Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

bate papo [Discussão] Naruto - O Fim


yahazu
 Compartilhar

Posts Recomendados

yusqrYQ.png

 

 

 

Olá a todos.

 

Naruto está se aproximando do fim. Como não vi nenhum tópico a respeito, resolvi abrir um espaço para saber outras opiniões.

 

Antes de prosseguirmos, gostaria de informar que o tópico inevitavelmente conterá spoilers. Não me responsabilizo por qualquer violação desta regra em específico, seja por spoilers em imagens, vídeos e qualquer outro tipo de mídia.

 

 

images?q=tbn:ANd9GcQVLcM3zNqCdgPTi2KAJtI3mi3wvt2tC0xJLh7RZgi1sfOWYZMnZA

 

 

Antes de passar a bola para vocês, gostaria de dizer que fiquei triste em saber que o fim de Naruto será algo tão corriqueiro e simples. Como se fosse uma novela, deixaram o último capítulo para solucionar tudo.

 

 

Como também dizer, foi sofrível ver o declínio do que poderia ter sido o melhor anime de todos. Naruto teve um início espetacular. Várias vilas, vários ninjas como estilos diferentes, vários jutsus criativos e empolgantes, várias formas de lutar. Símbolos e história em perfeita sincronia, mitologia bem aplicada, e um insano sistema de linha de força/poder, que diga-se de passagem, foi totalmente destruído por Kishimoto.

 

Eu explico.

 

Numa linha de força/poder, existem os mais fracos, onde prevê-se a derrota destes. Como há também os mais fortes, cujo poder é comparado somente a outros da mesma linha. Ou seja, o Naruto e Sasuke, segundo Kishimoto, são iguais em força. Pois um embate entre eles deu empate. Mas não vou me ater aqui, é um tanto cômico lembrar de algumas lutas de Naruto.

 

E para finalizar meu pensamento.

 

A grande falha em Naruto, foi ter-se tornado uma história sobre Sharingans, Uchihas e Edo Tensei.

 

Havia tanto a se explorar. Mas insistiram que a força dos Uchihas era suprema e universal. Com isso, excluíram toda a história. Removeram a importância épica da vila da Névoa, diminuíram ao pó a consistência da vila da Areia. Não nos informaram muito sobre a vila da Terra. Para uma noção maior, vai aí o mapa do Mundo de Naruto.

 

1500px-Naruto_World_Map.svg.png

 

 

Desses países, quantos realmente tiveram importância ?

 

No mais, é infeliz saber que os Kages são inúteis, que os jutsus específicos de cada país são inúteis. A onda agora é Rinnegan. (risos)

 

 

shut_up____stupid___naruto__698_by_narumynatsue-d84k1a4.jpg

 

Fico aqui, decepcionado, mas ainda assim feliz pelo penúltimo episódio. Foi bom rever um pouco da personalidade dos personagens principais.

 

Valeu galera, por favor, exponham o que pensam sobre o final, e sobre Naruto como um todo.

 

Abraços.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Fala yahazu, quanto tempo!

 

 

Devo concordar com você. Essa saga do Naruto foi um total desperdício, porém não coloco isso na conta dos Edo Tensei ou dos Uchihas. Eu até acho que os Uchihas naturalmente tem aquele ar de antagonismo bom para o enredo. O que ferrou mesmo foi o aumento no nível de poder com os megazords (Susano'o Tengu, Meteoros, Modos Bijus, Bijudamas e etc.) e a falta de uma história ninja (o Tsuki no Me não tem nada a ver com um mangá de ninjas). O golpe de estado dos Uchihas, o objetivo de vingança do Sasuke... as vilas utilizando a Akatsuki, o enredo das vilas menores que sofrem com as guerras como no caso do Nagato, Orochimaru invadindo Konoha. Acredito que o mangá perdeu essa essência, ficou tudo focalizado no Obito e Madara vs. resto do mundo. A guerra em si, com os Edo Tensei eu pensei que pudesse ser bem desenvolvida pois iria proporcionar lutas que mostrariam ninjas poderosos de cada nação. A invocação dos ninjas de renome como Hanzou, os antigos Kages e Akatsukis deu um up, porém todos foram mal aproveitados. Foi um erro também Naruto ir em todos os campos de batalhas e ir finalizando tudo. A guerra foi horrível, mas pelo que Kishimoto tinha em mãos ele poderia ter feito algo muito melhor. Na minha opinião, alguma vila deveria trair a aliança e se juntar com a Akatsuki, esse plano olho da lua não deveria existir. Poderíamos também ter um terceiro lado com Orochimaru, Kabuto e Sasuke que não iriam se aliar a ninguém.

 

Naruto tem um universo incrível de histórias e personagens que podem ser desenvolvidos, mas Kishimoto aproveitou nem 50% desse universo.

 

Quanto ao atual final, eu achei muito bacana a conversa do Sasuke e do Naruto ao final, e os dois se entendendo. Voltaram a ter aquela relação que possuíam no começo da história e isso foi muito bom. A luta foi uma bosta, mas o fim até que foi bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Shinob, realmente faz um bom tempo.

 

Eu particularmente teria muito mais o que dizer a respeito. Mas enfim...

 

Eu não vejo o Sharingan e o clã Uchiha como um fator de maior importância. Ficou para trás muitas questões básicas. Por exemplo, os Hyuuga's. Tecnicamente são ninjas sensores, e excelentes em combates de curto alcance, oscilando com sua alta capacidade de visão, eles teriam um controle de luta muito bom. Mas ao decorrer da história, os Hyuugas viraram coadjuvantes.

 

Tecnicamente, os Uchihas seriam ótimos ninjas em combates de médio-alto alcance. Seu Taijutsu é fraco (proveniente do grande desgaste que os olhos vermelhos causam), mas totalmente defensivo e efetivo junto de outras habilidades. Vide Itachi vs Gai.

Aqui que tudo se torna tão estranho. A evolução desproporcional do Sharingan, o tornou uma arma perfeita. Prevê movimentos ( podendo copiá-los ) e ainda dispõe de um GUARDIÃO para sobrepor a única fraqueza relativa que eles teriam. O Susano'o é uma arma perfeita de Taijutsu.

 

 

Sobre a história em si, minhas críticas são todas em relação ao que Naruto se tornou. A guerra foi mal calculada por Kishimoto. Kaguya foi uma vilã interessante, mas pouco trabalhada. Madara foi um vilão horrível na minha opinião, seu poder surgiu apenas do olho que ele possui.

Sobre a origem do chakra e o que originou tudo isso. Fiquei perplexo. haha.

 

Sério ? Uma árvore do chakra ?

 

Sobre essa cena final, foi um pouco tarde para Kishimoto nos mostrar maturidade, mas foi bem-vindo.

 

Tirar um braço de cada protagonista, mostra finalmente que os danos e feridas são existentes, em qualquer personagem.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O yahazu se não disse que nunca mais ia aparecer na wc? hehe.

É Noises!!!

 

 

Eu acho que kishimoto cagou nessa P#rra toda.

E vai desfazer a cagada no final(algumas porque já vi os spoiler e vai cagar mais um pouquinho com espírito noveleiro dele).

 

Enfim pelo menos tem que finalizar a história decente...

tumblr_nlc63oghTD1saykaxo1_400.gif

Hello Ladies

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O yahazu se não disse que nunca mais ia aparecer na wc? hehe.

É Noises!!!

 

 

Eu acho que kishimoto cagou nessa P#rra toda.

E vai desfazer a cagada no final(algumas porque já vi os spoiler e vai cagar mais um pouquinho com espírito noveleiro dele).

 

Enfim pelo menos tem que finalizar a história decente...

 

 

É, disse tantas coisas. Mas como explicação, entrei aqui novamente por poucos motivos. Já vou-me indo para o esquecimento novamente. haha

 

 

Na verdade, Kishimoto é um gênio.

 

Veja bem, não é fácil escrever uma história dessas. Não é fácil desenhar, muito menos repetir essa rotina por 15 anos. Naruto em si, me agradou muito como uma obra que possibilitou imaginar tantas "linhas paralelas".

 

O final, foi um pouco vago, mas suficiente para entender que tudo foi uma evolução. Ver os ninjas se tornarem adulto, foi um processo que veio com o crescimento da história. Em outras palavras, foi um processo natural existir esse fim.

Ao contrário dos que estão reclamando bastante, não preciso saber a que fim levou Orochimaru.

 

O que Kishimoto quis passar, é que a vila continuará a existir, como uma sociedade, tendo agora a responsabilidade daquela geração que era apenas de criança, quando começamos a assistir.

 

Apenas achei que ele poderia ter dado mais detalhes dessa nova fase, e um encerramento melhor para a luta de Naruto e Sasuke.

 

Mas reitero, foi uma obra boa o bastante.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim pareceu final de anime slice of life/escolar socando tudo aquilo que a maior parcela gostava..

Vi 300 finais mais interessantes em "teorias" pela internet, e o cara me aparece com aquelas histórias de fanfic de garota de 13 anos que tem orgasmo com o Sasuke, pelo amor de deus..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim pareceu final de anime slice of life/escolar socando tudo aquilo que a maior parcela gostava..

Vi 300 finais mais interessantes em "teorias" pela internet, e o cara me aparece com aquelas histórias de fanfic de garota de 13 anos que tem orgasmo com o Sasuke, pelo amor de deus..

 

 

Eu deixei de gostar dessas teorias. É muito fácil fazer uma linha de pensamento na obra de outra pessoa. Eu imaginava que Sasuke casaria com a Sakura, só não imaginaria que ele teria "somente" uma filha.

 

Sobre seu comentário, em nenhum momento do final foi mostrado "garota de 13 anos que tem orgasmo com o Sasuke". Aliás, em nenhum momento da história têm-se esse paradigma. É apenas um cara popular, descolado, habilidoso, etc.

O que, na minha opinião, deixou as coisas sem complemento, foi essa atitude do Kishimoto deixar para "encerrar" tudo no último episódio. A redenção de Sasuke deveria ser explorada, assim como seu relacionamento com a Sakura e com o pessoal da vila.

 

Naruto poderia ter sido mais estudado. Mostrando suas novas habilidades, como ele seria visto pelos integrantes, e também como a sua amizade com o Sasuke ficou.

 

E para finalizar, ficou algo em branco. Não foi nos mostrado como o mundo ninja estava. Apenas disseram que estava pacífico ( Tenten ), mas não explicitaram se ainda havia missões a serem executadas.

 

Mas o sentimento final é esse, no geral foi muito bom.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yoooo minna-san!! Hisashiburi-dana?

 

Sinceramente, eu me senti feliz, aliviado e contente com o final que o Kishimoto nos proporcionou. :)

Acredito que uma grande parte de nós, leitores que acompanharam durante muito tempo e compreendem o universo de Naruto, aguardava anciosamente pelo momento em que o Sasuke desce o braço a torcer. Esperávamos pelo momento em que o Sasuke finalmente deixasse o orgulho de lado e reconhecesse Naruto, se desculpasse pelos erros cometidos e voltasse a sorrir. Esperamos tanto por isso, que em certos momentos negamos este fato ao desejarmos que alguém matasse o Sasuke, ou algo semelhante, por egoísmo, medo e receio. Por não querermos ser frustrados com um final diferente.

Felizmente esta nossa demanda foi sanada de uma forma, ao meu ver, bem feita e, mais importante, fiel à obra. Foi lindo.

 

É claro que se esperava muito mais da BATALHA FINAL entre os dois. Mais em termos de variedades de jutsus, estratégias e até mais páginas. Mas ao mesmo tempo, depois de todas as lutas colossais, exageradas e desproporcionais ao mundo de Naruto que ocorreram à pouco tempo, dificilmente algo nos surpreenderia. Após a luta entre Naruto x Pein (Nagato), pouquíssimas lutas nos realizaram como esta o fez, ou perto. A história de Naruto se contstruiu sob um ambiente onde a realidade não admite exageros, ao contrário de Dragon Ball. O que sempre nos cativou neste universo foram as estratégias e suas dinâmicas, o suspense contínuo e a mitologia muito bem encorporada. É por isso que a saga final nos brochou. Ela foi carente destes aspectos e focou-se em burlar o sistema de força/poder que o @Yahazu citou.

 

Um exemplo disto é o impacto que a luta Gai x Madara-God nos proporcionou. Por um lado esta o Antagonista, ou um dos, Uchiha Madara que simplesmente meteu a porrada nos 5 kages, quase matou Sasuke e Naruto, não deu chance às bijuus e deixou os irmãos Senjuu em modo Edo Tensei no chão. Este exagero todo de posse de poder, irreal à história, quase foi morto pelo heróico Maito Gai. Este último, sempre muito fiel ao sistema força/poder que foi estabelecido, mostrando todas suas fraquezas e o treinamento insano que cotidianamente faz, decidiu sacrificar sua vida para tentar salvar o mundo e nos proporcionou a, talvez, melhor luta da saga final onde nós torcemos por ele como se não houvesse amanhã. Algo meio que a história de Davi e Golias.

 

Voltando à BATALHA FINAL, vamos tentar enxergar por outra perspectiva. Já ressaltado a questão dos exageros de poder da última saga, Naruto & Sasuke recentemente haviam lutado contra Tobi-God, Madara-God e Kaguya. Assim como demonstrei no exemplo acima, à partir do momento que compreendemos o contexto sobre o qual os personagens estão inseridos, nossa tendência é a de nos colocarmos a favor da manutenção e conservação deste sistema como sendo o correto. Desta forma, é lógico pensar que ambos Sasuke & Naruto não estavam em suas melhores condições de luta. Haviam perdido bastante chakra, estavam fatigados fisicamente e mentalmente. Mas ao mesmo tempo, ambos ansiavam pelo momento de sua luta final à muito tempo. Por um lado, Sasuke querendo matar Naruto para cortar seu maior laço, pelo outro, Naruto apenas na defensiva. Agora, mesmo com esta situação ocorrendo, inegavelmente, nenhum dos dois queria perder esta luta.

 

Finalmente aqui vai minha tese: Kishimoto fez o certo ao encurtar a luta de ninjutsu entre os dois justamente pelo fato de que ambos não estavam em suas condições ideais e este fato não podia ser burlado. Isso seria muito pior. E o autor também acertou ao promover uma luta de taijutsu entre os dois. Era isso que queríamos. Gai x Madara-God mostrou esta nossa sede. Chega de "Dai BijuuDama", "Ultra Susanoo's" e seja lá o super poder que seja, já estamos saturados disso pelo passado recente. O que anseamos agora é Naruto metendo a mão na cara do Sasuke e este chutando a bunda do Naruto. Nosso desejo simples foi atendido. É claro que o desfecho não poderia ser diferente de uma disputa Chidori x Rasengan no Vale do Fim. Só acredito que um Chidor + Kagutsuchi seja bem superior a um simples Rasengan do Naruto sem o poder de regeneração da Kyuubi. Acredito que o Kishimoto deveria ter colocado-o em modo Senin para equilibrar as coisas. Mas isso deixa pra lá!

O fato dos dois terem perdido parte dos braços, e juntamente o selo do Rikudou, foi algo digno deste desfecho. Naquele momento não havia Selo Amaldiçoado ou Manto da Kyuubi que salvassem as perdas físicas. O autor finalmente exibiu que os personagens são mortais.

 

Sobre o manga 700. Fiquei muito contente com a titulação de Kakashi à Hokage! Mais do que merecida!!

Todas as incríveis batalhas e experiências que ele teve durante a vida (incluíndo a experiência única de morte, de ter estado no "outro lado"), a dedicação e lealdade inquestionável à Vila, a sabedoria que adquiriu através do contato com grandes Shinobs da história e sua presença e importância nos momentos de desfecho são uma pequena parte do currículo de Hatake Kakashi. Para ser honesto, o filho de Hatake Sakumo, possui mais aptidão e competência ao cargo de Hokage do que a própria Senju Tsunade. Grande parte do mundo ninja conhece e admira Kakashi. Em muitas passagens, é comum ninjas se surpreenderem ao descobrir que estão em sua presença. Vários Shinob's históricos como Nagato (Pein) e o próprio Rikudou Senin mostraram conhecer Kakashi mesmo sem introduções, o que reconhece seus feitos. O que me deixou mais contente foi fim daquele insistente ambiente de drama que rodeava Kakashi e parecia ser algo que nunca iria passar. Seu acerto de contas e entendimento com Obito, junto com a vitória da aliança Shinob e a redenção de Sasuke com Naruto, o Time 7 e o mundo são os elementos que brindam a felicidade deste personagem fantástico!! Parabéns Kakashi!!!

 

Aos que dizem que ele não chega aos pés dos antigos Hokages eu rebato:

Realmente o Kakashi possui suas limitações de Chakra, mas é só isso também, não esqueçam que ele é o rei da eficácia. Possui ao seu favor mais de mil jutsus, incluíndo os queridos da galera Rasengan e Chidori, domina as cinco narutezas de Chackra, possui um intelecto raro, o qual lhe proporciona saber quando e qual destes jutsus utilizar, não vejo NINGUÉM à sua frente quando o assunto é estratégia e táticas de batalha (o Shikaku é parelho), possui agora o Mangekyou Sharingan em ambos os olhos e se bobear ainda por cima desenvolve seu próprio Hiraishin no Jutsu.

Para aqueles que ainda não visualizaram o alcance do poder que o Kakashi possui com a combinação de seus novos olhos, além do Susanoo que demonstrou na batalha contra Kaguya, adicionem aquele poder insuportável de intangibilidade que o Obito possuía. Mal imagino o que ele consegue fazer com tudo isso nas mãos.

 

Gostei bastante dos casais que foram formados, só algumas observações:

- A filha da Ino com o Sai dá medo;

- A filha do Sasuke com a Sakura parece mais filha do Sasuke com a Karin;

- Achei triste a Hinata não aparecer ao lado do Naruto, mas deve ser por causa do lance do filme;

- Deveriam ter mostrado quem é a mãe do filho do Lee (se for filho do Lee), ele merece;

- Yamato/Tenzo. Sei que ele tem aquela personalidade misteriosa, mas é necessário mais explicações sobre o que aconteceu com este personagem;

- Poderiam ter dado uma imagem do Orochimaro e Kabuto;

- O fim dos membros do grupo Taka/Hebi;

- Mais explicações sobre a mudança do mundo ninja, o pouco que apareceu de mudança foram os arranha-céus acima das faces dos Hokages;

- Gostaria de que o ajudante do Chojuro fosse mostrado mesmo não havendo referências;

- O que aconteceu com as Bijuus;

- Gostei de não terem exibido o rosto do Kakashi, seria uma baita sacanagem;

- 2~3 quadros para a Ten-Ten...

- Kurotuschi como Tsuchikage e não Kitsuchi?

 

Lembrando que minhas "reclamações" são em prol de um ideal, mais como observações memso. Sou completamente à favor de manter alguns pontos sem explicação, assim o leitor fica livre para poder decidir seu fim ideal, assim como eu estou aqui exercitando o meu.

 

Acho que seria isso pessoal, no mais adiciono no modo edição.

sabakunogaara2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema sério do Naruto pra mim é que expandiram o conflito demais e não souberam lidar com isso. É bem mais fácil escrever sobre o conflito em uma única vila do que uma guerra mundial e acho que essas últimas sagas mostraram isso, ficou muito bagunçado, tiveram que perder muito tempo contando o que ocorreu no passado apenas para aquilo que está acontecendo no presente não ser absurdo e isso quebrou muito o ritmo pra mim e acho que isso só ocorreu porque a história não foi bem planejada dês do começo. No Naruto clássico a história era pra progredir de uma forma mas no decorrer do Shippuuden se tornou algo bem diferente. Fica bem fácil de perceber isso vendo coisas como todo esse rolo com o clã Uzumaki e Minato, meio que tornou totalmente incoerente a forma que o Naruto era tratado no Naruto Clássico. Também os conceitos de jinchuriki e bijuu que foram completamente diferentes dos introduzidos no Clássico, onde esses nomes sequer existiam.

 

Preferi o Naruto Clássico, pra mim o Shippuuden foi decente no começo mas parei de curtir depois do Pain que foi pra mim quando a história ficou muito bagunçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yoooo minna-san!! Hisashiburi-dana?

[/color][/size][/font][/center][/b]

 

Epa Ross, lembra-se de mim ? Saudades de nossos debates aqui !

 

Bom, resumi seu comentário, li tudo, e concordo com muito.

 

Em minha opinião, eu percebi muita boa vontade de Kishimoto resolver as coisas com sabedoria.

Há vários personagens que eu gostaria de ter tido conhecido um pouco mais, entre eles: Shikamaru, Sakura, Tsuchikage, Gaara e os irmãos, e vários, vários outros.

 

De certa forma, Kishimoto foi a ferramenta que tornou esse ambiente possível, e também, com honra ao mérito, digno da boa reputação que levou.

 

Muito foi dito e muitos fãs se tornaram chatos em relação ao final. Mas sinceridade, eu achei magnífico, e seria ainda melhor se Kishimoto lançasse novos mangás na próxima primavera.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha muito o que esperar do final de Naruto a não ser isso mesmo um final de novela mexicana' rs

 

Mas ainda sim marcou minha história, e foi sim um excelente manga!

 

Naruto começou com um manga de um universo totalmente expansivo mas infelizmente Kishimoto fez com que a história se tornasse circular e previsível! E a imensidão das nações ninjas, e a quantidade infinita de ninjutsus se mantiveram na história de Naruto e Sasuke e sim as variações de Rasengans e Raikiri!

Kishimoto refez o valor do manga da Guerra Ninja fez sim, merece o mérito, de ter recuperado aquilo que tinha criado ainda no inicio do anime, e ainda expandiu mais a história!

 

Bom simples me marcou, desculpem o comentário precário sem tempo para fazer aqueles comentarios extensos que fazia (hoje em dia minha vida está muita corrida).

 

Voltei mas para não ficar de fora do fim de uma obra que já me gastou tanto os dedos em debate com esse pessoal aqui haha..

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Black, acho que esse final fez jus aos vários que "ressuscitaram" aqui.

 

haha.

 

Finalizando meu pensamento, eu creio que Kishimoto continuará a história dependendo da divulgação como um todo.

 

Perceba alguns fatos.

 

Sasuke "notou" a presença de alguém. Seria Orochimaru ? Seria alguém da época que ele esteve foragido ?

Naruto estava indo para uma reunião dos Kages. Por qual motivo ? Estaria o mundo ninja sob uma nova ameaça "terrorista" ?

Gaara e Kankurou estavam com semblantes preocupados. E fizeram uma visita para a Temari relâmpago, o que poderia ser apenas a comunicação de algo maior.

Apesar de Tenten reclamar que estava pacífico demais, isso poderia ser uma provável ironia com um futuro novamente de guerras.

 

Enfim, ficaram algumas sombras, fáceis de serem preenchidas com um novo começo.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei que faltou muita coisa, não vimos o rosto do Kakashi (Acho que vai ter algo do tipo no spin-off que vai lançar dele), não vimos o Naruto e a Hinata juntos, não vimos a Sakura e o Sasuke juntos, não vimos o Sasuke sorrindo...

A coisa que mais fiquei decepcionado foi sobre o Kakashi ter virado sexto.

Não tenho NADA contra o Kakashi ser hokage, mas tenho uma coisa contra sobre ele ser o SEXTO.

Durante o anime todo, foi dito que o sexto hokage seria lá sei o que da profecia, que iria trazer a paz ao mundo e blá blá blá, tanto é que nenhuma nação teve um sexto kage. Quem trouxe a paz e fez os babados todo foi o Naruto não o Kakashi, ou seja, a profecia do sexto que levaria a paz não foi cumprida, tá bom que o Kakashi ajudou mas o Naruto merecia ser o garoto da profecia muito mais que ele !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.