Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

noticias Conheça o primeiro mapa cerebral de um inseto feito por cientistas


' Luucas ~
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

 

Conheça o primeiro mapa cerebral de um inseto feito por cientistas

 

660511?w=646&h=284

 

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Cambridge publicaram um estudo que se debruça sobre os mecanismos do cérebro de um inseto. A equipe fez o mapeamento do órgão deste animal e detalhou as conexões de neurônios e suas funções.

Foram mais de 12 anos de estudos para que essa pesquisa pudesse ser publicada na revista Science. O trabalho foi árduo justamente por analisar 3.016 neurônios e 548 mil sinapses entre eles. Um exemplar do órgão precisou ser fatiado e um microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução foi utilizado.

 

660510?w=660&h=371

 

Outros estudos parecidos datam da década de 1970 e demoraram cerca de 14 anos para serem finalizados. O estudo de um órgão de lombriga foi, inclusive, reconhecido pelo Prêmio Nobel. Já foram analisados também moscas, camundongos e também cérebros humanos, mas apenas uma parte deles.

A novidade desse estudo é justamente a análise do órgão do mosquito-da-fruta (Drosophila melanogaster) em sua totalidade. E isso pode trazer avanços nas análises de comportamentos de humanos, mesmo com a enorme distância entre as duas espécies. Isso porque há semelhanças nos comportamentos de aprendizado e também de tomada de decisão.

 

392894?w=561&h=400

 

Vale ressaltar que a base de funcionamento de todos os cérebros é parecida. Eles terão redes de neurônios que processam informações sensoriais, assimilam, decidem e aprendem.

Em termos de evolução, escolhas de alimentos e estratégias de fuga também são essenciais. Assim, os comportamentos básicos, apontam os cientistas desta pesquisa, muito provavelmente serão compartilhados entre as espécies.

De qualquer forma, esse estudo é um primeiro contato integral com o órgão central de uma espécie e servirá de base para muitas outras pesquisas em seres com atividades mais complexas.

 

Créditos

TudoCelular

 

Editado por Sabala ϟ

Membro - Steel Member - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - Banido - Sapphire Member - [E] Estagiário - Combat Arms - Platinum Member - Diamond Member - Elite Member - Velha Guarda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.