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Mobilidade urbana


toddy'
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Todo mundo sabe que os grandes centros do brasil não foram planejados, por décadas nossas grandes cidades cresceram sem qualquer projeto de urbanismo e isso nos levou a ter centros urbanos conturbados e caóticos. Pois bem, em cidades como são as pessoas perdem quase 4 horas no transito diariamente para se locomoverem de casa ao trabalho.

 

Então, o que acham que poderia resolver isso? Mover os escritórios para próximo a residencia dos trabalhadores? ciclovias? Transporte publico melhor? Trabalhar em casa?

 

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Andar mais de bicicleta.

 

As cidades ficam lotadas, congestionas e entupidas por causa do espaço ocupado pelos carros. ((Carro e qualquer porra que tenha 4 rodas))

 

E muitas vezes o automóvel é utilizado por UMA só pessoa. Olha que "desperdício".

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Tema interessante, discutível. Quem assistiu a reportagem no Jornal Hoje, ficou por dentro da pesquisa divulgada pelo IBGE. Nessa quarta-feira (25), foi divulgado o estudo sobre e Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas. Ele mostra como os brasileiros se deslocavam de uma cidade para outra em 2010. (Não sabemos como esta esse cenário hoje, 5 anos depois da pesquisa.)

É assustador saber que em 2010, mais de sete milhões de brasileiros se deslocavam entre as cidades para trabalhar ou estudar. Em São Paulo, 1.752.655 moradores se deslocam entre Guarulhos e a capital e Osasco e a capital.

Transporte público

Essa pesquisa foi feita em 2010 e, de lá pra cá, não se sabe se houve alteração no número dos deslocamentos. O que se sabe é que quem se desloca enfrenta muitos problemas.

Para solucioná-los, eu imagino que não dá para definir uma só forma. Existe várias causas para isso acontecer, podemos apontar a política e o governo como o culpado, mas sabemos que isso não adianta absolutamente nada.

 

Então, o que acham que poderia resolver isso?

Mover os escritórios para próximo a residencia dos trabalhadores? kkkk, impossível. Eu imagino uma faxineira pedindo para o patrão dela: "Tem como você vender essa casa aqui e comprar uma pertinho da minha casa"? Assim fica mais fácil para eu vir trabalhar. :D kkkk.

(Essa lógica se aplica para trabalhadores de outras áreas também, levando em conta que um empresário, patrão, indústrias, jamais vão pensar dessa forma, porque a mão de obra tem em todo lugar, e para onde quer que a empresa vá, terá pessoas que mora longe querendo emprego e que também moram longe e assim o processo sempre vai acontecer.)

Qual o correto então? O funcionário ganhou a vaga e precisa do emprego? Cabe a ele se resposabilizar pela forma de como chegar ao emprego.

 

É justamente esse fator que oferece problemas para o transporte, empregabilidade e acaba causando problemas de locomoção no Brasil.

 

Para a locomoção, eu imagino que criar uma lei que ofereça para as empressas e empregadores a prioridade em localidade. Ou seja, antes de contratar um funcionário a empresa deveria por obrigação dar prioridade as pessoas locais aonde a empresa é localizada. Caso isso não aconteça e precise contratar um empregado de outro local, a mesma deveria justificar os motivos em carteira de trabalho. Se for pego violando as leis, a empressa poderia sofrer uma punição e ter que pagar uma multa de 50 mil á 1 milhão de reais. (Dúvido, não resolver no mínimo 30% dos problemas causados por empregos no país.)

 

ciclovias? Eu imagino que criar uma faixa exclusiva, você não estaria ajudando as pessoas, muito menos criando uma solução. Fato é, que as pessoas não vão deixar de usar o ônibus e trens, para usar a ciclovia com suas bicicletas e patins. São horas e horas, são quilômetros de distância para montar em um skate, bicicleta, e fazer esse trajeto longo da casa para o trabalho.

 

Transporte publico melhor? Sim, uma das possibilidades é essa. Para isso acontecer é necessário política, se espelhar em países que passaram por isso, o que eles fizeram para melhorar e depois seguir os métodos implantado e aplicar corretamente, fazer funcionar e pronto.

Já parou para pensar por que você paga para usar transporte público?

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Não faço as palavras desse homem as minhas, mas concordo com ele quando a questão é: "O transporte público é dever do estado oferecer oferecer de graça para a população de todo o país, assim como oferecem a educação, saúde, segurança. Com o transporte público não deveria ser diferente."

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Transporte público em asfalto não rola. A culpa da mobilidade urbana ser precária nas grandes metrópoles é do J.K, investiu muito em estradas e as multinacionais automotivas vieram para cá, venderam carro, muito carro. O certo era investir em trem ao invés de estrada, com o tempo isso nos levaria ao metrô em cidades e facilitaria muito a locomoção porque metrôs não têm contato com as ruas da cidade e conseguem transportar muita gente.

 

Outra coisa para mobilidade urbana melhorar é iniciar um processo de desfragmentação dos setores nas regiões urbanas. Digo, uma escola em cada bairro ao invés de três na mesma rua, hospitais, comércio (mercados) e etc. Tudo mais próximo torna a necessidade de locomoção menor.

 

Escritórios próximos à residências é loucura. Os ambientes não se grudam, residências pedem por tranquilidade e escritórios são caóticos. Ciclovias é furada, não adianta. É tenso ir trabalhar de bicicleta e chegar suado e com a roupa amassada.

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