Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[C#]Criando um Jogo em XNA


AceStryker
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá Pequeno Gafanhoto !

Bem, hoje eu vou deixar a nostalgia de lado e falar de praticidade.

 

Que tal aprendermos como criar um jogo?

 

Nesse post abordarei sobre o XNA Studio. Um programa de criação de jogos, feito pela Microsoft e distruibuído livremente para download. Sozinho o XNA não faz praticamente nada, por isso você precisa instalar também o Visual C# Express Edition.

 

Tsc… tsc… explica direito isso ai, ô Ace !

 

Visual C# Express Edition é a versão gratuita do Visual Studio para que se programe na linguagem C#, um dos símbolos da nova geração de programação. O XNA funciona em conjunto com essa linguagem, facilitando assim, o desenvolvimento de jogos, já que você não precisa se preocupar com “como os gráficos ou outros quesitos irá agir no computador do seu usuário”… basicamente seria isso.

 

 

Então, ai vai os links para que você faça os downloads necessários e não fique perdido procurando no site da Microsoft:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=7d70d6ed-1edd-4852-9883-9a33c0ad8fee&displaylang=en

Visual C# 2008 Express Edition (CSharp) download - Baixaki

– Esse é o instalador Online.

 

Se não conseguir fazer o download do “C# 2008″, tente o 2010 (creio que não haverá problema).

Free Developer Tools - Visual Studio 2010 Express | Microsoft Visual Studio

Free Developer Tools - Visual Studio 2010 Express | Microsoft Visual Studio

- Há uma versão do instalador offline no site da Microsoft, porém além do Visual C#, você irá baixar junto o Free Developer Tools - Visual Studio 2010 Express | Microsoft Visual Studio

 

Então, você fez o download dos programas necessários, agora é colocar “mão na massa”.

 

Introdução

gamedelv.jpg

 

Instale o Visual C# 2008 ou 2010 primeiramente, depois instale o XNA Game Studio. Não há dificuldade, é só ir clicando em NEXT (próximo). Dependendo do Instlador, irá demorar um pouquinho.

 

Eu vou usar o Visual C# 2008 Express Edition, ainda não tenho o 2010 instalado no meu PC, mas acho que não vai ser tão diferente assim.

 

Abra o Visual C#, dê um Ctrl+Shift+N (ou vá em FILE > NEW PROJECT).

 

Clique em XNA GAME STUDIO 3.0, em Templates clique em WINDOWS GAME (há outras opções como criar um jogo para XBOX, ZUNE, entre outros). Em NAME, digite MeuPrimeiroJogo, clique em OK.

 

01.png

 

Se tiver dificuldade de visualizar a imagem, dê um clique encima dela para ver no tamanho normal.

 

A primeira coisa que acontece é que você toma um susto. Quem está acostamado a usar engines gráficas (como o MUGEN, Fighter Maker 2D, Multimedia Fusion, entre outras) perceberá que o XNA é só linhas de comandos, e quem nunca tentou criar um jogo vai se desesperar. Mas não se preocupe, nesse tutorial irei tentar explicar os códigos principais, para que você não fique perdido logo de cara.

 

A primeira coisa que você ler são várias instruções “using”:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Pule essa parte, vamos ver o resto.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

xna_rpg-game_03_large.jpg

 

Todos os códigos estão dentro do namespace MeuPrimeiroJogo e dentro da Classe Game1. Você não precisa saber agora a definição de namespace, porém a Classe, de um modo bem básico, seria um “conjunto de várias informações reunidas em um só lugar”. Ficou meio confuso, sem problemas, vamos prosseguir que você entenderá.

 

Dentro dessa classe há vários metódos:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Métodos contém várias informações para que sejam chamadas durante o jogo.

 

Um exemplo bem prático e didático:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Contém Postadores;

 

Clicar em Login;

 

Colocar usuário e senha;

 

Se tudo tiver certo, vai para a administração;

 

Se não, tenta novamente;

 

}

 

Está vendo, dentro de um metódo pode conter várias informações, assim não precisamos repetir algo toda hora, em vez disso utilizamos o método que já contenha essa informação. Cada método no XNA tem sua função (óbvio né…) vou falar cada um.

 

racing_game_full.jpg

 

Já pensou você criando jogos 3D assim?!

 

Initialize() fica toda as operações de inicialização do jogo e que não precisa de gráficos rodando. Por exemplo, ler um registro no PC.

 

LoadContent() nessa parte fica os gráficos que serão carregados (2D ou 3D) durante o jogo.

 

UnloadContent() esse metódo serve para descarregar os objetos, nem é muito utilizado já que o XNA faz isso automaticamente.

 

Update(GameTime gameTime) ela fica em execução durante o jogo, assim você pode controlar a lógica, verificar o estado dos objetos, do teclado, de como o jogo está se comportando, etc e tal.

 

Draw(GameTime gameTime) e por fim o método Draw. Ele também fica em execução durante o jogo, semelhante ao método Upadate, porém ele serve para controlar os gráficos no jogo.

 

Dentro de cada método desse você verá que há outras informações (como descrito acima) e que eu não coloquei aqui… na verdade se colocasse, o post ia ficar enorme XD… mas não se preocupe, se você gostou agente pode tentar criar algo no XNA para ver como realmente ele se comporta.

 

5e6f9aba8e4f6c773c8edf26d20fe6d3.jpg

 

Sou Bem iniciante em XNA ainda, então se eu falei alguma coisa errada desculpem-me, e me corrijam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Tbm naum conhecia esse metodo ³, sou muito nova nisso e sei que posso fase essa função agora, obrigada por compartilhar! agradecido!

"Queridos Edward e Jacob,

Adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.