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Conceitos básicos de Orientação à Objetos.


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Olá.

 

Neste tópico,ensinarei(ou não) à vocês o conceito básico de orientação à objetos,sobre classes,objetos,atributos e métodos,com exemplos e de fácil entendimento.

 

Linguagens como o Java , o C# , o C++ , o Python são orientados à objetos.

 

Definições :

 

"O termo orientação a objetos significa organizar o mundo real como uma coleção de objetos que incorporam estrutura de dados e um conjunto de operações que manipulam estes dados.

 

Classes e Objetos:

 

Uma classe é um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos. Exemplos de classe: Os seres humanos, os animais.

 

Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.

 

Exemplo de objetos da classe Humanos : João , Vitor , Vinicius .

Exemplo de objetos da classe Gato : GATINHO , Mingau , GATÃO.

 

Atributos :

 

Atributo são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe.

Exemplos:

 

(Objeto ; Atributos)

 

Pessoa :nome,idade, endereço, telefone,etc..;

Gato : nome, idade, raça , cor,etc..;

Livro: autor, editora, ano.

 

Por sua vez, os atributos possuem valores. Por exemplo, o atributo "cor" pode ter o valor "marrom".

 

Métodos :

 

Métodos são as habilidades dos objetos.Por exemplo :

 

GATINHO é uma instância da classe Gato, portanto tem habilidade para miar,através do método miar(). Um método em uma classe é apenas uma definição. A ação só ocorre quando o método é invocado através do objeto, no caso GATINHO. Dentro do programa, a utilização de um método deve afetar apenas um objeto em particular; Todos os gatos podem latir, mas você quer que apenas o GATINHO mie.

 

GATINHO ~> objeto da classe Gato.

 

Normalmente, uma classe possui diversos métodos, que no caso da classe Gato poderiam ser mie, coma,arranhe,corra.

 

Exemplos :

 

Classe ~> Pessoa.

Atributos : Nome,idade,endereço.

Métodos : Registrar() ; Cadastrar() ; Entrar();

Objetos : Pedro,João.

Classe ~> Gato

Atributos : Nome,idade,cor,raça.

Métodos : Miar() ; Deitar() ; Comer() ;

Objetos : GATINHO ; GATÃO.

 

Criando uma instância de um gato e de uma pessoa em C# ou Java:

 

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Usando Get para retornar o atributo nome,em C#:

 

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Fontes : livro : Java - 21 Dias ; Wikipédia ;

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