Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[C#]Sobre variáveis


lgomes.leo
 Compartilhar

Posts Recomendados

Em primeiro lugar eu queria dizer que eu fiz este tópico focando nas variáveis para C#, focando então nesta língua, então os comandos de como declarar uma váriavel, por exemplo, estão escritos para C#, não sei se funcionará em outra linguagem, não custa tentar!

 

Aqui está o post sobre variáveis como eu havia prometido:

 

1 - Tipos de váriaveis

 

Ao todo são 15 os tipos de variáveis, eles são:

 

sbyte, byte, short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double, decimal, BigInteger (lançado no VS 2008), char, string, bool

 

darei uma explicação mais detalhada para os mais usados e uma superficial para os menos usados.

 

Mais usados: char, string, bool, decimal, int, float, double.

 

Int

 

O int (abreviação de integer) é um tipo de variável numérica, ou seja em uma váriavel do tipo int só podem ser armazenados números, de preferencia os números inteiros, o compilador gerará um erro se você armazenar um valor que não seja inteiro à variável do tipo int.

 

O int é o tipo de variavel mais usada pode se dizer, ele é mais rápido para ser calculado, mas ele é limitado, você não pode armazenar qualquer valor à uma variável int. Podem ser armazenados valores entre -2.147.483.684 e 2.147.483.647

 

Float

 

O float é um tipo de variável que pode armazenar, tanto números inteiros quanto números "quebrados", como 1,2 ou 2,875. A precisão de um número float é de 6 a 7 digitos, ou seja depois de mais ou menos 6 digitos após a vírgula os próximos digitos são ignorados, então uma dizima periódica como 0,333... pode acabar virando algo como 0,333333524918

 

Double

 

O double é bem semelhante ao float o que muda é a sua precisão que é 15-16 digitos. Uma dica é usar o tipo de variável double ao invés do tipo float, a não ser que você tenha um motivo para usar float.

 

Decimal

 

Este tipo é o meu favorito, ele não é nem um tipo de número inteiro e nem de ponto flutuante (float e double), ele pode tanto armazenar números inteiros quanto números fracionários (com ",") e ele não tem o problema de precisão, ou seja, se você colocou que ele é 2,5 ele vai ser, de fato, 2,5, não 2,5000001. A extensão de um decimal é de 10 elevado a -28 (-1 + 28 zeros) até 10 elevado a 28 (1 + 28 zeros), não é tão grande quanto um BigInteger, mas da conta do recado.

 

Bool

 

O tipo bool tem apenas dois valores: true e false. Você não pode converter uma váriavel do tipo bool para qualquer outro tipo, como você pode fazer com um int, por exemplo. Você também não consegue transformar o valor "false" de um bool para uma string "falso" ou um numero tipo 0. Mais para frente exemplificarei o uso de uma expressão bool.

 

Char

 

Este tipo não é numérico, é um tipo de variável que armazena 1 caractere (ou ideograma) de qualquer língua existente, mas você deve tomar cuidado, pois se você colocar um ideograma em um char e não vê-lo na fonte certa o caractere pode ficar horrivel. Mais abaixo você encontrará uma parte só para caracteres especiais e como o C# os representa.

 

String

 

A váriavel do tipo string também não é uma variavel do tipo numérica, uma string pode conter um número, mas não se pode fazer calculos com números em uma variável do tipo string (a não ser que você converta uma string que contenha SÓ numeros para um outro tipo de variável, mas isso nós veremos mais abaixo). Uma variável do tipo string pode conter os caracteres especiais que você verá mais afrente neste mesmo tópico, neste mesmo post. Uma string é basicamente um texto, uma sequência de caracteres, que pode conter desde 1 caracteres até um número que eu creio ser infinito. Uma string também pode ser vazia, uma string vazia pode ser representada por "" ou por String.Empty.

 

Aqui estão detalhes das variáveis mais importantes, abaixo está o link para uma tabela retirada do livro C# 2008 Para Leigos com todos os tipod de variáveis do C#.

 

tabelawe.th.jpg

 

2 - Como declarar essas variáveis

 

Toda variável deve ser declarada antes de ser utilizada! Não esqueça disso!

 

O esquema básico para declarar uma variável é o seguinte:

 

(tipo da variável) (nome da mesma) = (Valor);

 

Neste caso estamos declarando e logo depois designando um valor, caso você não queira que um valor seja designado à esta variável você deve declara-la usando o esquema:

 

(tipo da variável) (nome);

 

O nome da variável é você que defiine, uma dica é usar nomes descritivos, para que você entenda o que você fez quando você abrir o código fonte do programa (hoje mesmo tive este problema).

 

O tipo da variável varia, você deve ter em mente o que você precisa para fazer tal parte de um programa, vou declarar agora uma varialvel meunome, por exemplo, e nela usarei o meu nome, como o meu nome não tem só um caractere e ele não é um número eu devo declarar uma variável do tipo string (nomes são textos).

 

string meunome = "Leonardo";

 

A maneira acima é a maneira maiis preferivel, mas você também pode declarar uma váriavel e só depois designar a ela um valor.

 

string meunome;

 

meunome = "Leonardo";

 

Nem todas as variáveis são declaradas da mesma maneira veja á seguir como cada variavel é declarada;

 

Int

 

para declarar uma váriavel do tipo int você vai seguir o esquema acima:

 

int exemplo = 123;

ou

int exemplo;

exemplo = 123;

 

você não precisa designar um valor logo depois como no segundo exmplo, pode ser em qualquer parte do programa, mas tem que ser ante de você usar a variável.

 

Float

 

Mesmo esquema:

 

float exemplofloat = 1,23;

ou

float exemplofloat;

exemplofloat = 123;

 

quando o numero de uma variável (que não seja int) é inteiro o C# entende o que você quer e ele pode acabar convertendo implicitamente a sua variável para um int, isso não deve afetar o seu trabalho, mas caso você queira mostrar pro C# que a sua variável é um float e, mesmo inteira deverá continuar sendo um float você coloca logo após o valor a letra da sua variável, exemplo:

 

float exemplofloat = 123F;

ou

float exemplofloat = 1,23F;

 

Double

 

double exdouble = 1,23;

ou

double exdouble;

exdouble = 123D;

 

Decimal

 

decimal exdecimal = 1,233;

ou

decimal exdecimal;

exdecimal = 123M;

 

(a letra que pode ser usada ou não nesse caso é M pois a D já foi usada pelo double)

 

Bool

 

bool exbool = true;

ou

bool exbool;

exbool = true;

 

Char

 

Para declarar um char você usa o esquema acima, mas o caractere deve estar entre '. Exemplo:

 

char exchar = 'a'

ou

char exchar;

exchar = 'a';

 

String

 

Declarar uma string também é um pouco diferente:

 

string pcsiqueira = "Oi, como vai você";

ou

string pcsiqueira;

pcsiqueira = "Oi, como vai você?";

 

Até aqui meio caminho andado, no meu próximo tópico eu ensinarei sobre Operadores. Basicamente, eu vou ensinar como fazer operações, tipo somar e subtrair, e comparar variáveis.

 

Agradeça, não custa nada!

Caso eu esteja errado em algo, favor me corrigir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu num sou muito experiente em criar tópicos, até hoje eu só lia, praticamente. A minha motivação inicial pra fazer mais tutoriais e tals foi o meu post da calculadora de média ter ido para a quick list. No próximo tópico eu vou tentar melhorar com relação a aparência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.