~ Sobre os Virus e Como Prevenir ~l

 

 

 

 

• Indice:

 

1.Atualize os drivers de verdade

2. Não use o gadget de ponteiros de utilização de memória e CPU

3. Atualize o DirectX

4. Limite o tamanho da restauração do sistema

5. Não usa a hibernação? Desative-a

6. Configure o Windows para desempenho máximo

7. Limpe o lixo das atualizações

8. Não use otimizadores de memória e não se preocupe com o consumo

9. Garanta que o AERO está desativo na hora de jogar.

10. Desative o UAC

11. Não use dicas "milagrosas"

12. Desative animações do AERO para não consumir muitos recursos de CPU

13. Desfragmente o HD

14. Alguns programas que uso para optimizar e limpar meu Windows Vista:

 

1. Atualize os drivers de verdade

 

Baixe os drivers mais atualizados para seu sistema. Não! Não use o CD da placa mãe, pois ele provavelmente vem com drivers para XP, que instalam no Vista mas comprometem o desempenho! E também não baixe no site do fabricante da placa mãe, pois na maioria dos casos os drivers são desatualizados. Simplesmente pegue no site do fabricante de suas peças.

Por exemplo, no site da sua placa mãe diz que seu som é Realtek HD. Vá no site da realtek (use o google caso não saiba), e baixe lá. Seu chipset é VIA? Baixe no site da VIA. Sua placa é NVIDIA? Baixe no site da NVIDIA. E assim por diante...

Se suas peças não tiverem drivers para Vista, só coloque os de XP em último caso. Prefira usar os genéricos da Microsoft e tente conseguir mais algum no Windows Update.

 

2. Não use o gadget de ponteiros de utilização de memória e CPU

 

Aquele gadget da sidebar é bonitinho, mas consome recursos. Procure não utilizá-lo. E de preferência, feche a sidebar ao jogar.

 

img-9b01d144.png

 

3. Atualize o DirectX

 

DirectX atualizado não é ter o DirectX 9, 10 ou 11. DirectX atualizado é todos arquivos do mesmo terem suas versões internas (build) mais recentes. Para isso, baixe-os aqui:

Detalhes do download: DirectX End-User Runtime

img-bb122653.png

 

4. Limite o tamanho da restauração do sistema

 

O Vista tem controle automático do tamanho do sistema de restauração. O problema se agrava nas versões Business e Ultimate devido as shadow copy (cópia de sombra), recurso que armazena cópias de arquivos e não só de programas como era no XP. Isto é mais ou menos como o Time Machine do Mac OS. Você alterou um arquivo, e quer a versão antiga dele? Vá em propriedades e procure as versões anteriores. Mas, o problema é que isto consome muito, mas muito espaço, sendo comum ver restaurações de sistema com 30GB+.

Vamos limitar isto? Você poderá restaurar seu sistema igual no XP, entretanto, suas cópias de sombra (shadow copy) ficarão comprometidas, o que é normal. Eu mesmo, prefiro fazê-las manualmente e a meu gosto.

Vá em iniciar, na barra de pesquisa digite CMD. Quando surgir CMD.exe, clique com botão direito, escolha executar como administrador, e cole (com o mouse, não use ctrl+v) o seguinte comando:

vssadmin Resize ShadowStorage /On=C: /For=C: /MaxSize=10GB

 

Caso seu Windows não esteja instalado no C:, troque o C: no comando acima. Caso queira escolher outro valor para a restauração, mude também. Eu acho 10gb um bom tamanho para todos tipos de usuários. Isto dará cerca de 2 a 5 pontos de restauração.

 

5. Não usa a hibernação? Desative-a

 

Se você não usa a hibernação, ou não sabe o que é isso, vá em iniciar, digite limpeza, aparecerá limpeza de disco. Quando o sistema terminar de escanear, você pode selecionar "arquivo de hibernação" e limpar.

img-ae797601.png

 

6. Configure o Windows para desempenho máximo

 

Vá em painel de controle, opções de desempenho e energia, e troque de balanceado para máxima performance. Isto aumentará, obviamente, o consumo de energia.

 

7. Limpe o lixo das atualizações

 

Após instalar o Service Pack 2, você pode limpar todo o lixo do SP1 e do SP2 digitando no CMD.exe (lembra dele ali no passo 4?) "compcln.exe" (sem aspas). Caso você tenha só o SP1 e não tenha intenção de ir para o 2, digite "vsp1cln.exe". Se você não sabe qual é seu Service Pack, digite iniciar, clique com botão direito em Computador e escolha propriedades. Para remover mais lixo, você pode usar o Ccleaner. Mas tenha cautela com as coisas que quer remover com ele. Revise-as primeiro.

 

8. Não use otimizadores de memória e não se preocupe com o consumo

O Windows Vista tem um sistema muito inteligente de gerenciamento de memória, em especial graças ao Superfetch (não presente na versão Starter). Ele pré carrega todas aplicações que você costuma utilizar, na memória RAM. Por isso, seu consumo de memória alto é algo normal. Entretanto, isto não irá limitar seu desempenho porque quando for necessário, ele liberará a memória, afinal, ele está ocupando ela com programas que não foram abertos ainda, e assim é muito fácil matar processos. Experimente jogar algum game pesado e depois de sair olhar o consumo. Aqui, com 2GB de RAM, o consumo era de 300MB após sair do The Sims 3. E sem jogar, o consumo médio era 1GB.

Portanto, não use desfragmentadores de memória ou coisa do tipo. Eles só irão atrapalhar o gerenciamento do Vista. Afinal, memória está aí para ser usada. Memória ociosa é um desperdício.

 

9. Garanta que o AERO está desativo na hora de jogar.

 

Em todos seus jogos, clique com botão direito no atalho, escolha propriedades, compatibilidade, e marque a opção: desabilitar composição de desktop. Isso garantirá que o AERO, interface gráfica responsável pelos efeitos de transparência, animações de janela, etc, não competirá recursos com sua placa de vídeo e processador na hora de jogar.

 

 

10. Desative o UAC

 

O UAC (Controle de conta de usuário) é responsável pelas mensagens perguntando se você realmente deseja alterar algo, instalar um programa, etc. Isto aumenta a segurança - e muito - desde que você compreenda as mensagens. Se você não compreende e autoriza tudo, de nada adiantará ter UAC. Ou então, se você é um usuário experiente, e não necessita daquilo, também pode desativar. Isto aumentará a performance, pois o UAC roda a aplicação em um ambiente virtual, portanto, há perda de desempenho.

Para desativar, clique em iniciar, clique na sua foto de usuário ou vá para painel de controle, contas de usuário, e desative o controle de contas de usuário.

 

11. Não use dicas "milagrosas"

 

Evite dicas milagrosas como desativar o prefetch no registro, alterar o tamanho da paginação, limpar o registro, editar no msconfig para o Windows utilizar todos núcleos do processador no boot, etc. Estas dicas tem no mínimo efeito placebo, quando não causam é estragos. O Registro do Windows, por exemplo, precisa de anos de uso para ter sujeira suficiente para afetar o desempenho. A intenção de se limpar o registro não é aumento de performance, embora muitos softwares digam isso, mas sim reparo de erros, por exemplo, remover sujeira de um programa que foi removido por estar com problemas para que seja reinstalado outra vez, evitando que os mesmos ocorram novamente. Quando limpamos o registro, temos a sensação do PC mais rápido, porque simplesmente o que ocorreu é que ele foi inteiro acessado e portanto copiado para a memória virtual. É como quando você abre algum programa, fecha, e depois quando abre de novo, ele está mais rápido. Quer ver uma coisa? Faça um escaneamento completo de seu registro, mas não remova nada. Saia do programa e você sentirá o mesmo efeito, o PC mais rápido.

Dicas como essa de mexer no prefetch, desativar paginação, e cia, são ainda piores. Estas costumam ter efeito inverso, e afetar a performance negativamente.

Não acredite em milagres. Se existissem, a Microsoft já teria usado-os, para seu sistema ficar cada vez mais rápido e vender mais. Ela não é boba, e nós também não.

 

12. Desative animações do AERO para não consumir muitos recursos de CPU

 

O AERO é bonito, porém, suas animações ao maximizar, minimizar, fechar e abrir janelas, consomem bastante processador, em especial de computadores mais modestos.

Para diminuir o uso, e ao mesmo tempo não abrir mão da beleza das janelas transparentes, vá em iniciar, clique com botão direito em computador, escolha propriedades, configuração avançada do sistema, na aba avançado, desempenho, escolha configurações. Depois marque ajustar para melhor aparência e em seguida desmarque animar controles e elementos no Windows, Animar janelas ao minimizar e maximizar, e todos esmaecer, como na foto.

img-70061eb5.png

 

13. Desfragmente o HD

 

Após fazer todas as dicas, haverá mais espaço livre no disco. Agora é hora de aproveitar, porque quanto mais próximo do início do HD, mais rápido o programa é lido. Use um desfragmentador para que os espaços que você acabou de remover sejam ocupados pelos programas principais, e não por documentos e coisas que você vai salvar no futuro.

O próprio Windows tem um desfragmentador. Digite defrag na barra de pesquisa. Outros desfragmentadores bons são o Auslogics (gratuito), o embutido com o Tune Up Utilities e o Diskeeper.

 

14. Alguns programas que uso para optimizar e limpar meu Windows Vista:

 

 

Advanced SystemCare Pro:Advanced SystemCare Pro download

105489.jpg

Game Booster 2:Game Booster 2 download

24726.jpg

CCleaner:CCleaner download

3467.jpg

 

É isso ae,eu venho utilizando esses metodos na minha maquina e ajuda muito.

Espero que gostem. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaaaaaah , lucianowi xD .

Méeh ajudaste muito . [tambem uso Vista]

E aki ele trava, apos algumas jogadas e agr , acho que não , segui alista, voltei a ussa o CCleaner xD , o Adavancer não é la muita coisa mais ajuda tambem . se o erro para eu edito aki :D .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaaaaaah , lucianowi xD .

Méeh ajudaste muito . [tambem uso Vista]

E aki ele trava, apos algumas jogadas e agr , acho que não , segui alista, voltei a ussa o CCleaner xD , o Adavancer não é la muita coisa mais ajuda tambem . se o erro para eu edito aki :D .

[/color][/size][/center][/b][/font]

 

 

A o Mostarda! :B

Me ajudou com as placas :nice:

Espero que meu tópico ajude tu,me esforcei pra fazelo e organizalo. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara e ajudou , jogo fico melhor xD .

Pc tambem tá um poco mais rapido , mais tambem fikava lento porcausa de game pesados que tenho aki , como Sniper ,GTAIV xD , e talz :) .

 

Mais ,te agradeço com o Tutorial :D .[/size][/font][/center][/b][/color]

 

Po que bom que deu uma ajudada *-*

Abrass e tudo de bom.

:meliga:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.