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Criando servidor com Cronus TXT


Bynho Styler
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Cronus

Criando servidor com Cronus TXT

 

( Índice )

 

» Capítulo 1 - Programas Necessários

» Capítulo 2 - Configurando Cronus

» Capítulo 3 - Configurações Adicionais no DB

» Capítulo 4 - Adicionando NPCs

» Capítulo 5 - Colocando o Servidor no Ar

» Capítulo 6 - Configurando o Client

» Capítulo 7 - Configurando Sistema de Contas

» Problemas Comuns - Tire suas dúvidas Aqui!

 

 

( Capítulo 1 )

 

1. - Programas Necessários

 

Cronus TXT

 

No-IP (caso pretenda colocar o servidor online)

 

 

( Capítulo 2 )

 

2. - Configurando Cronus

 

2.1 - Caminho das GRF

 

Antes de tudo você deverá configurar o caminho das GRF. (Dúvidas nessa área vá à "Problemas Comuns")

 

Localize conf/grf_files.txt e altere conforme a localização da(s) GRF e se necessário pasta DATA.

 

Exemplo de arquivo configurado:

 

QUOTE

//-----------------------------------------------

// Cronus - Configuração dos GRFs

//-----------------------------------------------

 

// GRF Original do Ragnarök

// EX: C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok Online\data.grf

 

grf: C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok Online\data.grf

 

// GRF Personalizado do seu Servidor

 

grf: C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok Online\SUAGRF.grf (Opcional)

 

// Diretório Data

//data_dir: C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok Online\ (Opcional)

 

 

Coloque o caminho correto da data.grf e também da pasta DATA/GRF se possuir mapas customizados, mas não se preocupe isso agora.

 

2.2 - Conhecendo a Pasta Battle

 

battle.conf

Penalidades e delay de algumas habilidades.

 

client.conf

Configurações relacionadas ao suporte do cliente externo. Máximo level e atributos, e afins.

 

drops.conf

Configurações relacionadas ao drop de itens.

 

exp.conf

Definições da rate do servidor e tipo de experiência para casos especiais.

 

gm.conf

Configurações relacionadas aos Game Masters.

 

guild.conf

Configurações para Guerra do Emperium e Clãs.

 

homunc.conf

Configurações para homúnculos.

 

items.conf

Configurações para itens especiais.

 

misc.conf

Configurações básicas do servidor. Tempo de duração de dia e noite e afins.

 

monster.conf

Configurações relacionadas a monstros.

 

party.conf

Configurações relacionadas a grupos(parties) do servidor.

 

pet.conf

Configurações relacionadas a pets. Ataque, modo e afins.

 

player.conf

Configurações relacionadas a jogadores. Rate de HP e SP, e afins.

 

skill.conf

Configurações que influenciarão diretamente as habilidades. Delay e casting rate, definições especiais, etc.

 

status.conf

Definições para status negativos/positivos.

 

2.2.1 - Configurando Client.conf

 

QUOTE

min_hair_style: 0

max_hair_style: 23

min_hair_color: 0

max_hair_color: 8

min_cloth_color: 0

max_cloth_color: 4

Aqui você irá configurar apenas se você possuir uma DATA ou GRF com paletas customizadas. Lembrando que você só deve mudar o max e nunca o min para não interferir nas oficiais.

 

QUOTE

max_lv: 99

Aqui você irá definir o máximo level de seu servidor, porém são também necessárias outras configurações para que o máximo level aumente. Veja no Capítulo 3.

 

QUOTE

aura_lv: 99

Aqui você irá definir o level que a aura vai surgir.

 

2.2.2 - Configurando Drops.conf

 

QUOTE

// The rate the common items are dropped (Items that are in the ETC tab, besides card)

Rate de drop para itens comuns.

 

item_rate_common: 100

item_rate_common_boss: 100

item_drop_common_min: 1

item_drop_common_max: 10000

 

// The rate healing items are dropped (items that restore HP or SP)

Rate de drop para itens de cura.

 

item_rate_heal: 100

item_rate_heal_boss: 100

item_drop_heal_min: 1

item_drop_heal_max: 10000

 

// The rate at which usable items (in the item tab) other then healing items are dropped.

Rate de drop para itens usáveis.

 

item_rate_use: 100

item_rate_use_boss: 100

item_drop_use_min: 1

item_drop_use_max: 10000

 

// The rate at which equipment is dropped.

Rate de drop para equipamentos.

 

item_rate_equip: 100

item_rate_equip_boss: 100

item_drop_equip_min: 1

item_drop_equip_max: 10000

 

// The rate at which cards are dropped

Rate de drop para cartas.

 

item_rate_card: 100

item_rate_card_boss: 100

item_drop_card_min: 1

item_drop_card_max: 10000

 

// The rate adjustment for the MVP items that the MVP gets directly in their inventory

Rate de itens ganhados de MVP.

 

item_rate_mvp: 100

item_drop_mvp_min: 1

item_drop_mvp_max: 10000

 

// The rate adjustment for card-granted item drops.

Rate de bônus de drop concedido por carta, exemplo: Carta Mímico.

 

item_rate_adddrop: 100

item_drop_add_min: 1

item_drop_add_max: 10000

 

// Rate adjustment for Treasure Box drops (these override all other modifiers)

Rate de drop de tesouro de castelo.

 

item_rate_treasure: 100

item_drop_treasure_min: 1

item_drop_treasure_max: 10000

 

 

Exemplificação:

 

QUOTE

item_rate_@: Rate de DROP.

item_rate_@_boss: Rate de DROP em monstros do tipo boss.

item_drop_@_min: Procentagem mínima de drop de um item.

item_drop_@_max: Porcentagem máxima de drop de um item.

@: Tipo de item.

 

 

Exemplo Prático:

 

QUOTE

Rate de drop para itens usáveis.

 

item_rate_use: 20000

item_rate_use_boss: 10000

item_drop_use_min: 5000

item_drop_use_max: 8000

 

 

QUOTE

1002,PORING,Poring,Poring,1,50,0,2,1,1,7,10,0,5,1,1,1,0,6,30,10,12,1,3,21,0x83,4

0,1872,672,480,0,0,0,0,0,0,0,0,909,7000,1202,100,938,400,512,1000,713,1500,512,1

0,619,20,0,0,0,0,4001,1

 

 

Verde: Item ID 619: Unripe_Apple (Maçã Verde).

 

Amarelo: Rate de drop do item neste monstro.

 

Então podemos deduzir:

 

20 (Rate de drop do item Unripe Apple no monstro Poring) = 0,2% de chance real de drop.

 

Não entendeu?

 

QUOTE

Lógica: 1=0.01%, 10=0.1%, 100=1%, 1000=10%, 10000=100%

 

 

Calculando então, teremos:

 

Monstros Normais: (20000 x 0,2)% de chance do item cair.

Monstros BOSS: (10000 x 0,2)% de chance do item cair.

 

No caso a chance será de 40% em monstros normais e 20% em BOSS, mas como o drop mínimo para esse tipo de item é de 50%, a chance real de drop será de 50%(Mínimo) e 80%(Máximo).

 

2.2.3 - Configurando Exp.conf

 

QUOTE

base_exp_rate: 100

job_exp_rate: 100

Aqui você irá configurar de uma forma parecida com a dos drops.

 

QUOTE

Lógica: 100=1, 1000=10, 10000= 100 e assim por diante.

 

 

Não esqueça de habilitar a opção "multi level up", ou você só irá upar no máximo 1 level por monstro.

QUOTE

multi_level_up: yes

 

 

2.2.4 - Configurando GM.conf

 

QUOTE

gm_all_skill: no

Mude para yes ou level mínimo de GM para possuir todas as habilidades.

 

QUOTE

gm_all_equipment: no

Mude para yes ou level mínimo de GM para poder usar todos equipamentos.

 

2.2.5 - Configurando Misc.conf

 

Caso queira um servidor PK (Player Kill) você deve trocar pk_mode: 0 por pk_mode: 1 e para definir o level mínimo para participar do PK você deve configurar pk_min_level: XX

 

2.2.6 - Configurando Monster.conf

 

QUOTE

show_mob_hp: no

Mude para yes se desejar mostrar o HP dos monstros.

 

2.2.7 - Configurando Player.conf

 

QUOTE

max_aspd: 190

Mude para o valor de velocidade de ataque que deseja.

 

QUOTE

max_parameter: 99

Mude para o valor máximo de atributos que deseja

 

2.2.8 - Configurando Skill.conf

 

QUOTE

castrate_dex_scale: 150

Define o mínimo de destreza para obter 'Instant Cast'.

 

QUOTE

delay_dependon_dex: no

Mude para yes se desejar que destreza interfira na latência das habilidades.

 

 

( Capítulo 3 )

 

3. - Configurações Adicionais no DB

 

Aprenda agora como configurar o Database de Experiência.

 

Vá até a pasta /db e procure os arquivos exp.txt e exp2.txt.

Renomeie exp para exp3 e exp2 para exp.

 

Agora abra o arquivo que você renomeou para exp e lá você irá encontrar tudo. Modifique para o level que você quiser.

 

Por exemplo:

 

//Base - Normal Jobs

99

 

Modificado para:

 

//Base - Normal Jobs

255

 

Ficando assim definido como máximo level '255'.

 

 

( Capítulo 4 )

 

4. - Adicionando NPCs

 

Vá até o arquivo npc/scripts_personalizado.conf e abra-o.

 

Você verá várias linhas, como por exemplo essa:

 

QUOTE

//npc/personalizado/curas/curandeira.txt

Este é o caminho de um NPC e para que ele seja ativado necessita retira as duas barras '//'.

 

Ficando dessa maneira:

 

QUOTE

npc/personalizado/curas/curandeira.tx

 

 

Se quiser adicionar novos NPCs basta colocar o script na pasta npc/personalizado e colar o caminho dele no arquivo scripts_personalizado.conf como citado acima.

 

 

( Capítulo 5 )

 

Caso pretenda rodar o servidor offline, ou seja, apenas para testes pessoais vá direto para "5.3 - Ligando o servidor".

 

5.1 - Colocando o Servidor no Ar

 

5.1.1 - O que é o No-IP?

 

No-IP é um serviço de redirecionamento de IP no qual se cria um endereço pelo qual as pessoas poderão se conectar a sua máquina facilmente (por se tratar de um "IP" com nome de host, fica mais fácil de lembrar).

 

5.1.2 - Fazendo um cadastro no No-IP:

 

Clique em "Sign-up!" e preencha o formulário com seus dados. O Email é altamente necessário e tem que ser VERDADEIRO caso queira realmente fazer o cadastro, pois após clicar no botão de confirmação será enviado ao email um link no qual você deverá clicar para ativar sua conta.

 

Após validar seu cadastro você será enviado à uma página dividida em 4 partes básicas:

Acesso Rápido, Ajuda, Serviços Alternativos, Downloads e por último as informações sobre o No-IP.

 

Agora visualize o menu à sua esquerda e clique no menu de Hosts / Redirects, após ter feito isso clique em "Add"

 

Irá aparecer na sua tela agora um formulário no qual está:

Hostname: nomedoseuservirdor

 

Não preencha mais nada do formulário!

 

Agora aperte em Create Host e pronto.

 

Pronto você já criou seu No-IP, então vamos agora instalar e configurar o programa.

 

5.1.3 - Configurando o No-IP:

 

Clique no ducsetup.exe e apenas clique em Next > Next > Sim > Next > Next e espere terminar de instalar.

 

Quando a instalação estiver concluída essa imagem irá aparecer:

 

 

 

Na janela coloque email e senha e uma janela assim irá aparecer:

 

 

 

Clique na janelinha ao lado do emoticon e espere ele fazer a atualização de seu host.

 

Se tudo estiver correto uma mensagem assim irá aparecer:

 

QUOTE

biggrin.gif seuserver.no-ip.info: DNS update successful

 

 

5.2 - Configurando Arquivos do Cronus

 

conf/char_athena.conf

 

QUOTE

server_name: MeuRO

 

 

QUOTE

login_ip: seuservidor.no-ip.info

char_ip: seuservidor.no-ip.info

 

 

conf/map_athena.conf

 

QUOTE

char_ip: seuservidor.no-ip.info

map_ip: seuservidor.no-ip.info

 

 

Atenção!

 

Em nenhum dos arquivos você irá mexer nessa linha:

 

QUOTE

//bind_ip: 127.0.0.1

 

 

Deixe-a dessa maneira.

 

5.3 - Ligando o Servidor

 

Após completar tudo acima você já pode ligar o seu servidor! Dê dois cliques no arquivo runserver.exe ou em login-serv.exe, char-serv.exe e map-serv.exe necessariamente nessa ordem, mas acalme-se, pois não está tudo pronto, para entrar no seu servidor você deve terminar a parte do client.

 

 

( Capítulo 6 )

 

6. - Configurando o Client

 

Antes de tudo você deve ter em mente que para conectar ao servidor necessita-se basicamente de um Hexed, uma pasta Data e um sclientinfo.xml (Dentro da pasta Data) configurado corretamente.

 

Para aprender a fazer tudo isso você irá usar os tópicos já existentes no fórum:

 

6.1 - Criando Hexed

 

Criando seu Hexed

 

6.2 - Criando sua DATA

 

Baixe a FullData.

 

Após baixar você deve extrair ele juntamente com o seu bRO e também já com seu hexed.

 

6.3 - Criando seu Sclientinfo.xml

 

QUOTE

<?xml version="1.0" encoding="euc-kr" ?>

<clientinfo>

<servicetype>brazil</servicetype>

<connection>

<display>NOME DO SEU SERVIDOR AQUI</display>

<desc>None</desc>

<address>127.0.0.1</address>

<port>6900</port>

<version>22</version>

<langtype>10</langtype>

<registrationweb>SEU NO-IP ou 127.0.0.1</registrationweb>

<balloon>Rate do Servidor (Opcional)</balloon>

<aid>

<admin>ID de CONTA DE GM Ex:2000000 (Opcional)</admin>

</aid>

<loading>

<image>loading00.jpg</image>

<image>loading01.jpg</image>

<image>assim por diante (Opicional)</image>

</loading>

</connection>

</clientinfo>

 

 

Copie esse conteúdo alterando as informações em vermelho para as suas. Após copiar salve esse arquivo com o nome sclientinfo e com extensão .xml, coloque-o dentro de sua pasta Data.

 

 

( Capítulo 7 )

 

7. - Configurando Sistema de Contas

 

7.1 - Ativando Sistema _M/_F

 

Vá até ao arquivo conf/login_athena.conf e verifique se o sistema _M e _F está ativo.

 

QUOTE

// Ligar criação de contas no servidor? (1 para sim, 0 para não)

// (yes = _M/_F funcionando, no = não funcionando)

new_account: yes

Com esse sistema a criação de contas é facilitada, pois agora ao criar uma nova conta no servidor basta digitar Nick_M (Personagem Masculino) ou Nick_F (Personagem Feminino). Lembrando que o _M/_F após o nick só deve ser inserido na primeira vez.

 

Este é o sistema de registro recomendando para Cronus TXT, mas existem alguns Painéis de Controle para versão TXT, todavia não são totalmente confiáveis.

 

7.2 - Criando Conta de GM

 

Após criar uma conta normalmente com o sistema citado acima, vá ao arquivo save/account.txt e verifique qual a ID da sua conta. Exemplo:

 

QUOTE

2000000 BalaJuquinha Pirulito3000 - M 0 0 [email protected] - 0 - - 0

A ID da conta está destacada em vermelho.

 

Agora que já sabe a ID da conta criada, será dado a ela poderes de Game Master. Vá ao arquivo conf/GM_account.txt e adicione uma linha indicado isto. Exemplo:

 

2000000 99

 

Neste caso a conta de ID 2000000 terá poderes de GM level 99.

 

7.3 - Adicionando Sprite(Roupinha) de GM

 

Basta adicionar a ID de sua conta na linha <admin></admin> do sclientinfo.xml. Exemplo:

 

<admin>2000000</admin>

 

 

( Problemas Comuns )

 

Não consigo abrir os arquivos da pasta Battle.

 

Os arquivos contidos na pasta battle são de extensão ".conf", para abri-los clique duas vezes, escolha opção "Selecionar o programa em uma lista", escolha bloco de notas ou qualquer outro editor de texto e dê um ok. Assim todos os arquivos desta extensão serão abertos pelo editor escolhido.

 

No map-serv aparecem vários erros no carregamento de mapas, o que é isso?

 

Isso acontece porque você não configurou corretamente o caminho da data.grf.

 

Volte ao início do tutorial.

 

No map-serv e char-serv aparecem vários erros de conexão, o que é isso?

 

Verifique as configurações de IP. Caso utilize No-IP verifique se há divergência de No-IP nos arquivos de configuração.

 

Criei meu Hexed, mas ele não entra no jogo ou da vários erros.

 

Tente usar um diff mais recente ou mais antigo e mantenha sempre Client/Cronus atualizados.

 

Está tudo pronto, mas ninguém consegue entrar no meu servidor!

 

Verifique se configurou corretamente o sclientinfo.xml, char_athena.conf e map_athena.conf. Se possui modem libere as portas necessárias e lembre-se que se ele não estiver em modo ponte ele só aceitará quem estiver na sua rede, se possuir conexão wireless ou modem roteador dependendo do caso você só conseguirá que as pessoas se conectem ao seu servidor usando Hamachi.

 

Qual a diferença de Stable e Trunk?

 

Stable - Versão estável do Cronus, porém menos atualizada, recebe atualizações só após testadas no Cronus Trunk.

 

Trunk - Versão de testes, recebe as atualizações dos novos episódios primeiro.

 

 

[ Créditos ]

BynhO-Styler

 

turtorial fui eu que fis

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@topic ctrl c ctrl v

o cara so quer ganhar posts.

cara faça as coisas voce mesmo

arrume, upe em link etc etc etc

copiando e colando ate um veio faz

 

@edit nos teus creditos ta voce msm

mas tem uma linha q diz o id esta em vermelho e nao tem nada em vermelho....

se eu foce voce editava o post, upava os links , arrumava e botava os devidos creditos

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Olha, jah comuniquei o Administrador e sua conta vais er bloked por um tempo pra vc aprender a ter mais respeito com as pessoas que fazem os posts originais

 

[ Créditos ]

BynhO-Styler

 

turtorial fui eu que fis

 

 

 

 

 

QUE RIDÌCULO! Axo que merecia ban permanente:mad:

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