Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Quem voou primeiro, Santos Dumont ou os irmãos Wright?


-Malware
 Compartilhar

Posts Recomendados

Escuto a minha vida toda sobre Santos Dummont e sobre sua criação, o avião. Nunca tive dúvidas sobre até começar a assistir seriados/filmes americanos, e eles realmente acreditam ter sido os irmãos Wright os inventores da primeira máquina controlada mais pesada que o ar.

 

Encontrei esta resposta em um blog de perguntas e respostas, foi quase esclarecedor e preciso de uma resposta mais concreta (caso exista)

 

Xiiii, isso dá uma briga... Mas não vamos puxar sardinha para o nosso compatriota, vamos analisar os fatos:

 

Quando o brasileiro Alberto Santos-Dumont realizou seu vôo com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, milhares de pessoas estavam presentes no campo de Campo de Bagatelle, em Paris. O evento teve cobertura da imprensa e registros em filme e fotografia. Stos Dumont foi premiado e consagrado como o primeiro homem que alcançou vôo com uma máquina controlada mais pesada que o ar. Fim de história. Só que não.

 

Dois anos depois, em 1908, chegam na Europa os irmãos estadunidenses Orville e Wilbur Wright, trazendo consigo também uma máquina voadora controlada e mais pesada que o ar - a Flyer 1. Ela era uma réplica de uma já construída por eles anos antes, em 1903, 3 anos antes do 14-Bis! Portanto, eles reinvindicavam o posto de patronos da aviação. Deu-se o rolo.

 

Fato é que os irmãos haviam feito algumas demonstrações na época alegada, mas para poucas pessoas. Um dos jornalistas presentes, porém, documentou que não havia acontecido decolagem nenhuma. As autoridades americanas informaram que só oficializariam o feito diante de uma demonstração real. Os irmãos não a realizaram, alegando medo de vazamento de informações.

 

Nas palavras do próprio Sr. Dumont:

 

"Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração, mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos. (...) O que diriam Thomas A. Edson, Graham Bell ou Guillermo Marconi se, depois que apresentaram em público a lâmpada elétrica, o telefone e o telégrafo sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou telégrafo sem fios, dizendo que os tinha construído antes deles!?"

 

Pois é. E existiam prêmios, ainda em 1906, para quem conseguisse essa proeza. Então porque os irmãos manteriam sua invenção em segredo? Os Estados Unidos tinham uma representação diplomática em Paris, não haveria porque de vazamento de informações. Só em 1908 que eles fizeram uma demonstração pública e, surpresa - a Flyer 1 precisava de catapulta e trilho para se projetar, ao contrário do 14-Bis.

 

Para botar uma pedra sobre o assunto, foram inaugurados em 1910 um marco de granito no próprio Campo de Bagatelle e outro em 1913 na Praça Santos-Dumont. No primeiro está escrito: "Aqui, em 12 de novembro de 1906, sob o controle do Aeroclube da França, Santos-Dumont estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo." E, no segundo (se referindo também ao vôo de balão): "Este monumento foi erigido pelo Aeroclube da França para comemorar as experiências de Santos-Dumont, pioneiro na locomoção aérea. 19 de outubro de 1901 e 23 de outubro de 1906.". Nada sobre os irmãos Wright.

 

Claro que a mídia norte-americana defende o pioneirismo de seus pátrios, mas o patrono da aviação oficial é o brasileiro.

 

Tenho esta dúvida, sei que aqui no fórum tem uns caras inteligentes e talvez capazes de sanarem minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santos Dumont.

Acho que as afirmações de dumont corretas a esse ponto,por que iria manter em segredo uma coisa que tinha premiação e eles sabiam?

Pode ser que eles queriam aperfeiçoar mais ai se apareceu um cara com projeto melhor que o seu perdeu filho e não tem essa.

Além do mais santos dumont foi puro não usou trilhos para subir.

 

Mas como um físico do instituto brasileiro de física falou,"O avião não tem um Pai.Os Wright podem ter sidos os primeiros,mas quem fez mais pela aviação foi dumont.

Antes da aviação dumont tentou construir um Helicóptero(que desistiu) e Dirigíveis(oque fez vários e deram certo) de vários tipos diferentes e ainda chegou a modificar um motor que dava 1.5 ele duplicou desempenho á 3.0 para seu dirigível.

tumblr_nlc63oghTD1saykaxo1_400.gif

Hello Ladies

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois fatos:

 

  • Não importa quem primeiro tenha voado com uma máquina tipo auto propulsora;
  • Só interessa quem tenha o reconhecimento legal por isto.

 

 

*.*

 

 

Os irmãos "consertadores" de bicicletas afirmaram ter conseguido alçar voo com um equipamento sem rodas em Dezembro de 1903; Santos Dumont voou por cerca de 220 metros a cerca de 6 metros de altura na França em meio a uma área pública em Novembro de 1906.

 

Os Irmãos das bikes só conseguiram confirmar seu feito por meio de testemunhas que 'circunstanciaram' o fato, notícias de jornal da época e alguns poucos que dizem haver testemunhado a distancia sem presenciar a decolagem. Ainda restam dúvidas se houve ou não auxilio de uma catapulta. (Pelo que pude ler houve sim, mas isto não importa mais).

 

Santos Dumont voou um aparelho de louco, equipado com rodas, que precisou ser inicialmente empurrado, mas que alçou voo por conta própria. Testemunhas haviam aos lotes.

 

Quando o nanico suicida brazuka voa com seu aparelho de louco os desacreditados biker's boys americanos reivindicam o feito, por terem feito primeiro segundo eles, mas com a imprensas imprensando há anos por fatos e revoltada pelo sigilo ridículo imposto por eles a suas tentativas foi creditado ao nanico tropical o feito de ter feito primeiro. O que foi desfeito mais tarde.

 

*.*

 

Se é meu eu patenteio e cobro pelo uso.

 

O que de fato deu crédito e consagrou os irmãos Wright como pioneiros da aviação não foram testemunhos, visões nem mesmo os voos, foram as patentes.

 

Em Março de 1903 eles tentaram registrar uma patente do que seria uma forma e método de controle de voo. (Não sou piloto e nem sei como traduzir corretamente isto). Esta patente foi recusada em 1904. Por conta disto contrataram um advogado especializado em patentes e com sua ajuda registraram em 1906 foi concedida a patente da "máquina voadora".

 

É justo por conta desta primeira tentativa de patentear o controle e método que possibilitaria o voo de um aparelho mais pesado que o ar que se deu, em parte, o reconhecimento. Mas os brothers, como todo bom capitalista, queriam mesmo era ganhar uma "bolada" com esta parada e saíram processando todo mundo que tentou voar ou que usou qualquer coisa próxima ou semelhante aos controles inventados por eles.

 

Já o baixinho das bananas, republiqueta desconhecida dos trópicos, tornou de domínio público suas patentes, inclusive a do Demoiselle, primeiro "avião" (tá mais pra ultraleve) que de fato conseguiu voar mais alto, mais longe e por mais tempo que a maioria dos balões.

 

*.*

 

Agora pega tudo isto, leia, analise, traduza, resuma e prepare o trabalho pra sua professora. rsrsrs

 

História da aviação ? Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Popular Mechanics - Google Books

 

Cultura Aeronáutica: Irmãos Wright: pioneiros do voo a motor ou embusteiros?

 

Wright brothers patent war - Wikipedia, the free encyclopedia

 

Boa sorte Vírus!

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Irmãos wright, mais Santos dumont fez muito mais pela aviação.

 

Dúvidas ? Leiam : Folha Online - Ciência - Irmãos Wright foram os primeiros, mas Santos-Dumont fez mais pela aviação - 23/10/2006

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela respostas esclarecedora mkak, estava aguardando sua manifestação no tópico xD

Minha dúvida era realmente quem tinha o reconhecimento pela criação, porém pelo que pude analisar com sua resposta e os artigos que li até o momentos isto é uma questão patriota, para eles seus conterrâneos merecem os créditos e para nós Santos Dummont.

 

É uma discussão sem fim, entendo, minha dúvida já foi sanada, caso ninguém tenha mais nada à expressar o tópico já pode ser fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.