Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

E aí, o que é ser inteligente pra você?


Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

As pessoas criam muitas concepções erradas sobre o que é de fato ser uma pessoa inteligente.

 

Será que inteligência estar ligada somente ao nível intelectual de um indivíduo?

 

Por exemplo, nem sempre quem ler muitos livros é uma pessoa muito inteligente.

E se essa pessoa lê somente histórias em quadrinhos? Receitas culinárias? Revistas de moda?

 

Agora me diga, se por um acaso você tirou uma nota baixa em uma matéria na escola.

(E você sabe o assunto. Sim, isso acontece! u.u)

Você seria menos inteligente por isso?

 

Quer dizer que a nota de uma prova ou uma unidade vai provar o quão burro ou inteligente você é?

 

Não...Pera...

 

Será que inteligência também é senso comum?

Tem pessoas que só de olhar para o Céu, já conseguem dizer se irá chover ou não.

Será que elas são tão inteligentes que conseguem prever até o futuro?

 

Ser feliz é sinônimo de inteligência ou é apenas uma atitude inteligente?

 

Tem pessoas que preferem acreditar que inteligência está diretamente ligada a capacidade mental.

Até mesmo os testes mentais, psicológicos e/ou psíquicos não conseguem definir sua verdadeira capacidade mental. Trata-se de pequenos testes que monitoram a sua capacidade instantânea. Ou seja, naquele instante. Naquele momento...

 

Aí, um carinha chegou e criou uma concepção a cerca do QI.

 

Pronto, a partir de agora, quem tiver QI acima de 100, será inteligente.

(Avá! ¬¬)

 

Será que é preciso ser um gênio? Um filósofo? Medico? Advogado? Cientista?

 

E quanto aos animais?

Quer dizer que eles vivem uma vida desgramada na natureza. Precisam lutar para sobreviver, e até mesmo para comer, procriar, construir um habitat, e etc...

E aí, será que eles são burros?

 

São tão burros que conseguem sobreviver a maior parte do tempo?

 

Muitas vezes são mais inteligentes que nós, seres humanos. Eles não destroem o ambiente em que vivem para sobreviver.

 

Que atitude idiota né?

Destruir o próprio lugar em que se vive...

 

Enfim...

 

Confesso que eu não sei mais o que é ser inteligente.

 

Só acho que a inteligência ou seu lá mais o que, seria a capacidade de cada um saber o que é melhor para si, e lidar bem com isso.

A diferença é, uns sabem. Só não fazem porque não querem.

 

Mas e você?

 

O que é ser inteligente para você?

 

Você se considera isso, ou as pessoas que dizem isso por você?

u.u

 

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos ingredientes e encontramos uma receita. Alguns conseguem criar um bolo, outros não...

Existem aqueles que chegam a adicionar novas características, aprimorando seu resultado. Há pessoas que tentam somar, mas acabam estragando.

 

Não sei expressar o que eu acho de outra forma, ou talvez devesse pensar mais um pouco para conseguir.

E isso ai.

 

Abraços (:

@ritorifeli

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inteligência, cultura e sabedoria

Inteligência é a capacidade do ser humano de compreender algo, e criar algo.

 

Cultura é o ''banco de dados'' da pessoa, conteúdo, livros lidos, experiência de vida e etc.

 

Sabedoria é o craseamento dos dois anteriores. Que pode ser caracterizado pela prudência, e moderação no modo de agir, imperância e reflexão.

 

Para min, você saber tudo sobre uma determinada matéria não quer dizer que você seja inteligente, apenas que possui um bom conhecimento, sendo que este depende de uma boa memória e nada mais.

 

Pense comigo se conhecimento fosse sinônimo de inteligência, computadores teriam de ganhar prêmios e não precisaríamos de seres humanos em diversas áreas. Assim como também calcular uma conta de cabeça, não é sinônimo de inteligência pois se fosse assim uma calculadora seria mais inteligente que você (O que tenho certeza que não é verdade).

 

Essas habilidades para min, são apenas ferramentas para a verdadeira busca que deveriamos ter a SABEDORIA.

 

Uma pessoa inteligente : Albert Einstein

Uma pessoa com cultura : Seu professor de Literatura

Uma pessoa sábia : Immanuel Kant

 

É claro que generalizei, é óbvio que todos os três possuem os três requisitos.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, eu havia dito algo parecido em um tópico anterior, que já me esqueço.

 

Para mim a inteligência está ligada a forma que cada um se comporta diante de uma situação. Os cidadãos mais bem providos naquela ocasião, podem ser ditos inteligentes naquela área. Mas isso nunca formará um ser totalmente capaz de exercer qualquer função, tornando todos inteligentes de diferentes formas.

 

Como assim ?

 

Podemos afirmar que Messi e Pelé são inteligentíssimos na arte do futebol, são os gênios. Mas não podemos afirmar que ambos são gênios na arte de jogar basquete ( por exemplo ). Então, cada pessoa é inteligente em seu universo, e vez ou outra, seremos superados por alguém que se dedicou mais, ou teve um entendimento diferente do nosso, sabendo aproveitar uma situação de uma forma que não fomos capazes. Os inteligentes em minha opinião, são aqueles capazes de viverem felizes, exercendo sua inteligência em algo que gostem.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inteligencia ao meu ver

é conseguir tirar o máximo de uma situação.

Fazer o melhor possível em um ato, uma análise, qualquer coisa

dando o melhor de si e vivendo uma vida sem arrependimentos.

Não usar o Comic Sans como eu faço.

Pedir desculpas quando se está errado, agradecer, ser humilde

E se perguntar, procurar o Porquê das coisas.

a consequência disso tudo é a Felicidade

sabakunogaara2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi dito por alguém que “tudo no mundo é relativo”. Vamos nos deter por um instante nesta afirmação.

 

É possível verificar se um monte de pedras é maior que outro apenas olhando para os montes. É possível verificar se uma rocha é mais dura que outras apenas tentando esmaga-las. Mas como saber se uma coisa tem mais valor que outra? Como fazer comprações entre coisas que não se possa mensurar com o tato, olfato, audição, visão ou com o conjunto destes sentidos? Criando parâmetros que permitam medir, avaliar, valorar ou mesmo mensurar. (Guarde: Parâmetros criados nunca são exatos.)

 

Um agricultor que produza mais com os mesmos meios que seus vizinhos pode ser dito mais inteligente, mas se colocado em meio a outros que nas mesmas condições produzam ainda mais, ele já não será tão inteligente assim. (Existem inúmeras comparações semelhantes).

 

Com a comparação acima vemos que inteligência não pode ser medida apenas por parâmetros estabelecidos (vou chamar de escala). No caso acima a escala estabelecida foi a capacidade de produzir mais com os mesmos meios que os demais. Inteligência também depende do contexto de comparação, logo é relativa ao grupo comparado. Em um determinado grupo aquele agricultor foi considerado inteligente, em outro já não é, ainda que nada nele haja mudado.

 

O teste de QI, que nada mais é que uma escala de comparação utilizada para medir o grau ou nível de inteligência do indivíduo em relação a um determinado grupo utilizado como base para sua construção, não mede inteligência em seus múltiplos aspectos e contextos. Não importa qual seja o resultado ele sempre estará condicionado a uma comparação estática, com um grupo que não é o do convívio do indivíduo. Ele sempre será comparado à aquele utilizado para a construção da escala, o tal teste de QI.

 

Se inteligência é relativa e se precisa de uma escala para ser medida então é justo dizer que inteligência é um conceito sem precisão, impreciso, e que para ser aferida com alguma exatidão necessita de contexto que pode influenciar diretamente no resultado da avaliação.

 

Bom, todos os conceitos acima nos levam, em última instancia, a uma certeza: Todos os humanos são inteligentes, só depende do grupo utilizado para comparação. Também dependendo do tal grupo o indivíduo pode ser mais ou menos inteligente; pode ser genial ou completamente idiota.

 

Acredito em inteligência medida a partir de um conceito filosófico já bastante conhecido, o mesmo contido na alegoria da caverna.

 

Estamos todos dentro de uma caverna, de costas para a entrada, vemos o mundo lá fora pelas sombras projetadas por ele no fundo da tal caverna. Poucos são os que conseguem de fato destacar-se do grupo, dar as costas ao comodismo do conhecimento até ali visto pelas sombras virando-se para a entrada. Em número ainda menor são os que ousam caminhar em direção a entrada e se deixar cegar, que seja apenas por uns poucos momentos, pela luz do conhecimento vindo de fora. Mais raros são os que tem coragem de sair da caverna e cegos pela luz começar a tatear e caminhar por onde o restante do grupo jamais cruzará. Eventualmente um ou outro terá domínio desta nova realidade antes vista apenas em seus contornos lá no fundo da caverna.

 

Para mim inteligentes são aqueles que tem ousadia para desafiar o desconhecido, capacidade para entender o novo, criatividade para domina-lo e tolerância para aceita-lo. Inteligente é todo aquele que mostra-se insatisfeito com o que sabe, que critica o que acredita e que se abre ao novo.

 

DUBITO, COGITO, ERGO SUM!

 

Concorda?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Você não obrigatoriamente irá pensar por existir, pois existem exceções - por assim dizer. Mas você obrigatoriamente existirá, por pensar.

 

"Logo" é uma conjunção conclusiva.


 

Respondendo à pergunta:

 

Para mim, ser inteligente é saber se adequar da melhor forma possível a uma situação. Ninguém pode fazer isso a todo instante nem em todas as situações, por isso, em palavras bem simples, teimamos em julgar uns e outros como os mais e os menos inteligentes.

 

Penso dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descartes colocou sua existência, e consequente inteligência, em dúvida e com isto concluiu que não seria necessário pensar para existir, mas seria obrigatório existir para pensar.

 

A dúvida, aquela que antecede a crise racional e principia os questionamentos, é a raiz da inteligência humana. A maioria dos processos racionais partem de dúvidas bem simples tais como:

 

- É possível fazer melhor do que fazemos hoje?

- É possível explicar isto melhor?

- Eu existo?

- Isto tudo a minha volta é real ou será apenas uma ilusão?

 

Como todo processo inteligência não brota de um a outro minuto. Ela é gradual, mas sempre nascida ou fomentada por questionamentos. Se comparada a saída da caverna, da clausura dos sentidos, ela se dá um passo de cada vez.

 

Dubito, ergo cogito, ergo sum. (Eu duvido, logo penso, logo existo).

 

Só duvido porque penso, só penso porque existo. Existo por duvidar e por duvidar eu penso.

 

Bom, se penso sou inteligente.

 

(Esta última não é uma verdade absoluta. rsrsrsrs)

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Logo" é uma conjunção conclusiva.

 

Affs, jura!? =x

 

Você não obrigatoriamente irá pensar por existir, pois existem exceções...

Como tudo na vida né?

 

Os animais “irracionais” por exemplo, eles existem. Mas até onde vai a linha de pensamento deles?

 

A julgar pelo conhecimento ou entendimento, eles de fato pensam somente por existir?

 

Ou mais ainda, se comparado aos seres humanos. E aí, eles pensam ou não?

 

Como você mesmo disse. Tudo na vida existem exceções.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O que me qualifica como matéria neste mundo ou nesta dimensão, é de fato a minha existência. O que caracteriza a minha essência ou personalidade é a minha existência.

 

À medida que vivemos, conhecemos e experimentamos coisas novas, novas vivências, vamos definindo o próprio pensamento.

 

Portanto, (Uma conjunção conclusiva, Ui), a existência precede a essência.

 

Primeiro eu nasço. (Existo), depois eu traço a minha personalidade. À medida que eu existo (Vivo), eu vou criando e acrescentando uma linha de pensamento.

 

Não temos uma alma imutável.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Descartes colocou sua existência, e consequente inteligência...

 

Mais uma vez a existência precedendo o pensamento.

 

...não seria necessário pensar para existir, mas seria obrigatório existir para pensar.

 

Contraditório a essa linha de pensamento não? (Penso, logo existo) u.u

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A duvida juntamente com a sede intelectual só existe porque à medida que as experiências vão sendo vividas surgem obstáculos.

 

Primeiro o homem existe, gradualmente adquire conhecimento, e a medida que vai adquirindo esse conhecimento ou inteligência, numa verdadeira busca existencial e intelectual, surgem as duvidas. Os questionamentos são colocados em pauta diante do próprio conhecimento.

 

Esse por sua vez só existiu porque foi adquirido ao longo de um tempo. Ao longo de uma vida. Ao longo de uma existência.

 

À medida que existo (Vivo), aprendo. À medida que aprendo, posso simplesmente duvidar.

 

Ou seja. Se é duvida, pressupõe-se que existiu depois.

 

Como eu posso duvidar de algo que nem conheço? Ou melhor, que nem existe?

 

Se duvido é porque existiu algo para eu duvidar correto?

 

O que seria esse algo?

 

Esse algo nada mais é que o conhecimento.

 

Como eu adquiro conhecimento?

 

Através das experiências também. Posso dizer que sou experiente naquilo que eu conheço depois de tempo não acha?

 

Conhecimento e experiência não se dão assim... do nada. -.-

 

São coisas extremamente gradativas. Só adquiro conhecimento à medida que vivo.

 

Eu preciso viver para conhecer. Eu preciso conhecer para ter duvidas.

 

Não posso duvidar de algo que não conheço. Afinal, duvida não é sinal de aprendizado?

 

Aprendizado revela entendimento. Entendimento por sua vez, revela conhecimento.

 

Mais uma vez, conhecimento só se adquire ao longo de um tempo.

 

Ninguém nasce sabendo.

 

Ou você sim?

 

Desculpe, se não nasci com isso. .-.

 

Isso só mostra que o conhecimento só pode ser adquirido depois.

 

Se fosse assim, quem nasce, nasceria sabendo.

 

Quem nasce não sabe. Se por um acaso descobrir, só é depois da sua existência.

 

Mais uma vez a existência antecedendo a duvida, que por sua vez, precede o conhecimento.

“Não existe um caminho. O caminho se faz ao caminhar.”

Eu sou responsável pelas minhas ações. Meu “destino” se dá através das minhas ações no presente.

 

Se você pensa antes de existir, supõe-se que você teria controle de sua vida correto?

 

Você tem pleno conhecimento da situação. E ainda pode escolher se quer existir ou não.

 

Só que não é assim.

 

As pessoas não pediram para nascer. Eu não pedi pra nascer. Acho que ninguém tem o controle sobre isso.

 

Eu não escolhi nada.

 

Esse é um dos principais fundamentos do “Existo, logo penso” de Nietzsche.

 

Só é possível entende-lo desmembrando-o. (Falei bonito agora. K)

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque ligar a inteligência apenas a coisas racionais, existenciais ou até individuais?

Posso observar a sustentabilidade de um ecossistema, perceber cada mínimo detalhe, cada processo que completa um todo e, logo (também quero usar ;D), chegar ao ponto em que eu diga: Isso é de uma grande inteligência.

 

As pessoas se apegam demais em relacionar apenas os atos corretos a inteligência, saber lidar da melhor forma naquela exata situação.

Uma pessoa pode muito bem escolher uma péssima opção para aquele momento, mas isso pode repercutir em outros resultados mais benéficos.

 

Porque ao invés de se ater a um filósofo ou alguma frase popularmente conhecida vocês não aprendem a criticar e a pensar mais um pouquinho?

Vamos ser mais inteligentes? Haha.

 

Abraços.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha.

 

É como dizer que 2+2 = 4

 

Penso, logo existo !

 

Se fosse para falar de ciência, começaria dizendo que somos animais racionais, mas isso não se aplica verdadeiramente hoje em dia. Então, continuo achando essa frase idiota e sem nexo, pois uma afirmação dessa, é óbvio. E a existência não é ligada ao pensamento, isso já foi provado também. Nem a racionalidade do indivíduo, mas aí entraremos nos confins da biologia, área que não me sinto a vontade.

 

Mas concordo que a inteligência depende dos parâmetros de análise.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inteligência é algo que todos temos, só precisamos descobrir.

Pra mim ser inteligente de verdade, é ter suas próprias ideias, defender e ao mesmo tempo respeitar as outras ideias

Acreditar no que parece certo para você, e não no que os outros dizem ser certo, ser inteligente é ser você mesmo e buscar descobrir novas coisas sempre

As pessoas criaram uma má ideia sobre o que é ser inteligente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque ao invés de se ater a um filósofo ou alguma frase popularmente conhecida vocês não aprendem a criticar e a pensar mais um pouquinho?

Vamos ser mais inteligentes? Haha.

 

Haha!²

 

Não é questão de se ater a frases feitas e filosóficas.

 

É questão de questiona-las. Não aceitar algo que é simplesmente exposto...

 

Conhecimento também e isso. A capacidade de questionar.

 

Cada um tem o seu ponto de vista sobre isso. Eu vou dizer que elas estão erradas?

Não.

 

Não trata-se de ter as respostas. Trata-se de fazer as perguntas.

Ninguém e dono da verdade absoluta.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ser inteligente pra mim? tem muitos fatores que levam uma pessoa a ser inteligente... os estudos, observação, o raciocínio... mas para mim, uma pessoa só vai ser inteligente, quando ela agir conforme o pensamento dela. mas sempre buscando oque é certo. não oque ela gosta. as vezes as pessoas precisam escolher entre oque gosta, e oque é certo, oque ela gosta talvez não seja algo bom, se ela for inteligente, seguirá oque é certo, o caminho certo e bom pra ela. tem muito mais coisas, porém isso é oque eu mais considero importante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um tem o seu ponto de vista sobre isso. Eu vou dizer que elas estão erradas?

Não.

 

Não trata-se de ter as respostas. Trata-se de fazer as perguntas.

Ninguém e dono da verdade absoluta.

 

Exato, não disse que ninguém estava errado, apenas enfatizei que os membros se apegam demais a ideias já formadas.

 

Abraços (:

@ritorifeli

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.