Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Há 20 Anos Atrás o Steam Foi Divulgado Oficialmente - 'Software Especial' Mudou os PCs


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

autor: Milosz Szubert

 

Terça-feira marcou exatamente 20 anos desde o primeiro anúncio do Steam da Valve. É um bom momento para relembrar como se falava sobre esta plataforma digital de distribuição naquela época.

 

385827342.jpg

 

Para muitos gamers, Steam é quase sinônimo de jogos para PC. A plataforma é usada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo que compram jogos nela e os utilizam, coletando conquistas, conectando-se com amigos, ou instalando modificações. Mas todas as grandes coisas no mundo tiveram um começo, e é nisso que vamos nos concentrar hoje. Esta semana celebramos um aniversário importante relacionado com o nascimento do Steam. No dia 22 de março, faz 20 anos desde o primeiro anúncio oficial desta plataforma.

 

A Valve anuncia o Steam e anuncia suas vantagens

 

O evento ocorreu na conferência GDC 2002 (a edição deste ano está em andamento). O anúncio foi feito por Gabe Newell, o CEO da Valve, a empresa que criou a Steam e cujos produtos como Half-Life e Counter-Strike dominaram a plataforma nos primeiros dias. Significativamente, a apresentação foi precedida por uma série de testes fechados e semi-públicos (via Shacknews). Abaixo você pode ver uma captura de tela de uma versão inicial do cliente.

 

20 Years Ago Steam Was Officially Revealed - Special Software Changed PCs - picture #1

Fonte: Shacknews

 

Eis como Newell falou sobre o Steam logo após seu anúncio oficial (via GameSpy😞


 

Quote

 

"Nossos jogos utilizam a Internet, mas não o nosso negócio. Na última pesquisa da Speakeasy, mais de 75% dos jogadores usam banda larga. Nós aqui na Valve decidimos construir uma plataforma de banda larga para administrar nosso negócio de forma mais eficiente e oferecer um melhor serviço a nossos clientes".

 

(...)

 

A Steam é uma plataforma de comércio em banda larga. Com ela, podemos comercializar e ter comunicação direta com os clientes, vendas e distribuição, e ter atendimento e suporte ao cliente. Ela utiliza um sistema de arquivo distribuído de alto desempenho para entrega rápida e escalonável de conteúdo. Você só faz o download do que precisa e quando precisa. É mais rápido e mais barato que os CDs e, por último, não há mais patches".

 

 

Os benefícios do Steam também foram mencionados no comunicado de imprensa oficial que foi enviado à mídia da indústria. Vamos citá-lo (via Blue's News).

 

Quote

"Usando aplicações habilitadas para Steam, os consumidores com uma conexão de Internet de banda larga podem comprar e iniciar suas aplicações mais rapidamente do que se as instalarem a partir de um CD. Os usuários podem acessar suas aplicações de qualquer PC simplesmente acessando suas contas no Steam. As ferramentas de gerenciamento de replicação e configuração do Steam eliminarão o incômodo de lidar com correções e atualizações. E ao eliminar as despesas gerais de distribuição de bens físicos, os desenvolvedores serão capazes de alavancar a eficiência da banda larga para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as margens operacionais".

 

Além disso, o Steam também deveria facilitar a atualização dos drivers da GPU, proteger contra fraudes e até mesmo conversar com outros jogadores no jogo. Definitivamente, um "software especial".

 

Gabe Newell sobre a possível abordagem de publishers e lojas de varejo ao Steam

 

No trecho citado do comunicado à imprensa, falava-se de custos reduzidos. Neste contexto, a declaração de Newell para o Shacknews sobre se os publicadores poderiam se opor ao Steam é interessante:

 

Quote

"Bem, não vou dizer que sua publicadora típica não espera que falhemos com isso". Eles provavelmente ficariam felizes se o gênio da banda larga ficasse naquela maldita garrafa por mais dois anos". No entanto, os publicadores viram isto chegando e presumivelmente vão gastar mais tempo pensando em como tirar vantagem da banda larga do que em como parar a mesma.

 

O jornalista do Shacknews também perguntou ao popular Gaben, como os editores poderiam reagir a preços mais baixos para jogos no Steam. Eis o que ele ouviu em resposta:

 

Quote

 

"Cada desenvolvedor vai ter que decidir como quer administrar os dois canais - varejo versus banda larga". Quando somos questionados pelos desenvolvedores sobre isso, normalmente dizemos "primeiro, descubra a coisa certa para seu cliente e depois se preocupe com os varejistas". Muitos varejistas já descobriram que precisam agregar algum valor no espaço Internet/banda larga.

 

Acho que alguns varejistas estarão céticos sobre a Internet e a banda larga, mas que a maioria deles já está tentando descobrir como o seu negócio precisa mudar. Eu esperaria que vários deles queiram descobrir como, agindo eles mesmos como provedores de serviços Steam, podem trabalhar com desenvolvedores. Como parte disso, eles vão dizer "vamos garantir que tenhamos uma estratégia de preços que faça sentido no varejo versus a banda larga".

 

Muito disto vai depender da rapidez com que os jogadores fizerem a transição da entrega física para a banda larga de jogos".

 

 

Aconteceu que eles fizeram a transição muito rapidamente e Steam conseguiu estabelecer seu lugar no mercado de forma bastante eficiente. Gradualmente, a plataforma cresceu até se tornar o gigante que conhecemos hoje.

 

20 Years Ago Steam Was Officially Revealed - Special Software Changed PCs - picture #2

Ao longo de quase 19 anos, o aspecto e a essência do Steam mudaram algumas vezes. / Fonte: TesterGier.co.uk

 

O que é ainda mais interessante, em uma entrevista com Shacknews Gabe Newell também revelou que ele não descartaria, Steam ofereceria assinaturas mensais para acessar certos jogos. Entretanto, não era para substituir o modelo tradicional de vendas. Caberia ao jogador decidir qual opção escolheria.

 

As memórias dos jogadores

 

Mas o que os gamers pensam do anúncio e como ele mudou sua atitude em relação à plataforma? Vamos citar alguns depoimentos feitos no Reddit.


 

Quote

 

"É engraçado pensar numa época em que todos odiavam steam e preferiam que cada jogo pudesse ser instalado isoladamente", escreveu - UltimateWaluigi

 

"Eu era um deles, pelo menos quando foi anunciado. pensei principalmente em "e se a valve for à falência ou parar o serviço? todos os meus jogos desapareceram então". Ainda acredito que seja uma ameaça real, mas eu e minha biblioteca de 1000 jogos nos acostumamos com isso.

 

Eu também não conseguia me ver voltando à instalação manual e remendo, omg. O Steam em comparação com outro sistema de loja é o mais próximo de uma plataforma aberta", respondeu adsci

 


 

Quote

 

"Lembro-me de não querer mudar para ele, pois o counter strike era um mod que se podia jogar sem o steam.

 

O Steam tem sido bom para mim ao longo dos anos", escreveu de_dust_legend

 

 

E você, quais são suas lembranças do anúncio e dos primeiros dias da plataforma Steam? Sinta-se livre para compartilhá-las conosco e com outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.