Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Podemos atribuir culpa a alguém que não foi diretamente responsável?


Caffrey?
 Compartilhar

Posts Recomendados

Podemos atribuir culpa a alguém que não foi diretamente responsável?

 

Ex.: João e Maria namoram, João manda Maria quitar o emprego dela, onde ela era concursada e estável(ou seja, estava bem financeiramente, e por ser concursada, não poderia ser demitida nunca), Maria quita seu emprego e vai morar com João, os dois começam uma vida juntos e enfrentam várias dificuldades, Maria fica grávida e João mete o pé, Maria se mata.

 

Não era responsabilidade dele ficar com Maria pra sempre, nem zelar pela saúde mental dela e fazer com que ela não se matasse, mas, Maria depositou tudo em João, financeiramente e emocionalmente, ele desestabilizou o mundo dela de uma maneira repentina, brusca e forte e ela não soube lidar com isso e tirou a própria vida.

 

Podemos culpar João por isso?

Não era responsabilidade direta dele, mas ele poderia ter evitado isso, e afinal de contas, foi ele quem pediu para Maria confiar 110% nele.

 

Maria se matou, mas a filha de Maria nasceu e cresceu, a filha teve uma vida muito zoada, começou a transar cedo, usar drogas cedo, largou da escola, desistiu da sua vida(profissional) e vive igual a uma vagabund@, a filha de Maria deveria perdoar João?

 

Devido a falta de presencia paterna e outros fatores, mas sendo a falta do pai o fator de maior peso, e se a filha de João pegasse aids e se matasse, seria culpa dele? Afinal de contas, ele a deixou sem mãe, e ele nunca a criou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João no caso deve ser um ***, ele meteu o pé pq ela ficou grávida? Ele tinha obrigação sim de mesmo que não ficasse junto com Maria, assumir a filha.

E Maria foi boba em confiar nele, e boba de se matar, se ela passou no concurso uma vez dá conta de passar outra vez e tb dá conta de criar a filha.

Enfim, se eu fosse essa filha não perdoaria nem um, nem outro.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos atribuir culpa a alguém que não foi diretamente responsável? Podemos, não é porque ele é menos responsável que ele vai deixar de carregar a culpa.

De alguma forma ele foi a causa por Maria ter largado seu emprego, engravidar, morrer, sua filha ser mal criada e posteriormente morrer por ser mal cuidada.

Acho que João, seria a solução para tudo, assim como ele foi a causa de tudo. Ele poderia assumir a gravidez de Maria, evitando a morte dela, a má criação de sua filha e contudo sendo o responsável por tudo acontecer bem na vida deles. "Mas o contrário aconteceu, e ao meu ver ele tem sim, toda a culpa e responsabilidade, pois se ele tivesse feito como eu tinha dito acima, as coisas estariam melhores, bem e não tinha tomado o rumo que tomou".

Tudo que tem uma causa, consequentemente tem um culpado de alguma forma, seja diretamente ou indiretamente. Exemplos simples é a crença, se você acredita em Deus e deposita toda a sua fé nele, para que sua vida melhore, e tudo seja como você quer. Caso isso não aconteça, ele também tem sua parcela de culpa. Porém em outras situações as pessoas resolvem culpar a sí mesmas para tirar o peso de seu Deus, atribuindo a morte do seu filho como "Aconteceu porque o freio do carro falhou", em outro caso ela mesma atribui a morte de outro ser como "Vontade de Deus, ele queria assim". (Antropocentrismo ou teocentrismo explica melhor, tem haver, mas é outro tema.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dividindo um pouco as coisas...

 

Podemos atribuir culpa a alguém que não foi diretamente responsável?

 

Responsabilidade indireta ainda é responsabilidade e portanto podemos sim culpar a quem tenha sido indiretamente responsável por algo ou algum dano.

 

Contudo, como você atribui responsabilidade? Ela, a tal responsabilidade, antecede a culpa ou a culpabilidade. Ser ou não responsável por algo, ainda que de forma indireta implica, obrigatoriamente, em ser parte decisiva da ação, mesmo que apenas por omissão.

 

Meio confuso? Pense a respeito.


 

Vamos separar culpa legal, culpa moral/social e culpa pessoal. São 3 coisas diferentes que tem tratamentos diferentes.

 


Podemos culpar João por isso?

 

Não. E aí entra a tal pergunta sobre como atribuir responsabilidade.

 

Maria deixou o emprego porque João "mandou" ou porque isso era de sua vontade? Veja bem, se você disser que foi porque João mandou estará menosprezando a vontade de Maria e aqui não há elementos que levem a crer que ela tenha sido obrigada, coagida ou que o tenha feito sob influência nociva. E se não há então ela o fez por vontade própria ou visando algo supostamente melhor, esperançosa.

 

Maria matou-se. Ok, ela matou-se e não foi assassinada. Salvo a possibilidade de indução ao suicídio, o que aqui, novamente, não há elementos comprobatórios, João tá livre dessa. Maria deu cabo da própria vida e isso não foi culpa de João.

 

Ainda que João possa sentir-se culpado e que a sociedade o ache um cachorro sarnento e culpado, do ponto de vista legal ele seria inocente.

 

Se a filha de João pegasse aids e se matasse, seria culpa dele?

 

Depende, de que idade estamos falando?

 

João é legalmente responsável pela filha até que ela complete 18 anos. Até lá tudo é responsabilidade dele principalmente por saber de sua existência e tê-la negligenciado.

 

Porém, a vida é feita de escolhas e João não pode ser culpado por TODAS as escolhas de sua filha. Isso equivaleria a tirar de seus ombros e jogar nos ombros de seus pais todas as merd@s que tu faz. Isso está certo? NÃO, não está.

 

Neste ponto João carrega culpa pessoal, moral/social e até mesmo legal em parte.

 

 

É muito fácil culpar os outros por aquilo que fazemos, é como livrar-se de algo incomodo transferindo para outros ombros. Assim é mole demais!

 

João parece um crápula, é um crápula, mas não é culpado de tudo. As pessoas fazem escolhas erradas e certas e devem ser responsabilizadas por essas escolhas na justa medida que lhes cabe.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João parece um crápula, é um crápula, mas não é culpado de tudo. As pessoas fazem escolhas erradas e certas e devem ser responsabilizadas por essas escolhas na justa medida que lhes cabe.

 

Se a culpa não é dele, por que ele é um crápula?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa forma de atribuir culpa é mais ou menos igual a:

"a culpa é minha, e eu coloco ela em quem eu quiser"

Maria se matou porque quis e teve tamanha coragem de cometer o ato.

Por mais que joão seja um mérda, Maria foi covarde ao se matar em vez de tentar consertar os erros do passado.

 

Todos tem o direito de acolher ou negar uma decisão.

 

Ninguém aí foi indiretamente culpado.

Obrigação de pai e mãe sobre o filho é: Alimentar, Educar e Vestir. Qualquer um desses três dogmas não cumpridos, dá se a entender que o errante é diretamente culpado.

A culpa é de joão por não ter educado-a como deveria.

A culpa é de Maria por não ter educado-a como deveria. E ainda foi covarde o suficiente de deixar a filha sozinha no mundo sabendo que o pai é um mérda, e se matou.

 

E também não se namora por causa de um e nem se engravida por causa de um. Se faz um filho através de dois, se namora através de dois, e se erra por causa de dois. Acha justo colocar a culpa de algo que é fruto de dois em joão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se vocês fossem a a filha de Jão, perdoariam ele?

 

Eu acho que eu nao perdoaria não, o cara fdeu a vida dela e foi responsável pela mãe ter tirado a vida

 

Se eu fosse filho de joão e maria, não perdoaria nenhum dos dois. Não perdoaria meu pai porque não me ensinou o que é certo e o que é errado. E não perdoaria minha mãe por ser uma covarde e ter fugido em frente a seu inimigo, que é a vida e ter se matado ao invés de ir a luta, e que sabia que meu pai era um mérda que não tava nem aí pra mim, e mesmo assim me deixando órfão.

 

Resumo da história: Minha mãe é tão crápula quanto meu pai.

Por Que?

Ninguém pede pra nascer. Se fez filho, pelomenos assume a mérda em vez de se matar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.