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tutorial Guia: Calabouços secretos


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Desde que a reformulação dos Calabouços Secretos chegou no servidor brasileiro, vejo bastante gente morrendo ou com muita dificuldade pra passar essas missões. Vou mostrar aqui algumas dicas e macetes que vão ajudar vocês e suas equipes a passarem essas missões com um pouco mais de facilidade!

1. Preparação

Um calabouço secreto não é simplesmente um calabouço bonitinho. Ele possui também um nível de dificuldade muito mais elevado, exigindo, portanto, um preparo prévio do jogador. Nem sonhe em entrar em um calabouço secreto sem vidas ou poções, a menos que você tenha um personagem nível 70 com uma arma +10, o que muito provavelmente não é o caso.

- Conseguindo mais vidas

Há duas maneiras de conseguir vidas: com sua suada disposição pra farmar ou através de CASH. Por CASH não tem muito o que dizer, é só ir na loja e comprar. Se você optou pelo meio “grátis”, prepare-se para passar um bom tempo em campos.

Uma das maneiras mais eficientes de juntar vidas é upando nos campos e matando os Chefes de Campo, que aparecem periodicamente após uma quantidade de monstros do campo terem sido mortos. Se você conseguir infligir uma quantia de dano significativa no Chefe de Campo, ele irá dropar uma Caixa de Chefe do Campo. Se você for o MVP (aquele que causou a maior quantidade de dano bruto no chefe), ganhará duas caixas. Cada Caixa de Chefe do Campo contém uma recompensa aleatória, sendo uma delas uma caixa com 5 vidas. Esse é o método mais fácil e rápido de farmar vidas no servidor brasileiro.

esferas3.jpg

 

Bônus: se você é casado ou noivado, há uma pequena chance de ganhar vidas no presente recebido periodicamente no correio. Porém, esse método é lento e não farmável, portanto, não merece muito destaque.

- Poções

Existem diversos tipos de poções e meio de adquirí-las no jogo, porém, algumas são, na prática, muito mais eficientes que outras. Falarei um pouco sobre as poções fundamentais que você precisa saber.

 

  • Poção de MP: Disponível para compra na NPC Helen ou em qualquer alquimista, aPoção Intermediária de Mana é, provavelmente, a poção à venda com melhor custo-benefício do jogo. Por apenas 2.000ED, você leva uma poção que concede 100 MP(125 MP com a passiva de guilda “Especialista em Alquimia” Nv. 5) e pode ser usada novamente a cada 60 segundos. Essencial para qualquer tipo de desafio que permita poções, como Henir (normal) ou calabouços secretos.
  • Poções de HP: Úteis porém muito chatinhas de conseguir, já que precisam ser criadas nos alquimistas ao invés de simplesmente compradas. Ao longo do jogo, você deve conseguir uma boa porção delas com as quests de Hamel. Use e abuse, use e abuse das quests e dos materiais para criação nos alquimistas, mas não é absurdamente importante. Como elas recuperam uma quantidade fixa de HP, eventualmente elas serão fracas demais pra você.
  • Poções de Recuperação Completa: Esse será seu novo xodózinho. Lembra quando ninguém dava bola pra ela? Pois é, agora Poção de Recuperação Completa é o item do momento. Todos choram de alegria quando ganham uma da Ariel, Luriel ou de quem for. Você tem a opção de vendê-las no painel e fazer $$, mas se você pretende jogar calabouços secretos, leve-as. Existem muitas maneiras de conseguir essas poções, como drops em Henir ou Portal das Sombras; como recompensas na Ariel por troca de moedas; como recompensas de troca na Camila; eventos ou Caixas de Chefe de Campo e até mesmo por Reatores de El. Seja como for, junte o máximo que puder! Nos calabouços, elas são absurdamente úteis por recuperar não só todo o HP mas também todo o MP com cooldown de apenas 30 segundos. Se você for rico, também pode usá-las para spammar skills.
  • Poções de Evento: Vira e mexe a KOG nos concede a bênção de várias poções de evento maravilhosas, geralmente deletadas ao término dos mesmos. Use e abuse, pois elas costumam ser muito boas. Um bom exemplo é a Água de Coco COBO da Luriel, que recupera 100% do HP.
  • Outras poções: procure levar, quando possível, uma poção de cura adequada ao calabouço que você está jogando. Se você vai jogar Ninho de Dragões – Abismo, é mais que apropriado levar uma poção que cure Queimadura. Em Túnel de Transporte: CA, é sempre bom levar uma Folha de Yggdrasil, que cura Envenenamento, e assim por diante. Essas poções específicas costumam ser adquiridas por quests.

Resumo da ópera: poções de MP e Recuperação Completa são essenciais. Tenha semprevárias a sua disposição ao entrar em um calabouço secreto. O resto é opcional/situacional, mas ainda pode salvar sua pele.

- Extensão de Atalho Rápidos: vale a pena comprar?

A resposta é: depende. Depende da disponibilidade de CASH pra você e o quanto você gosta de jogar Calabouços. Se você é jogador de PvP e está fazendo os calabouços secretos pelos sets, dificilmente valerá a pena. Se você gosta de PvE e gosta de fazer as quests diárias sempre, pode ser um bom negócio. Na minha experiência pessoal, vale a pena só pra quem realmente gosta muito de PvE e não tem medo de investir unicamente em PvE.

- Esferas de Elementos, suas novas amigas

Poções são essenciais, mas outra coisa que você deve sempre ter na sua barra de atalhos são esferas elementais. Elas são literalmente esferas que contém algum elemento dentro, e você pode atirá-las em seus oponentes, liberando o elemento e fazendo-o agir. Os elementos disponíveis são baseados nos elementos dos Fragmentos de El (Sombras, Luz, Veneno, Água, Fogo e Vento) e diferem bastante entre si.

EsferasDark.gif

Exemplo de Esferas Sombrias em ação

 

Criando Esferas Elementais

Para criar uma esfera, você precisará de um Fragmento de El (Bruto) e uma Esfera Vazia. As esferas vazias podem ser compradas na Loja de qualquer alquimista, enquanto os fragmentos podem ser dropados em calabouços ou adquiridos de outros jogadores, NPCs e eventos. Com ambos no inventário, basta clicar no botão de Preparação de qualquer alquimista, selecionar esferas e criar!

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Ao criar esferas nos alquimistas, você receberá uma “Sacola de Esferas”. Cada sacola contém 5 esferas, e o elemento das esferas é aleatório. Não há como escolher o elemento das esferas, portanto, se prepare para fazer muuuuitas sacolas!

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Os Elementos

 

  • Esferas de Luz: criam uma área de Cura, que dura 5 segundos e cura todos os personagens que estiverem na área. Muito útil quando você está matando o Alterasia Tipo-H e o tempo esgota, aplicando veneno na galera. Caso seus aliados estejam com dificuldades e vida sempre baixa, procure usar muitas esferas de luz, eles certamente agradecerão!
  • Esferas Sombrias: causam dano ao contato e criam uma nuvem que causa Maldição aos oponentes, diminuíndo suas velocidades e dano. Nada muito marcante, é uma boa esfera pra usar quando você quiser economizar as outras. O dano é baixo e o efeito é útil, porém dura pouco.
  • Esferas da Natureza: causam dano ao contato e criam uma nuvem que causa Envenenamento aos oponentes. Provavelmente a mais inútil das esferas. Dano baixo, efeito ruim e curto… Use quando não tiver outras pra usar ou não quiser gastá-las, mesmo.
  • Esferas de Fogo: causam dano ao contato e criam uma nuvem que causa Queimadura aos oponentes. Dano alto, efeito razoável, é uma boa esfera pra complementar seu dano e ajudar a equipe.
  • Esferas de Água: causam dano ao contato e congelam todos os oponentes que tocarem o alcance da explosão. É uma das esferas mais importantes pelo fato de congelar os oponentes. Certamente essencial em chefes difíceis, em especial no Alterasia Tipo-H. Seus aliados com certeza vão te amar se você usá-la no chefe de qualquer calabouço secreto, pois isso possibilita ao time causar dano sem levar nenhum golpe. Prepare muitas dessas, pois elas podem e vão salvar sua pele!
  • Esferas de Vento: causam dano ao contato e reduzem em 50% a defesa física e mágica de todos os oponentes que estiverem no alcance da explosão. Essa esfera é A Esfera. É aquela que você quer, sabendo ou não disso, pois ela possibilita explodir chefes em poucos segundos. Procure sempre carregar muitas dessas, principalmente no Inspetor Nasod, pois essa esfera quebra a defesa física/mágica dele, anulando o escudo físico/mágico.

Resumo da ópera: procure sempre levar esferas de água ou vento, pois elas são absurdamente úteis. Esferas de Luz são ótimas como defensivas, e as outras são o que sobrou mesmo. O ideal é que você procure usar as esferas em conjunto com seu time, de acordo com a situação.

-Equipamentos

Não importa seu nível, vá sempre com os melhores equipamentos que você conseguir. “Ah, mas eu to indo na secreta justamente pra fazer equipamento bom!” Ok, mas isso não é desculpa pra entrar no calabouço secreto com um set normal +2. Refine e soquete seus equipamentos da melhor forma que conseguir. Caso não saiba o que fazer, o básico do básico é: procure ter tudo no mínimo +6; almeje por pelo menos 20% de Velocidade de Ataque e invista o restante em Crítico. Algumas classes se beneficiam mais de Dano Adicional, mas se você tiver dúvidas, pode mandar tudo em Crítico que é sucesso.

2. Dicas Gerais

Laboratório Subterrâneo de Wally

 

  • Seja cauteloso com os arqueiros. Seja cauteloso com os arqueiros. SEJA CAUTELOSO COM OS ARQUEIROS. Eles podem literalmente te matar em 2 segundos, então, não importa o que aconteça, seja cauteloso. Fique de olho ao momento em que eles entram em Super Armadura, pois essa é a hora em que vão fazer churrasquinho de você. Nunca fique de frente para eles por muito tempo, procure sempre trocar de lado (frente-> trás ; trás-> frente) para que ele atire onde você não está.
  • Procure trazer o Inspetor Nasod (chefe da missão) para a esquerda, pois lá é possível atacar e ficar na plataforma superior negando quase todos os ataques do Inspetor.
  • Caso o Inspetor Nasod ative o escudo do tipo de dano do seu personagem, utilize sua montaria. O dano das montarias é híbrido, portanto você causará somente 50% de dano com ela, porém é melhor do que ser completamente anulado até que o escudo termine. Isso é de suma importância para classes de dano único, como Mestras Elementais, Damas dos Ventos, Insurgentes, etc.
  • Traga esferas do vento com você. Elas quebram a defesa Física/Mágica do Inspetor, incluíndo aquele escudo chato. Seu time com certeza irá te amar!

Ninho de Dragões: Abismo

 

  • Evite juntar muitos monstros, pois eles entram em Super Armadura de repente e podem contra-atacar muito rápido.
  • Nas lagartixas cinzas com alfanjes, procure trocar de lado com frequência e não ficar parado atacando, pois elas contra-atacam rápido e dói muito.
  • Caso seja atingido pelas chamas do Dragão Esqueleto (chefe da missão), utilize Mana Break para sobreviver.
  • Após derrotar Kayak, o Xamã, corra para a plataforma da direita. Assim você não será atingido pelo fogo do Dragão Esqueleto e estará em posição para atingí-lo quando ele pousar.

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Túnel de Transporte: CA

 

  • Dê o máximo de si para completar a missão a tempo. Caso sua arma esteja com refino menor do que +8, procure utilizar poções e esferas para compensar. Nem pense em economizar enquanto portar uma arma +5, pois o tempo é muito precioso aqui.
  • Levar poções que curem Envenenamento pode salvar sua vida.
  • Leve poções de Recuperação Completa, pois caso o tempo acabe e o envenenamento seja aplicado, você ainda poderá sobreviver utilizando as Poções de Recuperação Completa. Desde que não morra para a espada Tipo-H (chefe da missão), é claro…
  • Existe uma estratégia que facilita muito matar o Alterasia Tipo-H.
    Em modo normal: 1 pessoa deve se encarregar de matar os esporos, para que não o curem. As outras 3 devem se focar em matar o Tipo-H, sempre SEMPRE deixando-o na plataforma da extrema direita do mapa. Aquele é literalmente o melhor lugar para matá-lo, porque é onde os esporos mais demoram pra chegar. Nunca abra mão de alguém pra matar os esporos, pois eles curam MUITO. Um único erro pode custar a missão inteira.
    Em modo inferno: 2 pessoas devem se encarregar de matar os esporos. Em nenhuma hipótese devem falhar, pois eles curam uma quantidade absurda de HP. As outras duas pessoas devem ficar encarregadas do dano, ainda mantendo-o na plataforma da direita. Se a estratégia for mantida até o final, é muito mais fácil matá-lo.
    Muitos jogadores antigos já conhecem essas estratégias e tentarão fazê-las. Observe sua equipe, tente colocar-se em um dos papeís (matando esporos ou o Tipo-H) e mantenha-se nele. Um erro de qualquer uma das partes pode custar a missão.

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  • Leve Esferas de Água, use e abuse delas no Tipo-H. Se tem um coisa que esse detestável Power Ranger parasita odeia é ser congelado, pois ele não consegue contra-atacar. Além disso, o congelamento dá tempo ao seu time para se recompor, e assim contornar qualquer erro ou má-formação.
  • O Tipo-H utiliza sua “Tormenta de Lâminas” quando chega em barras específicas de vida. Além disso, é possível ver que ele entra em Super Armadura pouco antes de iniciá-la. Fique de olho, pois é possível reagir se você estiver bem atento. Caso você seja atingido, não hesite, UTILIZE MANA BREAK PARA NÃO MORRER NOS COMBOS E/OU HABILIDADES DO TIPO-H.

Alucinação de Velder

 

  • Cuidado com o Guilito Alquimista/Mago, aquele de vermelho que parece um Guilito Alquimista comum. Ele pode parecer inofensivo, mas a qualquer hora irá tacar uma Torrente de Chamas na sua cara que mata na hora. Ah, ele também solta bolas de fogo. É, ele é aquela Aisha com a qual você sempre teve pesadelos. Tente explodí-lo com suas habilidades mais fortes antes que ele possa contra-atacar. Seja cauteloso, ele pode ser tão letal quanto os arqueiros do Laboratório de Wally.

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  • Não utilize habilidades no Hoakin (chefe da missão) enquanto ele estiver com o escudo ativo e recuperando HP. Por mais que o aviso te diga o contrário, o escudo dele não pode ser rompido. Aproveite para juntar MP. Nunca use hiper ativas enquanto ele estiver com o escudo.
  • Quando o Hoakin criar a nuvem roxa que solta raios, evite a todo custo ficar próximo de membros da sua equipe. Os raios podem se cruzar e atingir ambos, prendendo-os e tornando a escapatória impossível a menos que haja Mana Break ou eles parem. O ideal é que algumas pessoas se afastem e outras continuem dando dano no Hoakin.
  • Fique de olho nos avisos, um dos movimentos de Hoakin é fazer com que você cause dano a seus aliados. Caso você seja um dos escolhidos, que ficam marcados com um ícone de debuff, PARE de atacar. Não ataque nem outros monstros se você tiver pet, pois seu pet pode atacar seus aliados também.

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Tempo das Provações

 

  • Leve suas habilidades em área e principalmente suas habilidades “map cleaner”, como Vôo da Fênix, Corrente de Luz ou Fulgor de Plasma. Como essa missão tem muitos mapas retos e longos, certamente serão úteis.
  • Cuidado com os magos ao fundo do mapa na segunda provação, a “sabedoria”, que atacam quando você passa na frente deles. Se você cair no ataque deles, pode entrar em um longo ciclo até escapar devido ao tempo do personagem levantar e estar vulnerável a dano ser compatível com o ataque. Caso haja algum monstro ali, procure empurrá-lo com alguma habilidade ou deixe o infeliz da sua equipe apanhando ali mesmo. Não se arrisque, não vale a pena.
  • Antes de entrar na terceira provação, em que você combate as sombras dos personagens, espere cerca de 2 ou 3 minutos ainda no hall principal. As sombras nascem por tempo, portanto, se você esperar pra entrar, todas já estarão no mapa e será mais fácil aniquilá-las de uma única vez.
  • Procure congelar ou quebrar a armadura de Helputt com suas esferas. Qualquer um dos dois será extremamente bem-vindo.
  • Cuidado com habilidades e combos que levantam, pois Helputt é um chefe “leve”, apesar de sua aparência. Procure deixar para usar habilidades que levantam apenas quando ele estiver em Super Armadura.

Geral

 

  • Equipe-se da melhor forma possível. Se tiver um pet com personalidade “Tímido” e “Sensível”, use-o, ele certamente será muito útil. Montarias também são extremamente bem-vindas.
  • NUNCA assuma que o resto do seu time possui vidas pra te ressucitar, muito menos xingue quem se recusar a fazê-lo. Não vale a pena sacrificar uma vida por um colega de equipe que já morreu e não se preparou para a missão.
  • Procure sempre manter-se no modo Despertar. Como os monstros são fortes e possuem muito HP, você vai desferir muitos hits e terá sempre pelo menos uma conta de Despertar pronta para uso. Use e abuse!
  • Evite quebrar Luto, sempre. O modo Luto é absurdamente difícil se você não tiver uma arma boa e não possui mais recompensas boas como antes, portanto, na maioria das vezes não vale a pena… a menos que seja parte da quest diária, é claro. E lembre-se de tirar seu pet que tem ataques perseguidores, como a Fofura Mística, pois eles podem quebrar o portal de Luto contra sua vontade!
  • Evite jogar calabouços secretos ainda no nível 60. O ideal é estar, pelo menos, no nível 65. O nível das missões se ajusta de acordo com o nível dos jogadores, portanto, se você for nível 63 e outro jogador for nível 68, você não irá causar dano nenhum em ninguém, além de ter as recompensas diminuídas por conta da diferença de nível.
  • Preste sempre muita atenção nos avisos, pois eles te dizem exatamente o que está acontecendo e o que fazer.

 


Ainda restou alguma dúvida? Pergunte aqui no post!

Créditos: Elsword players

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