Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

alerta RIP e Direitos Autorais - Entenda!


RenatooO999
 Compartilhar

Posts Recomendados

No design, vários confundem "RIP" com "Violação de Direitos Autorais".

Bom, como isso é bem frequente, vou tentar explicar detalhadamente o que é cada coisa citada acima.

Violação dos direitos autorais.

Uma coisa que é bastante confundida com RIP, causa problemas desnecessários, muitas vezes brigas que poderiam ser evitadas e não foram por mero engano (ou falta de informação).

Vou dar dois exemplos, um exemplo relatando o dia-a-dia e outro envolvendo o próprio design.

 

Exemplo 1: Seu professor de arte cria uma camisa e diz:

 

"Ninguém poderá usar esta camisa além de fulano! E outra, fulano, utilize esta camisa apenas dentro da sala de aula!"

Primeiramente, os direitos autorais são totais do professor, pois ele é o criador do material, ele é quem tem o comando sobre o mesmo.

Mas é ai que vem a dúvida: Como violar os direitos autorais do material produzido por tal pessoa?

  • Simples, se desobedecer às ordens, já estará violando;
  • Se outro aluno além de "fulano" utilizar a camisa, também estará violando;
  • Se "fulano" utilizar a camisa fora da sala de aula, também estará violando;

 

Exemplo 2: Um "Sign Maker" faz uma sign para um amigo seu, obviamente, apenas esse amigo pode utilizar ela. No outro dia, ele vê um outro membro usando a sign que ele fez exclusivamente para o seu amigo, porém, sem nenhuma modificação.

É ai que começa a confusão, o membro que está utilizando a sign não ripou não, ele apenas está violando os direitos autorais.

Por quê?

  • Pois ele não modificou nada, ele apenas utilizou sem a permissão da pessoa que tem direitos autorais sobre tal material, informalmente falando, "pegou sem pedir".

Este caso também se aplica quando o membro utiliza um avatar ou sign sem saber que a imagem utilizada possuía um dono, por exemplo, imagens tiradas do google. Por isso é importante verificar a fonte da imagem antes de utilizá-la. Sites como DeviantArt e Tumblr são usados como portfólios pelos membros para divulgar seus trabalhos, então geralmente imagens nesses sites possuem direitos autorais dos criadores e não devem ser usadas sem permissão, a não ser que a pessoa esteja disponibilizando as imagens livremente para o uso.

 

RIP (Design)

RIP é o ato de plágio, cópia, porém, este é um termo utilizado apenas por designers, sendo mais direto, é um termo utilizado apenas por designers "virtuais", que frequentam Fóruns e etc.Profissionalmente, o ato de RIP é nomeado Plágio.

Aqui eu vou dar 3 exemplos diferentes, até porque RIP não é só "jogar uma tipografia por cima da original" e pronto.

 

Exemplo 1: Um membro posta uma sign no Fórum totalmente de sua autoria, no outro dia visualiza a sua sign sendo utilizada por outro membro, mas desta vez, com modificações.

  • Primeiramente, além de violar os direitos autorais por estar utilizando, ele RIPOU (plagiou) por ter modificado o material (no caso, a sign) sem a permissão do autor. Por mínima que seja a modificação, é considerado RIP.

Exemplo 2: Alguém faz uma sign e posta na galeria, alguns instantes depois, vê uma sign quase idêntica, mas isso sem ele ter postado a PSD.

  • É como se fosse um "RIP incompleto", copiar ideias também é RIP, com auxilio de PSD ou não, qualquer indicio de que a pessoa "tomou" as ideias de outro a torna um "ripper".

Exemplo 3: Alguém pega uma PSD de um trabalho pronto (que seria só para estudo), faz algumas modificações e posta, ou então, utiliza várias layers/recursos/tratamentos que contém na PSD original para fazer a sua tag.

  • É RIP, utilizar partes de um trabalho de outra pessoa para criar o seu.

Como saber se tal material contém direitos autorais?


    • Procure uma assinatura. Em pinturas digitais, geralmente utilizam uma fonte script (escrita à mão) com o nome do autor, em wallpapers utilizam uma logomarca ou então uma escrita semelhante à "Copyright 2016/Fulano".Então, procurem sempre utilizar imagens "lisas", sem as frases acima citadas.

    • Procure onde a imagem foi postada, veja quem a postou e se a pessoa autoriza o seu uso.

    • Se você conhece o dono, basta pedir permissão para utilizar aquela imagem, e guarde a autorização, será importante para provar sua inocência caso alguém te acuse.

 

Considerações importantes:

Quando um membro recebe um trabalho através da fábrica, evento, gift, doação, leilão ou vendas, não importa quantos WCoins foram gastos, o membro apenas recebe a permissão de usar aquele trabalho, os direitos continuam sendo do criador. Portanto o recebedor não tem o direito sobre a obra. Ele não pode modificar, vender, dar de presente, usar em competições/eventos e nem postá-lo onde quer que seja sem a autorização do criador. O recebedor apenas tem a permissão de usar aquele trabalho como avatar ou assinatura em seu perfil. Caso contrário, o mesmo será punido.

 

Para fazer uma denúncia sobre RIP ou Violação dos Direitos Autorais, o denunciante deverá criar um tópico na área de Denúncias e Reclamações juntamente com provas concretas para ser feita a análise. Ou entrar em contato com algum Moderator ou superior.

 

 

Créditos:

Texto por ~ Bankai '

e adaptado por RenatooO999

definições e revisão Rultix

nQ3rEGL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.