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[Guia] Smoker


MrMostarda
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I. Introdução

 

Na minha opinião o Smoker é o infected mais subestimado.( Quantas vezes nao ouvi no voice-chat "Ahhh smoker???" )

É verdade, ele não causa tanto dando quanto o hunter nem tanta desorientação quanto o Boomer, mas o Smoker tem uma habilidade vital para os infecteds que nenhum outro tem, ele ataca a distancia e consegue quebrar até o grupos mais unido. Se o smoker do time souber das suas responsabilidades e conhecer bem o mapa o time dos infecteds ganha um grande aliado.

 

 

II. Metodo de ataque

 

Os players que já sabem jogar com o Smoker podem pular esse capitulo. O guia é destinado tanto a players que já sabem os mecanismos basicos, assim como a players estão ingressando no jogo hoje.

O mecanismo de ataque do smoker é o que mais se assemelha a de qualquer FPS. Basicamente mirar e atirar. O HUD no centro da tela ficará vermelho quando o survivor estiver na area de alcance da sua lingua.

Lembre-se: Ao puxar um survivor você não poderá se mexer, ficará totalmente vulneravel aos outro survivors. Portanto esconda-se, use telhados, carros, quartos, vagões, enfim, qualquer coisa que puder para evitar ser morto muito rápido.

 

 

III. A Lingua

 

Não se sabe ao certo quanto mede a língua do Smoker porem especula-se que seja entre 50 e 100 pés, ou 15.24 e 30,48 metros. Uma vez que o survivor seja preso pela língua ele tem algo em torno de um segundos para atirar no smoker ou será arrastado contra o smoker ( graças ao ultimo update a língua começa a inflingir dano ao arrastar o survivor ). Se o Smoker estiver no mesmo nivel do terreno ou em um terreno inferior ao que o survivor está a lingua trará a survivor ao encontro do smoker que começará a soca-lo automaticamente (exceto quando, entre o survivor e o smoker há algum obstaculo. Nesse caso a lingua "enroscará" e o survivor será estrangulado ali mesmo). Se o Smoker estiver em um lugar mais alto a lingua o arrastará e o levantará do chão, somente estrangulando o survivor.

 

Nota importante: Há diferença de dano entre os dois ataques. Se o survivor for puxado contra o smoker ele receberá o dano do estrangulamento + o dano dos socos. Se houver um obstaculo e o survivor não chegar ao smoker ele levará somente o dano do estrangulamento.

 

 

IV. O Meele

 

O dano de meele do Smoker é fraco comparado ao do Hunter. Pelo Smoker ser reconhecido mais facilmente (devido a aurea putrida e verde que ele emana) se disfarçar no meio da horda não traz muitos resultados.

Aconselho usar o meele do Smoker só em ultimo caso, quando já soltaram seu survivor e você vai morrer de qualquer jeito.

 

 

V. Atrase-os

 

O smoker nunca deve atacar o grupo de survivors de frente (salvam-se algumas exceções) por dois motivos.

1- O smoker sera facilmente morto e causará pouco (ou nenhum) dano.

2- Grande parte do gameplay do Smoker está no atraso que ele pode (e deve) causar ao time dos survivors. Se o Smoker conseguir arrastar um survivor 10 metros para tras é quase certo que outro survivor venha salva-lo. Isso causará uma quebra no avanço dos survivors.

Com essa quebra ganha-se tempo no mapa. E tempo no L4D versus é um fator importante. O tempo extra pode conseguir com que o resto de nosso time de respawn; com que o resto dos infecteds consigam se organizar em uma emboscada; e, se estivermos com sorte, até uma horda a mais.

Atrasar os survivors só trará vantagem aos infecteds. Como Smoker nunca ignore esse fato.

 

 

VI. Quebre o grupo

 

Atrasando-os, automaticamente você quebrará o grupo. Essa quebra permite que infecteds se aproveitem da desorganização momentanea. Existem lugares altamente propicios a essa quebra, em que o mapa nos fornece localização e proteção (isso será discutido e listado em um capitulo à parte).

 

 

VII. Isolamento Momentaneo:

 

Ocorre quando isolamos momentaneamente um survivor do grupo (Duh!). Por exemplo: puxamos um survivor que está subindo a uma plataforma mais alta por uma escada. O grupo já esta todo na plataforma mais alta e quando esse survivor cai eles matam o smoker liberando a vitima.

Porem o survivor recem-liberado terá que percorrer um certa distancia sozinho até se reencontrar com o grupo.

Não é preciso dizer que isso dá agua na boca dos hunters né?

 

VIII. Fall Damage (dano de queda)

 

O fall damage é seu amigo, use e abuse. O dano de queda ocorre em alguns lugares em que o Smoker consegue puxar o survivor e faz com que ele caia no chão e que a queda seja no minimo de 10 metros.

OBS:

1- Somente em alguns lugares isso ocorre, pois existem lugares em que os survivors se seguram e precisam de ajuda para voltar, o assunto será tratado mais a frente.

2- O Fall Damage ocorre desde que haja uma queda, se o survivor cair preso lingua do smoker o fall damage será computado mesmo que ele não acerte o chão.

Instakill!

 

 

 

 

 

 

IX. Pendurando Survivors

 

É o movimento mais ultil do Smoker. Como disse acima, nem todo o lugar em que o survivor é puxa para fora de um plano resulta em sua queda. Em certos lugares eles ficam pendurados.

Um survivor pendurado é como um survivor incapacitado. Ele perde life a cada segundo (se a life acabar ele cai) e precisa de ajuda para se levantar. A unica diferença é que após o survivor pendurado ser salvo a vida dele continua igual estava antes de se pendurar.

 

Observe os survivors sendo "pendurados":

 

 

 

Sim, nesse caso o survivor nao toma dano de queda, mas fica incapacitado até que alguem o ajude. É uma das melhores jogadas possiveis com o Smoker.

 

 

X. Death Spots

 

Pensei no titulo mais dramático possivel. São pontos em que o mapa nos dá uma oportunidade perfeita para separar e matar um survivor. Pontos em que não ha retorno para os survivors salvarem a vitima do Smoker.

Existem varios e eles já são bem conhecidos.

O video a seguir é de um dos pontos mais dificeis na minha opinião.

 

 

 

Ao contrario do que podem pensar esse pull não foi pura sorte. Existiram um serie de fatores que contribuiram para o sucesso do pull.

Não é possivel saber se a Zoey era um bot ou um player novo, se for um player ele definitivamente não tinha experiencia de jogo.

Observe como a Zoey fica no centro do elevador tentando matar o hunter a esquerda do corredor.

Talvez essa jogada nem tivesse sido combinada pelos infecteds mas esse Hunter (a esquerda) atuou com o fator principal nessa jogada: Distração.

Enquanto ela tentava acertar o Hunter, o Smoker (que estava a direita do corredor) se aproveitou da oportunidade e a puxou com o timming perfeito (a unica parte que envolveu sorte na minha opinião)

 

 

XI. Smoker + Hunter

 

O Smoker é o cara mais simpatico dos infecteds, ele trabalho bem com todos os outros. No teamwork smoker + hunter um guarda o outro. Se o hunter atacar um survivor primeiro o smoker toma conta do que vier salvar, se for ao contrario o hunter toma conta do salvador. É um teamwork bem basico, não tem como errar.

Se o houver uma armadilha (com os quatro players infecteds) o ideal é que o smoker pegue o que sobrar, após o pounce dos dois hunters. O motivo é simples. Se um hunter errar um pounce e acertar sem querer o survivor que o smoker já pegou (isso acontece MUITO frequentemente) o delay da lingua do smoker será enorme, inultilizando-o durante a armadilha. Ou seja, uma jogada que podiam pegar 3 survivor (smoker + hunter + hunter) acabam pegando apenas dois survivors (hunter+hunter).

Existem exeções, como por exemplo na saida do fosso do elevador na No Mercy 5. Nesse caso o Smoker puxara o survivor para fora do teto, tirando-o de perto dos pounces dos hunters.

 

 

XII. Smoker + Boomer

 

Já vi acontecer de tudo entre esses dois. Se forem atacar simultaneamente o ideal é: o Smoker puxa um survivor (para um local em que o boomer não fique muito exposto aos outros survivors) e quando o salvador vier o Boomer vomita nos dois. Logico que há variaveis como por exemplo: matam o smoker a distancia, soltando o survivor, nesse caso o Boomer deve aproveitar e vomitar pelo menos nesse survivor.

Se o Smoker e o Boomer não trabalharem juntos o Smoker deve isolar survivor que não foi infectado pelo vomito. Se todos forem infectados escolha o mais facil e faça a festa.

 

 

XIII. Smoker + Tank

 

O Smoker com certeza é o melhor amigo do Tank. A estrategia é básica. Ao inves de ir atras dos mais fracos isolados(como o Smoker normalmente vai) ele deve ir atras dos mais fortes isolados.

O Tank, infelismente, é lento e em linha reta não alcança survivors com a life quase cheia. O trabalho do Smoker nesse caso é pegar esses caras e causar dano para deixa-los mais lentos.

 

 

XIV. Smoker + Witch

 

Ha uns meses atras, quando o pessoal entendia menos de L4D essa jogada funcionava, atualmente ela é um desperdicio de Smoker. Existem, no entanto, situações que oferecem essa oportunidade. Nesse caso faça da Witch um obstaculo entre vc e o survivor. Assim que o survivor bater na witch ela acordara e fará o trabalho para você.

 

 

XV. Smoker + Alarmes

 

Essa ainda funciona. Como Smoker ache o carro que dispara o alarma (o vermelho com luz piscando). Fique atras dele e espere um survivor passar. Puxe o survivor e assim que o ele encostar no carro o alarme disparará e alertará a horda.

Alertar a horda na hora certa pode significar a vitoria dos infecteds.

 

 

XVI. Smoker + Fogo

 

NÃO! Simplesmente NÃO. O Smoker não ganha nenhum bonus de ataque se estiver em chamas. Não encendeie o Smoker!

A unica situação que Smoker + Fogo trabalham bem é quando o fogo atua como uma barreira entre o Smoker + sua vitima e o resto dos survivors. O fogo fará dano no survivor que for arrastado por ele e não quebrará sua lingua ajudando, então, você a incapacitaro o coitado.

Só firsando: NÃO BOTEM FOGO NO SMOKER!

 

 

XVII. Spots para: Fall Damage, Pendurar Survivors e Isolamento Momentaneo

 

Como no guia do hunter vou postar imagens de alguns lugares propicios ao smoker.

são ALGUNS, não todos. Mas assim vocês podem saber o que procurar.

 

LEGENDAS:

Vermelho: Onde você (smoker) está

Azul: Area de alcance. (Onde devem estar os survivors)

* Danos e eventos possíveis

 

No Mercy 3

spotnm3mv1.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

 

spotnm32ig2.jpg

 

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

 

 

No Mercy 4

spotnm41ac1.jpg

*Survivor Pendurado

 

spotnm42hq8.jpg

*Survivor Pendurado

 

No Mercy 5

 

spotnm5qd0.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

 

spotnm52zb3.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

 

 

Blood Harvest 1

l4dvsfarm01hilltop0010zz7.jpg

* Fall Damage Altissimo (Instakill =])

 

l4dvsfarm01hilltop0011mw8.jpg

*Survivor Pendurado

l4dvsfarm01hilltop0016mb3.jpg

*Survivor Pendurado

l4dvsfarm01hilltop0019hj7.jpg

*Survivor Pendurado

 

Blood Harvest 2

 

l4dvsfarm02traintunnel0bs2.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

l4dvsfarm02traintunnel0gx8.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

 

l4dvsfarm02traintunnel0qf2.jpg

*Fall Damage

*Isolamento Momentaneo

OBS: na minha opinião esse é um pull bem dificil, mas se pegar certo e o survivor não cair em cima do vagão realmente vale a pena.

 

Blood Harvest 3

 

l4dvsfarm03bridge0026kk7.jpg

*Fall Damage (depois de ser solto pelo smoker)

*Isolamento Momentaneo

 

 

Blood Harvest 5

 

l4dvsfarm05cornfield002lh2.jpg

*Fall Damage (instakill =D)

 

XVIII. Considerações finais

 

Os infecteds são players oportunistas, então seja oportunista. Não se prenda a regras, se a oportunidade surgiu, porque não tentar?

Tente e arrisque.

Ao se esconder dos survivors tenha em mente a sua "aurea" verde e podre.

O Smoker é o infected mais silencioso de todos, talvez isso possa ser ultil.

Crétidos:

Psycho - Criou o Guia

Azarameth

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