Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Sociedade - Para pensar, no que fazemos sem pensar


-Jump!
 Compartilhar

Posts Recomendados

Leia:

 

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro pôs uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando uma macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.

A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato.

Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto, e finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naqueles que tentasse chegar ás bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: " Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

(Texto atribuído a Albert Einstein, recebido pelos autores, via internet. Livro: Sociologia para jovens do seculo XX )

 

Agora se questionem porque fazem algumas coisas sem pensar ?

 

 

Quem curtiu, poste, quem sabe um pouco mais de conhecimento te ajuda algum dia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pelo que entendi... rs

Eles não se adaptavam à mudanças e achavam que daquela forma tudo iria ser perfeito.

Pois bem, todos poderiam subir juntos e dividir as bananas e tudo sairia feliz, e ocorreria uma grande mudança!

E no caso, todos iriam ficar felizes com esta mudança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk... Interessante, reflete o que o governo faz com a sociedade sem pensar ;) e também descreve como o sistema funciona no mundo. Todos devem fazer parte do sistema criado, queira ou não, caso contrário ficará as margens da lei e será chamado de marginal como é de costume por aqueles que estão "cegos". E então a pergunta seria restruturada:

 

Se perguntassem àqueles que fazem parte do sistema, Porque maltratam os que possuem ideologias?

 

" Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

não adianta apenas 1 querer trazer a diferença, todos precisam encarar.

 

Interpretei desta maneira.

 

Abraçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Pelo que eu entendi, a finalidade da frase: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..." é de que as coisas devem acontecer naturalmente, sem apressar ou retardar e que, se tem que ser assim, devemos apenas conviver com isso. Entendi também que de geração para geração é passada uma cultura que, mesmo um pouco modificada, sempre terá as mesmas raízes e origens. Se "as coisas sempre foram assim por aqui", é porque o primeiro macaco substituto que foi atacado, aderiu ao costume da maioria que é atacar quem tentasse subir as escadas para alcançar o prêmio. E assim sucessivamente, sem questionamento, apenas faziam pois deveria ser. Resumindo, o passado é a nossa história e serve de espelho para que novos conceitos sejam criados ou que continue a mesma coisa até alguém tentar mudá-la, mas no fim não obter sucesso voltando a estaca zero.

 

Compartilhem o que entenderam também xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrivel seria ouvir este macaco falar a plenos pulmões:

 

- " Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

 

Ai sim, eu começaria a crer que algo de fato pode mudar.

 

-----------------------------------------------------------------------------

 

A "experiência" apresentada retrata com fidelidade a forma de transmissão de conhecimento, hábitos e costumes de um para outro indivíduo dentro de um mesmo grupo e simula o aprendizado passado de geração a geração.

 

O que reprsentam hábitos, conheciemnto e costumes quando juntos? Cultura. Então o que demonstrou foi a forma como se cria a cultura e como ela é transmitida para cada indivíduo dentro do grupo e para qualquer elemento que se junte a este grupo.

 

" Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..." E continuarão a ser até que alguém decida que mesmo apanhando vale a penas subir as escadas e comer as bananas. Até que alguém decida que é chegada a hora da mudança.

 

Mudar hábitos e costumes não é tarefa fácil, poucos grupos resistem a mudanças sem se fragmentar, quebrar, desfazer-se. E os indivíduos componemtes deste grupo tendem a ser vítimados pelas mudanças, alguns acomodam-se e morrem de fome, outros mesmo apanhando comem bananas e sobrevivem. As coisas não precisam ser sempre as mesmas, mas mudar requer coragem e força para aguentar as pancadas qeu virão.

 

Macaco esperto come bananas, apanha e dorme sem fome. Macaco tolo não come bananas, não apanha, mas dorme com fome todas as noites.

 

Quanto a mim creio que macaco bom não sente fome e tem coragem para mudar o statu quo res erant ante bellum.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece com um texto que minha professora de filosofia passou '-'

Eu entendi que os macacos , com a experiência adquirida (o jato d´água) perceberam

que não fazia sentido "tentar" pegar as bananas. Com isso, foram avisando a seus companheiros,

e estes foram adquirindo esse costume.

 

"Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

 

Acho que essa frase mostra como esses primatas consegue se socializar entre si,

eles observaram o ato e então interpretaram da maneira certo. Um fato curioso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.