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[Guia] Hunter


MrMostarda
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I. Introdução:

 

O hunter é uma classe muito peculiar, provavelmente a primeira que controlamos uma vez que embarcamos no L4D Versus. A minha primeira impressão foi negativa, achei mto fraco, pouco dano, não matava ninguem e morria facil. Com os dias ela foi se tornando a minha preferida. Se alguns ainda tem a minha primeira opinião sobre a classe esse microguia pretender dar as ferramentas básicas para que possa desfrutar do verdadeiro hunter e, quem sabe, formar uma nova opinião assim como pretender situar novos jogadores das caracteristicas excepcionais desse infected.

 

 

II. O Pounce:

 

O pounce é tanto uma maneira eficiente de se deslocar pelo mapa quanto o ataque primário do hunter. Alguns dizem que usar o pounce para chegar em locais altos no mapa não é uma boa ideia em virtude do grito que o hunter solta. Eu acredito que esse não seja um problema que deva restringir o uso do pounce. Sim, os survivors saberão que existe um hunter perto mas nunca saberão a exata localizão dele, ou seja, o elemento surpresa não será totalmente assassinado. O dano inicial do pounce é calculado pela distancia do ponto A (começo do pounce) até o ponto B (final do pounce) e airtime, chegando no máximo a 25 pontos de dano inicial (mesmo que esteja pegando fogo).

 

OBS: O dano do pounce varia de acordo com a dificuldade, só tenho esse numero na dificuldade normal, não faço ideia do dano maximo em outras dificuldades.

 

O impacto pounce afasta os survivors proximos a vitima dando-nos algo em torno de 1,5 segundos para ainda acertar uns bons 2 ou 3 hits. Se o pounce damage atingir o valor maximo (25) o dano total desse ataque tende a ser aproximadamente 30 pontos de dano.

 

Dicas importante: 1- O pouce deve ser calculado para que o hunter vá o mais longe possivel (passando até dos survivors), desse jeito pode-se manobrar o hunter soltando do ctrl e apertando "s", "d" ou "a" e acertar um survivor em movimento. Se o pounce for calculado para ser o mais curto possivel e dpois de pular o player perceber que errou no caulculo não será possivel corrigir apertando o "w" para que o hunter chegue mais longe.

2- O pounce damage é tambem caulculado pelo airtime. Ou seja, se você ficar dando varios wall jumpings sem cair no chão aumentará seu airtime e consequentemente seu pounce damage.

Se tiver sorte o bastante para ser somente empurrado de cima da sua vitima, fuja. Sobrevivencia é uma das chaves para jogar com infectados. No tempo de respawn de 20 segundos o time dos survivors pode avançar muito e passar por spots que seriam importantes para a vitoria dos infecteds.

 

 

III. Dar o pounce ou não?

 

Obviamente existem situações certas e erradas para dar o pounce. Lembre-se que TODOS os infecteds são fracos se jogados sozinhos. Quero dizer que um smoker que puxa um survivor sem o cover do boomer ou de um hunter será facilmente morto. Um boomer que explode em 1 survivor provavelmente causará 2 ou 3 hits do mob no maximo.

 

O time dos survivors (normalmente) joga em equipe, com os infecteds não pode ser diferente. Não é um pounce de 25 que vai levar os infecteds a vitoria, o que levará a vitoria é um pounce de 25 doS hunterS combinados com o boomer que acerte no minimo 3 dos 4 survivors, um smoker que isole o que não foi vomitado pelo boomer. São jogadas combinadas que visam acabar com a life dos survivors e/ou separa-los. Como hunter você deve inicialmente, procurar pelos players isolados: rushers (como eu adoro pegar rushers *_*) , players com o heal menor que mancam e ficam pra tras e players que demoram pra descer em buracos/janelas/teto e etcs. Uma vida do hunter será desperdiçada se apenas pularmos no meio dos 4 survivors e rezarmos para que o dano do pounce seja de 25.

 

Lembre-se que os infecteds são players oportunistas, jogue como tal. O pounce nem sempre é a melhor opção. Vai se surpreender quando começar a usar o slash (mouse2).

Mas se o pounce for incapacitar um survivor porque não se enfiar no meio deles, incapacita-lo e morrer com um sorriso podre no rosto?

 

 

IV. Wall Jumping:

 

O jeito mais eficiente de fugir. Se erra o pounce e tiver a chance de fugir não despreze essa habilidade. Pular em linha reta te deixara muito vulneravel e provavelmente causara sua morte. Pule nas paredes, isso confunde e assustas os players, alem de salvar sua bunda necrosada da morte (de novo).

Vou postar um tutorial que achei no youtube que explica sobre essa técnica, se alguem tiver dificuldades com o ingles peça que eu explico aqui.

 

 

 

 

V. Use as garras:

 

Confesso que até pouco tempo atras achava que as garras eram inuteis. Estava errado. As garras do hunter são mto fortes, cada hit tira 6hps do survivor. Pode não parecer muito mas faça as contas. 4 patas correspondem aproximadamente a 25 pontos de dano, ou seja, 1/4 da life do survivor. É o suficente para incapacitar um survivor facilmente, com algumas patas a mais incapacite um survivor com o heal amarela. É uma ferramenta muito forte e eu garanto que quando começar a usar vai se surpreender com o resultado.

 

Quando e como usar as garras:

 

Use as garras quando o pounce for chamar atenção.

Imagine a seguinte situação: O boomer acertou os quatro survivors, eles se juntam e tentam se defender da orda que ataca. Se o hunter der um pounce lá no meio o impacto vai afastar os demais... os survivors vão perceber que tem o hunter em alguem e vão começar a dar meele até que um te acerte. Não é um ataque promissor. Agora se o hunter se camuflar na orda (os survivors estão cegos mesmo!) e dar algumas porradas nos survivors manualmente o estrago será muito maior. O ataque vai parecer vir de algum zumbi do mob e não chamará muita atenção (mas causará um estrago fenomenal). Mantenha-se em movimento e se possivel circule-os. Evite ser atingidos pelos meeles, ataque as costas, laterais. Se for atingido balbuciara por cerca de 2 segundos e com sorte acharam que você é soh mais um zumbi da orda.

 

É importante lembrar de tentar se manter vivo o maximo de tempo possivel e saber a hora que parar, um hunter dando meele é facilmente morto se não estiver camuflado.

Um otimo exemplo dessa incrivel capacidade está nesse video logo no começo.

 

 

 

Observe que só ha dois survivors infectados pelo boomer e quase não há nenhuma camuflagem na orda. Mesmo assim o hunter faz uma jogada excepcional e incapacita 2 survivors 3 vezes (duas vezes a Zoey).

 

 

VI. "Fire Hunter"

 

Botar fogo no hunter é um truque legal. Existem varios lugares para fazer isso, como barris ou carros em chamas. No entanto, acredito que seja melhor trabalhar com os outros infecteds e emboscar os survivors. Depois dos patchs o fogo se tornou inutil. Ele nao aumenta dano do pounce, nem do meele e nem o dano dos hits após o pounce (como era no pré-patch).

Ou seja, depois do patch ficou facil escrever isso aqui.

Hunter, NÃO PEGUE FOGO! Nunca. Não compensa mais.

Seu dano pós pounce continuará de 5 pontos por hit, não há mais um dano alternado de 3 pontos, você vai morrer mais rápido, perde a habilidade de executar wall jumping e fica facilmente visivel para os survivors.

 

 

VII. Pouncing Spots

 

Isso é achei bem legal e vou postar aqui. Esses spots já são manjados mas gostei do jeito que o cara fez as imagens.

 

LEGENDA

Vermelho: onde você está

Verde: Area de maior precisão

Azul: Area de menor precisão

No Mercy 1

 

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No Mercy 3

 

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No Mercy 5

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VIII. Hunter + Boomer

 

O ideal é pegar os survivors que não forem infectados pelo gordão se eles não estiverem agrupados. Se estiverem agrupados talvez um ataque meele nos INFECTADOS pelo boomer causará mais dano.

O hunter tambem pode ajudar o boomer a vomitar nos survivors. Basta pular antes no grupo e o boomer aproveita o 1,5 que os survivors ficam "tontos" pelo impacto e vomita no maximo que conseguir. A unica complicação é que o boomer tem que ser rapido e dificilmente acertará os 4.

 

 

IX. Hunter + Smoker

 

Dependendo da situação o hunter deverá ser o guarda-costas do smoker. Deverá protege-lo dos survivors que voltam para salvar o 4° integrante do grupo, seja atrasando-os ou pegando um survivor que voltou sozinho para salvar o amigo.

 

 

X. Hunter + Hunter

Há duas possibilidades básicas. Ou os hunters atacam simultaneamente causando confusão ou um hunter pega alguem afastado do grupo e o outro espera pelo salvador da primeira vitima. AMbas exigem uma comunicação entre os hunters, então.. boca no mic.

 

 

XI. Hunters + Tank

Se não houver teamwork o tank pode ser inutil, e desperdiçar o Tank pode ser a diferença entra a vitoria e a derrota no versus. Você como hunter deve procurar os survivors com mais vida e mais afastados. Deixe os morimbundos para o Tank.

Ou você pode apenas circular pelos survivors para distrai-los e esperar que o tanque incapacite eles. Na minha opinião a primeira opção contribui mais para o Tank.

 

 

XII. Wall Jump 100% Vertical

 

É tão simples quanto parece: encoste suas costas na parede olhe para cima QUASE 45° e de o pounce. Depois segure "s". Isso fara com que suas costas voltem a encostar na parede e de o outro pounce. Repita isso até chegar ao topo. Precisa de um pouco de treino mas depois que você domina não tem mais problemas.

Uma sugestão de treino é o predio na No Mercy 1 do outro lado da rua, logo no inicio da fase (o predio que o metal faz).

 

Como recebi algumas perguntas sobre a execução deste pulo resolvi fazer um video-tutorial explicando e exemplificando todo o processo. No video os passos estão bem detalhados.

Enjoy

 

 

 

 

XIII. Escalando

 

O hunter tem o poder de escalar certos lugares (normalmente montanhas). Essa tecnica deixa muito mais facil chegar a lugares altos do mapa. Para escalar basta segurar o CTRL e caminhar em direção a montanha. Mantenha o ctrl precionado até chegar ao topo.

Nos mapas da campanha No Mercy não encontrei nenhum ponto de escalada, em contraponto, nos da Blood contei mais de 12 pontos.

OBS: Existem lugares que são impossiveis de se escalar (mesmo que pareça que de), não sei se isso será corrigido em algum update. Teste todos os spots (mesmo parede ingrimes de terra). Se o hunter não subir teste outro lugar.

 

 

XIV. Usando pounce para deixar os sobreviventes pendurados.

 

Como o pounce afasta os sobreviventes, você pode dar um pounce próximo de uma borda para fazer com que os sobreviventes adjacentes dêem passos para trás e fiquem pendurados esperando socorro. Isso é fácil de fazer quando um sobrevivente já está pendurado e dois estão próximos da borda.

 

 

XV. Pounce e Push Damage

 

Push Damage é o dano que um hunter faz ao dar um pounce e um sobrevivente e cair de uma altura que lhe dê dano, algo parecido com o fall damage do Smoker.

Curiosamente, o jogo considera também "Push Damage" em escadas, portanto, um pounce bem dado na escada, além de causar o dano das garras e do pounce em si, faz com que o sobrevivente tome o dano referente a queda da altura da escada.

Vou postar aqui um video que acabei de fazer que ilustra bem o que é essa técnica.

Reparem que o survivor estava quase na beirada do telhado, mas meu pounce ou empurra e o derruba causando o push damage.

 

 

XVI. O Pounce e Suas Novas Variantes:

 

A verdade é que os players estão ficando cada vez mais prós. Players de clans ativos treinam frequentemente single (hs) ou meele. Acertar um pounce de 25 nesses players é praticamente impossivel. Então surgiram algumas alternativas para os hunters.

Primeiramente temos o "Pounce em L". Seu nome é quase auto-explicativo. Ele consiste em uma curva no final no pounce. A vantagem é que inicialmente parece que você acertará um survivor mas acaba acertando outro.

Existe também o chamado pounce em "S" (esse ainda nao entendi o motivo do nome). Após executar o pounce, pouco antes de atingir o survivor o Hunter virá de costas, protegendo assim a cabeça e evitando um single.

De qualquer forma nunca deixe a criatividade de lado, evite aqueles pounces retos. Use Walljumps para confundir e distrair os survivors.

 

 

Creditos:

Psycho - Criou o Guia

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