Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] - Mundos ◯ Vazios - Último capítulo.


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

idi0bk.jpg

 

C O S M O S

Uma Nova Odisseia

Apresenta

 

 

b07vr_s-200x150.gif

 

hi8Af-mPbaSghqShwLvkBbMLpwxiucU_23C8qtEZi4ZhkctpR6B0RWzhwcBsp8P2Bxk=s180-rw

 

 

M U N D O S - V A Z I O S

 

eclipse_moon_top-glow.png

 

 

- Bem vindos ao último capítulo de nossa aventura, após desvendarmos alguns mistérios do universo, nossa viagem agora se aproxima do maior enigma, envolvendo a vida.

 

 

 

*Bonus* - Esta série foi escrita sob audiência de:

 

 

 

 

 

 

RIP Stephen Hawking - min 2:26

 

 

 

* Confira todos os capítulos abaixo:

 

 

1 - Nascimento do Sistema Solar

2 - O Espaço-Interestelar

3 - Galáxias

4 - O Início dos Tempos: Big-Bang!

5 - Missão Marte

6 - O Poder das Luas

7 - Super Novas & Hiper Novas

 

 

 

8ww60k.png

 

 

Após conhecermos a dimensão do universo observável, aprendemos que há estimativa de mais de 10 sextilhões de estrelas no cosmos, onde, cada uma delas possibilita um sistema planetário (resto de poeira nebular e estelar), isto amedronta nossa mente ao imaginarmos quantos incontáveis mundos existem. Cada um com sua peculiaridade, alguns completamente congelados, outros muito quente... Desvendaremos estes mundos vazios, será que somos os únicos seres vivos do universo ? De onde viemos ? Qual é o enigma da essência da vida ?

 

 

 

1518720903663.jpg?ve=1&tl=1

 

 

Após a forte fronteira de Netuno, o oitavo planeta mais distante do Sol, há centenas de mundos escondidos pela fraca luz solar... Plutão é um deles...

 

 

18-00043_KBO-Paths_LegacyMissions2.jpg

 

Kuiperbelt.jpg

 

1468320756_542660_1468332834_noticia_fotograma.jpg

 

 

O famoso cinturão de Kuiper, restos da nebulosa Protosolar por bilhares de anos, asteroides e planetas freados pela força gravitacional do gigante Netuno.

 

 

pia19948-nh-pluto-norgay-hillary-mountains-2050714.jpg

 

Frio... E distante, muito distante da luz solar... Esta é a superfície de Plutão.Uma imagem familiar. Num ambiente onde centenas de mundos pequenos vagam, será que mesmo em condições extremas a vida poderia sobreviver aqui?

 

8ww60k.png

 

Como%2Bseria%2Bviver%2Bem%2Boutros%2Bplanetas-%2BConfira%2Bnossa%2Bs%25C3%25A9rie%2Bespecial%2521.jpg

 

Do mais estranho ao bizarro, o universo nos ensina humildade e acima de tudo infinitas possibilidades. Por exemplo, em Netuno podemos observar a chuva de Diamantes, sim, você não leu errado. Veja a chuva em outros planetas...

 

 

b46e9f_114f9b70e2614ebea808c555edc04d5b.webp

 

 

 

55 Cancri e:

Esse planeta peculiar possui duas faces totalmente diferentes. Em uma, reina a escuridão eterna, enquanto a outra está coberta de lava fundida pelo calor de sua estrela Copernico.

 

planeta-horror-2.jpg

 

 

HD 189733 b:

Está localizado a 63 anos-luz da Terra. Embora seu aspecto seja parecido com o de nosso planeta, lá os ventos possuem sete vezes a velocidade do som e há chuvas regulares de vidro.

 

planeta-horror-1.jpg

 

 

Kepler 70 b:

Sua superfície registra temperaturas de até 6.800 graus Celsius. O calor, maior que o de algumas estrelas, está fazendo com que o planeta se evapore.

 

planeta-horror-3.jpg

 

 

Wasp 12 b:

Esse planeta está sendo devorado por sua própria estrela. A NASA afirma que o fenômeno acontecerá em um período relativamente curto para o tempo do cosmos: 10 milhões de anos.

 

planeta-horror-4.jpg

 

 

Tres-2b:

É o planeta mais escuro orbitando uma estrela do qual se tem conhecimento. Composto por um material menos refletor que o carvão, em sua superfície circula um ar mais quente que a lava fervendo.

 

planeta-horror-5.jpg

 

 

 

55 Cancri e: Esse planeta peculiar possui duas faces totalmente diferentes. Em uma, reina a escuridão eterna, enquanto a outra está coberta de lava fundida pelo calor de sua estrela Copernico.   HD 189733 b: Está localizado a 63 anos-luz da Terra. Embora seu aspecto seja parecido com o de nosso planeta, lá os ventos possuem sete vezes a velocidade do som e há chuvas regulares de vidro.   Kepler 70 b: Sua superfície registra temperaturas de até 6.800 graus Celsius. O calor, maior que o de algumas estrelas, está fazendo com que o planeta se evapore.   Wasp 12 b: Esse planeta está sendo devorado por sua própria estrela. A NASA afirma que o fenômeno acontecerá em um período relativamente curto para o tempo do cosmos: 10 milhões de anos.   Tres-2b: É o planeta mais escuro orbitando uma estrela do qual se tem conhecimento. Composto por um material menos refletor que o carvão, em sua superfície circula um ar mais quente que a lava fervendo.

8ww60k.png

 

Novas Descobertas

Recentemente, a NASA descobriu outro sistema solar com 7 planetas semelhantes ao nosso sistema e alguns deles com possível capacidade de vida igual a nossa. Localizado a 4 anos-luz distância.

 

 

nasa.jpg

 

planeta-Proxima-b_02-800x500.jpg

 

 

Próxima B.

Um planeta rochoso a apenas quatro anos-luz de distância da Terra foi encontrado no espaço, perto o suficiente para que possa ser alcançado por futuras missões espaciais. Chamado de Proxima b, ele orbita a estrela Proxima Centauri, localizada “bem perto” do Sistema Solar.

 

Com 1,3 vezes o tamanho da Terra, acredita-se que ele tenha a temperatura adequada para abrigar a existência de água, um quesito fundamental para a manutenção de prováveis vidas como a conhecemos.

 

planeta-Proxima-b.jpg

O grupo de pesquisadores fez as observações por meio de telescópicos do Observatório Europeu do Sul (ESO) durante o mês de agosto de 2017.

 

planeta-Proxima-b_03.jpg

 

Anteriormente, milhares de exoplanetas haviam sido descobertos, mas, ao contrário dos outros, o Proxima b é o único que está relativamente ao nosso alcance. Enquanto quatro anos-luz ainda é considerada uma longa distância – mais de 40 trilhões de quilômetros e 15.000 anos de viagem se considerarmos nossa tecnologia atual – as futuras gerações de foguetes poderiam ser capazes de realizar viagens de exploração ou até mesmo colonizá-lo. Estima-se que nessas condições os futuros astronautas levarão cerca 20 anos para chegar lá, se viajando a uma velocidade de aproximadamente 60.000 km/s.

 

 

planeta-Proxima-b_04.jpg

Contudo, deve-se considerar um possível obstáculo para a potencial existência de vida ali, e envolve a forma como ele ‘abraça’ sua estrela-mãe. Proxima b está a apenas 7,3 milhões de km da estrela, o que equivale a 5% da distância entre a Terra e o Sol, e leva apenas 11,2 dias para completar uma órbita.

 

A Proxima Centauri, descoberta em 1915, faz parte das três estrelas do sistema Alpha Centauri, que está localizada a apenas 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar. É uma anã vermelha que irradia muito menos calor do que o Sol e ocupa a ‘zona habitável’ (ou zona de Goldilocks), onde as temperaturas são amenas o suficiente para permitir a presença de água líquida na superfície.

planeta-Proxima-b_05.jpg

 

Acredita-se que a temperatura da superfície de Proxima b poderia estar entre -90 graus Celsius e 30°C. Porque recebe potentes raios ultravioletas da estrela, qualquer vida que tenha surgido ali teria de ser evoluída o suficiente para suportar a radiação. Além disso, uma atmosfera potencialmente composta por elementos simples, como a água e dióxido de carbono – que são necessários para a formação de ciclos bioquímicos (ou vida) – poderiam estar presentes e interagindo entre si na superfície do planeta.

 

 

Os cientistas agora afirmaram que será necessário estudar muito mais desse sistema antes de começar a responder algumas das perguntas mais básicas. “No entanto, é um ótimo lugar para começar a olhar para a vida fora do nosso Sistema Solar e é uma descoberta muito emocionante”, disse o pesquisador Dr. Mikko Tuomi, do Centro para Pesquisa Astrofísica na Universidade de Hertfordshire.

 

 

planeta-Proxima-b_06.jpg

 

A equipe de cientistas por trás da descoberta é chamada de Pale Red Dot, e inclui pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido; Queen Mary University of London, Instituto de Astrofísica da Andaluzia em Granada, na Espanha; Universidade de Göttingen, na Alemanha, entre outras.

 

 

As próximas informações sobre as condições ambientais de Proxima b serão fornecidas em breve, de acordo com os pesquisadores. Agora que foi detectado, haverá maiores oportunidades de observações e acompanhamento. Contudo, questões sobre a detecção de potenciais vidas alienígenas só poderão ser respondidas nas próximas décadas.

 

 

8ww60k.png

2ldd9fl.png

V I D A

De onde viemos? Somos os únicos seres vivos em um universo infinito? Qual é a essência da Vida? Perguntas como estas perturbam até mesmo as mentes mais brilhantes da ciência e vem causando alvoroço em discussões.

 

 

partículas de matéria que formando uma rede se conectam para formar um todo cuja capacidade de movimentar-se livremente...

 

 

Teoria Criacionista

Por muito tempo, a teoria da criação, apoiada pelos religiosos, era a que prevalecia. Para eles, um ser superior foi o responsável pela criação do universo e tudo o que nela há. Por isso, havia a dificuldade de novos estudos sobre a origem da vida. Além disso, no século XIV, a hipótese da geração espontânea, era uma das populares. Nela, os seres vivos surgiam a partir de cadáveres ou outros ambientes, por exemplo, as cobras nasciam dos lodos encontrados nos rios.

Abiogênese e Biogênese

A Teoria da Geração Espontânea, também conhecida como Abiogênese é uma das primeiras teorias criadas para explicar a origem da vida. Aristóteles e outros pensadores e cientistas se apoiavam nela. Ela explica que os seres vivos surgiam a partir da matéria orgânica, ou seja, o lodo dos rios originava as cobras e as rãs; já as frutas davam origem aos vermes. Dentre os pesquisadores que tentaram provar esta teoria estão John T. Needham.

Entre os séculos XVII e XIX, os cientistas começaram a discordar da Abiogênese. Dentre eles estão Francesco Redi e Louis Pasteur. A partir daí, surgiu a teoria da Biogênese que comprovou que os seres vivos tinham surgido de organismos preexistentes.

Origem da Terra

Do ponto de vista científico, o planeta começou a ser formado cerca de 4,5 bilhões de anos. Vários materiais tais como gases, pó e rochas foram responsáveis por esta formação. À princípio, as condições para o surgimento de seres vivos era praticamente impossível, pois as atividades vulcânicas e o bombardeamento de outros corpos celestes acontecia com frequência.

Teoria do Big Bang

No decorrer do século XX, novos estudos deram origem a Teoria do Big Bang ou a Grande Explosão. De acordo com o padre Georges Lemaítre e o físico russo George Gamow, no início, o universo era um grão que explodiu, sem motivo aparente, e produziu o tempo, a matéria e a energia que existe. E, como a temperatura era alta, não haviam elementos químicos no universo, sendo assim, surgiram apenas após milhares de anos, tais como o hidrogênio.

Teorias da Evolução

Os principais autores das teorias da evolução são Charles Darwin e Lamarck. Eles foram os responsáveis por estudar sobre as diversas alterações dos seres vivos ao longo do tempo e de acordo com o ambiente em que viviam. Darwin, escreveu o livro A Origem das Espécies, em 1859, onde adicionou seus principais estudos sobre a evolução das espécies.

Teorias Modernas

Além das teorias propostas, novas surgiram, dentre elas a da Panspermia, do século XIX, na qual os seres vivos teriam surgido a partir de substâncias de outros planetas. Dentre os principais defensores estão William Thonson e Svante August Arrhenius; a Teoria da Evolução Química, onde a vida teria surgido a partir da evolução química e a da Antimatéria, que entrou em descrédito por um período, mas depois tornou a ser considerada.

 

A essência da vida estaria nos Compostos como hidrogênio, carbono, oxigênio, dentre outros, se combinaram e formaram moléculas orgânicas (aminoácidos, açúcares, etc.). Com o passar do tempo, essas moléculas se combinaram e formaram outras mais complexas (carboidratos, proteínas, etc.) e continuaram sua evolução até duplicar e formar os primeiros seres vivos.

 

Mas isto também pode se aplicar em outros mundos e o processo se repetir com outros compostos químicos.

alien-universe-774746.jpg

 

Ou poderia ser a vida primitiva em nosso universo... Mas os números são tão absurdos de possibilidades que a física quântica nos indica que pode haver um outro eu vivendo em outro planeta num outro canto do universo, paralelamente...

 

 

Mas em quanto as suposições continuarem... Até lá... Nossa Odisseia pelo universo em busca de respostas nos direcionará ao princípio de tudo.

 

 

8ww60k.png

C R É D I T O S

 

Agradeço a todos que acompanharam até o final, nossa jornada cósmica retornará em breve.

 

 

images?q=tbn:ANd9GcT7F-KxzUEB0tI7g610bLUR4nXL41MTNpTFJiKJIM9aDLJHHmsa

 

Keep Looking for Skies

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD 189733 b é um ótimo exemplo de como a vida é algo complexo. Normalmente se pensa em necessidade de água, elementos básicos, temperatura... vento, mano. Imagina colocar roupa no varal em um planeta desses, perde-se as cuecas.

 

Excelente tópico, excelente tema que você escolheu, você pensou em algo que todo mundo pensa, mas fez algo bem diferente e ensinou pacas. Gostei de todos, mas esse aqui é meu favorito. Levanta muitas questões.

 

Viajamos distâncias gigantes em busca de informações... e às vezes esquecemos o motivo. Tudo instintivo, por mais desenvolvida que seja a nossa tecnologia e nosso conhecimento, nós queremos saber se estamos sozinhos e queremos garantir que tenhamos algum lugar para ir para não sermos extintos. Nada mais que um animal tentando garantir sua sobrevivência em um habitat pouco conhecido.

 

Agora, nada disso vai valer a pena se o futuro não for exatamente igual Futurama. Se eu for congelado hoje, acordar no século XXXI e não ver robôs bebendo cervejas e pessoas indo para Urectum, eu me congelo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está esplêndido. Parabéns Phefm'.

 

Rapaz, sempre tive um pé atrás com as músicas do Hans Zimmer, mas essa ficou INDESCRITIVELMENTE perfeita. Tiro o chapéu, ele conseguiu descrever cada detalhe da imensidão e silêncio do universo (irônico né?) com essa música. Digo com tranquilidade que é a melhor dele. Meu pai que me apresentou Hans Zimmer, diga-se de passagem...

 

Sobre o tópico, chegou no tema que eu mais admiro disso tudo. A infinidade das possibilidades. Imaginar que em um planeta chove diamante, e em outro o ar é tão quente quanto a lava. Fiquei fascinado com o planeta que os ventos são bem mais rápidos que a velocidade do som... Impressionante cara.

 

Me trouxe a memória da Samus Aran e os diversos planetas que ela "visita".

 

Enfim phefm', um dos melhores tópicos que já vi aqui. Sei que foi um esforço danado para fazer, mas o resultado ficou incrível. Meus parabéns novamente... abraços.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também me fascinei como vocês, haviam inúmeros outros mundos para mostrar rsrsrs preferi os mais exóticos, achei que a galera iria gostar mais... A respeito da vida tentei ser neutro, nesta saga eu decidi ser o mais imparcial possível pra ficar algo legal, sem criar discussões. Realmente dá um certo trabalho reunir fragmentar e montar o tópico em si rsrs mas acaba sendo uma terapia pra mim. Como já estou incluso nesta área há muito tempo é bacana dividir com o público em especial o Brasil, onde a população carece deste conhecimento... Estou pensando em criar mais pra frente algo em torno de possibilidades, saindo um pouco da realidade... [Quantum Engine] Uma Odisseia quântica , abordando um pouco mais da área onde estou agora, no mundo das possibilidades e trazer esse conhecimento pro fórum, imaginaremos diversas loucuras... rsrs Agradeço de verdade vocês que acompanharam até o fim, ah e o mais importante, repassem... Pode convidar amigos pra ler aqui ou familiar. Abraços. @yahazu , sobre a trilha sonora, é minha favorita haha, estou sempre caçando elas... na verdade são os combustíveis pros tópicos. Não é atoa que precisa ser muito boa kkkkkk

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phefm' sem dúvidas... Sou suspeito para falar de música, mas quando a sintonia entre música e tema se completam, é possível sentir uma paz interior mística. Voltando ao tópico e ao que disse, também é um ramo que me intriga e eu perderia horas pensando. As possibilidades de outros "mundos", as condições, as diferenças surreais e quem sabe, outros seres inteligentes?! O campo científico é muito importante, mas é entediante perto da Odisseia em si... Mas não posso ser radical, tem gente que sente prazer construindo um carro, e tem gente que sente prazer dirigindo. Quanto aos temas posteriores, o hiperespaço (Michio Kaku) muito bem difundido pela ciência, seria uma boa trazer nesse mesmo padrão. O interessante foi justamente você suprimir sua opinião, e oferecer um tópico honesto e com excelente integração. A Astronomia talvez seja a ciência mais humilde existente, pois ela em nenhum momento se diz dona do saber. Por outro lado, é ruim por ser uma ciência de difícil coesão, mas de toda forma, é fascinante sob qualquer aspecto. Gostaria também de deixar em voga todo o trabalho de artistas gráficos e designers que criam conteúdo, imagens, vídeos e etc, para essa temática. Meu celular está cheio, e cada dia eu encontro mais uma dezenas de imagens surreais. É isso que instiga o conhecimento naqueles mais dispersos, o desconhecido, o belo, apresentado de forma magnífica e com um contexto incompleto. Rapaz, o mundo das ideias fica louco diante de uma infinidade de possibilidades. Meus parabéns, novamente.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Tive que sair do meu tumulo aqui para comentar rsrs

Parabéns pelo tópico!! Me fez lembrar de quando os tutoriais sobre os jogos das diversas áreas competitivas do wc eram bem feitos: com todas informações possíveis e organizadas, sendo cada palavra digitada com gosto. Mas são tempos que dificilmente voltará.

 

Sobre a série Cosmos que você fez, parabéns novamente. Você que curte muito essa área, conseguiu demonstrar e explicar cada capítulo. Fiquei fascinado.

 

 

Até outro tópico por aí. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive que sair do meu tumulo aqui para comentar rsrs

Parabéns pelo tópico!! Me fez lembrar de quando os tutoriais sobre os jogos das diversas áreas competitivas do wc eram bem feitos: com todas informações possíveis e organizadas, sendo cada palavra digitada com gosto. Mas são tempos que dificilmente voltará.

 

Sobre a série Cosmos que você fez, parabéns novamente. Você que curte muito essa área, conseguiu demonstrar e explicar cada capítulo. Fiquei fascinado.

 

 

Até outro tópico por aí. =)

 

 

Rsrsrs nesse estilo de topico.

 

Esses tempos estao marcados nas lembrancas infelizmente nao voltara rsrs a geracao atual eh muito nutella.

 

Fiz por meu amor na area, acho ridiculo cobrar conhecimento. Um dia, alcancarei oq almejo... ce sabe oq. rsrs

 

saudade cotoco

 

abrass e sorry o portuga to em teclado americano.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ótimo tópico. Esse tipo de conteúdo agrega demais pra autoconhecimento.

Parabéns pelo tópico.

 

E se o "padrão" pra abrigar vida fosse diferente dependendo do planeta.

Critérios totalmente distintos pra uma vida completamente fora do que conhecemos.

As vezes paro pra pensar nisso também. Se em algum lugar do universo o gás carbônico seja o componente principal para a sobrevivência e o oxigênio fosse um componente altamente tóxico.

Loucura ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.