Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Liberdade


mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

Naquela manhã ele fez tudo como sempre fazia, seguiu sua rotina à risca. Levantou, escovou os dentes, deu aquele mijão revigorante e soltou um barro de um quilo e tantos. Tomou seu banho demorada e tranquilamente. Pegou as chaves e saiu rumo a portaria do prédio para pegar seu jornal, só não vestiu suas roupas.

 

Já no corredor Dona Aurélia virou-se e envergonhada voltou para seu apartamento, no elevador Dona Márcia imediatamente colocou as mãos sobre os olhos de sua filha que teimava em tirá-las para olhar. Seu Carvalho começou a resmungar e já ensaiava a falação quando a porta abriu e todos saíram aliviados ou enraivecidos menos Anacleto que estampava um sorriso ingênuo na cara.

 

O porteiro preferiu fingir não ver, o zelador se apressou e foi limpar a fossa, o carteiro que estava entrando voltou e as crianças que passavam a caminho da escola riam enquanto apontavam para aquela bunda murcha e caída.

 

Foi Dona Esperança, a síndica, uma senhora de 70 e tantos anos, quem decidiu moralizar a bagaça:

 

- O que é isso seu Anacleto? Onde estão suas roupas e educação?

 

- Liberdade Dona Esperança, estrou livre das amarras sociais, dos freios impostos, daquilo que me oprime.

 

Dona Esperança parou pensativa por alguns instantes e ao mirar seu Anacleto de cima a baixo retrucou:

 

- Pois é seu Anacleto a sua liberdade tem um preço. Por serem obrigados a ver esse p1nto morto e seus ovos chocos os porteiros e zeladores poderão exigir adicional de insalubridade que me verei obrigada a pagar cobrando do senhor já no próximo vencimento do condomínio.

 

Seu Anacleto ficou vermelho de raiva, saiu intempestivamente da portaria com seu jornal embaixo do braço rumo aos elevadores enquanto resmungava:

 

- Ninguém respeita a liberdade alheia. Opressora!

 

Então...

 

  • O que é liberdade? [Se possível defina você mesmo o que é liberdade.]
  • Você é livre?
  • Qual o limite da liberdade?
  • Você pode fazer tudo o que quiser?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade? [se possível defina você mesmo o que é liberdade.]

Poder fazer suas escolhas sem influência da sociedade.

Você é livre?

Definitivamente não e duvido que alguém seja.

Qual o limite da liberdade?

A partir do momento em que o ser humano percebe uma estranheza, procura censurar imediatamente. Então o limite da liberdade é o estranho.

Você pode fazer tudo o que quiser?

Não. Caso eu queira sair de saia hoje, provavelmente minha mãe me daria um tapa na cabeça e se eu quisesse ir para o colégio com um buraco na calça, onde fica o ânus, iria para a coordenação onde seria expulso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Você pode fazer tudo o que quiser?

Não. Caso eu queira sair de saia hoje, provavelmente minha mãe me daria um tapa na cabeça e se eu quisesse ir para o colégio com um buraco na calça, onde fica o ânus, iria para a coordenação onde seria expulso.

 

Sem questionar muito e jogando gasolina na fogueira...

 

Liberdade de fazer ou agir me parece diferente de não fazer ou agir por haver consequências.

 

 

 

Nada me impede de matar alguém agora. Posso matar sem qualquer impedimento.

 

A definição dada para o ato de matar é crime e para os crimes há a lei que indica a punição. Contudo, se há punição não há impedimento pois a lei não me tira a liberdade para matar.

 

E então...

 

  • Você pode fazer tudo que quiser?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem questionar muito e jogando gasolina na fogueira...

 

Liberdade de fazer ou agir me parece diferente de não fazer ou agir por haver consequências.

 

 

 

Nada me impede de matar alguém agora. Posso matar sem qualquer impedimento.

 

A definição dada para o ato de matar é crime e para os crimes há a lei que indica a punição. Contudo, se há punição não há impedimento pois a lei não me tira a liberdade para matar.

 

E então...

 

  • Você pode fazer tudo que quiser?

 

Mas o medo que tenho das consequências me impede de agir de certo modo, então o medo das consequências não me permite ser livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liberdade é ser livre dentro das regras do outros, que é o meu caso, eu sigo regras das autoridades (meus pais, governo).

Posso fazer tudo o que quero desde que não atinja o espaço do próximo.

~ Esse é minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

O que é liberdade? [se possível defina você mesmo o que é liberdade.]

R: É ser livre interiormente.

 

Você é livre?

R: Estou no processo de "liberdade".

 

Qual o limite da liberdade?

R: O quintal do vizinho

 

Você pode fazer tudo o que quiser?

R: Eu devo fazer tudo aquilo que posso? Por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade? [se possível defina você mesmo o que é liberdade.]

Liberdade é poder escolher oque quer para si mesmo, quando quiser e com quiser.

Você é livre?

Sim.

 

Qual o limite da liberdade?

Depende MUITO da ocasião.

Você pode fazer tudo o que quiser?

Todos nós podemos fazer TUDO que quisermos, porém, temos conciência das consequencias.

É assim que eu penso, eu posso fazer tudo, mas não devo.

yrQhwdB.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade? [se possível defina você mesmo o que é liberdade]

- Ato de livre arbítrio sobre todas as coisas. Estar livre de leis impostas.

 

 

 

Você é livre?

Sim e Não, ninguém será totalmente livre enquanto este sistema que doma o zoológico de humanos reinar. Tenho a liberdade, mas a perco assim que cometo alguma infração do sistema.

 

 

Qual o limite da liberdade?

A lei/sistema.

 

 

Você pode fazer tudo o que quiser?

Sim, o problema é o que vem depois... Este é o motivo pelo qual as pessoas não fazem tudo aquilo que querem. O humano é o único animal que se auto-limita. Uma pena. Se somos os superiores do planeta e os "cabeça" deveríamos saber e conhecer os limites para se viver em "paz" com liberdade. Mas não é bem o que acontece... Acho que nos enganamos, talvez sejamos a pior espécie haha... Que desprezível.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade?

Não possuir restrições.

 

Você é livre?

Apenas dentro da minha cabeça.

 

Qual o limite da liberdade?

Na nossa sociedade, a quantidade de dinheiro que você tem no banco.

 

Você pode fazer tudo o que quiser?

Não. Eu não posso, por exemplo, sair agora aqui de casa, pegar um táxi até o aeroporto e comprar a passagem no proximo voo para o caribe e me hospedar num hotel 5 estrelas. Eu sou livre para planejar isso e sou livre para tentar juntar o dinheiro para isso. Mas a minha liberdade só vai até aonde o meu saldo bancário me permite.

Quem vigiará os vigilantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade?

Teoricamente, Liberdade deveria ser a ausência de freios ou amarras, permitindo que a pessoa em questão fizesse o que bem desejasse, como desejasse e quando bem quisesse.

Porém, o ser humano teve a brilhante ideia de viver em sociedade, para não ter que viver como os animais "irracionais" (Ainda somos irracionais algumas vezes.), em um "jogo" onde é matar ou morrer.

Porém, ele também teve a brilhante ideia de não deixar os conceitos de certo e errado ao acaso, ao bom senso individual, então criou leis comuns para todos os indivíduos.

Ou seja, o ser humano, ao viver em sociedade, abdica da liberdade para obter segurança. Essa é uma balança que, até hoje, em séculos de história, nunca obteve um centro, uma distribuição perfeita entre ambas.

Elas são inversamente proporcionais: Quanto maior uma, menor a outra.

 

Dito isso, temos duas definições de liberdade:

Liberdade absoluta: Fazer tudo o que quiser, sem restrições.

Liberdade relativa: Fazer tudo o que se pode fazer, sem transgredir as leis impostas pelo convívio em sociedade. Você até pode transgredir estas leis, mas sofrerá punições. Entre elas, a perda total da liberdade (Cárcere.)

 

Você é livre?

Ainda não, e em nenhuma das duas definições de liberdade.

Pretendo conquistar a liberdade relativa, ao menos. A absoluta é um "peso" que acredito não ser capaz de carregar.

 

Qual o limite da liberdade?

Absoluta: Não há limites.

Relativa: Sua liberdade termina quando a liberdade e segurança do outro começam.

 

Você pode fazer tudo o que quiser?

Absoluta: Sim.

Relativa: Só o que não irá quebrar nenhuma lei e nem prejudicará terceiros.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é liberdade? [se possível defina você mesmo o que é liberdade.]

 

É a capacidade ( @edit - n é capacidade seu burro, se n eu poderia voar corolho ) de poder fazer o que quiser, entretanto passível a punição ou julgamento social.

 

Você é livre?

 

Sim

 

Qual o limite da liberdade?

 

Quando ela interfere na liberdade e segurança de outro individuo.

 

Você pode fazer tudo o que quiser?

Posso, mas serei punido.

 

 

Prefiro viver um capitalismo preso do que um anarquismo livre.

iboOLud2iuUw0m.png.

Skype: juan_laden

Habbo: Juanhenrique007

Battlefield play4free : Cobramarrom

Battlefield 3 : PirambelOS Live: PirambelOS Steam: PirambelOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Você pode fazer tudo o que quiser?

 

Sim eu posso!

 

Posso pegar um jato aqui e viajar para qualquer lugar do mundo. Em alguns desses lugares poderia me hospedar em um hotel 5 estrelas e por lá passar semanas, meses se assim desejar. O que me impede de fazê-lo é a CAPACIDADE de pagar pelos custos.

 

Tendo eu a capacidade de "bancar" os custos o que me impede ou limita? NADA!

 

Seguindo esse raciocínio liberdade é diferente de capacidade. Liberdade para fazer eu tenho, capacidade para pagar é outra conversa.

 

Outro exemplo:

 

Nada me impede de pegar uma pistola, olhar pela janela, escolher alguém e dar um tiro certeiro na cabeça dessa pessoa. NADA ME IMPEDE!

 

Então porque não faço?

 

É na resposta a essa pergunta que se encontra o limite da minha liberdade.

 

Não mato por medo das consequências? Fosse isso uma verdade não haveria assassinato ou latrocínio.

 

Se não mato é porque aprendi que matar é moralmente errado, convencionalmente errado e socialmente condenável. E esses são conceitos muito fortes em mim assim como em muitos.

 

Sou livre pra matar e não é a lei que me impede. Sou livre para fazer tudo que quiser e não são as consequências que me limitam. O que me limita também não está dentro de mim, está fora e me foi ensinado.

 

Os códigos moral e social, religioso também, são o que me limitam. E esses códigos não precisam estar transcritos sob a forma de leis. Alias há ações que são legais, mas não morais e que representam o rompimento dos limites da liberdade individual.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.