Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Entrevista com André(Galiant), Melhor Spriter Brasileiro Ativo!


Yogotibia
 Compartilhar

Posts Recomendados

Entrevista Galiant

Entrevista feito por R e e x da OTNET

 

Faaaala galera =)

 

Venho aqui hoje mudando um pouco minha área pra postar uma entrevista que fiz essa semana. O entrevistado é ninguém menos que o
André
, conhecido antigamente como
Galiant
. Nunca ouviu falar? Bem, pra começar pode-se dizer que o cara é o
melhor spriter brasileiro
em atividade. Como se não bastasse, ele ainda é um dos membros (e o único BR) da equipe do
MMORPG
É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
dedicado somente a perspectiva de 45º (que é usada no Tibia), onde o próprio posta dicas & tutoriais diversos pra ensinar suas técnicas. Exemplos de sprites feitos pelo próprio:

 

enteih.png
shamanic.png

 

Já da pra notar o nível dele né? rs

Pra quem tem ou já teve interesse em
spriting
é um prato cheio saber como acontece isso dentro de uma equipe profissional. E pra quem tem interesse de saber mais sobre o projeto do Phobos também.

 

Vamos lá!

 

 

~
P
erguntas
P
essoais ~

Krex
:
Pergunta básica: qual seu nome, idade e onde você mora?

André
: Meu nome é André e tenho 22 anos, faço 23 em Julho. Niterói/RJ!

 

Krex
:
Estuda, trabalha?

André
: Me formei em Ciências Biológicas pela Federal da minha cidade, sou biólogo e professor. Trabalho com testes biológicos com ênfase no desenvolvimento de medicamentos. Fora outros trabalhos mais voltados a arte haha. Também já dei aula, mas parei por causa do mestrado.

 

Krex
:
Duas áreas um tanto quanto diferentes... artes e biologia. Da pra administrar as duas opções?

André
: Haha, muito bem! Na verdade já fiz muitos modelos biológicos (biscuit, escultura, etc) e esquemas (figuras ilustrativas sobre processos biológicos ou laboratoriais) com o suporte da arte! É divertido pra caramba!

 

Krex
:
Mas sonha em ficar na área de biologia ou já pensou em migrar (profissionalmente) pra arte?

André
: Quero mesmo é continuar nas duas o quanto puder!! Gosto muito do que faço. Acho que escolher uma só seria muito difícil no estado em que estou, ainda mais depois de ver que sou capaz de mesclar ambas! rs

 

Krex
:
Acho que sobre sua vida pessoal já basta! rs Vamos pras perguntas sobre o Phobos.

André
: Vamos lá. rs

~
P
hobos ~

 

teaserp3.PNG

 

teaser_trolls.png

Pra quem não conhece, essas são imagens do Phobos em 2008, antes de todas mudanças que o André citou aqui. Fico imaginando como não deve estar no nível de spriting atualmente =o

 

Krex
:
Antigamente você era conhecido como Galiant. Qual o motivo da mudança do nick pro seu nome real?

André
: Ainda mantenho meu antigo nome em alguns fórums, mas acho que devido ao caráter mais sério do Phobos e depois de quase todos os membros começaram a perceber isso e mudar seus nomes eu optei por manter meu nome atual pra ser congruente com a cara do staff "
Myth Entertainment
".

 

Krex
:
Qual sua função dentro da Myth Entertainment atualmente?

André
: Atualmente sou Co-Diretor do departamento de Design Gráfico. Atuo coordenando os artistas em suas funções e desenvolvendo as magias do jogo, que ficaram sob minha total responsabilidade.

 

 

Krex
:
Atualmente, quantas pessoas estão nesse projeto da criação do Phobos?

André
: Ao todo somos 14, espalhados por vários lugares do mundo. Hahaha Costumamos dizer que o sol não se põe para nós como "Myth Entertainment" pois sempre existe pelo menos um de nós vendo o sol ao longo das 24h do dia.

 

Krex
:
Pode citar alguns exemplos de lugares onde estão espalhados?

André
: Claro! Bem, temos o Stephen nos EUA, Rob na Inglaterra, Alenius e Axel na suécia, Robbert na Holanda, Rencoret no Chile... e por aí vai! Os demais membros são espalhados por países diferentes. Só a Suécia que foi sorteada para ter dois de nossos membros.

 

goblinstatue.png

Goblin Statue

 

 

Krex
:
C
omo foi a sua entrada na equipe da Myth?

André
: Bem, eu já fazia sprites a um tempo. Comecei no TibiaBR, e fui depois para forums mais famosos e com bastante artistas como o World of Tibia (WOT) e postando meus sprites na antiga biblioteca Wolves on Prey (WOP). Com o tempo fui melhorando meu pixel art e conversando melhor com os artistas mais conhecidos da WOT - que hoje fazem parte do Phobos.

 

Foi em 2008, se não me engano, que Alenius me convidou a fazer o cadastro no fórum do Phobos e postar meus sprites lá, para receber um feedback dos artistas do jogo. Talvez tenha sido um plano dele para me acostumar com o estilo gráfico do Phobos, rs. Alenius sabia que eu gostava muito do que fazia. Sabia também que sempre quis evoluir nas minhas técnicas. E por fim sabia que eu admirava a staff.

 

Todos eram conhecidos como os melhores artistas de spriting quando eu comecei, então pra mim era um desafio superá-los, mas meu maior desejo nem era esse, queria mesmo era estar entre eles. Talvez a soma de todos esses fatores fez com que eu levasse alguns meses até ir para a seção gráfica "Boot Camp" onde começaria a atuar como freelance, com a possibilidade dos meus sprites serem usados no jogo.

 

Depois de mais alguns meses no Boot Camp, consegui melhorar e muito a minha arte, graças aos artistas que sempre postavam ótimas críticas e dicas para melhorar. E finalmente tive um acesso ao departamento de artes gráficas do Phobos. E lá eu faria um estágio de 6 meses. Depois do estágio, e da minha aprovação como artista, ingressei na equipe e tive o acesso liberado a todos os demais setores.

icegoblin.gif

Ice Goblin

Doação do André para o Zezenia Online

 

 

Foi aí que não tive dúvidas de que aquilo que começou como um desafio gráfico para mim, tinha de fato um grande potencial de ser um jogo de sucesso. E a partir de então venho sempre buscando inovar e melhorar nosso apelo gráfico. A equipe é ótima e juntos conseguimos melhorar muitas coisas antigas e implantar idéias e conceitos novos no jogo.

Com o avanço da equipe, os diretores decidiram me nomear co-diretor do departamento gráfico e também o responsável pelo banco de magias. E hoje é o que faço... É muito divertido para nós artistas, acho que o fato de nos conhecermos de outros fórums meio que nos liga de uma forma tão informal que nem parece que estamos trabalhando as vezes. Estamos na grande maioria das vezes brincando de arte.

 

Como sempre fizemos... haha Sinto que esse sentimento é comum aos outros setores, e por conseguinte é comum na equipe. Nos damos todos muito bem e isso é ótimo. =)

 

Krex
:
Dentro da equipe, quem mais te ajuda?

André
: Todos nós nos ajudamos, e acho que todos estamos finalmente no mesmo nível. Mas cada um tem sua especialidade, e são nomeados pra criar algo que goste de fazer, o que é ótimo, pois assim se destacam naquilo.

Redshrike
por exemplo é responsável pelo departamento de equipes.
Tim
pela arquitetura.
Alenius
com os monstros,
Axel
com os elementos da natureza e eu com as magias.

 

adronte.png

Uma das novas criaturas do Phobos.

Imagem exclusiva :3

 

Krex
:
Já vi gente dizendo que a maioria dos jogos são lançados ainda de forma amadora e vão madurecendo/buscando a perfeição com o tempo. No caso do Phobos, parece que acontece o contrário, vocês estão atrasando o máximo pra já lançar um jogo 100% pronto. Até onde é verdade essa afirmação?

André
: Acho que o primeiro período da frase é verdadeiro. De fato um
MMORPG
nunca atinge seu auge, e sempre conta com a participação dos jogadores para prover informações relevantes que garantam um novo update. No caso do Phobos, não é diferente. Não temos a pretensão de lançar um jogo que não precise de
updates
. Mesmo porque seria impossível.

Nosso objetivo é inovar dentro da categoria dos jogos em perspectiva 45 graus. E para isso trabalhamos com um grande enfoque na jogabilidade, história, gráficos entre outras particularidades que estão sendo preparadas. O objetivo é entreter o jogador de uma forma que supere a ânsia de ganhar level e "ser o melhor do jogo". De fato em Phobos, "ser o melhor" será um conceito muito amplo. Cabe a você, ser você mesmo e desbravar esse mundo como o acaso e sua personalidade o permitirem.

 

castley.png

 

Castelo feito pelo André que
NÃO
vai ser utilizado no Phobos
.

Segundo ele, fizeram um outro ainda melhor o.o

 

Krex
:
A primeira 'grande' divulgação do Phobos aconteceu mais ou menos em 2007, quando foi criado uma polêmica a respeito do jogo que poderia substituir o Tibia. Alguns jogadores vibraram ao participar dos Test Servers naquela época, e criaram uma grande esperança nesse projeto.

Entretanto, com o passar do tempo temos cada vez menos noticias, o que faz pensar que o projeto está parado. O que tem ocorrido "atrás das cortinas" pra atrasar tanto esse lançamento? Em outras palavras, em que andam trabalhando num jogo que já parecia estar quase completo?

André
: Com o passar do tempo, a equipe como um todo percebeu que utilizando novas engines, poderíamos conquistar mais facilmente o que queríamos no sentido de inovar dentro da nossa categoria de jogo. Sendo assim, recomeçamos tudo do zero. Em tudo que diz respeito à programação. Queríamos fugir de tudo que nos assemelhasse a outros jogos e a primeira coisa a mudar foi o Client.

Mudamos a cara dele, para atender nosso desejo de nos destacar, e também para atender as propostas da nossa nova engine. Como todos os códigos tiveram de ser reescritos, o tempo gasto para tal é de fato muito extenso. Mas agradeço muito por tal. Esse longo tempo nos deu a chance de enxergar oportunidades de melhorar em vários aspectos. Graficamente falando, o jogo está muito melhor do que antes, com um aspecto bem mais profissional e competitivo. E estamos querendo lançar o jogo mais do que nunca, para ver até onde seremos capazes de chegar com nosso esforço.

 

Krex
:
Alguma previsão?

André
: Hahaha sim e não. Nós, internamente temos uma previsão. Bastante animadora. Mas ainda está cedo para divulgar.
MsgPlus_Img0700.png

 

~
S
priting ~

 

 

Krex
:
Porque resolveu começar na área de spriting?
O que te atraiu?

André
: Foi em 23 de Janeiro de 2008 que comecei minha vida de artista. Tinha meus 19 anos e estava começando a me interessar de verdade por desenho em grafite e design em geral. Tinha um grupo de amigos que voltaram a jogar um jogo que costumávamos perder muito tempo jogando durante os anos de 2003 , 2004 e 2005, quando tinhamos 15,16 e 17 anos respectivamente.

Enquanto procurando dicas de como conseguir rares no jogo eu achei um tópico em algum forum escrito "Amazon backpack" e depois vi outros tópicos como "Sword of Frost rage" e "Phoenix Shield". E quando cliquei realmente vi "rares". Mas eles não eram itens reais do jogo, eram apenas itens feitos por jogadores!! Mas aquilo me enganou, e tive vontade de aprender a fazer meus próprios itens.

Sempre fui muito dedicado a melhorar, e isso fez com que eu migrasse cada vez mais para forums mais badalados, com artistas mais experientes que eu. Isso me ajudou a observar novos estilos e a melhorar minhas habilidades até então ainda muito limitadas. Foi quando entrei no forum do Phobos que pude realmente iniciar o processo de estudo e treino que me possibilitou chegar aonde cheguei como artista. O contato com os outros membros do Departamento Gráfico realmente foi de grande valia pra mim, desde o começo. E com o tempo, pixel art não deixou de ser um hobby, mas ganhou uma nova conotação - trabalho. Pode-se dizer que sou muito feliz por trabalhar fazendo algo que já fazia anteriormente, mas por diversão e hobby. rs

 

wandoflaggonah9.gif
etheralxr7.png
goldenaxexb6.gif
famaledsmbp8.png

Primeiros sprites do André. Afinal ninguém nasce sabendo, certo?

 

 

Krex
:
Soube que antes do Phobos você chegou entrar em outro projeto. Qual era e porque saiu?

André
: Ah sim, esse projeto era o
Britannia
. Tinhamos bastante potencial, mas acabamos por desistir por uma série de motivos. Um deles era o fato dos programadores não se entenderem e com um querendo passar por cima do outro ficou complicado seguir o projeto como uma equipe. Depois que eles desanimaram a equipe se desmanchou e o projeto acabou.

 

Krex
:
Algum dos sprites foi aproveitado pro Phobos ou foi tudo descartado?

André
: 99% foi descartado e doado para outros jogos/projetos. Os 1% restantes foram guardados e depois de um tempo, otimizados por mim, com o conhecimento que adquiri ao entrar na Myth Entertainment. Depois do meu edit eles foram incluidos no set gráfico do Phobos.

 

axeedit.png

Exemplo de sprite antigo antes e depois de otimizado.

 

 

Krex
:
Tem ou já teve interesse de entrar em outro projeto além do Phobos?

André
: Não. rs

 

 

Krex
:
Já vi pessoas querendo 'comprar' sprites pros seus OTServers ou mesmo projetos de jogos, mas é difícil achar bons spriters. Você acha que vale a pena se profissionalizar (estudar sério) nessa área? E, na sua opinião, dá pra viver desse tipo de "arte" aqui no Brasil?

André
: Spriting não deve ser visto como algo profissionalizante. É apenas uma área dentro da Grande área do design gráfico. Acredito que seja possível ganhar algum dinheiro vendendo sprites, mas jamais viver disso. Nem mesmo o Jan Pedro (Artista da Cipsoft) trabalha apenas desenhando e fazendo sprites para seu jogo. Ele vende ilustrações para fora e trabalha como free lancer em outros lugares.

 

 

Krex
:
Interessante esse seu comentário... não sabia que (ainda) tinha contato ou informações sobre os spriters da Cipsoft depois do fim da WoT
.

André
: Hahaha já troquei uns 4 e-mails com o
Jan Pedro
sobre spriting e arte no geral. Ele é bem gente boa rs

 

yeti2.png

Um tipo de Yeti. Outra doação para o Zezenia.

 

 

Krex
:
Você sabe que é uma referência nessa área, já que seus sprites e tutoriais são conhecidos e espalhados por diversos forums. Acredito que é o melhor spriter brasileiro na perspectiva 45º. No geral, qual dica você daria pros spriters que começam nessa área?

André
: Bem haha agradeço por isso. Mas tenho certeza que existem muitos spriters aí melhores do que eu, que ainda não se descobriram no pixel art! Minha dica é simples, foi o que me ajudou no spriting e o que me ajudou em tudo na vida: Se você gosta do que faz, se esforce para ser o melhor da sua área. Acima de tudo se divirta!

E lembre-se do poder das críticas. Elas não são pedras jogadas sobre você, são mãos que te apontam em quais pedras pisar na sua escalada até o topo.

 

Krex
:
Muita gente que começa no spriting se sente mal por não receber muitos comentários dos seus trabalhos e pra ir evoluindo. Você também teve esse problema?

André
: Claro que sim! Passei por tudo aquilo que os novatos passam. Falta de comentários, acusações de ripping, pessoas apenas dizendo que os sprites que passei horas fazendo está uma porcaria - sem nenhuma dica adicional... haha mas acho que é apenas questão de buscar informações fora desse ambiente também. Quem quer crescer deve buscar informação em todos os lugares possíveis. Observar tópicos de outras pessoas... e focar não nos elogios que ele recebe mas nas críticas!

 

E se ele não recebe críticas, não tenha vergonha de pedir ajuda a ele, ou de tentar replicar seus sprites. Tentar fazer um sprite exatamente igual ao de alguém que admira é sempre um bom treino: Pegue um sprite que goste muito. Estude-o. E por fim, tente cria-lo do zero. Quando acabar compare o seu com o original e faça edits, olhando ambos dessa vez!

Repetir esse processo realmente faz você aprender não apenas técnicas novas mas o principal: Aprender com seus erros.

 

Krex
:
Qual seu objetivo com o Perspective 45?

André
: O Perspective 45 [
É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
] foi algo feito meio de supetão. Não imaginei que seria tão visitado ou tão ativo quanto é. Meu objetivo era apenas criar um fórum com bastante tutoriais, onde eu pudesse ensinar spriting para aqueles que quizessem melhorar sua arte. Mas com o tempo a diversão foi tomando conta e hoje já contamos com 136 membros! Recebemos em média cerca de 98 visitas por dia! Isso é demais se pensar que o forum tem menos de 6 meses. E é incrível pensar que já temos uma dimensão mundial. Recebemos visitas de diversos países, mesmo com o site sendo totalmente em português, já que o enfoque são os brasileiros!

 

visitasn.jpg

Visitas do Perspective 45 pelo Brasil
.

 

# P
erguntas
R
ápidas

 

 

Krex
:
Um tipo de sprite que goste de fazer?

André
: Espadas.

 

Krex
:
E que não goste?

André
: Clubs

 

Krex
:
Um spriter que você admire/se espelhe
.

André
: René/Eloryn

 

 

Krex
:
Um spriter que você não se acostuma com o estilo.

André
: Hum... Jan Pedro.

Krex
: Resposta bem troll essa.

André
:
coolface.png

 

Krex
:
Um sprite seu que você se orgulha de ter feito.

André
: Krunor Sword!

 

krunorsword.png

 

 

Krex
:
E algum que não gostou do resultado final?

André
: Essa:

 

bigrocki.png

 

Krex
: Realmente, está muito feio. /ironic

 

 

 

Krex
:
Normalmente qual ordem você segue pra fazer um sprite?

André
: Outline -> Cores e Contraste -> AA primario --> Luminosidade e Sombreamento --> AA secundário

 

 

makingofdwarfstatue.gif

Gif mostrando o passo a passo de como é feito um sprite.

 

 

Krex
:
É isso André! Obrigado pela entrevista. Alguma consideração final?

André
: Bom, agradeço de verdade pelo interesse rapaz. Espero que outras pessoas também se interessem! Obrigado!

 

---------------

 

Alguns outros sprites do André que podem ser mostrados (pois provavelmente não vão pro Phobos):

 

 

 

showoffandregaliant.png

 

 

É isso ae galera, espero que tenham gostado da entrevista o quanto eu gostei de fazer. Foram 3 dias de papo no MSN pra terminar isso haha =P

 

 

Até a próxima, valeu!

 

 

OBS: TODOS SPRITES MOSTRADOS AQUI SÃO DO ANDRÉ. VOCÊ
NÃO
TEM PERMISSÃO PRA UTILIZA-LOS.

irnRYx3dcaGkq.png

guYGCjV.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Atenção !

 

Este Tópico foi Ressuscitado.Olhe sempre a data do post anterior antes de comentar,

Leia as

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Tópico Fechado [x]

"Well over there there's friends of mine

What can I say? I've known 'em for a long, long time

And they might overstep the line, but I just cannot get angry in the same way.."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.