Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[TUTO]JOptionPane


lipinf
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom, a pedidos, venho aqui trazer um tutorialzin sobre a classe JOptionPane xD

 

Introdução:

 

Bom, nesse tutorial irei mostrar, definir e exemplificar a classe JOptionPane do Java =D

 

 

Class JOptionPane:

 

Um pouco sobre:

*Todos os dialogs são modais.

 

* A aparência básica das caixas de dialogo em geral são parecidas com a da figura ao lado, apesar de os look and feels("skin") também serem responsaveis pela aparência final.

joptionpanemodel.png

 

Enquanto a classe JOptionPane pode parecer complexa por causa do grande número de métodos, quase todos os usos desta classe são chamadas de uma linha para um dos métodos estáticos showXxxDialog mostrado a seguir:

joptionpanetabelademeto.png

 

Parâmetros:

Os parâmetros para esses métodos seguem padrões consistentes:

 

ParentComponent

Define o componente que deve ser o pai desta caixa de diálogo. Ele é usado de duas maneiras: o quadro que o contém é usado como o pai de quadros para a caixa de diálogo, e suas coordenadas de tela são usados ​​na colocação da caixa de diálogo. Em geral, a caixa de diálogo é colocado logo abaixo do componente. Este parâmetro pode ser nulo, caso em que um quadro padrão é usado como o pai, e a caixa de diálogo será centralizada na tela (dependendo do L & F).

 

Menssage

Uma mensagem descritiva para ser colocado na caixa de diálogo. No uso mais comum, a mensagem é apenas uma sequência ou String constante.

 

Message Type

Define o estilo da mensagem. O gerenciador de Look and Feel pode fixar o diálogo de forma diferente dependendo este valor, e, muitas vezes, fornecer um ícone padrão. Os valores possíveis são:

.....*ERROR_MESSAGE

.....*INFORMATION_MESSAGE

.....*WARNING_MESSAGE

.....*QUESTION_MESSAGE

.....*PLAIN_MESSAGE

 

Option Type

Define o conjunto de botões de opção que aparecem na parte inferior da caixa de diálogo:

.....*DEFAULT_OPTION

.....*YES_NO_OPTION

.....*YES_NO_CANCEL_OPTION

.....*OK_CANCEL_OPTION

Você não está limitado a este conjunto de botões de opção. Você pode fornecer qualquer um dos botões que você deseja usando o parâmetro options.

 

Options

Uma descrição mais detalhada do conjunto de botões de opção que irá aparecer na parte inferior da caixa de diálogo. O valor normal para o parâmetro opções é um array de Strings. Mas o tipo de parâmetro é um array de objetos. Um botão é criado para cada objeto, dependendo do seu tipo:

*Componente

....O componente é adicionado ao botão diretamente na linha/fileira.

*Ícone

....JButton é criado com o ícone como o seu label.

*Outros

....O objeto é convertido em uma string usando o método toString e o resultado é usado para rotular um JButton.

 

Icon

Um ícone decorativos para ser colocado na caixa de diálogo. Um valor padrão para isso é determinado pelo parâmetro messageType.

 

Title

O título para a caixa de diálogo.

 

Initial Value

A seleção padrão (valor de entrada).

 

 

Quando um dos métodos showXxxDialog retorna um inteiro, os valores possíveis são:

 

*YES_OPTION

*NO_OPTION

*CANCEL_OPTION

*OK_OPTION

*CLOSED_OPTION

 

Exemplos:

(Se quiserem + e/ou tipos diferentes de exemplos só pedir no tópico que eu faço =]):

 

showMessageDialog

Irei exemplificar esse método com uma mensagem de erro.

Código:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Imagem:

emodetected.png

 

showConfirmDialog

Código:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Imagem:

emoooou.png

 

showInputDialog

Código:

Bom, para fazer o que o programinha da figura abaixo faz...no botão coloque

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Porem para o inputDialog basta o JOptionPane.showInputDialog("Texto a ser substituido: (Dica: fale o quanto o -NOOB é emo '-'):");

Imagem:

noobemo.png

 

Conclusão:

 

JOptionPane faz com que seja fácil de abrir uma caixa de diálogo padrão que solicita aos usuários um valor ou os informa de alguma coisa.

 

Espero que tenham gostado e que seja de grande utilidade a todos.

 

 

 

OBS: Glossário a ser adicionado, estou fazendo xD

 

 

Créditos:

Lipinf ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipinf, percebi q vc manja muiiiiiito de java e gosta tbm, estou fazendo Sistemas de Informação, estou no 2º ano, e começaram as aulas de java tão esperadas por mim, mais como todo aprendiz tenho algumas dificuldades, eu poderia te add. no msn? pode deixar seu contato ou me add. [email protected] :)

 

E sobre o topico, esta muito bem explicado, sobre a interação com o usuario, com a classe JOptionPane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw rodrigo =D

pode me add sim, é sempre bom discutir coisas relacionadas a programação com outras pessoas interessadas =D

 

@off

Incrivel como qse ninguem acha meu msn u.u

Obs: meu msn ta na minha assinatura e no meu perfil '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para programadores de java é essencial saber o básico da classe JOptionPane ^^'

Explicou de uma maneira clara e simples, com muita objetividade =D

 

Pretendo criar um tópico na área de Delphi em breve explicando um pouco da classe Dialogs (algumas coisas semelhantes ao que encontramos na classe JOptionPane do Java ^^')

 

flw, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
  • 3 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.