Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Por que em 2015 os processadores gráficos vão melhorar absurdamente?


_Crazy*_
 Compartilhar

Posts Recomendados

Dizer que a tecnologia da informação evolui em ritmo muito rápido já se tornou um clichê bastante conhecido. Porém, não é preciso voltar muito para o passado para ver que a frase se mostra a cada dia mais válida. Exemplo disso são os smartphones – aparelhos lançados em 2008 parecem muito antiquados quando comparado aos modelos atuais.

 

Os avanços da área são tantos que parece impossível acompanhar o ritmo de lançamentos. Assim que se adquire um produto de última geração, um substituto ainda melhor (e mais caro) é anunciado quase que imediatamente. Se a velocidade com que surgem inovações já surpreende agora, prepare-se: nos próximos quatro anos, o salto tecnológico deve ser o maior da história.

Tendências como o uso de múltiplos núcleos devem ganhar ainda mais força, com processadores de até 20 núcleos disponíveis a preços acessíveis. Além disso, com a integração de CPUs e GPUs em um único chip, em breve devemos presenciar uma evolução gráfica sem precedentes – e o melhor, sem precisar investir muito dinheiro em uma placa especializada.

Os principais beneficiados devem ser os dispositivos portáteis. Novos processos de fabricação permitem a criação de dispositivos com múltiplos núcleos de processamento e baixo consumo de energia. O resultado são aparelhos cada vez mais poderosos, capazes até mesmo de competir com desktops de última geração.

 

Descubra neste artigo os motivos pelos quais os próximos anos devem representar uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia. Após a leitura, não deixe de registrar sua opinião em nossa seção de comentários.

 

Avanços impressionantes

 

Atualmente, ninguém se espanta quando se fala que um computador possui um processador de quatro núcleos. Essa quantidade, embora não seja a máxima disponível no mercado, é sinônimo de máquinas poderosas e com preços que não são compatíveis com o bolso de todos, ao menos no Brasil.

 

Porém, o que hoje é algo impressionante logo deve se tornar coisa do passado, ou uma característica reservada somente aos modelos básicos do mercado. Ao menos se depender do roteiro de lançamento da AMD, já em 2012 processadores com oito núcleos devem se tornar o padrão nos desktops mais poderosos.

38293.jpg

(Fonte da imagem: AMD)

 

Com os codinomes Zambezi e Komodo, ambos fabricados no processo de 32 nm, os chips de alto desempenho da empresa estão programados para vir com no mínimo quatro núcleos. Porém, o real avanço está na linha de notebooks, tablets e notebooks, que ganham opções com o mesmo número de unidades de processamento.

 

Batizados como Llano, Trinity e Krishna, os novos componentes integram em um único chip GPU e CPU, com direito a suporte ao DirectX 11. Com isso, pode não estar muito longe o dia em que será possível ter dentro do bolso a qualidade gráfica de títulos recentes como Dragon Age 2, restrito atualmente a computadores poderosos e consoles de última geração.

 

38295.jpg

(Fonte da imagem: AMD)

 

Já os planos de lançamento da NVIDIA incluem chips cujo desempenho atinge níveis sem comparação com os atuais. Programado para 2013, o projeto com codinome Maxwell promete um rendimento de 16 Gigaflops por Watt, valor 16 vezes maior do que os produtos atuais baseados na arquitetura Fermi.

 

Ao aplicar a novidade em placas de vídeo, por exemplo, isso significa a possibilidade de desenvolvimento de títulos com física mais realista e que parecem mais bonitos e leves. Além disso, a tecnologia possibilita o desenvolvimento de processadores ainda mais poderosos e econômicos, mantendo a mesma média de preços que os componentes atuais.

Não é preciso esperar muito

 

Apesar da maioria dos avanços apresentados aqui estarem reservados para os próximos quatro anos, 2011 já traz algumas novidades significativas para o campo da tecnologia. Exemplo disso é que a versão Kal-El do Tegra, mencionada neste artigo, está programada para chegar ao mercado em algum momento do segundo semestre.

 

Da mesma forma, os chips com arquitetura Kepler da NVIDIA têm previsão de lançamento para setembro ou outubro, e devem ter desempenho cinco vezes maior do aqueles que contam com a arquitetura atual. A AMD deve seguir de perto com o lançamento do BlackComb no último trimestre do ano.

O que fica claro é que, já este ano, podemos esperar dispositivos portáteis com desempenho surpreendente. Isso sem contar com as novas levas de processadores, placas de vídeos e outros componentes que devem fazer a alegria dos aficionados por desempenho que procuram evoluir constantemente o hardware que possuem.

Fonte

Por que em 2015 os processadores grficos vo melhorar absurdamente?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.