Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] Uma nova Odisseia - Paradoxo Alienígena


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

giphy.gif

sti8bgK.png

 

Apresenta

 

 

 

 

 

3Q1NjuS.png

 

- Bem vindos terráqueos, chegamos ao décimo capítulo desta saga, faltando apenas dois meses para o aniversário de um ano desde o primeiro capítulo "Nascimento do Sistema Solar". Em homenagem, este capítulo será diferente do que estamos acostumados, é hora de sair do senso comum e ir mais além...

 

Gostaria de agradecer os membros ¬BET e Ouma Shu pela sugestão deste tema e aos participantes do pré-tópico: http://www.webcheats.com.br/threads/cosmos-aliens-pr%C3%A9-cap%C3%ADtulo.2555704/

 

 

Se você ainda não viu ou deseja rever os capítulos anteriores pode encontra-los nos links abaixo:

 

8ww60k.png

 

Em uma noite tranquila, você está sentado no sofá e está apontando o controle para o televisor, mudando de canal e se depara com isto...

 

 

tumblr_orqp0yqPg61w4t58uo1_500.gif

 

O canal estático... Parece estar sem sinal... Mas... Na verdade este canal continua recebendo sinal... De onde poderia? Não há nada para ver...

 

Emissões de sinal via rádio chegam à sua TV, no momento ela está sintonizada com o universo. Além dos satélites da Terra, ondas de rádio por todo universo bombardeiam o planeta e um dos objetos que podem detectá-las está bem na sua casa.

Começamos a imaginar de onde poderia vir estes sinais... Seria dos tormentos barulhos dos mundos que compõe nosso sistema ?

 

 

 

Embora as TV's em canal estático possam detectar estes sinais de rádio, não conseguem reproduzir. São utilizadas as sondas especializadas que estão orbitando cada um destes mundos e uma em especial para sinais mais distantes como os de buracos-negros.

 

Nossa jornada começa agora...

 

8ww60k.png

jMhyz84.png

Cientistas detectam poderosas ondas de rádio vindas fora da Via Láctea.

 

A equipe de cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou "Busca por Inteligência Extraterrestre"), divulgaram a descoberta de estranhos sinais de rádio vindo do espaço. Para muitos, existe a possibilidade de que estes sinais tenham vindo de uma civilização alienígena. Mas não foi apenas um, e sim mais de 15 sinais já identificados por todo globo.

 

 

3.jpg

 

Breakthrough Listen é uma iniciativa atronômica global lançada pelo investidor e filantrópico Yuri Milner e cosmólogo Stephen Hawking em 2015 como parte de seu programa para observar estrelas e galáxias próximas para sinais de tecnologia extraterrestre. Até agora os sinais detectados vieram de fontes inexplicáveis... Os estudos seguem sem respostas.

 

Misterioso%2Bsinal%2Bde%2Br%25C3%25A1dio%2Bdo%2Bespa%25C3%25A7o%2Bprofundo%2B%25C3%25A9%2Bdetectado%2Be%2Bintriga%2Bcientistas%2B-%2BCapa.jpg

 

 

8ww60k.png

O Grande Filtro

 

Por que não encontramos vida alienígena até agora ?

eCW6jmk.jpg

 

A resposta pode estar em algo que os cientistas chamaram de "grande filtro", disse o professor James D. Miller no seu artigo para o portal sueco Aftonbladet.

 

Segundo as estimativas mais recentes, o número de estrelas no universo atinge o número insondável de 10 sextilhões. Ao redor da maioria delas giram planetas e se supõe que, em muitos deles, teoricamente, pode haver vida. Portanto, do ponto de vista estatístico deve haver bastantes civilizações avançadas, mas até agora não há provas claras de que elas existem.

 

Se nos exoplanetas da nossa galáxia a probabilidade de vida fosse de apenas 0,1%, isso significa que existiria um milhão de planetas com vida. Então, onde estão os alienígenas e por que não temos contato com eles?

 

"Provavelmente há algo que impede o surgimento de uma vida inteligente que de alguma maneira se possa manifestar. 'Grande filtro' é o nome da teoria que tenta encontrar uma explicação para isso", disse Miller, professor de economia no Smith College em Massachusetts, EUA.

 

"Pode ser que todas as civilizações no universo estejam destinadas a desaparecer", explicou o cientista.

10a.png

O conceito de "grande filtro" surgiu em 1996 e defende a ideia de que existe uma barreira que impede as civilizações tecnicamente avançadas de colonizar o universo.

 

Tudo pode ser muito simples: a vida não surge de todo em outros planetas, ou surge, mas não se desenvolve até um estado suficientemente inteligente. O cenário mais terrível é se inúmeras civilizações avançadas já surgiram em diferentes planetas ao longo dos anos.

 

"Civilizações que aprenderam realizar cálculos, que desembarcaram nas suas luas, mas depois ocorreu algo que não lhes permitiu ir mais longe", disse Miller.

Nesse caso, talvez também estejamos condenados a desaparecer, sugeriu ele.

 

 

8ww60k.png

O Paradoxo de Fermi

 

 

Paradoxo de Fermi é a aparente contradição entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres e a falta de evidências para, ou contato com, tais civilizações. ... O paradoxo é nomeado em honra do físico Enrico Fermi, mas Fermi nunca fez tal afirmação.

 

Apenas na nossa galáxia, a estimativa é de que exista 1 bilhão de planetas semelhantes à Terra que poderiam abrigar pelo menos 100 mil civilizações inteligentes em nossa galáxia. E onde está todo mundo? O Paradoxo de Fermi discute sobre como todas essas civilizações poderiam existir, e, se existem, como poderíamos encontrar.

HsYQs95.jpg

O Paradoxo foi feito com base na Equação de Drake, que diz sobre a quantidade de civilizações alienígenas que poderiam fazer comunicação interestrelar conosco. Os resultados dessa equação podem ser obtidos através da multiplicação de vários fatores. Por exemplo, se levarmos em consideração a taxa de formação estrelar em nossa galáxia, que são 50 estrelas por ano, e se colocarmos a estimativa de 50% dessas estrelas terem planetas, em 10 mil anos nasceriam 25 civilizações comunicantes na galáxia. Os projetos terrestres de rastreio de vida alienígena, entretanto, nunca conseguiram captar nenhum sinal vindo de tais civilizações.

 

Para responder o Paradoxo, costumamos separar as civilizações em três grupos: a Civilização Tipo I, que usa muita energia em seu planeta, Civilização Tipo II, que aproveita toda a energia de sua estrela, e a Civilização Tipo III, capaz de utilizar toda a energia da galáxia. Carl Sagan, astrônomo, desenvolveu uma fórmula matemática que nos coloca na escala 0,7 de uma Civilização Tipo I.

 

Estudiosos criaram dois grupos de explicação para tentar dar uma resposta ao Paradoxo. O Grupo de Explicação 1 diz que não há civilizações tipo II ou III simplesmente pelo fato de não existirem. Entre as explicações desse grupo, está O Grande Filtro, uma teoria que diz que entre o início da vida e a Civilização Tipo III há uma parede ou filtro que dificulta a vida de evoluir para uma Civilização Tipo III.

 

O Grupo de Explicação 2 diz que existem sim civilizações tipo II e III mas que há razões para nunca termos feito contato com elas. Entre as explicações, está a de que nosso planeta já foi visitado antes de estarmos aqui, que pode haver civilizações perigosas e que transmitir sinais pode significar o fim de nossa existência ou que civilizações mais elevadas sabem de nossa existência mas nos observam como se estivéssemos em um zoológico.

 

KxBLUjn.jpg

 

8ww60k.png

Teoria da Panspermia

 

nCpA1g7.jpg

 

Panspermia explica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoros, asteroides e planetoides. Em suma ela propõe que seres vivos que podem sobreviver aos efeitos do espaço, ao estilo dos extremófilos ou tardígrados, ficam presos nos escombros que são ejetados ao espaço ou por colisões entre pequenos corpos do sistema estelar e planetas que abriguem vida, ou mesmo por catástrofes maiores de natureza similar. Os tardígrados ou similares viajariam dormentes nos destroços por um longo período de tempo antes desses colidirem aleatoriamente com outros planetas ou misturarem-se com discos protoplanetários de outros sistemas estelares.

 

f32HLJF.jpg

 

A teoria da panspermia encontra-se, ao menos hoje, desacreditada junto à ciência, mesmo havendo dados suficientes para corroborar a afirmação de que a estrutura da matéria no universo é, assim como a matéria no nosso sistema solar, igualmente descrita pela nossa tabela periódica, e para colaborar a afirmação de que há possibilidade de a vida desenvolver-se também em outros sistemas planetários que nem o nosso. O descrédito atrela-se sobretudo ao fato dessa hipótese simplesmente transferir para lugares remotos do universo a questão sobre a abiogênese química da vida; ao passo que, factualmente verificável, tem-se ciência de que a vida desenvolveu-se e prosperou, até o momento, apenas na Terra.

 

Embora a existência de vida extraterrestre possa cientificamente ser cogitada, creditar de antemão a origem da vida a fenômenos que ocorreram fora do sistema solar transcende a realidade factual atual. Embora as pesquisas em busca de vida extraterrestre continuem, e materiais orgânicos básicos já tenham de fato sido encontrados fora da Terra, até o presente momento a vida como a concebemos não foi detectada sequer nos demais corpos celestes do nosso próprio sistema solar, tampouco em pontos externos a esse: os resultados científicos até hoje alcançados transferem à Terra os mecanismos responsáveis pela origem e evolução da vida conforme definida e conhecida, esses em nada corroborando o contrário.

 

qPguGum.jpg

 

A hipótese científica aceita atualmente atrela-se à abiogênese química terrestre da vida; essa suportada em limite cronológico anterior pelas experiências de Oparin e Haldane e teorias derivadas, como a teoria do mundo do ARN, e em limite cronologicamente posterior ela convergência da árvore da vida a um ponto e pela teoria da evolução biológica como um todo.

 

8ww60k.png

COMENTÁRIOS FINAIS

 

 

Embora hajam inúmeras teorias sobre a vida alienígena e também a origem da vida na Terra, nada é concreto. Mas a busca incessante continua, nós ainda estamos escutando o universo e em breve possivelmente estaremos preparados para conhecer a verdade.

 

Para concluir este tópico, com minha opinião, acredito que as distâncias no universo são surreais, nossa tecnologia não é capaz ainda... Mal descobrimos o que há nos planetas vizinhos, como água em marte recentemente, como poderíamos descobrir o que se esconde atrás das atmosferas de mundos em outros sistemas solares e até mesmo galáxias ? Mas creio que um dia saberemos. Este tema sempre continuará atiçando nossa mente para o mais longe possível.

 

ZgfSY7k.jpg

 

Este tópico foi produzido sob audiência de:

Até a próxima!

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nice!! Amo esse tema, por isso sugeri!

 

Na minha humilde e insignificante opinião, bato na tecla que você falou no final, distâncias SURREAIS.

Conseguir sair do seu próprio planeta, desviar de todos os "obstáculos" do caminho e ter "energia" suficiente para chegar em outro planeta e refazer o trajeto de volta, deve ser PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL.

 

Hoje em dia, não acredito que conseguiriam levar uma nave com tripulação para fora da nosso sistema solar, porém, sondas como a Voyager(que na verdade não saiu) podem sim, ir muito além dos limites que nós não conseguimos ultrapassar.

 

Como o canal Nerdologia diz, a tecnologia avança exponencialmente, cada vez mais estamos entrando na era digital e isso pode influenciar e muito nossas futuras viagens ao espaço.... talvez descobriremos algo... ou talvez, o nosso fim.

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nice!! Amo esse tema, por isso sugeri!

 

Na minha humilde e insignificante opinião, bato na tecla que você falou no final, distâncias SURREAIS.

Conseguir sair do seu próprio planeta, desviar de todos os "obstáculos" do caminho e ter "energia" suficiente para chegar em outro planeta e refazer o trajeto de volta, deve ser PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL.

 

Hoje em dia, não acredito que conseguiriam levar uma nave com tripulação para fora da nosso sistema solar, porém, sondas como a Voyager(que na verdade não saiu) podem sim, ir muito além dos limites que nós não conseguimos ultrapassar.

 

Como o canal Nerdologia diz, a tecnologia avança exponencialmente, cada vez mais estamos entrando na era digital e isso pode influenciar e muito nossas futuras viagens ao espaço.... talvez descobriremos algo... ou talvez, o nosso fim.

 

 

A voyager está nos limites da heliosfera. É uma loucura, a radiação muda... É como se você saísse da zona litorânea de uma praia onde dá pé ou em um coral e parte para o mar aberto... Você sente a diferença, adrenalina... A imensidão começando....

 

É como se aqui no sistema solar fosse um ninho, uma estação embrionária. Estamos envoltos nisto, e os acontecimentos cósmicos não são muito diferentes do que ocorre nas mínimas partículas. Tanto macro e micro se coincidem, isto é fantástico.

 

Sobre a viagem a outro mundo, creio que colocaremos toda inteligência humana no projeto Marte, e nota-se é apenas nosso planeta vizinho. É por isto que o preparo já vem desde agora, por que somos falhos. Mas é assim, arriscando e arriscando até que se adapte.

 

O mais engraçado da missão marte é que, se falharem... Não haverá outra tentativa tão cedo. Além dos bilhões gastos nessas aventuras, estaremos concretizando algo que não passava de ficção científica de filmes. É por isto que precisa dar certo, calaria a boca dos duvidosos a respeito da Lua e finalmente a astronomia voltaria a ascender a inspiração na humanidade para um propósito maior.

 

Sobre a tecnologia crescer exponencialmente, há previsões fantásticas, como a lente no olho que faz tudo, downloads uploads mentalmente... E pode até ser perigoso, já imaginei uma civilização artificial mais inteligente que nós (sem margem de erros) substituindo a raça humana e fugirem para outros mundos (não precisam de oxigênio e o material que os compõe poderá sobreviver as radiações e distorções do espaço-tempo). Neste caso, o que restaria da humanidade é os comandos aplicados e lembranças armazenadas nos androides, o resquício de uma era... Se este for o fluxo natural das coisas, meus tataranetos descobrirão.

 

xD incrível é fazer parte disto tudo, da história do cosmos.

Valeu pelo comentário manin, me fez espremer um pouco os miolos huaeha.

Abraços

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe, adorei suas visões.

 

PIA17046_-_Voyager_1_Goes_Interstellar.jpg

 

Considerando as distâncias, ela tá realmente longe. É um feito e tanto para a humanidade.

Imagine com o avanço da tecnologia o que poderia ser alcançado.

 

Quem sabe motores por dobra espacial???

491639611291001.png

 

Quero muito ainda ser essa existência frágil que sou para testemunhar os avanços na área de exploração espacial ♥

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.