Ir para conteúdo
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Posts Recomendados

Kydtfi5.png

1. O que é isso?

O CodeIgniter é um framework que já está em sua terceira versão e é utilizado para desenvolvimento back-end de PHP. Entendeu? Não?

Descomplicando: Ele é um modelo de desenvolvimento com muitas funcionalidades que agilizam o desenvolvimento PHP.

2. Certo, mas porque deveria usar isso?

O CodeIgniter contempla um dos melhores modelos de fluxo de dados dos sistemas de informação da atualidade: o modelo MVC. Assim você consegue gerenciar melhor os controles/requisições de acesso e centraliza suas regras de negócio sem poluir/influenciar na tela que o usuário vê.

3. Falou grego. O que é MVC?

O modelo MVC (model, view and controller) deixa muito explícito como os dados trafegam no seu sistema.

Veja a imagem de exemplo:

111115_0034_ModeloVista1.png

Eu sei que está em espanhol, mas é a que melhor ilustra!

Toda vez que o usuário faz uma requisição, é o controller quem irá interpretar ela e "entender" a partir da programação o que o usuário quer fazer no sistema.

Se necessário poderá interagir com um model que seria como uma classe de um objeto. Nele podemos centralizar as regras de negócio e validações. Ele basicamente servirá como alavanca para interagir com o banco de dados e somente então retornará os dados ao controller.

Por último uma view é exibida ao usuário, como resposta da interação que ele realizou no sistema, ou, requisitou ao controller.

3. E quais as vantagens disso tudo?

É muito mais fácil isolar problemas/desvios em um sistema. Por exemplo: o usuário solicita alterar um produto, mas ao concluir a alteração, ao invés de ser exibida uma mensagem de "ok", o usuário é levado ao cadastro de clientes. Nesse caso muito provavelmente o problema estará no controller que está "invocando" a view errada.

Esteticamente, o CodeIgniter também acaba com aquelas requisições GET bregas no navegador utilizando "?usuario=1" por exemplo, já que seu controller utiliza de barras para receber parâmetros nas páginas.

Na performance, os utilizadores desafiam encontrarem um framework mais rápido, já que suas bibliotecas são carregadas dinamicamente.

Além disso, você economiza muito mais código podendo utilizar das funções internas do framework.

4. Certo, mas até agora só vi sobre o fluxo de dados e tal. O que mais tem?

Além disso tudo, o CodeIgniter é muito simples de configurar, bastando alterar basicamente dois arquivos o para iniciar: a configuração da URL do sistema e o arquivo de conexões com bancos de dados.

Também conta com diversos helpers, alguns deles:

• Form Helper: Construa formulários dinâmicos ou estáticos apenas com PHP.
  • File Helper: Gerencie de maneira simples os arquivos de download e upload do seu projeto com uma simples classe que adiciona, remove, lê e grava arquivos.
  • URL Helper: Parametrize as URLs do seu projeto tornando-as dinâmicas.
  • CAPTCHA Helper: Gerencie CAPTCHAS de validações do projeto, pode-se até criar um banco para os mesmos.

5. Maravilha, mas quanto pago por isso tudo?

Por incrível que pareça, você não paga nada por isso, ele possui licença MIT a qual permite que você utilize-o em projetos de uso comercial, uso privado, para modificação e distribuição.

6. Agora estou convencido, por onde posso começar?

Vou deixar aqui alguns links úteis:

Ah, além disso, eu trabalho com CodeIgniter, então qualquer dúvida mais pessoal que tiver, pode me mandar mensagem e te ajudo assim que puder!

• Curtir 1
mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2266449-php-codeigniter-framework-back-end/
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.